Famoso Autor de Mangá diz Quanto Ganha com Adaptações de Anime e Filmes

O Autor de Gintama respondeu no volume 51 do mangá quanto autores ganham quando suas obras são adaptadas para anime ou os filmes estão lucrando muito em bilheteria.

Muitos pensam que se o filme de X Obra está fazendo o maior sucesso, o autor deve estar ficando rico. Mas não é bem assim.

Segundo o autor ele ganha um valor X bem baixo como licença para sua obra poder ser adaptada legalmente. Depois disso não importa quanto dinheiro a obra fizer, seja anime ou filme, ele não ganha nada.

Então para quem vai o dinheiro? Segundo ele para as “inescrupulosas” (palavras dele) editoras da obra, como a Shueisha, e produtores diversos envolvidos no projeto. Basicamente os direitos da obra são da editora, o autor é meramente um cara trabalhando pra ela, que na maioria dos casos não tem muitos direitos sobre sua própria obra. Curioso, não?

Ele disse também que o mais lucrativo para mangakas é a venda de volumes de mangá. Quem quiser apoia-lo, não assista só o anime ou veja o filme, o mais importante é comprar o mangá, já que desse sim ele ganha uma porcentagem das vendas.

Note que, se o anime faz sucesso o mangá aumenta de vendas, então é obvio que autores, mesmo não ganhando nada diretamente do anime, acabam ganhando indiretamente com o marketing.

No final ele encerra dizendo que só se submete a escrever roteiros para filmes dos quais ele não vai ganhar um tostão, é porque existe coisas mais importante do que viver no luxo, que é viver no coração das pessoas. Se ele puder marcar as pessoas com sua criação, não se importa de não ficar rico com elas.

Podem ler a matéria completa com as palavras do autor no crunchyroll americano. Tenho certeza que alguns gostariam que eu traduzisse palavra a palavra, mas, como já devem ter notado, não gosto de pegar matérias e traduzir simplesmente. Prefiro criar minha própria versão com o que acho mais relevante e meus acréscimos. 

Relacionado:

 

554 Resultados

  1. Apenas um comentador disse:

    Embora eu ache mancada esse negócio de o autor não ganhar nada com as vendas de BD do anime e etc, o que o aturo de Gintama disse no final é verdade, quem trabalha em algo que gosta não está fazendo aquilo exclusivamente por dinheiro. Se você só pensa em dinheiro na hora que for criar o roteiro de um mangá, por exemplo, como o seu trabalho será tão bom quanto aqueles que se dedicam de corpo e alma nisso?

    Bem, a moral da história é: “seja o diretor”

  2. Fabio Luz disse:

    Aí vem a pergunta de 1.000.000 de ienes: e quando o autor faz uma obra original, como fez a Mari Okada com Kiznaiver e Mayoiga? Mesmo não ganhando tanto dos animes da TV o autor tem força para impedir uma segunda temporada de um anime que vendeu bem? Seria então uma espécie de vingança? (Essa última parte é meio delírio meu, se eu estiver errado ignorem.)

  3. Gabriel Nascimento disse:

    Resumindo,os Seyuus ganham até mais que os caras que fazem a historia.

  4. Pedro Alvares Pinto disse:

    Tem alguns autores que são tão desesperados por dinheiro que nem ligam para o que fazem com sua obra quando recebem anime, autor de Sousei no Onmyouji é um exemplo disso além de deixar cagarem no anime ainda fez os designs dos personagens fillers para ganhar uma porcentagem.

  5. YGP disse:

    Isso que o último filme de Gintama vendeu 102k de BD/DVD em uma semana….. “Pobre” Sorachi
    (Essa imagem combinaria mais, não ? kkkk) https://uploads.disquscdn.com/images/bbc1705ab0ea429d9c2b1bf659d3819808222d9fb36a58fcf7ddbad898bb72af.png

  6. Pedro Bordignon disse:

    É triste reparar que o autor tem tão poucos direitos sobre sua obra animada, é semelhante à venda de cd´s de música no brasil, geralmente menos de 10% vai para os autores /cantores das músicas, mas fazer o q, é td c mt burocracia, pelo menos ganham com as vendas dos mangás, mas duvido que seja mais de 35%.

