Tales of Zestiria #21 – Impressões Semanais
O que definiria este episódio de Tales? Uma calmaria que precede uma grande tempestade, ou é isto que eu espero. Não teve nada demais neste episódio, além de preparar o terreno para o confronto final do pastor e o lorde da calamidade. O problema ao meu ver é se isto acabar em pizza novamente.
O que temo já que todos os climas formados, acabam se tornando um banho de água fria. Com resoluções fáceis e sem um sentimento de perigo real que são requeridas para animes do gênero.
E o que me deixa mais incomodada é o fato que sinto um cheiro de originalidade nesta reta final. Não que eu despreze finais originais, mas como disse em meu texto anterior sobre a obra, condensaram a história até onde puderam e por fim a tornaram outra coisa.
Mas o que eu achei mais absurdo é ignorarem a armatização do escudeiro e apenas nestes trechos finais tocarem no assunto. Enquanto no jogo desde o contrato realizado com Sorey, a Rose já tinha capacidade armatizar, simplesmente porque possuía uma ressonância semelhante a do Sorey.
Enquanto no anime, fizeram é parecer que mais ninguém tem a capacidade do Sorey de interagir com os serafins. Mas se você observar o Sorey é praticamente um ser humano comum e sua alta ressonância só advêm do fato dele ter sido criado com os serafins.

Assim não dá né roteirista? Sorey é super especial né?
Então achei super tosco problematizarem a armatização para quererem criar um clima de dificuldade na trama. Mas se quisessem mesmo problematizar algo, não fariam Hyland e Roland parecerem amiguinhos.
Quanto no jogo os dois países tem uma rivalidade maior do que no anime. E as coisas entre eles só se solucionam de verdade bem no final da história.
E pensem comigo, como cagas d’água o Sergei foi saber da campanha do Sorey e conseguir alcançar ele a tempo? Sei que pode ter sido coisa de informantes, mas em um mundo medieval uma informação não vai demorar para chegar de um país a outro? Principalmente se os dois são tecnicamente inimigos?
É uma coisa que me pergunto, porque mesmo a cavalo, mensagens poderiam demorar semanas ou meses dependendo da distância para chegar de um lugar a outro.
Soma a isto o fato que preparar um exercito é demorado. Mesmo que a Alisha realmente tenha dado tempo para ele conseguir se organizar, Sergei continuaria estando algum tempo atrasado e se não soubesse exatamente onde o acampamento de Hyland descansaria, demoraria mais um pouco pra se encontrar com ela ou chegaria na hora do fight mesmo.

Informação nesse mundo circula rápido né? XD
E sendo sinceramente, preferiria que a ajuda chegasse na hora do fight em um momento bem crítico. Lembra do Senhor dos anéis e as duas torres? Gandalf chegando com o exercito élfico apenas no amanhecer? Foi uma cena bem legal, porque se criou uma tensão e apreensão até aquele momento.
Além disso, pularam o subplot da Maltram que não era tanto o que aparentava ser. E para quem esta curioso sobre o que estou dizendo, ela era um dos boss.
Mas algo que venho detestando: Novamente não tocarem nem superficialmente na história do pastor anterior para acrescentarem coisas sobre a Velvet.
Vejo isto apenas como um markenting descarado para Berseria que prejudica o plot principal, porque mesmo as histórias se passando no mesmo mundo, não possuem uma ligação tão direta para ser mencionada dessa forma como a relação do Michael com Mikleo e Sorey.
E vou ficar observando se o roteirista vai ter a decência de colocar o que ocorreu no passado de forma resumida nos episódios finais ou vão passar batido encima de informações que são realmente relevantes para o plot.
Outra coisa que me pergunto é se antes de enfrentarem o Hendalf, vai acontecer um certo evento que ocorreu no jogo. Já que a Simone esta aparecendo recorrentemente, mesmo que por pouco tempo. Espero que sim, porque colocaria peso nesta reta final.
