Impressões finais: 91 Days – Um Suspense de Máfia Frio

horriblesubs-91-days-12-480p-mkv_snapshot_02-39_2016-10-01_21-25-tile

91 Days terminou de uma forma que pode soar anti-climática para a maioria, mas eu honestamente não via como fazer de outra forma.

O protagonista não dava a mínima pra morrer e não tinha nada para ser tirado dele, o que impossibilita um final movimentado de perseguição. Pessoas assim são horríveis porque você não pode ameaçar elas com nada, e mata-las não daria prazer.

É até engraçada a jornada do protagonista e do Nero. Eles se comportam como amigos mesmo um sabendo que vai ser morto desde o começo. É uma jornada de reflexão aonde o Nero mata como uma forma de fazer sua própria justiça, mas sem prazer algum no ato, é apenas algo que precisa ser feito na mente dele.

A reflexão do protagonista é boa também, mesmo que conhecida. A vingança não vai curar suas feridas ou trazer os entes queridos de volta, ela é vazia. O protagonista ainda justifica que achava que depois da vingança talvez consegui-se seguir em frente, mas acabou não sendo o caso. Ele estava tão infeliz depois quanto estava antes. Na verdade até mais, porque sua vingança custou a vida do melhor amigo.

E assim termina 91 Days, de forma mais contemplativa e reflexiva do que qualquer outra coisa. Psycho Pass também tentou um caminho similar (mesmo que mais movimentado no processo). Não é algo que gostei muito, mas para uma obra fria com personagens apáticos não tinha muitas opções.

O melhor episódio pra mim com certeza ficará sendo o 11, e como um todo a obra é bem escrita. Uma pena que seja vazia e com uma direção que não ajuda em nada a nos fazer simpatizar com o elenco. E se você não se importa com os personagens, fica complicado se emocionar ou ter qualquer envolvimento com o anime. Um bom anime de máfia, principalmente pelas diversas referencias ao gênero, mas é para quem curte obras frias, não para quem valoriza a emoção.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria para o episódio final?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extras

horriblesubs-91-days-12-480p-mkv_snapshot_24-06_2016-10-01_21-24-26

Os pés do protagonista sendo apagados são provavelmente um simbolismo do fim de sua existência. Então sim, ele deve estar morto.

horriblesubs-91-days-12-480p-mkv_snapshot_22-01_2016-10-01_21-23-51

O sorriso do Nero no final eu chuto que seja ele feliz em saber que o protagonista não queria matar ele, sugerindo que gostava de verdade do mesmo apesar de tudo.