  7. Mônica Azevedo disse:

    Injustiça discarada.
    Da até vontade de botar fogo nas editoras.
    “Lince-do-Canadá (Lynx canadensis)*

  8. Emanuel Moreira disse:

    Há,olhando por esse lado,os criadores de ap
    Arpeggio e Non Non Byiori devem ta P da vida,pois esses animes deram um baita lucro em vendas de Blu Ray e DVD ,sendo que não aumentaram nada as vendas do mangá.O famoso caso peculiar das adaptações de mangá que não dão boost mas lucram com o anime :p
    Agora,sinceramente,acho a maior babaquice os seus ganharem mais que os diretores.Não faz o menor sentido,os seyuus só”falam” e o diretor praticamente faz tudo ,o mérito deveria ser direcionado aos diretores,afinal,sem eles,os seyuus estariam desempregados.Quero só ver o diretor se abster de suas ações em prol de seu salário irrisório comparado ao dos dubladores para ver se os dubladores iriam dirigir o anime

  9. Chances disse:

    Você tem como fazer um IntoxiResponde sobre as chances de nova temporada de Diamond no Ace e Gochuumon ?

  10. Matheus disse:

    Muito fofa essa mensagem final do Sorachi, o cara é foda mesmo, Gintama é sem dúvida um grande legado, mas é sacanagem isso das editoras, tudo bem que um aumento das vendas de mangá a partir do anime compensa em parte o valor que ele deveria receber, mas poxa, tão usando a obra do cara, ele merece uma parte do lucro pelo menos, mas essa é só mais uma das muitas outras injustiças que essa industria tem.

  11. Shiro disse:

    É nessas horas que você que está tudo errado nesse negócio, animadores ganhando um salário horrível e autores verem suas obras lucrarem aos montes e não pegar nada disso. Tem muitas coisas que não são justas, mas a vida é assim mesmo.

  12. ikki031015 disse:

    Interessante e triste essas informações. Cada vez mais me surpreendo com a industria de animes e mangás e seu mal funcionamento. Lembrei da polêmica de uma Inbetweener da P.A Works descendo a lenha nos métodos e no tratamento do estúdio para com eles. Trágico, e o pior de tudo é que as coisas tendem a piorar com o passar do tempo, precisa-se de reforma de estrutura mas, isso não vai acontecer, pelo menos não tão cedo.

  13. SonicToonFace disse:

    Gosto muito desses posts que falam sobre a indústria,e cara,que injusto…

  14. Cesar disse:

    Ah, em parte não tem nada de grave ai… animadores ganhando miseria, isso sim é foda, agora o autor ficar ganhando fortunas por animes que ele nao vai sofrer nada pra fazer? tambem nao seria o mais certo, ja vai ganhar mais pq em 90% dos casos o anime traz um boost de vendas, ainda acho que os pobres animadores é os que mais se fodem nessa industria, os dubladores se tornam estrelas, mangakas ganham bem, as editoras enchem o rabo, enfim…

    Marco, tu ainda tem em mente fazer uma impressões finais de Naruto? Fui rever o anime depois daquele teu post da luta Sasuke x Naruto e ontem terminei XD naquele post tu disse que faria, entao to cobrando hauahuahuahau

    • Antonio Gabriel disse:

      Pow manin, então pense da seguinte forma. Vc tem um projeto, e ele faz um certo sucesso. Vem uma empresa maior, pega ele, e torna em algo maior com mais lucro. Mas vc n vai ganhar nada pq vc n fez “nada”. O que vc fez foi o mais dificil, criar a historia na sua mente e transformar em mangá – LN. Acho q ele deveria sim ganhar uma parte das vendas, até pq se não fosse por ele não iam ter os filmes já que ele é a “fonte”. kkk

      Nesse ramo qm mais sofre é os animadores, mas só pq alguns mangakás n sofrem tanto, q n devem ser reconhecidos financeiramente pelo suas criações que viraram filmes.

