Top 5 Animes de Romance Inesquecíveis

 

Nessa lista peguei meus romances favoritos (‘aqueles que você não esquece’), o que a deixou um pouco diferente da minha lista antiga de Romances comédia e drama. A ideia inicial era fazer aquela lista para o Youtube, mas Oregairu no meio dela não tava fazendo muito sentido, e indicar algo que terminar tão aberto seria sacanagem (na época pensei que teria uma S3 logo…).

Tem outros romances que gosto muito, como Kimi no na wa, Angel Beats, Kiznaiver, etc, mas vou guardar eles para uma lista de dramas especifica.

5 Animes de Romance Inesquecíveis 

 

5. Toradora
Adaptação de Light Novel

Gênero: Romance, Comédia, Drama

Episódios: 25

Toradora é uma comédia romântica bem comum. Não tem sobrenatural, ou mesmo um tema de “esforço x talento”, como um dos animes mais a frente. Toradora é apenas a convivência diária de alguns personagens comuns. Ainda assim, o que a deixou popular ao longo dos anos, é que ela faz o comum muito bem. O protagonista é um bom personagem e as heroínas bem distintas, ainda que algumas sejam bem melhor trabalhadas do que outras.

O desenvolvimento de Toradora é meio previsível. Uma garota que pede ajuda ao protagonista para conquistar outro cara, e ele aceita, em troca dela o ajudar a se aproximar da sua melhor amiga. E como o esperado, os dois vão se apaixonando um pelo outro. O legal de Toradora é que mesmo sendo algo previsível ele consegue vender bem essa proposta com o romance do casal, que vai sendo desenvolvido devagar até que eles tomem ciência que os sentimentos que tinham um pelo outro mudaram de amigos para algo mais.

Taiga, a protagonista feminina absurdamente tsundere (quem não tiver resistência a tsunderes vai achar ela chata com frequência), muda um pouco sua personalidade agressiva ao longo da trama também, e o protagonista fica mais confiante quanto a sua aparência de delinquente (ganha mais amigos também). Gostaria que a heroína de cabelo azul tivesse um desenvolvimento melhor, mas ao tentarem adaptar 10 volumes em 24 episódios fica bem claro que o desenvolvimento de alguns personagens secundários foi perdido.

O drama da obra vem do obvio problema do X que gosta de Y que gosta de Z, o que significa que quase ninguém consegue corresponder ao que a pessoa que gosta dela sente. A obra seria só uma comédia romântica legalzinha, mas ai vem o final (fechado) resolvendo os conflitos românticos e adicionando mais um pouco de drama. Não a considero fantástica como alguns, mas ainda assim é um bom anime de comédia romântica, do qual eu sempre lembro.

4. Kokoro Connect
Adaptação de Light Novel

 

Gênero: Romance, Comédia, Drama
Episódios: 13 (+4 OVAs)

Kokoros Connect consegue chamar a atenção logo no primeiro episódio com seu aspecto sobrenatural, e de bônus ainda termina com algum cliffhanger em vários episódios. Como em cada arco os poderes que afetam os protagonistas mudam, você sempre fica curioso para saber qual vai ser o próximo, e como eles vão se adaptar a ele.

A troca de corpos sucessiva do primeiro arco, envolvendo colegas de um mesmo clube, acontecendo de forma randômica, sem que os personagens tenham controle algum de onde vão parar, cria situações hilárias e ao mesmo tempo interessantes em termos de desenvolvimento de personagem. Os personagens em geral conseguem ser muito bem caracterizados durante essa primeira parte (uma das garotas é chatinha, mas o resto do elenco é legal), e ninguém nunca mais vai esquecer da cantada mais foda de todos os tempos em animes!

Se o primeiro arco faz um trabalho muito bom no geral, o segunda já resvala. Ele se foca demais no drama, a ponto de ficar incomodo, e com a resolução do arco parecendo um drama bem exagerado. O arco ainda tem seu propósito de desenvolver uma das personagens, e o faz, mas acaba sendo o mais fraco de todos os 4 do anime.

O terceiro arco se recupera, voltando a dinâmica do primeiro, aonde faz uso do novo poder que os está afetando para desenvolver ainda mais suas relações e traumas (tem situações engraçadíssimas também, já que o fenômeno faz eles ficarem “sinceros até demais”). Depois dele vem um arco um pouco mais fraco, que serve para desenvolver a última personagem que faltava. O mérito dele acaba não no desenvolvimento em si, mas em como ele finalmente conclui um triangulo amoroso. Não tive como não dar muitos pontos para a obra ali, e foi provavelmente quando ela ganhou o direito a entrar na minha lista de comédias românticas favoritas.

O final em si ainda é aberto e eles tinham mais novels para adaptar (quem quiser explicações sobre os eventos sobrenaturais vai ter que ir atrás delas por exemplo), mas mesmo assim existe um sentimento de fechamento ali que, honestamente, me deu a sensação de que era o final da obra. Uma boa comédia romântica, com alguns ótimos personagens e uma mistura legal de comédia, drama (exagerado de vez em quando mas que dá pra relevar), romance e sobrenatural.

