10 Visual Novels para Iniciantes

O que é Visual Novel? Você pode conferir o texto explicando com detalhes esse formato aqui.

Por onde começar?
Visual Novel é um formato um pouco diferente do que alguns podem estar acostumados. Uma visual novel curta pode ter a duração de um filme, e as maiores podem equivaler a vários volumes de livros. Devido a isso, nem toda obra é recomendável para quem quer começar. Alguns podem se cansar com a duração muito grande, grande quantidade de textos sem interação alguma e diversos outros motivos. Deixo aqui então uma pequena lista com uma seleção de VNs que podem servir como porta de entrada para esse formato tão pouco explorado no Brasil.

1 – G-senjou no Maou

Desenvolvedora: Akabei Soft2
Lançamento: 2008
Classificação: 18+/Todas as idades (Steam Version)
Gênero: Comédia, Drama, Mistério, Romance
VNDB: 8.57
EGS: 85

   

Você assume o papel de Azai Kyousuke, o filho de um lendário gângster notório do submundo. Você passa seu tempo escutando Bach, brincando de Deus na escola e trabalhando secretamente para seu padrasto, um implacável peso-pesado financeiro. Essa existência utópica é quebrada quando dois indivíduos aparecem na cidade – uma bela garota chamada Usami Haru, com um cabelo no qual você poderia ficar perdido por dias, e um poderoso criminoso internacional conhecido apenas como Maou. Quase que de imediato, os dois iniciam um jogo de gato e rato mortal, trazendo você e seus amigos para o fogo cruzado. Planejamento, intriga política e camada sobre camada de armadilhas interligadas, são as armas neste épico duelo de mentes.

Se assemelha a obras como Death Note. Jogo completo em inglês e 85% em português (o restante da tradução está previsto para sair até o final do ano).

2 – Princess Waltz

Desenvolvedora: Pulltop
Lançamento: 2006
Classificação: 18+
Gênero: Ação, Comédia, Romance
VNDB: 7.09
EGS: 72

   

A Valsa da Princesa (Princess Waltz) – Uma dança de lâminas rodopiantes feita para encontrar a princesa merecedora de se tornar a rainha das Sete Centrais no mundo de fantasia de Eldelant. Candidatas esperançosas viajam de todos os reinos de Eldelant para participar da valsa, mas apenas uma das princesas se consagrará suprema…

Você é Fukamori Arata, e você não sabe nada de princesas ou valsas. De fato, sua vida diária no Japão moderno não poderia ser mais comum – você vive com sua mãe e irmã, é acordado diariamente por sua amiga de infância para ir para a escola, e vive uma vida normalmente cheia, mas bem normal, cercado por vários colegas de classe. Quando rumores começam a circular sobre um aluno transferido para sua classe, você não dá muita atenção – príncipes de terras estrangeiras não estudariam aqui nesse dia e era, estudariam?

Quando Chris Northfield chega, os rumores passam a parecer verdade. O que um jovem homem impossivelmente refinado, educado e realizado como ele estaria fazendo na sua escola? Sua curiosidade se torna maior que você, mas enquanto você investiga, você começa a perceber que está se envolvendo em algo mais profundo do que jamais imaginou…

Obra completa em inglês.

3 – Ourai no Gahkthun ~What a Shining Braves~

Desenvolvedora: Liar-soft
Lançamento: 2012
Classificação: 18+/17+ (Steam Version)
Gênero: Ação, Romance
VNDB: 7.77
EGS: 82

   

O ano é 1908. O século XX ainda está novo.
Um século XX desconhecido – Em um mundo desconhecido.
Esse é um mundo que experimentou um século XIX muito diferente do nosso próprio. Um mundo recheado de incontáveis “máquinas” a vapor.
O desenvolvimento estranhamente rápido dessa civilização a vapor deixou os céus do mundo cobertos de cinza… e o mar pintado de negro.

“Mar” – Certa vez, o mundo sugeria uma expansão azul. Mas hoje, isso se refere a algo negro e podre.
A antiga cidade portuária de Marseille no Reino Europeu da França, observa sobre um mar mais negro que qualquer outro. Mas essas águas em particular são a casa de algo que não pode ser encontrado em qualquer outro lugar da Terra…
Uma ilha artificial massiva, sólida e imponente como uma fortaleza. Uma cidade por si só, mas também uma escola; um lugar cheio de vida e cores.
Seu nome formal: A Academia Marseille no mar.

