As Openings de Visual Novel de Makoto Shinkai (criador de Kimi no Na wa)

Makoto Shinkai é atualmente um dos grandes nomes da animação japonesa, tendo recentemente produzido um filme que foi um sucesso não apenas no Japão e atingindo um amplo publico, mostrando assim o talento inegável do diretor.

O nome de Shinkai começou a ter uma grande importância com o filme Byousoku 5 Centimeter (5 centimeters per Second – 5 Centímetros por Segundo). Ele então trabalhou na produção de diversos filmes, OVAs e animações para comerciais, mas foi com o filme Kotonoha no Niwa (The Garden of Words – O Jardim das Palavras) que o diretor alcançou um novo patamar.

Aclamado por muitos como uma das mais belas animações, Shinkai conseguiu fazer seu nome como um dos maiores diretores de animação.

ef – a fairy tale of the two, uma das visual novels em que Shinkai trabalhou.

Isso gerou grandes expectativas dos seus fãs para a sua próxima obra, mas poucos esperariam o sucesso absoluto de seu próximo grande projeto, Kimi no Na wa (Your Name). Atualmente o anime n° 1 do MyAnimeList e estando lado a lado às maiores obras do estúdio Ghibli em bilheterias.

No entanto, a vida de Shinkai nem sempre foi voltada para animações. Ele se formou em literatura e quando começou a procurar emprego em diferentes áreas, apenas uma empresa de jogos queria contratá-lo. Como ele já gostava de desenhar, decidiu aceitar o trabalho e foi então que descobriu a sua paixão, animação.

Ele começou então a tentar produzir algumas pequenas animações independentes enquanto fazia alguns trabalhos freelance para algumas empresas, e é aí que entra o tema do post, a desenvolvedora de visual novel Minori.

Quando Shinkai começou a trabalhar para a Minori, ele estava tentando produzir Hoshi no Koe (que levou alguns anos pra ser concluída). Independente da fama atual no diretor, a Minori teve um papel bem importante para a divulgação do nome do diretor, sendo também o local onde ele aprendeu e fez contatos com pessoas que viriam a trabalhar ao seu lado, como o compositor Tenmon. Acho interessante mostrar alguns desses trabalhos que mesmo alguns fãs dele não conhecem (já que costumam se ater apenas às animações puras, e não às animações de jogos).

Seguem as openings de visual novel em que o Diretor trabalhou:

Bittersweet Fools (2001)

É interesse ver alguns dos primeiros passos de Shinkai com animação (nessa época ele já havia produzido algumas coisas pequenas e terminado Tooi Sekai, sua primeira obra independente). Bittersweet Fools foi a primeira obra da Minori, uma empresa conhecida até atualmente pela sua beleza artística.

Wind -A Breath of Heart- (2002)

 

Wind -A breath of Heart- Re:gratitude (2004)

Wind deve ser um pouco mais conhecido para os leitores em geral, devido a sua terrível adaptação para anime. Shinkai teve apenas participações pequenas na produção do anime (coloração), mas o mesmo não vale para a visual novel. Aqui já podemos ver o estilo de Shinkai bem marcado, principalmente com o efeito do pôr do sol frequentemente usado pelo diretor.
Obs: O vídeo tem um pequeno defeito de áudio no início, mas nada que prejudique a abertura. Esse foi o vídeo com melhor qualidade que consegui.

Haru no Ashioto (2004)

Haru no Ashioto foi um dos grandes fracassos da Minori, sendo uma grande queda, considerando o sucesso de Wind, mas felizmente estamos aqui apenas para avaliar a abertura. Aqui a direção inteira da abertura com a escolha dos quadros é muito Shinkai. Várias cenas aqui lembram bastante outras obras populares do diretor, como Cross road ou o próprio Kimi no Na wa.

ef – a fairy tale of the two (2006)

Aqui temos ef, um dos maiores sucessos da Minori e a última grande participação de Shinkai na empresa. Mais uma obra bem conhecida do público pela sua adaptação em animação, mas dessa vez uma com uma ótima recepção.

 

Extras


Eden* They Were Only Two, On The Planet (2009)

Eden* é uma VN bem curta (umas 6 horas) e me arrependo um pouco de não tê-la colocado na lista de VNs para iniciantes (apesar de ter achado melhor usar uma obra da Key no lugar). O envolvimento de Shinkai na abertura de Eden* é difícil de pormenorizar, já que ele apenas aparece na parte de agradecimentos especiais. No entanto, é inegável que a abertura lembra bastante o estilo de Shinkai. É difícil dizer se a Minori influenciou o diretor ou se foi o diretor que influenciou a empresa.

Supipara (2012)

Supipara é uma VN da Minori com abertura fantástica, mas que não possui participação do Shinkai. Eu o coloquei aqui mais pelo mesmo motivo de Eden*, para que possam ver as semelhanças com a animação do ex-membro da empresa (ambos inclusive com alguns efeitos de luz característicos das obras de Shinkai).

Tentei adicionar algumas informações e fazer com que o post fosse interessante para aqueles que não gostam de VNs, e espero que tenham aproveitado. A Minori é uma empresa que dá bastante valor à parte artística, então vale a pena conferir. Se gostaram de alguma abertura, podem experimentar as VNs. Da lista, temos 4 com traduções para inglês: Wind, ef, Eden* e Supipara. Finalizo o post com um pequeno vídeo mostrando algumas das obras da empresa pós-Shinkai. Apenas deem uma passada rápida para ver a qualidade (em especial de Trinoline).

Eden*

Natsuzora no Perseus

Tsumi no Hikari Rendezvous

Trinoline (A última obra da Minori, já com lançamento em inglês anunciado)

Ryuuji Kei

Fã de anime, mangá, light novel, visual novel e amante de todos os gêneros. Redator do site Intoxianime e tradutor nas horas vagas. "Você não pode culpar alguém por ser fraco, mas pode culpa-lo por não tentar melhorar". "Mesmo se eu for odiado, mesmo se eu for desprezado, mesmo se eu for inútil! Eu quero provar que eu sou melhor que os personagens principais!"