Boku no Hero Academia 2 #15 – Impressões Semanais

A principal função deste episódio foi  criar uma grande situação para servir como base do conflito entre os heróis, o Assassino de Heróis, e a Liga dos vilões; e ao que parece, Deku vai conseguir controlar seu poder melhor até o fim do arco.

Eu, sinceramente, esperava um maior enfoque em seu treinamento para aprender a dominar o poder, por mais que ele ainda não tenha dominado. Tudo pareceu tão rápido que deu a impressão que todas as dificuldades por qual ele passou foram causadas simplesmente por algo de fácil resolução. Isso burla o clássico “treinamento intensivo”, que está presente na maioria dos shonens, no qual o protagonista fica anos ou meses treinando para aumentar seu nível de poder.

O mais inesperado foi Gran Torino, no meio do treinamento, decidindo que ele e Deku enfrentariam vilões, mesmo que Midoriya ainda não conseguisse controlar seu poder por completo. Eu estranhei a primeira vista, mas visto que a batalha ia se passar na cidade de Horu, parece que foi uma jogada do enredo para convergir todos os heróis em um mesmo ponto.

É interessante a comparação que o anime faz entre Deku e Shigaraki, que mesmo tendo objetivos e personalidades completamente diferentes, são tratados como crianças com muito potencial em suas diferentes situações. Midoriya está em fase de treinamento para ser um herói e tem um enorme potencial, já Shigaraki tem suas convicções e crenças em formulação, além de ter de tudo para ser um grande vilão.

A cena que colocou esse contraste ainda mais em evidência foi a que All Might descobre que, quem está por trás dos ataques dos vilões é alguém com poder de misturar genes, e consequentemente, as individualidades. No instante em que ouve isso, ele fica surpreso. Ou seja, tanto por trás do treinamento de Shigaraki , quanto por de Midoriya; existem duas grandes forças opostas brigando entre si.

Por mais que não goste de Shigaraki, não posso negar que a convergência entre ele e Deku está sendo bem preparada pelo enredo.

Outro ponto que o episódio expõe são as ambições do Assassino de Heróis, aprofundando o personagem e até mostrando o seu argumento. Ele acha que a sociedade está superfaturada de heróis, alguns só desejam prestígio e fama e não realizam feitos para justificar seu próprio nome. Isso acaba gerando uma grande quantidade de vilões revoltados, o que consequentemente aumenta a criminalidade. Para evitar isso, ele procura em todos os lugares que passa assassinar ou incapacitar alguns heróis, para que eles próprios se conscientizem disso e só os verdadeiros aptos a profissão atuem.

Shigaraki ainda não age racionalmente, vemos que todas as suas ações são guiadas pela emoção. Se fosse desenvolvido junto com Midoriya, os dois se tornariam grandes rivais.

O final tem um gancho bem animado para o próximo episódio, a cidade se vê atacada pelos Nomus e ao mesmo tempo ocorre o conflito entre o Iida e o Assassino de heróis. Conseguiu passar um pouco de tensão, pois é a primeira luta contra os vilões da segunda temporada. Mas, obviamente, não tanto como na batalha entre Midoriya e Todoroki.

O clima “sério” do anime não é tão pesado como em outros shonens e não pode ser considerado dark, como muitos falam, continua sendo um shonen básico (One Piece, etc), com o propósito de entreter o público.

No geral, o episódio se sai bem, mas tropeça nessas mesmas situações, como os artifícios usados para juntar os heróis ficarem um pouco forçados, e o Midoriya desenvolver muito rápido sua habilidade.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria a esse episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Comentários sobre a abertura/opening

 

Diferente da primeira abertura dessa temporada, nessa há um clima mais próprio ao anime. Há um maior foco em cena de batalhas, enquanto na outra era na preparação dos heróis.

As cenas de batalhas são bem animadas, mas há  muito a utilização de um recurso que eu denomino ” apresentação dos heróis”, presente em quase todos os shonens. São mostradas cenas de cada um em uma posição estática com cenas de seu background mostrados por trás.

Achei o azul esbranquiçado de tema de fundo bem agradável aos olhos e combina com o backvocal(não muito com a história do anime nesse arco,mas tudo bem)

Foi uma abertura boa, no geral, mas não conseguiu superar a primeira em empolgação. Já na animação nem se comparada, a segunda é muito superior.