Review – Citrus, um Yuri de Romance, não Fetiche
“Uma obra onde o Yuri seja retratado como um relacionamento normal, parte da história, não baseado em fanservice.”
Essas foram minhas palavras quando pedi uma indicação de Yuri, algo que nunca havia experimentado antes, o que buscava redimir. Entre várias dicas, o escolhido foi Citrus, tanto pela sinopse quanto pela quantidade de pessoas que lhe recomendaram.
Meus ideais narrativos foram completamente sanados após a leitura? Diria que uns 75%.
A trama tem início com Yuzu, estudante vaidosa e ávida por um romance que se transfere após o novo casamento de sua mãe. Ela não sabia que seria uma escola de meninas ultra-rígida e conservadora. Então, ao invés de um doce romance colegial, ela se depara com a severa presidente do conselho estudantil , Mei, que acaba, coincidentemente, por ser sua nova irmã. E ela tem que aprender que ódio e atração muitas vezes não são tão distantes. Fonte: YuriProject.
Falar de qualquer obra romântica é necessariamente falar dos personagens que irão compor o casal a qual devemos torcer. Como em tantos romances de diferentes épocas e mídias (cinema, literatura), Citrus compõe suas duas heroínas de maneira dicotômica (contrastante) – Yuzu, a recém-chegada, é vivaz, alegre, espalhafatosa, a face da juventude. Já Mei é rígida, fria, em primeira impressão, até insensível. A diferença está exposta em seus cabelos, um contraste que parece desrelacionado, mas faz parte da construção de ambas – uma loira e outra morena.
Conhecidas as protagonistas, inicia-se a jornada de união. E aí entra meu grande desejo: ver como seria retratado um romance homossexual pela cabeça de um japonês, não apenas um exercício barato de fanservice. Aqui, Citrus peca e acerta num mesmo princípio: a lenta construção do amor que as norteia.
Por um lado, a exploração do sentimento tem um quê realista. Yuzu nunca se imaginara interessada por uma mulher, enquanto Mei parece ter outras prioridades. Não apenas a surpresa e até desespero de se deparar com algo até então desconhecido são mostrados, como também o de enfrentar o que parece ser algo unilateral, sem esperanças. Já Mei, que parece alguém sem vida e levada por objetivos acadêmicos e distorcidos, aparenta, por muitas vezes, uma sociopata nos primeiros capítulos do mangá.
E por isso disse dos 75% acima. O começo do relacionamento entre as jovens é, em sua própria abordagem, uma boa amostra de alguém que acaba de apaixonar-se, descontrolar-se; a impotência de não saber o que fazer, como lidar, como ser notada. É confuso. Se você descobre nuances ainda escondias de si, então, esmagador. E aí, quando ele ainda não é mútuo, surgem algumas cenas ~desnecessárias~ de puro apelo visual aos marmanjos e mulheres que se deliciam ao ver dois espécimes do sexo feminino em momentos íntimos.
Felizmente, como com todo autor ciente do que faz, o avanço da história não é uma extensão de apelo lésbico, mas envereda para o caminho que todo Yuru/Yaoi deveria seguir: um relacionamento natural.
A construção das personagens é dada com parcimônia neste aspecto, e leitores de shoujo saberão do que falo, como os desencontros, pequenos infortúnios e terceiros que tentam prejudicar a relação por meios obscuros e covardes – alguns servem para engrandecer o que sentem por si, outros são apenas artifícios para render páginas -, mas, ao contrário do que vemos em obras extensas, no eterno vai-não-vai, no acaba-retorna em que a resolução é óbvio e a urgência de vermos os pombinhos unidos torna-se fadigante pelo exagero de repetições, Citrus é eficiente em desenvolver a conexão entre as duas, torná-la crível e, no maior acerto que algo do gênero pode obter, deixar o amor verossímil; das pequenas atitudes tomadas para agradar à outra, como se esta fosse-lhe o mundo e toda a razão do ser (algo irracional e inerente à paixão), à catarse de um beijo após um período difícil e até um simples abraço reconfortante. São características e elementos que, com exceção do já mencionado início do mangá, surgem organicamente, espelhados na trama em si: o caráter de ambas, complexas e com várias dimensões, é aprofundado, e com isso, novos traços surgem em sua convivência, novos passos são dados com a segurança do que sentem.