    • Dá onde raios você tirou que mangakás ganham tão bem que acumulam fortunas? Os que ganham bem são uma casta pequena, autores de mangás como Naruto, One Pierce, etc. Tire esta fantasia que mangaká ganha bem, com toda a certeza ele ganha mais que um animador, mas não é isto tudo não. A mesma coisa de um escritor de um livro, os que ganham bem são os autores de best sellers, a maioria ganha algo bem ínfimo e escreve por prazer mesmo.

      • Cesar disse:

        Nao falei que acumulam fortunas, falei que nao acho certo eles ganharem muito com o anime, ao qual muitas vezes nem participam. São pagos pelos direitos e depois a equipe de produção é quem sofre pra fazer a animação. Falei que mangakas ganham bem, mas obvio, que isso refletindo nas vendas de suas obras, como em qualquer negocio, se vende bem, ganha bem.

        • E quem escreveu a história? Porque eu não deveria receber pelo uso de minha obra se foi eu que escrevi o principal dela que é a história? Acha isto justo também? eles tinham que receber nem que uma pequena porcentagem pelo uso da obra dele.

          • Cesar disse:

            E vc nao leu o post, mulher?? Ta la escrito que os autores recebem sim quando suas obras são adaptadas! O Quão pouco isso seria eu nao sei, mas ainda continuo com minha opinião, eles ja ganham com o boost que um anime traz, seria legal ver tambem a porcentagem de toda a equipe, dos dubladores à diretores

          • Olha eu não quero que eles ganhem mundos e fundos, mas algo mais justo, porque são os criadores da história. E eu só li o post do Marco e nele ele deixa claro que pela adaptação em anime, o mangaká ganha nada das vendas, quem fica com maior parte do lucro é as produtoras.

  15. Fabio R. Lima disse:

    é muito triste, voce se esforçar tanto. fazer algo que ama, e nao ter o devido reconhecimento. mas fiquei feliz com as palavras deles. q prefere alegrar os fãs doq ficar rico.

  16. Chinami disse:

    Dizer o dinheiro que e bom nada ne

    • Apenas um comentador disse:

      Pelo menos eles tem dinheiro, e a gente que não tem? kkkkk

      • Pedro Bordignon disse:

        É foda, por isso que quero ficar rico e fnalmente fazer meu sonho de um quarto inteiro só pra figurese magas/novel virar realidade, vo comprar uma em tamanho real do killua e da akame e botar la batalhando uhuhuhauhsuahus

        • Apenas um comentador disse:

          Eu serei uma pessoa séria com uma casa normal, mas na minha casa terá um subterrâneo secreto cheio de figures, mangás, home theater, sala de cinema, BD’s de anime e um mordomo chamado James kkk

          • Pedro Bordignon disse:

            Eu não serei uma pessoa normal, pq ja n sou hahahaha, sem contar q as probabilidades de eu me interessar em relaçao amorosa/casamento são ínfimas, émelhor q tu faz o q quiser na casa,vo botar um poster gigante de s;g no meu quarto muahaha.
            o mordomo teria que chamar musashi e se vestir de samurai, pra dar o clima kkk.

          • Apenas um comentador disse:

            Você compra uma waifu e casa com ela se não achar uma mulher de verdade kkkk

          • Será que eu sou o único ser nestas paragens que sonha com um bom emprego para ter pelo menos um duplex com 3 quartos, uma sala de estar, cozinha, garagem e com um escritório onde possa guardar meus livros e mangás e trabalhar sossegadamente? Apenas isto e mais nada.

          • Apenas um comentador disse:

            Eu acho que você é a única pessoa realista aqui Sirlene, porque eu ainda prefiro um subterrâneo com um mordomo chamado James

          • Yushiro disse:

            Prefiro um mordomo chamado Walter…..

          • Apenas um comentador disse:

            Então acho que temos um impasse aqui… vejamos bem, Conan Doyle ou Agatha Crhistie? Isso explicaria muita coisa em relação aos mordomos, porque os mordomos de Christie, os “James” nunca são os culpados, então eu confio mais neles kkk

  17. Michel disse:

    Será que os autores de HQ também ganham pouco assim?