E se a Alisha vai armatizar, porque ela não tem ressonância suficiente para isto. Pelo menos no jogo, ela nunca armatizou. A escudeira de fato do pastor é a Rose. Espero que sejam fiel pelo menos nisto.
Concluindo, este episódio de Tales foi algo bem tranquilo. Um episódio introdutório para o clima final do anime que espero que seja bem mais empolgante do que o que foi entregue no final da S1.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E você, que nota daria ao episódio?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
#Extras

Reconhecer a burrice é um começo XD

Naaa… eles vão conseguir com o poder da amizade ( e o protagonismo do Sorey XD)

Depois daquele final do Berseria pode acontecer qualquer coisa, até mesmo aparecer a velvet, e espero sinceramente que a luta contra o Heldaf seja tensa porque é tudo resolvido muito facilmente, to esperando pelo menos uma morte, porque infantilizaram tanto que até uma criança de 3 anos pode assistir, e no jogo não, no jogo é muito mais pesado tem muito drama tem morte tem traição, é muito mais adulto em geral
Eu dei uma olhada no final de Berseria, até onde entendia Velvet fica presa a outra pessoa pela eternidade. Eu sei pouco sobre o Berseria, então como ela pode aparecer?
Realmente esse episodio ficou bem com cara de preparaçao pra reta final.
Adoro a Symone. Ela tem um design lindo. Mais acho sua construcao como personagem fraca no jogo. Espero que o anime dê uma aprofundada na personagem.
A Maltran ser um boss foi um twist que me pegou se surpresa no jogo. Mais nao achei ruim essa alteracao. Ja que a Maltran é um grande apoio da Alisha.
Sobre os vassalos usar a Kamui , devo concordar que o roteirista demorou muito pra tocar nesse assunto. Tambem achei meio ridiculo essa dificuldade pra elas armatizarem. Mas discordo de vc por querer manter a fidelidade de so a Rose ser capaz disso. Meu sonho desde o jogo foi ver a Alisha usar a Kamui e pelo visto isso vai se realizar.
Pelo visto tido vai resolvido com protagonismo mesmo. Pois a parte dos templos da provacoes era vital pra dar um up no poder do Sorey foram cortadas e pelo visto o local da batalha final tambem foi alterado.
Espero que o roteirista ao menos toque na historia do passado do Sorey & Mikleo.
Só com os episódios que faltam aprofundarem a Symonne é difícil, eu tb gostaria de ver a Alisha armatizando mas que pelo menos tivesse sentido, se as escudeiras estivessem treinando antes por exemplo em vezes de colocar isso tarde e ainda fazer disso um problema que pode ser resolvido com o clichê(nessas horas clichês não são bem vindos para mim), é uma pena mas esse roteiro não ajuda muito.
Episódio calmo servindo mais para arrumar o palco para a batalha final,rapaz essa loli serafim é do caralho em colocou o Sorey e cia no chão apenas com um olho mostrando o lugar predestinado para a treta o.O,bom ponto sobre a parte do Sergei o cara surgiu magicamente naquele lugar que a tropa da Alisha + Sorey estavam descansando,mas bem relevei isso em prol do favorecimento maior de tropas,vão fazer a Alisha ter essa armatização para agradar ainda mais o povo que deu rage no jogo,bem como gosto dela é bem vindo por mim,e rapaz que twist esse da Maltram soltei um WTF aqui kkk.
OBS:Velvet tá ganhando várias menções em,quem sabe ela não surgi na hora H e devore o Boss final de brinde shuahsuahsuahsuashua -q https://uploads.disquscdn.com/images/e49b371e21049c447960d2cca1cc234eccb2b077b4e661a884b150cca669b761.png
Primeiro ela precisa sair daquele eterno 69
kkkkkkkkkk… aquilo não parecia um 69, mas poderia ser outra coisa que duas pessoas podem fazer, tipo algo como se esfregar eternamente
vai que mudam a posição as vezes ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Que porra é essa lol.