Mas nem tudo é utópico, e aqui entra outro grande mérito de Citrus: o mundo externo. Se ambas se veem como núcleo uma da outra, o que poderia ser recurso para algum escrito preguiçoso focar apenas num amor meloso e inconsequente, Citrus é cônscio do que faz e do que pensam sobre si: não apenas duas garotas juntas, como também duas meia-irmãs. O medo da censura externa e a noção de não ser bem aceita pela sociedade, o que aflige a todos e é discutido aproveitando da personalidade das garotas sem descaracterizá-las por conveniência ou de modo demagógico.
Atualmente em seu sexto volume (24 capítulos com vários extras), Citrus parece distante de seu fim. Saburouta (o mangaká) parece ter domínio dos rumos que pretende levar suas criações e paciência para explorar a psique de ambas sem excessos e invenções, inteligentemente coincidindo talento dramático com o que muitos leitores querem ver. E por isso, mal posso esperar pelo próximo capítulo.
Nota: já foi anunciado um anime baseado no mangá, mas sem maiores informações de staff, estúdio e data.
Relacionado:
O tipo de romance Yuri que não é focado apenas em pegação (fan service) é muitas vezes feito para o público feminino.
Claro que tem mangás para esse público que são apenas pegação, mas a maioria é um romance genuíno.
Mas sei de um caso onde o público principal é masculino (pelo menos o mangá é serializado numa revista dessas) e a autora está conduzindo muito bem a história. Na verdade, eu até recomendo. Procure Yagate Kimi ni Naru.
Tem também Yuzumori-san, cuja o interesse romantico da principal é uma criança mais jovem que ela, fazendo a principal se perguntar se ela é uma lolicon.
É uma pena que os Yuris mais famosos acabam sendo os de pegação, tipo Sakura Trick.
e talvez esse sucesso de Citrus tenha se dado justamente por essa característica de romance fazer maior sucesso com mulheres, pois se vc pegar os leitores da Comic Yuri Hime, cerca de 70% deles são mulheres (embora esse seja um dado um pouco antigo)
70% mulheres isso foi inesperado
Podemos dizer que são as Fujoshis que sustentam a revista.
As pessoas acabaram criando uma ideia errada de que Fujoshi são apenas as fãs de BL, mas na verdade, é uma designação para toda mulher fã de qualquer obra com conteúdo homosexual, embora seja fato que BL faz mais sucesso entre elas (expliquei antes de alguem vir me xingar)
Mas tem muito mangá na Yuri Hime que não passa de pegação tb.
Uma pena, já que estamos com falta desse tipo de romance yuri mais sério. Recentemente, de casal yuri, só me lembro de Izetta e Hibike, que na pratica, não são casais de verdade.
Falando em Yuzumori-san, eu estou pensando em como vai ser, pq chegamos num ponto bem tenso da obra e me pergunto como vai ser. Me faz pensar um pouco na realidade, sobre namorar alguém mais novo que você, bem, a pessoa mais nova que namorei até hoje tinha 13/14 anos.
Não sei porque, mas estou achando que Yuzumori vai testar a principal.
Verdade, quero ver como ela vai lidar.
Não me importo com yuri,desde que gere uma relação entre as duas personagens futuramente. Porque aqueles yuri que só tem queerbaiting e fanservice desnecessario ja é um negocio bem chato.Apesar de eu não ser muito fan do genero,não me importo em assistir desde de que não tenha queerbaiting mas sim uma relação natural
Também sou assim. Uma coisa que não gosto é quando anime de haréns ou com muitas personagens femininas fazem elas se pegarem por puro fan service. O único que lembro de cabeça que fez bei isso foi Negima.
É por isso que na minha história Yuri, teve muita coisa até principais se apaixonarem
Hoje em dia ta tudo liberal demais…
Nem tanto no Japão
Estão fazendo algo pra você?
Isso envolve você?
Você tem algo a ganhar ou a perder com isso?
Alguém está sendo forçado a algo?
Bom, então cala a boca, e cuida da sua vida.