    • SonicToonFace disse:

      Não sei,mas seria interessante uma matéria sobre isso.

    • Tomaz Pontes disse:

      Não.

      É totalmente diferente a indústria americana pra indústria japonesa…

      Quase não tem “HQ” lá no Japão, já que os Mangás predominam.

      No Japão é desvalorizado, pois lá não se tem muitas leis sobre copyright (autoria de obra) e também é um país com uma moeda muito desvalorizada, ou seja, a mão de obra muito mais barata.

    • Pedro Astawke disse:

      Olha,acho que e pior,porque se estivemos falando das editoras de multiversos,o personagem criado é passado para a editora e se torna propriedade da editora.

  18. Alex Medeiros disse:

    Nossa, que coisa chata, os cara se esforça pá caramba para criar uma história interessante… para ganhar mixaria, que coisa injusta isso ;/. Deveriam reconhecer o trabalho das pessoas e paga-las com devida popularidade dela.

  19. Andersted Manzini disse:

    Ai depende da malícia do autor, se o cara decidir encerrar a obra no seu auge de sucesso de vendas e lucro, como fizeram Watsuki em Rurouni Kenshin e Togashi em Yuyu Hakusho, tenho absoluta certeza que os produtores não devem poupar esforços para manter o contrato e o autor trabalhando. Foi o que aconteceu com o Toriyama que queria encerrar Dragon Ball na saga Cell, mas a Jump o “obrigou” a fazer mais um arco.

  20. Gabriel Augusto Vidigal disse:

    Ei Março, você vai noticiar que Baki finalmente vai ganhar sua terceira temporada? Eu ficava quase todo vídeo seu pedindo as chance para uma nova temporada, nem preciso mais, ainda bem.

  21. thomaz disse:

    Impressionante….

  22. Angelo Santos disse:

    blábláblá os únicos que se fod#m mesmo são os animadores
    o autor, os diretores e os dubladores dos animes ficam com todos os créditos

    • Miqueias Silva disse:

      Tira o autor

    • Yhan disse:

      Muito relativo, depende muito do caso.. mas claro que animadores são os que menso ganham, mas na realidade quase todo mundo não se dá bem na indústria, tirando os dubladores claro, eles ganham demais…
      E o autor não deveria ficar com os créditos? Ele é o criador da obra… E, bom, só o mangá mesmo que ele ganha algo por isso, e nem são todos que devem ganhar bem, o Oda que deve ser o rico da turma toda.

      • Angelo Santos disse:

        eu fiquei puto com esse mangaka , dizendo que ganhar uma merreca por anime porr# nenhuma só falo isso pq séra a ultima temporada de gintama em 2017 , coitados dos animadores nem são chamados para uma porr# de um evento de anime !
        só vejo mangaka, dubladores, diretores dando entrevistas enquanto os animadores ;(

        • Lucio disse:

          Se vc soubesse o quanto um mangaka sofre não falaria isso
          o oda mesmo dorme duas horas por dia somente.

          • Angelo Santos disse:

            pq é besta, faz igual ao togashi lança um volume por ano e ganhar milhões

          • Lucio disse:

            Mesmo assim, animador também não é só um, nem teria como.

          • Angelo Santos disse:

            mas deveria ganhar um pouco mas de money
            coitados ganhão uma merreca por flames

          • Caio Jota disse:

            Cara, fiquei interessado em ler esses comentários, mas o cara apagou os dele, ai complica.
            Pelo o que eu entendi o cara ai em cima meteu o pau nos mangakás é isso?

          • Lucio disse:

            Ele ficou falando que o do animador é bem pior e que não deveria ser importante falar sobre o quanto o mangaka sofre.

          • Caio Jota disse:

            Olha, acho que os dois devem ser ruins :v
            A Proposito, Bakuman retratou bem esse mundo dos mangakás?

          • Lucio disse:

            Creio eu que sim. Ainda não vi o anime.

          • Maximiliam disse:

            Sim Bakuman apresenta com bastante informação como funciona o “mundo” de um mangaká….

