Impressões Finais: Orange #13
A princípio, quando revelaram que o Series Finale de Orange seria estendido, com uma hora de duração (valor reduzido para 37min. com comerciais e seja lá o que mais teve na transmissão televisiva), rapidamente pensei ser um exagero, visto que o anime teve facilidade para acompanhar a história do mangá sem sacrifícios e rushadas.
Após o seu fim, porém, a escolha se mostrou acertada. Nunca saberemos como seria a versão normal, mas com este tempo extra, a equipe teve oportunidade de desenvolver o capítulo final lenta e minuciosamente, com o já conhecido foco em seus personagens, os grandes condutores da trama.
Se compararmos todos os alunos do grupo principal, é nítida a mudança e evolução que tiveram, com destaque para o casal protagonista, é claro. As atitudes de Naho – enfrentar sua antiga rival amorosa e a intrepidez para admitir seus sentimentos para com Kakeru, mesmo com tanta relutância – seriam impensáveis 13 episódios atrás, e o mesmo vale para o garoto, apesar de seu psicológico ainda ser um obstáculo até a eminência do final.
Não fosse por Naho e o esforço de todos, Kakeru, inevitavelmente, partiria para o além. Porém, tudo que Suwa e cia realizaram até aqui teve o resultado esperado, ainda que com um pequeno grande e fatídico susto, susto este que ficou desnecessário como animação. A tensão da cena do caminhão funciona melhor em mangá, papel, pois no anime o áudio deixa claro, para os espectadores mais atentos, como a freada não veio acompanhada de um baque relativo ao corpo do garoto.
Claro que sua inserção é compreensível para gerar um conflito final onde todos possam descarregar seus sentimentos, tudo isso sem melodrama, pois o conteúdo do que aconteceu, acompanhados pelo background sentimental já explorado, é o suficiente para expor a relevância do momento.
E assim, até os segundos finais, Orange se despedia com um adeus leve, delicado e eficientemente comedido. Uma pena, então, que um dos últimos diálogos entre a carismática turma tenha prejudicado todo o conjunto ao expor a fragilidade do roteiro. Me refiro a quando todos comentam as cartas, e Suwa e Naho revelam como gostariam de estarem juntos em alguma realidade alternativa. Bonito? Problemático e ilógico, ainda mais junto a Kakeru e após fazerem de tudo para a dupla Naho-Kakeru terminar junta.
Já era conhecido o sentimento de Suwa para com Naho, e terminar com esta complicidade seria o melhor. Ainda deixaria uma incógnita para o futuro do rapaz, mas ao tentar conciliar todas as tramas, cria apenas um problema infantil e até ridículo, e isso logo nos segundos finais faz com os créditos subam com um nó na garganta, com a sensação de que algo não foi como deveria.
Lamentável.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
Sua nota, leitor:
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
Realmente esse final onde os 2 dissem pro kakeru que queriam esta juntos foi ridiculo msm sem sentido algum ja que na trama eu n vi nenhum romance entre eles!!!!Naho x Suwa!!! e de ate msm o protagonista dando a entende que ele deseja por eles estarem juntos…..
Claro q teve,o kakeru tentou jogar o suwa pra naho mas ele sabia q não podia tentar algo com a naho
Essa fato dos dois disserem que gostariam de ter um futuro juntos, eu discordo de vc. Suwa disse que gostaria de ficar com naho, pq ele sabia do seu eu do futuro enquanto naho nao sabia e o ‘sim’ de naho foi mais pelo fato de suwa ser uma boa pessoa
Sinceramente eu gostei de como desenrolou o episódio. Aquela hora em que o Kakeru disse “quero ser feliz” até eu quis dar um abraço nele. Uns julgam a personalidade dele como “frescura”, mas, convenhamos, não é.
Espero – e muito – que o filme sane todas as dúvidas que tive (onde todas são relacionadas a “o que aconteceu depois?” kkkkk).
Nota 8/10 pra mim, apesar da história ofuscar minha vista da péssima animação, ela ainda foi de doer kkkkkk
Pior do ano facil “””Ha”ha
Musaigen foi pior, bem pior. Bungou também. E devem ter vários mais que não assisti.
Bungou Stray Dogs ainda não acabou, então pode melhorar.
De fato, mas o primeiro cour é tenebroso. Um desperdício.
Sim, mas até que alguns personagens tem potencial, como o “Rampo”. Se conseguirem aprofundar de maneira séria os personagens (o que acho difícil), aí sim podemos apagar a primeira temporada da memória.
Lembro que gostei da mulher que surgiu no final, mas a incapacidade da obra se manter séria, sempre apelando para gags em situações fora de contexto, me deixou profundamente irritado e sem imersão.
Musaigen e Bungou foi decepcionante durante a maior parte dos 12/13 episódios, e eu fui masoquista o suficiente para assistir até o final, esperando que melhorasse. Mas eu gostei do último arco de Musaigen, só que não foi suficiente para salvar o resto dos episódios. Não estou nem um pouco motivado pela segunda temporada de Bungou. ;/
Sim mudei de ideia tem ums 15 bem piores
Pior que Big Order, Tabbo tatto, Hitori no Shita, Qualidade code? Esses são melhores que Orange?? NUNCA
Até Berserk é mais decepcionante que Orange.
Berserk foi 10x melhor que Orange pra mim. Como sofri pra terminar esse treco. E ainda terminei arrependido.
Berserk me divertiu muito, mesmo com o CG. Na verdade gostei até mais de Hitori no Shita que Orange, de tão decepcionado que fiquei.
Eu discordo, se Berserk tivesse adaptado o arco dos falsos elfos ae sim eu teria gostado bem mais de berserk, mas o anime com cortes de arcos e desenvolvimentos, cortes daquelas cenas do puck, gatts com cara robótica e sem graça, ação destruída por causa do CGI, 2D travado faltando frames, não dá, eu custei terminar Berserk, sempre atrasava os episódios, e no mangá mesmo eu não gosto muito do desfecho desse arco, se nesse anime de berserk já tivesse sido adaptado o arco da armadura berserk ae sim eu poderia ter gostado bem mais….
A qualidade de Orange é tão ruim, que mesmo uma péssima adaptação de Berserk consegue ser melhor. Se você não aceita isso, problema seu.
E quando eu disse que Orange é bom?? Orange tá no mesmo saco, não foi grande coisa.
“Pior que Big Order, Tabbo tatto, Hitori no Shita, Qualidade code? Esses são melhores que Orange?? NUNCA
Até Berserk é mais decepcionante que Orange.”
Suas palavras deixam claro que considera Orange melhor que a adaptação horrível de Berserk, e isso é um tremendo insulto.
Considero, porque achei Berserk terrível, odiei tudo naquilo menos a trilha sonora, o enredo deu uma melhorada em alguns episódios, mas esse é um dos arcos que menos gosto de berserk, e o começo do anime eles fizeram uma mistureba rushada de outros arcos e filler e ainda o anime não conseguiu passar o clima pesado do mangá, direção pecou nisso, toda vez que eu assistia berserk eu ficava com raiva… Orange mesmo eu não gostando ainda tinha uns episódios que não me deixava entediado.
Berserk mesmo com uma péssima adaptação consegue sim ser melhor que Orange. A trama de Berserk no anime foi cagada, mas continua com muito menos incoerências do que Orange. Leve em consideração que Orange adaptou fielmente o mangá, enquanto Berserk cortou, repicou e cagou no mangá. Sendo assim, comparar uma obra prima mal adaptada com uma obra ruim “bem” adaptada é sacanagem. Berserk CG >> Orange sem noção da física.
Não sei para que essa tempestade, ambos foram fracos… Para mim é farinha do mesmo saco.
Uma coisa é a expectativa que tínhamos com um mangá famoso e de qualidade e outra com uma história que nunca ouvi falar, não conheço muitos do gênero de Orange mas fiquei contente com o resultado, daria um 6.5 tranquilo.
Até Hitori no Shita eita a coisa foi feia então,nesses casos dropar faz bem em fica a dica ai,a não ser que vc viu por obrigação para ”arrumar” aquele vídeo inicial.
Á Big order passou em branco agora que comentou tem razão esses foram bem mais piores”
Taboo Tatto parecia ser foda, mas foi uma bosta. O piro que no final deu uma preview de S2. Sera qeu rola ? =s
Não! Já vi alguns animes fazer um teaser trailer no final e nunca ganharam uma continuação, aquele foi feito apenas para o povo correr atrás do mangá, sem falar que pelas previsões o anime não vai vender nada, então sem chances de outra temporada.
pois eh. o pior que a 2 temporada parece melhorar mas como eu nao curto mt le manga, ireis esperar eternamente uma s2.