Sim, me incomoda, e vc não tem nada a ver com isso, então cala sua boca tu!
Te encomada por que você quer, seu filho da puta, você é cego ou doente da cabeça? , SABE LER? NÃO VIU QUE E UMA ANALISE DE UM YURI?? ALGUEM TE OBRIGOU A ENTRAR NO POST???
Tá incomodando? Sai do Post Fdp.
Vai procurar algo constitutivo pra fazer, vai limpar uma vasilha, vai varrer uma casa, e melhor que sair falando merda em post que você NEM DEVERIA tá.
Tá achando o que? Que por que você nao gosta ninguém deveria gostar e o site não deveria postar?, Cria seu próprio site então filho de corno com puta.
Cai fora PALHAÇO.
https://uploads.disquscdn.com/images/57c5b3fcada3a4622ad358552969d1d8b53407e651ee946f42c0dc54c7f78cfd.jpg
Primeiramente se acalma, não precisa atacar as pessoas pra mostrar sua opinião. Não vou sair e vou sempre mostrar a minha opinião, se te incomoda não to mem ai… Mas vou continuar comentando.
Monica só ignora o cara porque ele já faz esses comentários para gerar treta.
Ta ta ta ta ta ta
bum push
cabum
pistolou
Kkkkkkkkk Os caras me odeiam… Isso me faz feliz, pois eu sei que to atinjindo o ponto certo. Chorem mais!!
Nem tanto, mas se você quer viver numa sociedade conservadora sempre existe a opção de se mudar para Cuba, Coreia do Norte, Russia, Irã, Iraque, Afeganistão, China…
Não há nem um problema com a liberdade desde que as pessoas não se utilizem dela para fazer apologia ao crime, a isso dá-se o nome de libertinagem.
O que tem a ver conservadorismo com Cuba? Não entendi…
Fidel e Guevara perseguiram sistematicamente os homossexuais e os rockeiros, usar uma calça apertada ou um penteado igual ao dos Beatles era visto como apologia a ícones subversivos no período pós revolução, as pessoas que ousassem adotar essa postura ou aparência publicamente eram presas e enviadas a campos de trabalhos forçados, Che Guevara dizia aos infelizes recém chegados: “Aqui meu rapaz, você ira virar homem!” infelizmente era mais fácil virarem cadáveres.
E pq o socialismo que eles querem aqui é diferente desses de Cuba, etc. Onde aqui seria livre e lá não é?
Quase isso, tudo começa com líderes comunistas incitando uma maioria (população pobre) com a promessa de luta pela “liberdade” e direitos iguais para todos, inclusive para as minorias, mas quando o comunismo é consumado a coisa muda de figura, o grupo que se estabeleceu no poder define suas diretrizes de igualdade e obriga todos a se ajustarem a elas, os que se recusam são eliminados porque naturalmente são uma minoria (pessoas ricas ou, simplesmente, com opiniões divergentes das diretrizes de “cidadão comunista ideal”), a sociedade é nivelada por baixo, apenas os líderes ou pessoas que contribuíram fortemente com o regime possuem privilégios, esse é o grande paradoxo do comunismo. Marx previu a instalação de regimes autoritários como prerrogativa básica para a implementação do comunismo nas nações que abolissem seu sistema politico-social original assumindo que tal regime desaparecesse com o tempo dando lugar a democracia comunista, contudo ele nunca explicou COMO isso iria ou deveria acontecer, o que acontece na prática é que o grupo que ascendeu ao poder luta obstinadamente para se manter no poder, nenhum país socialista ou comunista que tenha passado pelo processo de redemocratização continuou sendo comunista/socialista, todos migraram pra modelos de esquerda liberal ou de direita.
Democracia e liberdade são coisas que não funcionam juntas com o comunismo.
No Brasil temos os comunistas de extrema esquerda (comunistas conservadores/radicais) e os esquerdistas liberais (populistas) que ao contrário do partido democrata norte americano visa tornar a população pobre refém do assistencialismo social em vez de promover a emancipação e ascensão desta à classe média baixa.
Resumindo: no Brasil a maior parte dos políticos de direita são um bando de parvos e tem uma participação praticamente inexpressiva no cenário político e o os políticos de esquerda são incrivelmente hipócritas e corruptos.