Acredito que seja impossível a Velvet aparecer, pois fiquei tão curioso sobre que fui ver o final de Berseria, assim não sei como ela poderia aparecer por causa do que ocorreu.
Estou ligando foi apenas uma zueira/brincadeira da minha parte(mas sendo sincero acharia massa se ocorre-se kkk),já que tu viu o final me manda spoilers ai a Velvet mata o Artorius??.
A Velvet mata o Artorius e fica presa a outra pessoa para eternidade
Puta merda mas felizmente conseguiu a vingança,e quem seria essa ”outra pessoa”??.
Eu não sei todos os detalhes sobre ela, pelo que entendi ela pode sugar a malevolência e purifica-la em outra forma de energia e precisa dela são ela perde o controle de seus poderes, assim a Velvet deixa ela sugar sua malevolência enquanto pode sugar a energia dela tb, assim cria um ciclo sem fim por isso as duas ficam presas para eternidade mantendo uma a outra viva
Entendo vlw,como gostaria de jogar Berseria nesse momento T_T
Eu também T_T
gostei desse spoiler… pq se a Velvet foi mantida viva pela eternidade, ela pode encontrar o Sorey… e assim alimenta mais conexão enter Berseria e Zestiria por que o Matheleos aparecem nos finais de ambos os jogos, e tanto a Velvet quanto o Sorey são chamados de Pastor…
Na verdade a Velvet é o primeiro Lord da Calamidade, sobre ela poder encontrar com o Sorey deve ser impossível, ela estar presa não sei aonde com outra pessoa e não pode sair dessa condição, foi o que entendi
eu entendo, mas seguindo a lenda “opening traz spoilers..” pq não a Velvet aparecer?
Seguinte se for para fazer a Velvet aparecer tem que ter lógica certo?, imagina se no final do anime ela aparecer do nada sem uma boa explicação, seria estranho certo? (para mim seria), ainda mais que o Maotelos nem foi mencionado no anime e isso faz parte da conexão entre os jogos.
Entendo a sua colocação, mas a Velvet Crowe, pelo número de menções que já recebeu e tendo dois episódios só para ela na S1, ja teria ligação suficiente para mim
Porque as histórias tem 1000 anos de diferença e a Velvet Sacrificou sua liberdade pra ficar presa eternamente com o Innominat para que ele pirando não destruísse o mundo. Acabando com um ciclo infinito lá, mas ela ficou presa em um. Basicamente isto.
Aquilo não seria o templo do Maotelos não? Não joguei este jogo, só vi o final de curiosidade, mas me pareceu aquele templo onde ele ficava no Zestiria, mas sei lá.
Deve ser mesmo, eu tb vi o final de Berseria por cima então não sei de todos os detalhes, assim não sei onde no templo a Velvet ficou se for o caso, ou será que ela e a outra estão dentro do corpo de Maotelos?
Eu Não faço ideia, mas entrando em detalhes mesmo e pelo o que entendi, aquele não é o irmão dela de fato, mas uma entidade que foi renascida por Arthorius e que possui as lembranças dele e as usa contra Velvet, mas entenda como o irmão dela já que possui as lembranças dele. Só peguei alguns diálogos e pelo o que entendi, eles foram selados naquele lugar de acordo com o pedido de Velvet já que o irmão dela estava pirando, então o Laphicet faz um trato com aquelas entidades de substituir o Innominat (irmão da Velvet em tese) e criam o Maotelos que purifica o mundo em troca dos seres humanos não verem os serafins. Então acredito que provavelmente aquele local se torna o templo onde o Sorey tem sua batalha final com Hendalf e esteja em um nivel abaixo ou oculto naquele lugar.
