RE:Creators #04 – Prelúdio de batalha!? – Impressões Semanais

É deveras senso comum que se criaturas fantásticas são invocadas para nosso mundo, provavelmente não resultará em algo muito bom e coisas ruins vão acontecer mais cedo ou mais tarde.

Contudo, deixando a discussão da desgraça vindoura em stand-by, se eu elogiei muito o primeiro episódio de RE:Creators pela sua fórmula de melhor mostrar do que descrever, estes últimos três episódios estão sendo o contrário, uma pilha de diálogos sem fim. E diálogos longos não incomodam tanto em livros, mas possuem efeito negativo em mídia televisiva.

O mais comum é a maioria das pessoas começarem a perder o interesse quando veem aquela enxurrada de texto na sua frente sem nada, mas nada que lhes prenda a atenção. Olha, não estou dizendo que os diálogos de RE: Creators não possuem um conteúdo interessante, pelo contrário, eles possuem informações importantes, mas apenas letrinhas com alguns quadros movimentados na sua frente não bastam para fazerem o público querer comprar a obra.

Resumidamente, você tem que saber condensar os diálogos, não precisa deixá-los tão curtos e vagos, mas que não se estendam por mais de cinco minutos sem algum outro acontecimento que instigue o seu público a continuar acompanhando a história. Não precisa ser algo mirabolante, épico, com muito impacto, etc, mas qualquer coisa que adicione um temperinho a mais.

Em slice of life, diálogos longos não são coisas anormais, mas isso não casa bem com animes de ação principalmente quando acaba se tornando algo muito frequente. No entanto, isso é um ponto de vista pessoal meu, não uma máxima.

Resumo do episódio: explicações e mais explicações!!!!

Quanto ao conteúdo das conversas, parabenizo o roteirista por ter pensado detalhadamente em cada ponto das teorias discutidas pela Meteora. Mesmo que seja uma discussão fatigante, é algo com ação e consequência bem boladas.

Apesar que você tem que se forçar a aceitar que ao criar uma história fictícia, essas informações se propaguem pelo universo, se intensifiquem e criem mundos paralelos que estão colidindo com o nosso por uma ação que também foi desencadeada em nosso mundo.

E creio que esta ação não esteja ligada apenas ao fato da Himegime transportar habitantes de outros mundos para a nossa realidade e isso consequentemente afetar a física que sustenta o mundo.

A ação foi desencadeada por um momento especifico que é a morte da Setsuna, entretanto o porquê apenas a morte dela (é o que sabemos por enquanto) desencadear este “horizonte de eventos”, é um dos mistérios escondidos no enredo.

Além dos diálogos em relação à situação no qual o mundo está mergulhando, esse episódio volta a tocar na relação: criatura e criador. Creio também que este é o cerne da história de RE:Creators.

O quanto a figura dos criadores afetam suas criações, e o sentimento da criatura em relação aos criadores serão temas constantemente tratados, e o titulo deixa isso óbvio.

Aprofundando mais esta discussão, a morte do criador não afeta diretamente a existência da criatura, mas ao saber da existência desse criador e de repente ele sumir, é como tirar parte daquilo que dá sentido a própria criatura. A pessoa fica realmente jogada em uma crise interna, praticamente se sente vazia.

Acredito então que isso é o que ocorre com a dita vilã. Ela não está apenas sentindo ódio por causa da morte do seu criador, mas está solitária, se sentindo abandonada e sem chão. Então existir e deixar de existir, para ela pouco importa, desde que faça justiça ao que tiraram dela.

E a respeito do que ela disse nesse  episódio e no final do anterior, é um prelúdio de batalha. Estes episódios só estão preparando terreno para uma briga de leões. Então tenham certeza, as coisa não vão ficar calminhas, principalmente porque já mostraram praticamente quase todos os integrantes das duas equipes.

Essa mina não brinca em serviço, manipula o povo sem pudor algum XD

Todavia, o que realmente me pergunto é se nenhum dos “ajudantes” da “princesa” irá questionar as ações dela já que seu comportamento é deveras radical e a sua pessoa gera dúvidas.

Não há um único pião que dê ouvidos por muito tempo a um líder que não apresenta resultados precisos, mas que apenas fica despachando ordens para seus subordinados se ferrarem enquanto fica observando o progresso de seus planos de camarote.

Ainda com relação aos personagens se questionarem,  acho bem legal o time do protagonista constatar que a vilã não é o tipo de pessoa que queira destruir o mundo sem um bom motivo.

Às vezes acho uma falha em algumas histórias que os personagens do lado do “bem” não tentam achar uma razão para ação de determinada pessoa, apenas se preocuparem em deter ela e a impregnar a todos com seus discursos moralistas.

Ou simplesmente falta de vontade do roteirista mesmo em querer dar mais profundidade aos personagens e ficar preso a padrões. Não que seja necessário você querer dar razão para tudo quanto é ação de personagem no enredo, mas pelo menos se preocupe com as razões dos principais.

Agora e a função do protagonista no meio disso tudo? Bem, espero que ele não fique só de espectador e dê um jeito de participar ativamente dos eventos já que as coisas estão obviamente amarradas a ele.

Por enquanto, é torcer para que a trama não se perca e consiga responder todas as perguntas levantadas pelo enredo. A obra continua sendo bem promissora e prometendo um bom desenvolvimento para seus personagens.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

Como é ter um robô gigante estacionado perto de casa? Normal, nada de mais XD

Quando o jogo é tão bom que você zera ele em uma noite XD – Nise me lembrou XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.