Eu não verei o manga porque quero esperar o anime e ser surpreendido(de forma positiva) por ele, eu sempre quis ver um Yuri que fosse desenvolvido e não um monte de pegação e/ou uma história super arrastada em que ou nunca acontece nada ou só vai acontecer alguma coisa bem no final da obra, espero muito que esse anime não seja assim
Parece promissor mesmo, finalmente umas das poucas obras Yuri que retratam bem um relacionamento, não é simplesmente algo para criar fanservice de duas garotas se pegando, que ótimo!! Eu por enquanto quero esperar o anime, não animo ir ler o mangá agora para depois ir ver o anime, espero que não estraguem a adaptação do anime.
Citrus, uma obra Yuri que é realmente muito boa de se ler, ela tem a construção como a de um romance hétero ao meu ver, no mesmo modelo, não é simplesmente fanservice e dúvida com enchimento de saco, as duas realmente se gostam (Com o passar do tempo), é bom ver o desenvolvimento do casal, e também gosto muito de como é mostrado que o relacionamento lésbico não é utópico na obra, sendo que elas sempre sentem um receio de revelar os sentimentos entre elas para o mundo externo, com medo da repressão. A maioria das personagens da série para mim são no geral carismáticas, então fica muito mais fácil de ler o mangá, já que nessas obras as personagens são de grande importância para a consistência e nisso ela é muito boa. O fato de o romance não ser enrolado também é muito bom, e embora tenha clichês como todas as outras obras de romance, como os triviais desafios, eles se tornam muito melhores de acompanhar porque você tem gosto pelas personagens no geral.
Citrus é uma obra mais ao meu ver de apego emocional, se você não consegue sentir afeto e vontade por ver os personagens da obra felizes, grande parte da emoção que você sentiria vendo no mangá é jogada no ralo.
Espero que a adaptação para anime seja decente, que pegue um estúdio bom, se eles adaptarem a obra como no mangá tem tudo para ser uma obra muito boa.
Eu gostei desse manga yuri achei bem legal como a historia ficou mais o chato é que demora para sair cada capitulo, gosto mais desse estilo do que o outro yuri que foi anunciado o anime também muito drama não gosto de animes,mangas assim.
Devo dizer que fiquei bem surpreendido de ver citrus aqui. E foi uma ótima surpresa, já que citrus é um mangá que eu gosto bastante.
Citrus é um dos mangás mais surpreendentes que eu já vi ultimamente, já que fui ler com expectativa zero, e fui surpreendido com uma história bem versátil e fluida que não se vê por aí todo dia.
A coisa mais legal de citrus é que ele mostra que para você fazer uma obra boa, você não precisa criar uma trama super complexa ou extremamente dramática para isso. Só é preciso executar o básico de uma maneira extremamente bem feita e fluida, e é isso que citrus faz, fazendo com que a obra se torne, no mínimo, bem agradável de se acompanhar.
O primeiro destaque são os personagens. Todas bem carismáticas e com suas peculiaridades, principalmente o casal principal da trama. A Mei e a Yuzu conseguem ser mais carismáticas do que muitos casais de animes shoujos tradicionais, isso porque elas fogem totalmente do óbvio, não apenas por serem lésbicas, mas também por terem um estilo próprio de agir e ter suas próprias perspectivas e princípios a serem seguidos. Nenhuma aqui age como coitadinha ou espera a parceira salva-lá de algo, nem muda sua maneira de agir para agradar a parceira. Se mantém íntegras até o fim, mesmo que isso crie uma divergência de opiniões entre elas.
E o outro foco é como os dilemas da trama são explorados e resolvidos. A autora em nenhum momento tenta forçar aquele melodrama exagerado na nossa goela. Aqui a autora sabe muito bem o quão bem ela deve controlar o drama, e mesmo que tenha momentos de drama, são muito bem feitos, nunca durando mais do que deveria, conseguindo nos envlover naquilo. Destaque para a trama do triângulo amoroso, que teve um desenrolar totalmente inesperado, fazendo com que admirasse mais ainda o casal no final da trama.