Na primavera de 1908… Um único jovem homem aparece de dentro das muralhas.
Após declarar suas intenções de começar uma guerra contra o poderoso Conselho Governamental, ele introduz a si mesmo dessa forma:
“Nikola Tesla. 72 anos de idade. Sou um aluno transferido.”
“Estudantes da Academia Marseille no mar. Minhas centenas de milhares de jovens amigos, amaldiçoados pelo destino.”
“… Eu irei salvar cada um de vocês com minhas próprias duas mãos.”
Na cimeira do Château d’If, um sino toca.
O sino de Gahktun, anunciando que a hora do regozijo chegou…

Obra completa em inglês.

4 – Kira☆Kira

Desenvolvedora: Overdrive
Lançamento: 2007
Classificação: 18+/Todas as idades
Gênero: Comédia, Música, Romance
VNDB: 7.58
EGS: 85

   

Maejima Shikanosuke é um estudante da escola missionária, Oubi Academy. Ele não frequenta seu clube, tudo que faz é aparecer no seu trabalho de meio-período; resumindo, a sua vida poderia ser melhor. Um dia, ele encontra no trabalho uma garota estranha, Shiino Kirari, e antes que percebesse, eles formaram uma banda punk.

A banda consiste de Shikanosuke, Kirari, a sua amiga de infância Isurugi Chie, e uma garota rica, mais fraca, que atende pelo nome de Kashiwara Sarina. Os quatro são membros do Segundo Clube de Literatura, que praticamente não possui membros ativos e já está programado para ser dissolvido. Essa banda é a última chance deles de se destacarem e darem um adeus no Festival Cultural.

O desafio foi imprudente, mas depois de um treinamento excêntrico, eles conseguiram ter sucesso e agitar a pacífica Academia Oubi com seu show de estreia. E deveria ter sido isso.
Eles estavam satisfeitos.
Eles deveriam ter retornado às suas vidas normais.
No entanto, o seu último show em uma casa de shows da região, se tornou um sucesso na internet e pedidos para que eles tocarem surgiram de todos os lugares.
Um único problema: as provas estão cegando e seus pais são contra a banda!
Quem se importa!
Os quatro embarcam na sua última aventura, um tour ao redor do Japão, equipado com seus sonhos e instrumentos, todos abordo de uma frágil van que pode cair aos pedaços a qualquer momento.

“Primeira parada, Nagoya!”

Se alguém quiser experimentar uma VN de música, definitivamente precisa conferir KiraKira.
Obra completa em inglês.

 5 – Chrono Clock

Desenvolvedora: Purple Software
Lançamento: 2015
Classificação: 18+/17+ (Steam Version)
Gênero: Comédia, Romance
VNDB: 7.49
EGS: 72

   

O próximo na sucessão para administrar uma grande corporação é o nosso protagonista, Sawatari Rei. Ele herdou um item muito importante do seu avô, o relógio de bolso. Um misterioso poder reside dentro desse relógio.
‘O poder para voltar cinco minutos no tempo.’
É um poder que ele pode usar quantas vezes quiser, mas é um pouco difícil fazer uso dele.
Se ele o usar bem, então não é possível dizer o que ele poderia conseguir. Ele poderia até mesmo salvar o mundo… mas ele não precisa fazer algo incrível assim.

O nosso protagonista é só um garoto que se tornou um viajante do tempo para ter aventuras divertidas todos os dias.
Sawatari Rei criou uma lista de garotas bonitas, para os quais ele confessa seus sentimentos uma após a outra, e então usa o poder do seu relógio para voltar no tempo, investigando que garota pode estar interessada nele sem correr riscos.
Depois da escola, em um dia como esse. Uma garota cai do telhado da escola, se despedaçando contra o chão.
Quando ele volta no tempo para descobriu o que diabos aconteceu, ele encontra uma garota do primeiro ano, Suzuki Miu, que estava prestes a confessar seus sentimentos para o seu melhor amigo quando Rei chegou no pior momento.
Miu era uma garota extremamente tímida, brilhante e azarada, e precisou juntar toda a sua coragem apenas para se confessar.
Nosso protagonista; que podia apenas contar a alguém seus sentimentos com a ajuda do relógio de bolso, ficou profundamente impressionado com a determinação da garota e decide ajudá-la para que a sua segunda confissão tenha sucesso.
Esse foi o começo do bizarro relacionamento dos três.
Ao mesmo tempo, o protagonista precisa juntar sua coragem para confessar seus sentimentos para uma das outras heroínas.
Esse é apenas o prólogo para a história de Sawatari Rei.

Obra completa em inglês.

6 – Planetarian ~Chiisana Hoshi no Yume~

Desenvolvedora: Key
Lançamento: 2004
Classificação: Todas as idades
Gênero: Drama, Ficção científica
VNDB: 8.00
EGS: 79

   

“Por que você não vem ao planetário?
Esse belo cintilar de eternidade que nunca irá se apagar, não importa o quê.
Todas as estrelas do céu estão esperando por você.”