3. Yamada-kun and the 7 Witches
Adaptação de Mangá

 

Gênero: Romance, Comédia, Drama
Episódios: 12

O anime começa em um episódio movimentado, que entrega sua proposta inicial de comédia romântica com sobrenatural, através de uma magia de troca de corpos, que só vai ser melhor explicada nos episódios seguintes. Os dois personagens principais já convencem logo de cara, tanto individualmente como um casal. Um estudante problemático, violento e mal humorado, mas que no fundo é um cara muito legal. E uma estudante super séria e estudiosa, mas que na verdade é solitário e lá no fundo busca ajuda. Os primeiros episódios além de apresentarem alguns personagens vão desenvolvendo a relação do casal principal, ao mesmo tempo que expandem os mistérios do enredo envolvendo as 7 alunas com habilidades sobrenaturais.

Yamada-kun, assim como Kokoros Connect, que citei acima, é uma comédia romântica misturada com sobrenatural, fazendo uso de um enredo linear com desenvolvimento de personagem e dando problemas para os protagonistas resolverem durante os episódios (Sakurasou também faz isso, mas com desafios normais do dia a dia). Embora com um tom muito pra cima a obra tem seus momentos dramáticos que dão seriedade e urgência a narrativa. O protagonista tem carisma, o elenco principal é simpático, o casal principal  tem química, e mesmo alguns personagens não tão agradáveis podem cair no gosto do público após alguns belos twists no final.

A dinâmica da constante apresentação de bruxas com novos poderes que o protagonista tem que ajudar ou impedir que façam algo consegue manter a trama sempre em movimento. O arco final, da bruxa das memorias é o melhor, dando urgência para a resolução do caso, explicando um monte de mistérios e desenvolvendo ainda mais o romance. E o melhor de tudo, o final é fechado. Você pode até continuar no mangá se quiser, mas aquela parte da história, com o que as pessoas mais queriam ver, se fecha bem no anime.

Acho que qualquer pessoa que goste de romance vai apreciar muito essa obra, não só por seus personagens mas porque mesmo com alguns episódios corridos e uns probleminhas de direção ela consegue entregar uma história muito divertida, que se encerra por cima.

Para o review completo clique aqui.

2. Sakurasou no Pet no Kanojo
Adaptação de Light Novel

 

Gênero: Romance, Comédia, Ecchi, Drama

Episódios: 24

A história começa apresentando o protagonista e seu grupo de amigos excêntricos de uma escola de arte. Somado a isso é acrescentado ao elenco Mashiro, uma garota que foi isolada desde criança devido a seu talento, e graças a isso tem pouco a nenhum senso comum quanto ao tratamento com outras pessoas. Ela está atualmente tentando largar sua vida anterior na pintura para se tornar uma mangaka.

Os primeiros episódios podem assustar alguns pela quantidade relativamente grande de ecchi, mas não se preocupem, o anime mostra que busca muito mais do que mostrar fanservice nos 4 primeiros episódios que fecham o arco 1. Mais do que tudo ele trata de desenvolvimento de personagem. É muito legal ver Mashiro evoluindo de alguém relativamente imatura e sem noção para um ser humano mais normal com o tempo (é bem gradual, mas é notória a diferença do começo para o final). Assim como a jornada de Sora e seus amigos tentando conseguir seu primeiro emprego enquanto estudam, e são constantemente lembrados de como a vida pode ser dura (boa parte do drama da obra vem disso, e tem momentos muito bonitos).

O romance é bem presente em um triangulo amoroso que vai se formando, assim como é trabalhado de forma secundária com um casal mais velho, de uma garota apaixonada e um cara que gosta dela, mas prefere continuar sua vida de mulherengo por medo de encarar o que sente e ser comparado a genialidade da garota. Sakurasou é em parte um constante trabalho em mostrar como é difícil conviver e competir com pessoas talentosas, quando você é alguém comum.

Chegando ao final a jornada de muitos deles se completam, o casal mais velho finalmente se decide e o protagonista toma coragem e faz uma escolha para desfazer seu triangulo (alguém tinha que ganhar afinal). O que fica faltando é só a concretização do romance com a garota que ele escolheu. Não chega a ser um final completamente fechado, mas é bem satisfatório na maioria dos aspectos.

Sakurasou trabalha muitas coisas, e foi nisso que ele me ganhou, não é “só” uma comédia romântica (apesar de ter muita comédia e romance). É um drama sobre como a vida pode ser difícil e sobre a complicada realidade de que existem pessoas com talento por ai, e que apenas esforço não vai ser o bastante para passar a frente delas, mas que isso não é motivo para você desistir.

Por último, vale dizer que é tecnicamente uma das obras mais bem animadas que a J.C Staff jaz fez desde que foi criada (influencia da diretora), tem vários cortes de animação lindíssimos (o AMV que coloquei no botão do trailer ali em cima mostra alguns deles, aqui tem outro AMV lindo, mas não recomendo esse para quem não assistiu o anime ainda).

1. Shigatsu wa Kimi no Uso
Adaptação de Mangá

 

Gênero: Romance, Drama, Música, Comédia
Episódios: 22+OVA

História linda sobre um garoto se recuperando de um trauma do passado com a ajuda de uma garota, pela qual ele se apaixona. Nunca vou esquecer a cena final da carta. Quem quiser uma análise já fiz uma completa só dele.

 

Outros Top 5 de Melhores Animes:

  1. 5 Melhores Animes de Todos os Tempos (Preferidos do Marco)
  2. 5 Melhores Animes desconhecidos de verdade
  3. 5 Melhores Animes desconhecidos de ação e romance
  4. 5 Melhores Animes de Ação Seinen
  5. 5 Melhores Animes de Romance
  6. 5 Melhores Animes de Mistério + Terror
  7. 5 Melhores Animes Ecchi de Ação+Romance
  8. 5 Melhores Animes de Ficção Cientifica