Citrus é uma obra bem dinâmica e fluida, com personagens extremamente carismáticos e conseguindo equilibrar muito bem entre a comédia e o drama, mostrando uma ótima progressão entre o casal e nunca tentando ser mais do que de fato é, nesse caso, uma obra de romance adolescente. Extremamente recomendado.
Eu realmente espero que esse mangá (que amo de paixão) pegue um bom estúdio ou um bom diretor, mas por algum motivo não consigo crer nisso
Que otima surpresa entrar no site e me deparar com um Review de Citrus.
Sou muito fã so género Yuri já dês de que entrei no mundo dos animes e posso dizer que até hoje não lê nem vi nenhum anime Yuri melhor que Citrus.
Apesar de eu não ter problema com obras que focam apenas na pegação e fanservice o que eu mais gosto é ver uma obra onde o foco principal é desenvolver um romance entre as garotas abordando os problemas comuns pelos quais casais gays têm de passar hoje em dia o problema do preconseito da sociedade e aceitação por parte dos familiares.
Adoro a forma como a relação da Yuzu e da Mei é abordada de forma a que eu de facto acabasse me envolvendo na trama esperando que os problemas se resolvam da melhor forma sem causar problemas para o casal.
Os momentos dramaticos não forçados muito pelo contrario são muito bem trabalhados e bem desenvolvidos é sempre compreensivel os problemas pelo qual as personagens passam.
Algo curioso a se referir é que a autora esta a usufruir de algumas experiências da vida pessoal dela para a criação do manga e talvez por isso o romance de Citrus seja algo tão natural e conseguimos perceber que a autora sabe de facto o que é amor de verdade.
Estou muito ansioso pelo anime e espero mesmo que não estraguem a obra tem tudo para dar certo e tornar o género Yuri mais popular levando assim a que adaptem outros mangas Yuris bons.
E como sempre otima review Carlos.
Eu vou anotar alguns fatos ocorrendo nesse site…. vocês vai ver só…. isso não vai ficar impune.
https://uploads.disquscdn.com/images/9cc4885a4a116d218d15ad0c5497ff519f0591adb9ef2d44e8798ceb36bb89dc.jpg
Vc anda fazendo olcutismo é kk
Mas você teve um Yaoi comentado durante toda a temporada.
? Do que está falando? Eu to falando do povo aí de baixo
To anotando a hipocrisia deles
Ah sim. Achei que tu se referia a falta de reviews de Yaois, já que o Marco disse nos comentários outro dia que não teriam etc.
Pera aí, o marcos disse isso?
Mas deixou você posta um review de Yuri?!?!?
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA meu deus…… Eu não sabia dessa….. Aí aí….
Eu vou fingir que nem li isso, não quero estragar com meu domingo.
Espero que este seja um feitiço para criarem mais animes yuri.
Ja vi que é doida/o shashashashahs
Ótima Review, nunca imaginei que Citrus ganharia uma, é meu Yuri favorito, gosto muito do mangá, já faz 2 anos desde que comecei a lê-lo, foi meu primeiro contato com o gênero Yuri e acabei gostando bem mais do que eu esperava, era um sofrimento esperar 2 meses pra ler um capítulo, mas felizmente a Comic Yuri Hime virou mensal no mês passado. Espero que o anime seja uma série de TV e que pegue uma staff e estúdio no mínimo decentes.
Recentemente comecei a ler Yagate Kimi ni Naru, que apesar de ser bem diferente de Citrus, achei tão interessante quanto e não focam em pegação e fanservice, foi uma surpresa bem agradável, deixo minha recomendação, espero que também ganhe um anime em breve. Torço para que tenha mais reviews de mangás no site, gosto bastante delas.
Sim a Yurihime é mensal agora,mas ao que parece por alguma razão Citrus vai continuar sendo lançando de dois em dois meses até porque a autora esta fazendo a arte de um outro manga.
Sobre Yagate Kimi ni Naru ainda não comecei a ler,mas vi elogiarem bastante a obra e é questão de tempo até ganhar um anime creio eu.
Não sabia disso, é uma pena, estava tão ansioso pelo capítulo desse mês, só espero que ela não dê prioridade a esse outro mangá.
Sobre YagaKimi, eu não esperava muita coisa quando comecei a ler, mas o relacionamento das protagonistas é bem diferente, acaba me deixando ansioso pra ver os caminhos que a obra vai seguir, também acho que um anime é questão de tempo, com o lançamento da obra nos EUA, deve ganhar um pouco mais de fama.
Também gosto dos dois, um outro mangá que também é legal é o Anokiss não foca em pegação mas as histórias e as personagens são bem agradáveis.
AnoKiss é muito bom também e é bastante interessante a ideia de varios casais sendo formados.
A forma como o drama de cada casal é trabalhado é interessante e envolvente.
Estou com esperanças que ganhe anime ainda em 2017 eheh
Também espero por isso ^^!
Esse deve ser um dos próximos mangás que irei ler, espero gostar bastante.
Depois dessa review fiquei com vontade de ler, mas acho que vou esperar o anime. Se seguir o mangá e tiver uma staff decente deve sair um bom anime.
Comecei á ler citrus recentemente,logo depois que o anime foi anunciado.Eu gosto muito de romance no geral,e venho querendo ler e assistir mais yuris e yaois pra conhecer um pouco desse mundo.Quanto á citrus,eu li pouco mas gostei do que vi.Simplesmente amei a protagonista louquinha!ela é a minha favorita.A Mei eu estou começando a gostar,mas ela ainda não me cativou.Confesso que as cenas de ”pegação” exageradas no começo me incomodaram um pouco,achei que era mais um tipo de cena pros fãs de yuri babarem.Mas estou gostando muito do desenrolar da história,mal posso esperar pra ver o anime!<3
Dê uma olhada em Netsuzou Trap – NTR
Aeeeeeeeeeeeeeee Carlos, deixa eu te dá um beijo na testa garoto, nunca iria pensar em entrar aqui no blog e ver a review de uma obra yuri ou yaoi. Isto é bom pra desmistificar que yuri e yaoi tornam uma obra ruim, na verdade não importa para qual público a obra é direcionada, se o autor tem um bom controle do desenvolvimento da história e cria bons personagens a obra pode ser boa e atrativa.
Não assistirei o anime
Que informaçao dramatica
é mesmo
Um romance yuri sério e normal? ( ͠° ͟ʖ ͡°)
Não, obrigado. Romances sérios são para o público shoujo.
Prefiro a “ação” de Sakura Trick… ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Ou algo surreal como Yurikuma Arashi.
Sakura Trick… boas lembranças vem a minha mente… Tu leu o mangá? O anime adaptou toda a obra ou ainda tem material pra adaptar?
Não li o mangá, só vi o anime.
Ele não adaptou tudo, e poderiam muito bem ao menos lançar um OVA dele. Mas por enquanto nada.
O manga esta em andamento ainda então tem sim o que adaptar, mas é impossivel adaptarem mais alguma coisa então recomendo ler o manga.
Esperando o anime sair para começar a ler o manga, essa review não ficou ruim mas a leitura me pareceu pouco fluída… fui só eu que tive essa sensação?
Também não curti. E o texto é meu ainda.
porq voce é a pessoa q eu mais gosto nesse blog ? kkkkkkk
na broderagem claro.
Eu acho estranho qualquer pessoa gostar de mim, mas obrigado.
Não que eu tenha algo contra as pessoas que gostam dos apelos sexuais que estão presentes nos gêneros de obras homonexuais, porém prefiro todo um desenvolvimento do relacionamento dos personagens, acho algo bem mais agradável. Não sou grande fã de obras do gênero yuri ou yaoi, mas me agrada quando a toda uma trama podendo possuir até que alguns clichês, entretanto que seja algo mais romântico que só atração sexual, principalmente quando tem comedia, drama ou até mesmo ação para não ficar algo entediante.
Tenho um certa opinião formada sobre o homossexualismo, mas são obras como essa que me fazem lembrar que um romance entre duas pessoas é sempre algo belo a ser apreciado.
Vi pouco do manga ja que vai ter o anime. Mas do pouco que eu vi posso afirmar é um ótimo manga.
Eu comecei a ler a 2 anos atrás e sinceramente as cenas de pegação delas nem me incomodaram tanto assim, só pensei que era muita tenção sexual envolvida, elas estavam naquela de “vai-não-vai” e agora atualmente está de boa, e creio que mais pra frente possa ter mais dessas cenas pra atiçar, provavelmente eu não vou gostar husahusa mas sério, a nossa personagem principal está praticamente na “seca” que da até dó dela. É muito bom saber que vai rolar um anime dele, algumas questões abordadas ali são tão reais e difíceis, como a questão da sociedade e tudo o que você pode ouvir de alguém de fora sobre duas garotas juntas ou dois garotos e que eventualmente te fazem querer chorar, pq querendo ou não, é impossível ignorar um comentário e não se machucar com ele.
“Uma obra onde o Yuri seja retratado de forma normal, parte da historia, e não fanservice” O que deveria ocorrer em TODOS os casos não é mesmo? So no japão mesmo que apelam para outras coisas e que se f*dam as historias, e o pior é que tem gente que ainda gosta…
Não faz meu estilo, mas fica a dica ai Marco, as vezes reviews assim valem mais do que “top isso”, “top aquilo”, conhecer obras novas sempre é bom
top é legal
Você acompanha mesmo esse blog? Fala como se eu não fizesse a análise de um mangá a cada 2 ou 3 semanas. A mania em prestar atenção no que não quer ver e ignorar o resto de alguns chega a ser hilária as vezes.
Por isso que comparei aos tops, que estao saindo quase diariamente, e as reviews como vc mesmo falou, 3 semanas… Recomendação de uma nova obra é sempre interessante, enfim… Ja finalizou Ajin, Marco?, mais um final aberto, sera que terems season 3? Ja adaptaram quase tudo do manga né
Ótima iniciativa o Carlos também fazer review de mangás e torço que faça mais revisões desse estilo. O Yuri não é meu gênero favorito, mas não sou cabeça fechada para recusar alternativas de leituras que possam ser interessante ao meu ver.
Quando fui ler o primeiro capítulo da obra me surpreendi com o enredo (nem a sinopse tinha lido), e em geral achei a obra muito fluida e bem executada.
A relação entre a Mei e a Yuzu é bem interessante de se observar e elas são muito carismáticas!
Bom mangá, to tão por fora que nem sabia que iria ter anime
Um romance Yuri sério?Não,minha cabeça é poluida demais.
primeiro Yuri que peguei para ler, e não em arrependo… outra boa dica Tamen de gushi, apesar de ser chines, tem uma boa historia
caramba nunca pensei que Citrus pode-se aparecer num review aqui, mais fico feliz que ele tenha aparecido, porque é um dos meus mangas de yuri favorito. E um manga com uma historia bem diferente de vários yuris que eu já li, Yuzu e Mei são bem carismáticas, uma mais avoada e a outra mais com centrada, gosto muito da forma como elas agem e da forma como yuzu tenta fazer as coisas para que Mei a reconheça. É um ótimo manga e estarei ansiosa para ver a adaptação para anime.
Pensei o mesmo porém faltou ele citar o drama envolvido junto com assuntos maduros, ele centou spbre de uma forma muito vaga.
talvez evitando dar spoiler a quem n conhece a obra.
Post liberal demais! Me crucifiquem, mas é o que eu acho!
Finalmente um anime de garotinhas colando o velcro (ou que pelo menos são loucas pra isso). Esse monte de anime de baitolagem que tem em toda temporada já tava enchendo o saco.
Comecei a ler hoje e já terminei , a história é muito boa melhor manga de Yuri que já vi, antes dele eu meio que considerava que esse tipo de história era igual a um ecchi clichê e tedioso mas esse realmente é diferente pena q demora para lançar os capítulos o ultimo que saiu já esta traduzido :/
Gostei da história, que é o mais importante, não tenho preconceito em si, mais eu não conseguiria ver se fosse masculino, acho que mesmo sendo um assunto delicado a mulher tem toda uma sensualidade, apesar de que acho errado muitas vezes a abordagem do tema, exageros extremos, mais nesse caso fica interessante como vai se desenvolver até pelo fato dos pais estarem envolvidos, só acho que deveriam mudar um pouco essa coisa de presidente de conselho parece que só existe isso nas escolas japonesas.