Trinta anos após o fracasso do Programa de Colonização Espacial, a humanidade está próxima da extinção. Homens conhecidos como “Junkers” (Lixeiros) saqueiam bens e artefatos das ruínas da civilização. Um certo Junker adentra sozinho na mais perigosa das ruínas, a “Sarcophagus City” (Cidade Sarcófago). No centro dessa cidade ele descobre um planetário pré-guerra. Quando ele entra, é recebido por Yumemi Hoshino, um robô companheiro. Sem uma única sombra de dúvida, ela assume que ele é o primeiro cliente que ela teve em 30 anos. Yumemi tenta mostrar-lhe as estrelas, mas o projetor do planetário está quebrado. Incapaz de decidir o que deve fazer, o Junker acaba concordando em tentar reparar o projetor…

Obra completamente em inglês e português.

7 – Saya no Uta

[]

Desenvolvedora: Nitroplus
Lançamento: 2003
Classificação: 18+
Gênero: Terror, Psicológico, Romance
VNDB: 8.22
EGS: 82

   

Fuminori Sakisaka sofre um acidente de transito no qual mata seus pais e o deixa gravemente ferido. Quando ele passa por uma cirurgia no cérebro para salvar sua vida, sua percepção do mundo muda: Tudo que ele vê se torna um amontoado de sangue e tripas, a aparência das pessoas e suas vozes parecem monstros, e comida que normalmente seria agradável a ele, agora tem um gosto nojento.

Enquanto ele pensa em suicídio no hospital, Fuminori encontra uma bela garota em meio as paredes cobertas de carne. Ela se apresenta como Saya, e está aparentemente procurando pelo seu pai. Fuminori não quer se separar de Saya e pergunta a ela se quer morar com ele. Ela aceita.

Não exatamente a melhor obra para um iniciante, mas é curta e acima de tudo, escrita pelo aclamado Gen Urobuchi (Fate/Zero; Psycho-pass; Madoka). Por VNs serem um formato já voltado para adultos, pode-se dizer que os autores possuem mais liberdade do que quando produzem algo para a TV. Qual o resultado de deixar um autor como Urobuchi sem uma coleira? Se quiser saber, recomendo ler Saya no Uta.
Obra completa em inglês e português.

8 – Narcissu

[]

Desenvolvedora: Stage-nana
Lançamento: 2005
Classificação: Todas as idades
Gênero: Drama
VNDB: 7.60
EGS: 85

   

O protagonista anônimo é diagnosticado com uma doença terminal logo após seu vigésimo aniversário, e é aceito em um hospital em Mito, Ibaraki. Lá ele conhece Setsumi, uma mulher alguns anos mais velha, que também possui uma doença terminal. Concluindo que ambos se recusam a morrer tanto no hospital quanto em casa, eles conseguem um carro e fogem juntos.

Possui versão tanto em inglês quanto em português.

9 – Nekopara

 

Desenvolvedora: NEKO WORKs
Lançamento: 2014
Classificação: 18+/Todas as idades
Gênero: Comédia, Romance
VNDB: 7.06
EGS: 75

   

Kashou Minaduki, filho de uma longa geração de confeiteiros japoneses, se mudou para abrir sua própria loja de doces chamada “La Soleil”. No entanto, entre as caixas de sua mudança havia algo mais que só seus pertences…

Possui versão completa em inglês e episódio 0 em português.

10 – Noble Works

[]

Desenvolvedora: Yuzusoft
Lançamento: 2010
Classificação: 18+
Gênero: Comédia, Romance
VNDB: 7.38
EGS: 80

   

Takumi é um garoto normal que quase não consegue se sustentar com seu trabalho de meio período. Um dia, ele recebe um pedido para frequentar a prestigiada academia Rokuroku, enquanto se passa por um estudante rico que se parece muito com ele. Apesar dele hesitar em aceitar esse estranho pedido, algumas circunstâncias (principalmente financeiras) o obrigaram a aceitar. No entanto, ele não sabe nada sobre o mundo das celebridades. Ele será capaz de manter o seu disfarce?

Obra completa em inglês.

Ryuuji Kei

Fã de anime, mangá, light novel, visual novel e amante de todos os gêneros. Redator do site Intoxianime e tradutor nas horas vagas. "Você não pode culpar alguém por ser fraco, mas pode culpa-lo por não tentar melhorar". "Mesmo se eu for odiado, mesmo se eu for desprezado, mesmo se eu for inútil! Eu quero provar que eu sou melhor que os personagens principais!"