Famoso Autor de Mangá diz Quanto Ganha com Adaptações de Anime e Filmes

O Autor de Gintama respondeu no volume 51 do mangá quanto autores ganham quando suas obras são adaptadas para anime ou os filmes estão lucrando muito em bilheteria.

Muitos pensam que se o filme de X Obra está fazendo o maior sucesso, o autor deve estar ficando rico. Mas não é bem assim.

Segundo o autor ele ganha um valor X bem baixo como licença para sua obra poder ser adaptada legalmente. Depois disso não importa quanto dinheiro a obra fizer, seja anime ou filme, ele não ganha nada.

Então para quem vai o dinheiro? Segundo ele para as “inescrupulosas” (palavras dele) editoras da obra, como a Shueisha, e produtores diversos envolvidos no projeto. Basicamente os direitos da obra são da editora, o autor é meramente um cara trabalhando pra ela, que na maioria dos casos não tem muitos direitos sobre sua própria obra. Curioso, não?

Ele disse também que o mais lucrativo para mangakas é a venda de volumes de mangá. Quem quiser apoia-lo, não assista só o anime ou veja o filme, o mais importante é comprar o mangá, já que desse sim ele ganha uma porcentagem das vendas.

Note que, se o anime faz sucesso o mangá aumenta de vendas, então é obvio que autores, mesmo não ganhando nada diretamente do anime, acabam ganhando indiretamente com o marketing.

No final ele encerra dizendo que só se submete a escrever roteiros para filmes dos quais ele não vai ganhar um tostão, é porque existe coisas mais importante do que viver no luxo, que é viver no coração das pessoas. Se ele puder marcar as pessoas com sua criação, não se importa de não ficar rico com elas.

Podem ler a matéria completa com as palavras do autor no crunchyroll americano. Tenho certeza que alguns gostariam que eu traduzisse palavra a palavra, mas, como já devem ter notado, não gosto de pegar matérias e traduzir simplesmente. Prefiro criar minha própria versão com o que acho mais relevante e meus acréscimos. 

Relacionado: