Impressões Finais de 2016 e o que Espero de 2017 em Animes

Muito se fala que 2016 foi um ano horrível para animes. O que acho um exagero.

Um ano horrível para animes não tem nada que se destaque, esse ano no entanto conseguimos Re:Zero e Yuri on Ice, ambos se destacando muito mundialmente. Claro que, embora tenham feito sucesso mundialmente, não é nada comparado a febre que foi Attack on Titan, One Punch Man, Sword Art Online, e em menor escala Tokyo Ghoul. Mas ainda assim conseguimos animes curtos em 2016 que se destacassem para o público geral, e atraíssem mais gente para esse nicho tão pequeno.

Agora se eu fosse analisar meu top 10 de 2016 contra o de 2015, diria que houveram sim mais obras que gostei em 2015 do que em 2016. O meu top 5 era mais carregado de coisas que “gostei muito”, enquanto esse ano só o que gostei muito foi o top 1 e 2, com o resto se limitando a “foi bom”.

Para comédias, no entanto, houve um empate. Em 2015 Shimoneta, Prison School e Monster Musume se destacaram na área. Em 2016 Saiki Kusuo, WWW.Working e KonoSuba. Para quem não curte Ecchi 2016 foi até melhor em termos de comédias, para mim que “tanto faz desde que eu consiga rir”, deu na mesma. Já o resto perde em tudo. Só quem aprecia muito slices of life ou dramas mais lentos teve ter gostado mais desse ano graças a Fune wo Amu, Rakugo e Flying Witch.

Não achei um ano ruim, mas admito que me mais obras me marcaram de 2012 – 2015, quando comecei a assistir muito anime por temporada. Antes só via uns 3 a 4.

Para 2017

2017 é o ano das continuações populares: Attack on Titan, Nanatsu, DxD, One Punch, Hero Academia, Ao no Exorcist e talvez até SAO. O paraíso de quem já é fã. A não ser que as continuações decepcionem muito deve ter muita gente feliz esse ano.

Agora, para públicos novos é outra história. Eles não tem aquele hype da época que os animes viraram hits, nem vão ser tragados por continuações. E algo se destacar quando os olhos de todo mundo está nas continuações vai ser mais difícil.

 

Deve ser um ano tranquilo para manter o público adquirido até agora, a pergunta é se continuações tem o poder de trazer um novo público como uma obra nova que fica popular possui. Espero que sim, ou então que algo dê sorte e consiga se destacar no meio dos gigantes que estreiam esse ano.

Da minha parte vou continuar minha política de tentar assistir de quase tudo, esperando que algo me surpreenda. Porque nada é melhor do que ser surpreendido, seja vendo um anime, filme ou série de TV. Mas sim, espero um ano melhor que 2016 em Animes pelo que já foi anunciado até agora.

E vocês, como foi seu 2016 em animes e o que esperam de 2017?

Relacionados: