Isekai Shokudou #01 a #02 – Impressões Semanais

Isekai Shokudou me deixou um pouco dividido quando terminei de assistir. Como disse nas primeiras impressões, minha ideia sobre o anime, ao ler a sinopse, era algo mais fantasioso do que gourmet.

Sei que é estranho não querer ver comida em uma anime sobre um restaurante, mas não era bem por aí. A questão que me deixou levemente incomodado, foi não ter uma característica que defini-se o fator Isekai ali.

O início do episódio não tinha nada que me passasse a sensação de outro mundo. Tinha um homem largado, um homem leão, um mago, e um samurai/ninja, mas se você trocasse as “skins” para as de humanos normais, a cena seria preservada da mesma maneira.

Seria um grupo de homens discutindo sobre comida, enquanto tentavam defender seu ponto, mostrando aspectos do sabor e aparência das mesmas.

Uma empolgante batalha.

As cenas são divertidas, e a comida ficou muito bem feita e bonita, porém, por mais que talvez fosse essa a intenção (criar um clima rotineiro), eu senti falta de algo que me provasse que estava assistindo um anime sobre um restaurante que atende outro mundo, e não somente assistindo um anime sobre um restaurante que atende pessoas usando cosplay de outro mundo.

Faltou uma certa identidade para as criaturas, que não fosse somente a aparência. Quando a rainha dragão entra na história, as coisas dão uma melhorada e ganham um toque mais fantasioso (até porque, é um dragão que se transforma em uma mulher), mas ainda fica em uma questão de servir uma pessoa, e ela ter reações sobre aquilo.

A cena até gera um certo mistério em cima da relação dela com o lugar, dizendo que eles tem um contrato e tudo mais. Porém, mesmo com essa informação, e com a garota de chifres contando parte da sua história, explicando um pouco do mundo, e do que são as criaturas mitológicas, não conseguiu mudar minha visão de os cliente estavam indo em apenas um restaurante qualquer.

Eu não odiei o episódio, ou me senti frustrando com o que passou, estaria mais para um certa indiferença ao que aconteceu, perto do que eu imaginava que fosse ser mostrado. De maneira geral, foi até que bem agradável assistir, e meu único problema, fica por conta da forma como a ideia foi apresentada, o que mudou um pouco com o segundo episódio.

Foi bom, mas parecia faltar algo. Quem sabe uma reação mais adequada por parte do Chefe.

As duas histórias mostradas no segundo episódio chegaram perto do que eu esperava do anime. Por mais que ambos os personagens tenham sido humanos, e não tenham nada que pudesse ser uma característica marcante. Eles criam a sensação de fantasia que eu procurava.

Usar a porta como uma espécie de conto místico, ou uma lenda a ser descoberta, foi bem interessante, principalmente por colocar na perspectiva de uma pessoa que nunca esteve lá antes.

A garota descobrindo as informações no diário, e depois explorando as ruínas até encontrar um lugar marcado, e ter aquela sensação de “nossa, então esse é o tal dia de Saturno”, enquanto olhava para uma porta mágica no meio do nada, com se fosse algo do outro mundo, deixa uma ideia melhor do que só colocar personagens diferentes comendo.

Além de terem aproveitado um pouco mais das informações.

Quando a garota entra no restaurante, e tem aquele pequeno choque cultural com a atendente e o chefe, se surpreendendo pelo ambiente, e até mesmo com o comportamento do lugar, faz criar uma certa empatia pelo restaurante, e pelo conceito de dois mundos se encontrando.

O jeito que ela reage a água com limão, e a própria comida servida, deixa tudo como o clima de “Isekai” que eu esperava. Ela estava lá, comendo hambúrguer com molho, e achando algo divino, sendo que seria um prato relativamente comum para gente.

Mesmo sendo uma humana, você sente que a garota era de outro lugar. Não foi preciso colocar uma capa de maga, ou orelhas de gato. O contexto que a levou até o restaurante, já deixa tudo explicado. Ela era um ser de outro mundo, entrando em uma restaurante misterioso que aparece ao acaso.

Não tem problema brincar de Souma, mas usem o Isekai.

No final, os dois episódios acabam se balanceando. O primeiro soa normal demais, principalmente pela naturalidade que os personagens passam ao visitar o restaurante, assim como a falta de características marcantes, que não fosse a aparência das criaturas(ao menos na primeira metade).

O segundo, por outro lado, constrói um clima bacana, mostrando o descobrindo do restaurante por parte de dois “aventureiros”, e criando uma diferença cultura mais expressiva.

As coisas ainda tem um certa cara de introdução, como alguns detalhes sendo liberados aos poucos, porém, sem muitas informações. Ainda não dá para saber se o dono do restaurante é só um cozinheiro que foi colocando em uma situação anormal, ou alguém a mais (no 1º ep, a garota de chifres chama ele de mago, em um primeiro momento).

Assim como, não dá para saber muitas coisas sobre o restaurante em si, como por exemplo, o por quê de abrir só uma vez na semana, como as portas funcionam, e quem foi o criador daquilo.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Muito cedo para deixar o selo best girl?

Não foi intencional pegar gif só dela. Mas, querendo ou não, foram a melhor parte dos 2 eps.

Espera ela descobrir as maravilhas que o bacon pode fazer.

Um pouco sobre o mundo.

O anime até consegue dar uma inovada sobre a criação de um outro mundo. Agora é saber se vão conseguir aproveitar isso na história, até porque, ainda não deu para saber se são outros mundos se conectando ao restaurante, ou se são diferentes pessoas de um mesmo mundo (Isekai, claro) se juntando ao restaurante.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.