Sakurada Reset #10 – Impressões Semanais

Longos 10 episódios depois, Sakurada parece finalmente estar entrando em algo mais focado, o problema é: ele ainda não parece ter acertado o passo de como fazer isso bem.

O episódio dessa semana traz de volta a personagem que todos esperavam, e que logo de cara, já faz reviver o interesse que a história criou naqueles dois primeiros episódios do inicio da temporada.

Por que era importante a senhorita Souma morrer?

O que mais me chamou atenção, foi o modo como tudo acabou sendo conectado, mesmo que de forma simples, na reaparição da Souma. Até mesmo coisas pequenas, e que pareciam ser um caso isolado, conseguiram voltar e serem usadas de forma interessante.

As preparações que a Souma fez, apenas para conseguir os resultados atuais, chega a ser bem bolado (principalmente em relação aos boatos sobre o MacGuffin). Porém, para mim, acaba meio que sendo também uma espada de dois gumes.

É divertido receber aquele choque de “nossa, então ela pensou até nisso”, mas eu particularmente não gosto desse estilo de narrativa. Do meu ponto de vista, fica parecendo um amontoado de conveniências e desculpas que o autor criou para levar até o resultado que ele queria.

Pode ter sido uma questão de adaptação para o anime (não li a novel, então…). Mas o descobrimento de que a Souma havia deixando uma mensagem para o seu eu do futuro, acabou não me dando o impacto que precisava, afinal de contas, eu gosto muito mais de ir acompanhando o desenvolvimento do mistério, do que simplesmente receber a informação em um flashback.

Eu até entendo que é uma questão de segurar o roteiro e não entregar que existia a possibilidade dela voltar logo de cara, mas poderiam muito bem ter usando isso durante os pensamentos do Kei, como uma forma dele se auto questionar a respeito do que aquilo poderia significar ou não.

Poderiam muito bem ter usado essa cena para criar um mistério sobre a possível mensagem.

Por outro lado, a maneira como reencaixaram todas aquelas metáforas, pensamentos e ideias no contexto da Souma me agradou bastante.

Durante esses 10 episódios, a história sempre tentou, mesmo que de forma sutil, forçar pensamentos existencialistas para compor sua narrativa.

A questão do androide (que acabou sendo explicada nesse episódio), o próprio comportamento da Haruki, o caso da garotinha “clonada”, e até mesmo a metáfora com o swampman foram todas preparações para ambientar os espectadores/leitores, na construção primordial da Souma, e até mesmo da história.

O Kei tinha dito que não aceitaria um outro alguém vivendo como se fosse a pessoa original, mas como a Haruki apontou, não foi exatamente isso que aconteceu com a Souma?

Mesmo se recebesse a mensagem?

Ela morreu, e uma nova existência foi criada seguindo as “memórias” dela. Mas aquela é realmente a Souma? Talvez a ideia de trazer algo da foto possa ser usada, afinal de contas, seria o mesmo que trazer alguém do passado para viver no futuro, e isso abre uma grande janela para pensar sobre o que exatamente a Souma é no momento.

Entretanto, nessa mesma questão filosofia, que tanto gostei, é onde mora um pequeno problema, e que acaba complicando um pouco as coisas (pelo menos para mim)…

A ideia até é boa, e levanta bastante questões morais, porém, o modo como foi executada acaba deixando uma sensação de confusão. Os poderes parecem sempre criar exceções, e “regras especiais”, o que torna tudo muito complexo e difícil de assimilar na hora.

Dá para entender bem o que aconteceu, e como a ideia de reviver a Souma foi executada. Isso até que funciona, é a cominação dos diferentes poderes, para chegar a um resultado maior, ainda é bem interessante. O problema é que não chegam a justificar completamente o que está acontecendo ali.

Alguém me explica, por favor?

Por exemplo: os resets deveriam voltar as coisas ao estado original, incluindo até mesmo células do corpo (por isso ninguém retém as memórias, e tudo acaba sendo repetido). Apenas negar a habilidade da Haruki não parece o suficiente para reverter isso, ainda mais quando se leva em conta que o estado original do corpo da Souma naquele momento, era o de uma pessoa morta. Por mais que no caso da pétala de flor seja justificável (já que ela mudou de lugar, e não de composição), parece meio impossível trazer uma pessoa inteira para o presente.

Resumindo, a volta da Souma torna tudo bem interessante, principalmente se levar em consideração a construção de todos os planos que ela tem feito por fora (querendo, ou não, todos os personagens “aleatórios” que apareceram, acabaram ganhando um propósito). Porém, ainda assim, a cada episódio, parece que algo fica para trás, como se estivesse deixando um pedaço importante sem justificativa.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

A treta era maior do que imaginava.

Além do retorno da Souma, o episódio também apresentou um pouco mais do passado do Kei, incluindo o motivo dele ter ficado na cidade. Ao que parece, não foi apenas uma decisão dele (apensar de ter sido bem indiferente a isso), mas sim por  parte da influência do Escritório, para evitar que o segredo de Sakurada vaze para fora da cidade.

Agora só resta saber como isso vai se conectar aos acontecimentos com a Souma, e todo a relação com o Escritório, que até o momento, ainda é bem nebulosa.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.