Não porque este foi o acordo que o Maotelos fez com a Velvet, cumprindo o desejo final dela e também o que exigiu uns certos deuses para o Maotelos substituir a certa pessoa, não sei o que eram aquilo, acho que eram uma especie de deuses.
pôxa! esse spoiler me deu “snif!” agora mais ainda quero que o final e o enredo fiquem diferentes do jogo!
A vida não é feita apenas de finais felizes e a maioria dos finais de Tales são bons, mas agridoces. Só vc observar os finais de The Abyss, Xillia e Zestiria. São tecnicamente bem balanceados, tem sua parte triste e feliz.
ok, ok, mas tenho direito de desejar um final diferente do jogo, certo?e que a Velvet e o Sorey apareçam em mesma cena tbm? e que mesmo que eu acho improvável algum ship neste anime, mas eu queria o Sorey tivesse um lance com Alisha e/ou Rose.
Sim, mas eu sou do tipo chata e gosto que sigam pelo menos 80% da obra original de forma fiel. Você gostaria que alterassem algo que vc escreveu ou fez desse jeito? É praticamente a mesma coisa.
olha, já vi várias obras onde a adaptação ficou melhor que o original. como em High School DxD (comparado à Light Novel) e série Arrow (comparado aos HQ).
Concordo que quando adaptação sacrifique a essência perde o sentido como aconteceu no filme “Eu, Robô”. eu li o livro e não tem nada a ver livro com filme.
Mas aqui em Tales of Zestiria, acho que a adaptação ficou melhor que o roteiro de história do jogo.
Não joguei, mas resolvi olhar os playtrough no Youtube e não curti algumas cutscene que vi e o fato de estar apenas Rose me desagradou absurdamente.
Então, em Tales of Zestiria apóio uma mudança ainda mais radical do enredo nesta reta final, assim como adorei a Alisha estar mais presente no anime.
Maotelos era o espirito que acompanhava a Velvet, logo seria até que normal ele aparecer no final porque Berséria na verdade é a história do surgimento dele. E quem era o pastor era o Arthorius, Velvet foi o primeiro Lord da Calamidade.
Quer mesmo saber? o spoiler é pesado, mas se quiser ver, ponha sua conta em risco é o irmão dela.
Eita a pessoa com que a Velvet ficou presa eternamente é o irmão dela!… essa eu não percebi, já que li por cima ¬¬
Caralho que twist o final de Berseria parece ser 11/10 necessito jogar isso ou um anime antes kkk,minha reação com isso: https://uploads.disquscdn.com/images/06f3415a63a62e2bf97df157a1e5e5e69aff688fb97a469ccccf61dd9d4c3246.jpg
Eu queria que tivessem colocadoe stes twists, movimentariam melhor o enredo. Por exemplo, Mikleo é sobrinho do pastor anterior, originalmente humano.
Eita o.O,essa info no anime seria bem vindo.
Episodio calmo, foi mais uma preparação mesmo, Tales ta sendo isso, um anime bem calmo. Eles citam mais a Velvet do que o pastor anterior,e pq ela só deu aquele livro agora?. Ja vi a Rose de armatização( fica legal), creio que do jeito que esse roteirista é, não duvido ele fazer com que a Alisha consiga…
Nada contra a Alisha, mas se ela não pode ela não pode, não venha com essa poha de poder da amizade nao. Espero uma grande luta.
Roteirista ta pecando bastante pelo jeito. E por incrivel que pareça, Tales não é o anime de ação mais lento da temporada.