            As reuniões de serialização, os ranks de TOC, explica em até certo ponto como funciona a receita/remuneração e por ai vai…

            Além de mostrar um pouco do estilo vida “padrão” de um mangaká…

            Tri bom o anime… Uma temporada melhor que a outra e final fechado 😀

          • Yhan disse:

            Togashi é um caso diferente, ele tem um contrato louco com a Jump por causa de Yu Yu Hakusho, pelo menos é isso que falam. Se você entende como é o cotidiano de todos mangakás, entende o que eles passam, não pegue 1 caso raro para exemplificar tudo.

        • Yhan disse:

          Rapaz, não fale mal do Mangaká de Gintama, ta defecando pela boca novamente por aqui… Achando que ser mangaká é coisa fácil, e ele está certo, ele realmente não ganha os lucros do anime, ele ganha apenas marketing para seu mangá, o que as vezes não adianta nada, porque tem casos que as vendas do mangá nem aumenta.
          Mas cara, mangaká é o cara que cria a obra, não quer ele dando entrevistas ou participando de algo para os fãs? Seu pensamento é bem errado.
          E concordo que animadores não são valorizados, é triste, mereciam mais mesmo, mas essa é a indústria, até quem desenha é meio desvalorizados, digo isso porque eu desenho…

          • Angelo Santos disse:

            não to falando que mangaka e coisa fácil vc que interpretou errado, to falando que animadores devia ganhar um pouco mais sobre o anime !

          • Yhan disse:

            Mas a questão é essa mesmo, os animadores deveriam e devem ganhar mais por ser serviço, mas também não precisa diminuir os outros e o próprio autor pra isso…

          • Angelo Santos disse:

            o cara ganha bem, vem falando baboseira acho que ele nem sabe quanto ganha um animador sobre o anime ! menos da metade do salario dele , ele devia defender os cara, mas não todo macaco só olha seu rabo

          • Yhan disse:

            Na moral, odeio comentar bastante atoa!! Odeio mesmo, então vou deixar o comentário aqui e o seu também.
            https://uploads.disquscdn.com/images/66a8bdb2bae0814c5cb894fca6c8768f3a5d284f618fc1e282f4e5d3f2eac4c5.png
            Sim, ele ganha consideravelmente bem, não tanto quanto merecia, comparado aos outros mangakás que vendem bem mais que ele.
            Não sabemos se ele realmente está ciente quando os animadores ganham, se até a gente sabe, ele pode saber. E onde ele falou baboseira na entrevista? Ele não disse que tem que ganhar mais pelo anime, ele apenas está explicado como funciona essa coisa sobre adaptação, que ele não ganha nada por ela, apenas maketing o resto o lucro é deles lá.

            E para falar a verdade ele foi bem humilde falando isso na entrevista: “Se Gintama puder alcançar os corações das massas, eu não me importaria de morar numa colina feita de papelão. Os autores são os únicos que abrigam tais intenções honestas com as suas criações.”

            Agora você está dizendo que ele é um macaco ganancioso? Por qual motivo? E o problema dos animadores ganharem pouco não é do mangaká, ele é apenas mais um que trabalha na indústria, o problema tem que ser resolvido pela indústria, os animadores deveriam é entrar em greve e procurar seus direitos, deveriam começar a ter mudandas nessa indústria de animação porque tem muita coisa errada.

  23. Lucio disse:

    A vida de ninguém nessa indústria é fácil, mesmo as seiyuus que ganham muito tem trabalho para fazer isso, espero que isso mude um dia, não sou a favor de acabar a indústria e sim reduzir os animes para ter maior qualidade e escolher melhores obras para adaptar, porque sinceramente tem umas que são óbvias que não vão vender nada e mesmo assim eles fazem.

  24. Tomaz Pontes disse:

    Marco, quando e como um mangá consegue um anime de audiência e não de dvd/bluray?

  25. DouglasLK disse:

    [OFF] Marco, a um tempo a traz você comentou sobre o assédio de alguns fãs (nudes, e propostas indecentes), atualmente você é bem mais famoso, conta pra nos alguns casos de fãs mandando e-mails “inusitados”.

