Re:CREATORS #03 -Impressões Semanais

Depois de dois episódios cheios de ação, como de praxe, temos um mais tranquilo e cotidiano. Mesmo que eu goste de quando a trama de Re:CREATORS fica movimentada, é indiscutível que momentos assim são necessários, já que através deles, conseguimos ter um melhor panorama sobre a personalidade dos personagens e quem eles são, mediante ao maior tempo dado ao entrosamento entre o elenco, sem interrupções abruptas.

Contudo, como tudo tem uma exceção, estes episódios acabam sendo uma tortura em certo aspecto, pois muitas vezes são preenchidos por uma porrada de textos, quando utilizados para explicar algum conceito ou conteúdo da trama (teorias, regras e leis de funcionamento do mundo, etc). Então para isto se faz necessário ter bom senso e pelo menos usar algum mecanismo para não tornar os bate-papos entediantes, e de certo modo desmotivantes.

Não estou dizendo que o conteúdo das conversas não seja instigante, contudo por mais rico que seja um diálogo, se ele se prolonga por um tempo bem espesso, pode acabar gerando efeito contrário, tornando-o algo desnecessariamente maçante. Quais mecanismos podem ser usados para atenuar isto? Bom, os mais comuns, pelo menos que eu vejo em animes, se resume a momentos de alívio cômico. Contudo, este tipo de artifício requer uma dosagem bem calculada.

Nisso Re:CREATORS está de parabéns, já que as gags são inseridas nos momentos certos sem quebrar com o clima e se aderem bem ao contexto dos eventos. Além disso, não são usadas de maneira excessiva para tentar a todo o custo fazer o público rir, então funcionam bem melhor do que aquela enxurrada de piadinhas de Bungou Stray Dogs, Nanbaka, etc.

Podemos acrescenta a isto, a montagem das situações em si, que são bem arranjadas, o que devemos parabenizar principalmente à direção. A exemplo fica o teste da nova habilidade da Selesia, no qual é colocado todo um clima em cima da ação sendo executada, com trilha sonora empolgante… para depois tudo ser quebrado em um fiasco gerando rios de risos (no meu caso, pelo menos XD).

Agora vai, agora vai, agora vai... eee não foi XD

Agora vai, agora vai, agora vai… eee não foi XD

No entanto, mesmo com estes mecanismos, este episódio ainda ficou um pouco cansativo exatamente por causa dos diálogos extensos. Na verdade, nem todos os diálogos, os da Meteora em si que são o problema. Como ela é o ente mais inteligente do grupo é quem bola as teorias, mas o modo como expõe isto é duro. Não apenas pela sua maneira de falar que é mais fria, mecânica, mas porque ela realmente fica ponderando em demasia, e é bem metódica e incisiva.

Contudo, compreendo que esta é a construção da persona do sábio do fim do mundo, então relevei e muito este aspecto um pouco negativo da personagem, afinal ela é um NPC que só sabe dar informações. Se ela expressasse qualquer coisa além disso, sairia da proposta da obra de mostrar os personagens como eles são mediante as mídias das quais são originados.

Já que entramos na discussão sobre a escrita de personagens, eu achei bem interessante como “o antagonista” do episódio anterior é apresentado. Completamente diferente do que se espera de um dito vilão ou boss de um jogo, vemos aqui, um personagem com caráter bem mais puxado para um anti-herói.

Voltando ao que disse no review anterior, ele é antagonista para quem e por quê? Em Re:CREATORS por enquanto não possuímos realmente lados definidos simplesmente como bem e mal, mas apenas personagens com visões diferentes.

Afinal, certo ou errado, se é moralmente correto ou não, ou como um “herói” ou “vilão” deve agir, não são coisas estáticas. Personagens bem escritos possuem tanto pontos positivos como negativos e são movidos por ideais ou motivações fortes o bastante para se criar um “vilão” propriamente dito.

Inclusive este episódio já deu uma luz aos objetivos da militar misteriosa: vingança. E como cogitavam várias pessoas, o protagonista tem ligação com a aparente mestra/criadora dela que se matou por aparentemente ter sofrido alguma coerção por parte da indústria midiática e da sociedade em si (reparem quando ela fala que Sota está incluído no mundo que a baniu).

Ela fala do Sota como se lamentasse o envolvimento dele. Seria ele criador dela também?

Ela fala do Sota como se lamentasse o envolvimento dele. Seria ele criador dela também?

Como ela também diz que Sota já se envolveu nos destinos delas, cogito que ele também seja um dos seus criadores, além da Setsuna que foi citada e como o garoto desenha, claramente sendo o ilustrador. Contudo, se ele foi o ilustrador dela, como não se lembraria da  personagem que desenhou? Nesse caso, se ele não era o ilustrador, como ele influenciaria no destino das duas sem ser um dos criadores dela? Que comecem as especulações XD.

Agora saindo um pouco das teorias, Re:CREATORS é um prato cheio de discussões sobre a própria criação de histórias quando faz a alusão dos autores como pais de seus personagens. E querendo ou não, parte de aspectos do próprio autor muitas vezes acabam sendo transmitidos aos personagens. Além de também tratarem da identificação do público com o personagem criado e como eles podem marcar uma ou mais gerações praticamente.

No geral, mesmo sendo um episódio um pouco cansativo, pela quantidade de diálogos extensos, foi extremamente gratificante pelas informações embutidas na trama. Por enquanto não me arrependo de ter pegado este anime para comentar semanalmente, já que trata de coisas que eu gosto relacionadas às mídias que criamos.

E para finalizar, gostaria de agradecer ao Haou Ingvalt (novo membro da staff) por ponderarmos e discutirmos sobre diversos pontos da obra durante a elaboração dessa review, sendo um excelente revisor e colaborador XD.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 #Extras

Aquele momento quando várias paredes são quebradas com um spoiler XD

Aquele momento quando várias paredes são quebradas com um spoiler XD

O café de RE:Creators. P.S: É bem baratinho XD - By Haou

O café de RE:Creators. P.S: É bem baratinho XD – By Haou

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.