Pra mim Tales of n funciona tão bem como anime, Game de Tales Of >>> anime
Bem o Zestiria eu joguei a demo e em casa de amigos e achei bem daora, o Berseria parece mais interessante pela demo que eu joguei, eu joguei todos os outros Tales e vi os animes de uns dos jogos e n tem comparação pra mim, mas pelo menos a adaptação tem essa qualidade linda né
Sim, qualidade de animação, os outros tales que ganharam animes, são melhores em termos de historia e Personagem.
ele tmb tem otimas músicas, Unfotable sendo Unfotable
Quero só ver como vai ser os 3 últimos episódios, será que vão conseguir falar mais sobre o antigo pastor, armatizar as escudeiras, derrotar o Heldalf(Lord da Calamidade) e purificar o irmão da Edna? eu meio que duvido isso ocorrer bem.Fiquei decepcionado pela Symonne ser só a garota de recado do Lord, ela mais que aquilo mostrado no anime e sobre o pai da Alisha, ele estar morto né? pq não falaram nada sobre isso? e Alisha nem pareceu abalada pela perda, se o mesmo estar vivo pq não mostraram isso então?, esse roteiro hein…¬¬
qru saber se vão flar da verdade por trás do passado do mikleo
Seria bom se acontecesse, mas com esse roteiro e os poucos episódios que faltam fica difícil ter boas expectativas sobre isso.
No jogo a Alisha via os serafins ou apenas sentia eles por perto?
A Alisha tem um certo nível ressonância, mas não podia ver ou falar com serafins, só com o Sorey por perto ela podia ver ou falar com eles, ela se torna escuderia logo no começo do jogo mas como sua ressonância era baixa isso sobrecarregava o Sorey, assim a Lailah diz que a Alisha não pode continuar como escudeira desfazendo o contrato
olha, percebo que continuo sozinho ao amar totalmente o anime de Tales of Zestiria the X.
Para mim, está tudo perfeito, e se morasse no Japão, com certeza compraria os BD/DVD.
Sei que houve alterações em relação ao jogo, não me importo com spoilers, e até prefiro saber na real quais são as notícias sobre o jogo.
Mas de todos os spoilers que houve até o momento ao comparar o anime com o jogo, estou mais que feliz por abandonarem a fidelidade ao enredo original, mudarem o rumo da história e trocarem o anime para o modo como está.
Como gosto mais da Alisha do que da Rose, gostei de ver a Alisha armatizar (assim como a Rose), e manter o contrato de escudeira, e ficou muito melhor o Sorey contando com duas escudeiras.
Eu estava detestando aquele arco da Rose mostrando-se “assassina do bem”, mas quando veio a redenção dela e desejando ser escudeira, ficou ok para mim.
Pena estar esse diferença de milhares de anos entre a Velvet Crowe e o Sorey, seria ótimo um encontro entre eles.
Até agora, nota 10/10 para o roteirista! Tem que fazer mais disso!
Eles ainda podem se encontrar.
O zestiria se passa depois ou antes em relação ao berseria ?
Beeeeeeeeem depois
Zestiria se passa cerca de 500 anos deois de Berseria
Só eu que acho que ainda vai ter mais coisa no universo Zestiria/Berseria? Tipo algum jogo no futuro ou Dlc meio que spin-off?
Pode ser, mas pela tendência da séria é provável que eles vão criar outras histórias com outros mundos. O Xillia e o Symphonia também teve 2 títulos , mas claro que eles eram mais uma continuação direta, não no passado.
A quantidade de vezes q Rose armatizou na abertura da primeira temporada deixou esse gancho ridículo
Na boa, eu só estava vendo por ser UFOTABLE e ter animação 100/100, mas não consegui aguentar, um dos animes mais entediantes da temporada, não sei quanto ao jogo, mas ouvi que é um dos piores da franquia, tem umas cenas interessantes mas em geral, a história não anda e não prende, não tem um objetivo real de onde o roteiro quer chegar, os personagens até que se salvam, mas em sua maioria não é um anime que merece nem nota 7. Espero que a Ufotable não se torne uma KyoAni, onde a animação é um primor, mas as adaptações…
Eu joguei esse jogo e gostei dele, o começo da historia é lenta mas deixa claro que a algo para fazer, depois as coisas ficam mais movimentadas e traz sentimento de perigo, os personagens são legais e tem um desenvolvimento bom até. Esse jogo foca mais na aventura se teve gente que não gostou disso, ou da personalidade do protagonista, ou da Alisha ter sido esquecida em parte do jogo fazer o que, pode não ser o melhor jogo da franquia mas é não tão ruim assim, mas o anime estar deixando a desejar mesmo.