  26. Como sempre o autor, verdadeiro dono de suas obras, quase mendiga pão. É triste saber disso, mas é a verdade da industria, fazer o que? Escritores, mangakás, etc só fazem isto mesmo por algo chamado paixão, porque a maioria ganha algo ínfimo e quem ganha bem também não ganha nem 1/3 do que as produtoras ganham.

    • Apenas um comentador disse:

      Infelizmente com escritores é meio assim também, por isso que muitos preferem o e-book, que gera mais lucro. Eu tinha uma vizinha que escreveu um livro e ela me contava das injustiças sofridas pelos escritores, o que é uma lástima…

      • Sim, se não me engano no Brasil escritor só tem direito de algo em torno de 10% dos lucros da obra dele. Por isto a maioria escreve porque gosta e tem uma segunda profissão que é a profissão real que sustenta a casa.

        • Apenas um comentador disse:

          Sim, olha nos EUA, gente como Marie Lu, a escritora da trilogia Legends, escreve uma trilogia e consegue viver só dos livros! Isso é um absurdo porque as editoras são as que ganham mais e menos tiveram participação no formato final da obra

  27. Angel-chan disse:

    Triste o que os autores passam.Em giarlish number mostram o quão menosprezados são os autores de light novel e o quanto as seiyus sempre acabam se dando bem.Mas temos de lembrar que o anime é extremamente exagerado,shirobako é bem mais realista em mostrar a indústria de animação.

  28. Miyamura disse:

    Uma pena,os autores mereciam mais consideração…

  29. Rodrigo Rodrigues disse:

    MUUUUITO pouco, é esperar que à adaptação faça sucesso para assim vender mangá

  30. Caio Jota disse:

    Mano, fiquei feliz de ver a foto da Nami :v
    e essa frase “No final ele encerra dizendo que só se submete a escrever roteiros para filmes dos quais ele não vai ganhar um tostão, é porque existe coisas mais importante do que viver no luxo, que é viver no coração das pessoas” Pensa numa frase tocante? se eu fosse japa, ia comprar os mangás, mds.
    Obs: Marco assiste One Piece?

  31. hygor disse:

    Gosto muito dessas postagens falando sobre a indústria de animação japonesa.
    Fico indignado que o autor aquele que pensou em todo o enredo por trás da obra, que a fez chegar a ter vendas considerável descentes para ser adaptada, não recebe o devido reconhecimento, claro que os custos de produção de um filme/anime são baixos, e que maior parte do valor vai para uma certa área(coff coff dubladores coff), claro que tem outros empregados que recebem pouco e fazem muito, muito mesmo, porém alguém que criou a obra não deveria só receber o valor x do investimento feito, ele deveria receber no mínimo 30% do arrecadado em vendas, a industria está em um ciclo vicioso e enquanto esse pessoal que não está recebendo seu devido reconhecimento não se manifestar, vai continuar assim. Não quero menos obras nem nada, só quero que eles recebam por aquilo que fazem, mas isso é meio que nem no Brasil.

    • Pedro Astawke disse:

      Não precisa ser 30%,pois a editora que vai ser responsável pelo marketing e pela produção,mas 10% do valor arrecadado deveria ser garantido.

      • hygor disse:

        Mas a obra em si é do autor, ta bom 30% foi exagerado mesmo, porque depende do arrecadado, mas uns 15% a 20% seria o ideal, pois quem produz vai se beneficiar e muito se as vendas foram boas, claro que tem as chances de ser um fracasso.

    • thomaz disse:

      Eu acho que depende do sucesso da obra. Se for um hit de vendas com certeza a participação dos lucros para o autor ficará maior. E com certeza deve ser incluido tambem o merchandising

  32. Ninguém disse:

    Marco, acho que você já vive no meu coração.

  33. Micael Okamura disse:

    De longe, o autor de Gintama é o cara mais foda que existe no mundo!!!

  34. Ryu-senpai disse:

    Este senhor disseste tudo!! ???

Deixe um comentário