Ex-editor da Jump revela critérios para o cancelamento de obras dentro da revista

O ex-editor chefe da Shonen Jump, Nobuhiko Horie, revelou em entrevista com o site Oricon Music Store que o sistema de pesquisa dos leitores da revista pode resultar num cancelamento de uma obra em pouco tempo depois da sua estreia.

Horie disse que mesmo se um mangá for feito por um grande autor, se este mangá perder popularidade, a revista pode decidir não continuar mais com a publicação da obra com base no resultado das pesquisas dos leitores. Ele disse que os editores podem determinar com base nas pesquisas se uma obra pode ser popular após três semanas de sua estreia na revista. A Shonen Jump pretende operar de acordo com os desejos e gostos de seus leitores, e é por isso que as pesquisas de popularidade possuem uma certa importância em termos de continuidade da publicação de um mangá.

Horie também disse que os editores podem dizer aos criadores que se suas obras não são interessantes, elas podem ser canceladas, porém os autores não conseguem compreender os motivos que levaram ao cancelamento, a não ser que eles vejam os resultados das pesquisas dos leitores.

Há também casos de cancelamento em que, segundo Horie, uma obra vai evoluindo com um ritmo bem lento. Horie disse que o tempo pra uma obra ser cancelada é de 10 semanas e, em alguns casos, a popularidade de uma obra começa a crescer entre sétima ou oitava semana. Ele acredita que obras que possuem um ritmo lento em quesito de desenvolvimento tem uma certa desvantagem na Shonen Jump, como é o caso de Hareluya e Kenritsu Umisora Koukou Yakyuu Buin Yamashita Tarou-kun.

Fonte: ANN