Por min a Alisha nem existia, poderiam ter colocado outro motivo para ele ter deixado a vila
opiniões realmente divergente ao extremo sobre Tals of Zestiria…
Para mimo rumo certo e mais simpatico é o anime e não o jogo.
O fato de o jogo ter vindo primeiro não faz com que a história e enredo dele sejam os melhores, apenas fica de referência par a ideia de fidelidade.
Mas poderia dizer que a ideia inicial seria como está no anime e precisaram adaptar na programação do jogo, e depois no anime finalmente ficou como era o desejado inicial
Realmente é uma questão de opinião, geralmente dou um valor maior ao original, pois não lembro muito de adaptações sendo melhores que o mesmo, ou tentam ser fieis e no máximo serem melhores em expor alguns elementos do original, o que é bom para ambos já que uma adaptação tem também o objetivo de torna popular a obra em que se baseia, ai a experiência pode ser melhor em um, ou no outro, ou ambos depende da cada pessoa.Sobre Zestiria como conheço o jogo posso dizer que tinha pontos importantes que foram esquecidos no anime, se essa adaptação é a forma desejada que essa historia deveria ser então fica estranho tais pontos serem retirados, pois não é uma mudança necessária para se encaixar num anime e sim para torna em algo diferente, a essência que vi no jogo não estar no anime da devida forma.
No final da primeira parte do anime onde a Alisha estar gravemente ferida, a intenção ali era criar uma tensão mas isso não funciona para quem conhece o jogo, pois os serafins pode curar ferimentos assim pode dizer que o roteiro estava certo em tirar o fato dessa capacidade deles só para criar tal cena?, ainda mais porque a Alisha conseguiu ficar de pé para fazer o contrato de escudeira se estava gravemente ferida?, pareceu que o contrato curou seus ferimentos, nem foi explicado para que serve uma escudeira ali e a Alisha estava vendo e falando com os serafins sem explicar porque ela já podia, essa falta de lógica foi estranha para mim, tem mais pontos que poderia falar como sobre o antigo pastor e o Lord da Calamidade que estão longe do que deveriam ser nessa adaptação.
É o mais fraco, mas não é tão ruim assim. A história é bem melhor que a do anime e é bem divertido vc jogar porque é em mundo aberto, se vc curte rpg, a série tales é uma boa pedida, até porque o pessoal conhece mais o Final Phantasy né e não tem muito contato com outros títulos japoneses.
Achei entediante Youjo Senki… péssimo conceito de enredo, tenta fazer protagonista que não se importa de sujar as mãos e com rostinho meigo e fa caretas nas batalhas… um contraste muito mal colocado, que só faz parecer que guerra pode ser algo para o Bem…
Tales of Zestiria the X se tornou dos meus preferidos.
As opiniões aqui estão bem divergentes quanto à satisfação com a temporada.
A Rose n conseguir usar a Armatização é um erro, pois qualquer zé droguinha no Berseria usa saporra pelo menos temporariamente e com custo da vida do serafim e humano
Qualquer um não e no Berséria tem uma explicação lógica quando Arthorius fez aquela macumba ao sacrificar o irmão da Velvet na noite escarlate, ele ampliou a ressonancia dos seres humanos que passaram a cosneguir ver os malaks (serafins) e os daemons (hellions). Isto também possibilitou que o Mayvin (vulgo alquemista e exorcista maluco) conseguisse desenvolver um método que determinadas pessoas com ressonância mais alta conseguissem armatizar. Quando Maotelos purificou o mundo, como uma troca equivalente ali, ele voltou tudo ao normal, então não, não é todo mundo que armatiza.