[Review] Tokyo Babel – Anjos, Demônios e Humanos


Desenvolvedora:
Propeller

Ano de Lançamento: 2012

Duração: 30 a 50 horas

Traduzido: Sim (Inglês)

Sinopse:

A história se passa em um mundo pós-apocalíptico. Os portões do céu se fecharam e o inferno foi inundado, o único lugar no mundo onde anjos, demônios e humanos residem é uma espécie de purgatório voador que carrega o nome da obra.

Na história, o protagonista e as heroínas tem a missão de investigar as várias camadas de Tokyo Babel, para encontrar as Escadas de Jacob e tentar abrir novamente os portões do céu. Exceto que quanto mais avançam, masi o lugar tenta torna-los insanos. Ao mesmo tempo que ainda precisam derrotar os guardiões de algumas camadas.

Aviso: Se você é cristão e se ofende fácil com a representação da mitologia cristã em uma história fictícia, Tokyo Babel não é recomendável para você.

De todas as VNs que eu li/joguei até hoje, Tokyo Babel é uma das que tem a história mais bem trabalhada e completa. Foi um caso onde mesmo tendo muitos elementos aqui e ali que não eram muito do meu gosto, eu ainda tive que avaliá-la muito positivamente pelo o que ela me mostrou. É vital tentar ser ao menos um pouco imparcial na hora de avaliar algo.

Apesar de se basear em um tema que normalmente causaria polêmicas, principalmente aqui no Brasil, a obra segue muito a mitologia cristã no limite do possível para uma visual novel japonesa. Tanto que a VN tem um glossário falando e explicando sobre os mais diversos nomes e termos bíblicos.

Embora tenha dito que a história é bem trabalhada, digo isso olhando na perspectiva de um todo. A VN tem três rotas onde a história muda drasticamente a partir de certo ponto, e como se deve esperar, tudo que existe por trás da VN só é obtido ao ler todas as rotas. Uma das três fica bloqueada até você fazer as outras duas, pois é onde as maiores revelações acontecem.

Devido a isso, individualmente as rotas sempre deixam a desejar em algum ponto, como deixando muitas perguntas sem respostas ou não aproveitando personagens interessantes. São coisas que são guardadas para serem usadas em outra rota, por isso se você desanimar após terminar uma das rotas, lembre-se que a próxima vai vir bem mais recheada de coisas positivas que a anterior (A ordem recomendada é Raziel>Sorami>Lilith).

O clima da obra é bem pesado, contendo muitas cenas violentas, algumas agoniantes e outras bem depressivas. Se você for do tipo que não gosta muito de histórias trágicas, talvez não goste muito da obra já que até alguns finais “bons” ainda podem te deixar desolado.

No entanto, não quer dizer que só tem isso. A obra ainda carrega muitas cenas de comédia, principalmente no início, que são bem engraçadas e divertidas. Por saber balancear ação, tensão e diversão, não fica exaustivo e a leitura flui bem rápido, ainda mais por possuir uma escrita muito boa.

O protagonista, Setsuna, também chamado de Araragi das VNs (É sério, eles tem o mesmo dublador) é normalmente inexpressivo, meio robótico até. Isso possa ser desmotivador para alguns, sigam em frente pois serão recompensados eventualmente. A história do protagonista é um grande plot twist, e seu desenvolvimento é ótimo.

Todas as três heroínas são interessantes, e tem muita relevância na história conforme as revelações vão chegando. As histórias de cada uma e seus desenvolvimentos são igualmente bem trabalhados como o do protagonista, o que faz toda as três rotas serem muito proveitosas. O que eu já não posso exatamente falar do romance entre eles, por não ser muito bem elaborado, se torna meio repentino e difícil de aproveitar realmente a conexão do casal. Não é ruim, mas não é bom também. Exceto a rota da Lilith, essa conseguiu cativar.

Mas bem, por outro lado o romance em si é só uma parcela mínima da VN. E sendo uma obra 15+, não tem cenas de sexo no jogo. Logo, mesmo que não ligue muito para o romance, ele não vai incomodar. E se ligar, ainda terão as interações entre os personagens para saciar seu interesse.

Mas não fica só por aí, todo o cast de personagens é feito de personagens interessantes e bem aproveitados em uma rota ou outra. Vilões com motivações únicas, aliados com personalidades carismáticas. Embora eu não chegue a dizer que tenham personagens fantásticos, ter quase um cast inteiro de bons personagens já é um feito e tanto.

A VN tem uma arte bem bonita, embora pareça um pouco antiga para a época de lançamento (2012). Os cenários do mundo da obra sempre tem uma coloração mais cinzenta que ajuda a construir bem a atmosfera obscura que Tokyo Babel passa. Por possuir um bom número de CGs, fica bem fácil ficar investido em todo tipo de cena.

A trilha sonora acompanha muito bem, tem umas três ou quatro em especial que são bem impactantes e ajudam bastante a te deixar imerso no que está acontecendo ali. Mas por outro lado, a VN tem um numero meio limitado de trilha sonora para momentos de tensão ou de ação, o que pode ficar um pouco repetitivo em uma obra de tamanha duração.

Já o sistema é bem interessante, apesar de só terem 3 rotas, cada uma delas tem 2 ou 3 finais diferentes. Existe uma boa variedade de mudanças para cada final, não é só uma tela de “Game Over” e fim nos finais ruins.

Tokyo Babel trabalha bem alguns conceitos que a VN aborda bastante como insanidade e o Raison D’être. É difícil você não conseguir acompanhar o raciocínio da obra nesses conceitos, mas em todo caso, entende-los te dá uma perspectiva bem mais ampla e interessante sobre a visual novel.

Ah, falei tanto da obra e acabei não falando da ação, que é o ponto mais frequente. As cenas de ação em Tokyo Babel são todas escritas de maneira exemplar, o Higashide Yuuichirou, pra quem não conhece, é um escritor bem experiente com obras de ação. Por isso, as cenas são sempre bem dinâmicas, bem descritas e algumas vezes até bem impactante. Embora no fim das contas dependerá se você gosta ou não do estilo de escrita dele.

Em todo caso, a VN é repleta de ação, e as mudanças na história em cada rota faz as coisas ficarem imprevisíveis e geram ótimos momentos. Vale dizer que os plot twists ajudam bastante nessas horas.

Tokyo Babel é uma ótima visual novel de ação com temas um pouco polêmicos, mas definitivamente bem incomum e bem feito. Pra quem não tiver medo de encarar uma história mais densa e diferente, é uma boa recomendação.

Uma menção especial ao cast de dubladores que possui grandes nomes da indústria como o próprio Kamiya Hiroshi, Miyuki Sawashiro, Kana Hanazawa, Nobuhiko Okamoto, Eri Kitamura entre vários outros. É uma curiosidade interessante já que é bem incomum uma VN relativamente desconhecida assim ter um cast com tanta gente famosa.

Avaliação:

Roteiro: 9.2/10

Personagens: 9/10

Trilha Sonora: 8.2/10

Arte: 8.6/10

Gameplay: 8.5/10

Entretenimento: 9.5/10

Nota Final: 8.8/10

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."