Yuri On Ice!!! #04 – Impressões Semanais

yuri-on-ice-04-34-horz-vert

E temos… aquele episódio de treinamento

Primeiramente queria me desculpar com os leitores do Intoxi pelo meu atraso no post, que foi ocasionado por minhas responsabilidades acadêmicas e problemas com a internet.

Sem mais delongas, o quarto episódio de Yuri On Ice ficou  um pouco cansativo e menos divertido para mim. Isto pelo arranjo e a forma que certas informações foram inseridas, além dos momentos cômicos não terem funcionado muito bem comigo dessa vez.

A animação de Yuri on Ice apesar de manter certa fluidez, contínua bem inconsistente, isto me incomoda um pouco. O rosto dos personagens mudam constantemente.

E infelizmente sentir que estão precisando revisar mais o layout principalmente quando tem a transição de um personagem para outro. É uma jogada legal, mas que requer cuidado. Reparem como o Victor de repente aparece na Rússia (acho que era pra ser o Yakov, mas …).

remastscreenshot_11

Victor além de patinador é um mutante, se teletransporta que nem o Noturno

Mas resumindo, o foco desse episódio foi o início do treinamento do Yuri com o Victor enquanto os dois formam um vínculo maior entre eles (como técnico e aprendiz seus mentes sujas¬¬) com algumas explicações referentes ao esporte.

Um dos pontos positivos da obra é o fato do roteiro realmente estar focando no desenvolvimento das personagens. O ponto negativo é o fanservice que mesmo moderado faz parecer que os personagens são homossexuais, quando certos diálogos do roteiro deixam claro que não ( Mais o Yuri nesse caso. O Victor continua uma incógnita, às vezes acho que é, às vezes acho que não).

Positivamente neste episódio o fanservice não teve tantas frases com duplo sentido como no episódio anterior, apesar de ter umas situações que claramente são apenas chamariz para as fujoshis, como o banho nas termas. Contudo o fanservice estava focado um pouco mais na comédia.

Este elemento não chega a me incomodar tanto, até porque eu não tenho problemas em relação as personagens serem homossexuais. No entanto eu prefiro roteiros que deixam mais claro a inclinação sexual de seus personagens.

Mesmo não sendo uma obra yaoi, mas com foco no esporte. Eu gostaria muito que o roteirista de Yuri on Ice tivesse esta ousadia.

remastscreenshot_7

Vou admitir, nesse momento eu queria que o Yuri falasse sim XD

O chibi Yuri dessa vez não foi usado para recapitulação, mas para explicar simplificadamente o sistema de pontuação. Agradeço muito ao diretor pelo bom, sendo que ficaria muito cansativo usar ele para fazer recapitulações em todo santo episódio.

Mas negativamente achei que inseriram muitas explicações sobre o esporte nesse episódio.

Então ele ficou um pouco saturado, mesmo que tenha sido informações bem simplificadas do Grand Prix e o Campeonato Nacional Japonês. No entanto achei interessante eles usarem várias personagens para inserirem as informações, não apenas o chibi Yuri.

Além disso, foi bom ver que o roteirista não se esqueceu do Yurio, focando um pouco o treinamento do patinador na Rússia. Também gostei do fato dele realmente ter demonstrado um pequeno amadurecimento depois da competição com o Yuri no Japão.

Mostrando que o personagem apesar de ser bem orgulhoso, acabou aprendendo a ser um pouco mais humildade. Buscando se aperfeiçoar enquanto trabalha aquilo que lhe falta para seguir em sua carreira. Como o Yakov disse, acordando para a vida.

remastscreenshot_10

Gostei de ver o individuo finalmente percebendo que não é a última coca-cola do deserto XD

O roteiro também focou novamente na falta de confiança do Yuri. Estou gostando de ver que há uma real preocupação deles resolverem este problema do personagem sem ser algo abrupto, mas uma evolução progressiva.

E o elemento que usam para isto é o Victor incentivando cada vez mais o protagonista a ser mais criativo e confiante, dessa vez deixando ele escolher a própria música para o programa.

Também vemos que o Victor está tirando o protagonista da zona de conforto dele para dessa forma trabalhar as qualidades do patinador.

O Yuri era um profissional estagnado. Ele ficava parado no mesmo lugar.  Ele não evoluía, simplesmente porque tinha se conformado em deixar o técnico escolher tudo para ele.  O pior mal para uma pessoa é o conformismo.

Também foi bom ver que o Yuri é um personagem  maduro e sincero, admitindo que não deixava o Victor se aproximar tanto dele por medo do ídolo ver os seus defeitos.

remastscreenshot_14

Agora que você admitiu isto, vamos parar de fugir do Victor né?

Além disso deixou claro que não gosta que tentem invadir a intimidade dele abruptamente, o que é  bem típico do povo japonês. Eles são bem reservados.

Contudo apesar do roteiro está bom, dessa vez os momentos cômicos não funcionaram comigo. Algumas coisas já estão se tornando repetitivas, como as reações exageradas do Yuri perto do Victor e o Yuri fugindo do Victor (já deu né diretor, vamos pensar em coisas novas e do Yuri agindo mais naturalmente perto do ídolo né? até porque os dois são técnico e aluno).

E infelizmente quando começo a achar as coisas muito repetitivas, isto começa a afetar minha degustação do episódio. Ele começa a se tornar mais cansativo e menos divertido para mim.

O interessante é que neste episódio temos a referência para o nome do anime, que não esta diretamente relacionado aos dois Yuri como eu pensava. E sim referência ao nome da música que o Yuri escolheu para o seu programa, a qual encarna seu amor pelo esporte. Este talvez seja realmente o final de sua carreira, mas com ele encontrando o que lhe faltava ou o seu renascimento para o esporte.

Concluindo, achei este episódio de Yuri on Ice bem razoável. O storyboard do episódio foi bom, mas alguns elementos prejudicaram meu entretenimento, como repetições de certos eventos e o saturamento com algumas informações. A animação mesmo fluida contínua um mar de inconsistência.  O ponto forte do anime continua sendo o foco no desenvolvimento das personagens e no esporte.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

#Extras

remastscreenshot_1

Alguém me explica este horário doido do Japão.

remastscreenshot_4

Nunca oculte nada da sua namorada, ela sempre descobre no final :V

remastscreenshot_6

Quando seu técnico tenta te ajudar, mas esquece que você é totalmente virgem XD

remastscreenshot_12

Me pergunto se até o final da temporada ele vai estar inteiro XD

remastscreenshot_8

A = Axel, Lz= Lutz, Lo = Loop, T= Toe loop, F= Flip, S= Salchow. Os números marcam se é duplo,triplo ou quadruplo. Fssp e Ccosp são giros. Chsq é uma sequência de passos coreografados.

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.