Me lembro que fizeram isso com binbougami ga, esse sim merecia uma segunda temporada
Pra mim esse foi o principal problema do mangá, tentar ser boazinha com o Suwa por que ele é um bom personagem, um cara legal, e acabar prejudicando toda a construção dos personagens até então, tenho esse nó na garganta até hoje desde que terminei de ler o mangá( que acompanhei uns 6 meses comprando os volumes com folha transparente da JBC, pois estava gostando de ler ele lentamente).
Seria melhor ter deixado ela com o Kakeru e pronto, a Naho se declarou para ele e ele para ela, isso era o lógico, o inevitável, o futuro deixava pra lá, para a nossa imaginação, mas sem estragar a própria construção da história e das personagens só por querer favorecer uma delas. Acho que foi por isso que dropei o anime, por me lembrar do gosto amargo que ele deixaria no final.
Ai, eu tento não entrar nas review do carlos mas não dá, Carlos meu amor e o único capaz de despertar a treta que há em min❤
Te vejo no inferno/zona meu amor, que o próximo re zero não demore muito, pra você se encher de desgosto por min. ❤❤❤
<3.
Carlos querido, anunciaram o capítulo com 1 hora mas só tem 37 minutos…. Por que?
Porque eu liguei avisando que não tinha paciência pra 1 hora de Orange. Ameacei não fazer review, assustaram e reduziram.
Só podia ser você né? Amor ?
Alguém ai me tira uma dúvida sobre essa história ? Até o ponto que eu assisti o anime, o fato da Naho ( acho que era esse o nome da personagem que escrevia as cartas para a ” eu ” dela do passado ) ficar escrevendo que ela deveria ficar com o Kakeru mesmo tendo um filho e sendo casado com o outro maluco lá, é explicado ?
obs: talvez minha pergunta tenha ficado sem nexo, visto que não acompanhei o anime até o final.
A Naho do futuro não mandou a do passado ficar com o Kakeru,só orientou ela ser sincera com os próprios sentimentos.A intenção tanto da Naho do futuro quanto do grupo foi puramente salvar o Kakeru.
Bom final,apesar de que achei mais emocionante no mangá.Nem vi esse fuzuê todo nos diálogos finais,tava todo mundo conversando alegremente e só supuseram os casais inocentemente.
Em questão de adaptação até que o anime no geral ficou fiel ao mangá apesar de o original ainda continuar bem superior.Foi ótimo rever Orange agora em anime,o que posso dizer que prejudicou bastante a experiencia foi a animação que foi um horror em certos momentos e chegou até prejudicar episódios inteiros,mas a direção(diretor de Steins Gate se saiu bem)e trilha sonora compensou as falhas.
Minha nota final pro show é 9/10 relevando bastante a animação.
a cena do caminhao podia ter sido sem som..
To ansioso para ver o filme,pq pra mim parece mais interessante ver o personagem suwa do que o casal principal,e espero que ele seja feliz pois é o que mais merece.
com certeza de longe oque mais se sacrifica pelos outros, que homem! eu queria ser que nem ele ahsudhau
Sai Review completa mais tarde. Cheia de desgosto.
Kakeru: ”Ah, eu queria ter saído com a bicicleta, mas ela estava quebrada”
Hagita: ”Nem consigo imaginar quem faria esse tipo de maldade”
Só isso para me deixar animado durante esse episódio, uhshusuhs.
Te deixou mais animado que o anime em si.
Foi algo por volta disso, hehehe.
Todos momentos de interação com os personagens se divertindo e rindo foi os melhores, o ponto forte da obra é esse clima super divertido que até me faz rir junto e me sentir próximo dos personagens, bem que eu queria mais desses momentos.
Seria ótimo se tivesse mais momentos como esse. 🙂
Realmente aquela cena no final do Suwa dizendo que gostaria de estar casado com a Naho em outra dimensão/linha temporal manchou o final, serio, prefiro fingir que este diálogo não aconteceu…
Bom final bateu nos feels legal a partir de 30 minutos pra frente ainda mais com aquela OST, apesar que não foi o suficiente para arrancar alguma lagrima minha,mas de qualquer modo bato palmas para a direção de Orange,a Naho até que evoluiu em partes se comparar com o começo aonde a iniciativa dela para conversar com o Kakeru era -1,novamente os backgrounds merecem destaque acho que inclusive vai ser o aspecto que eu vou mais lembrar de Orange xD,hum não me incomodei com o que a Naho disse no finalzinho sobre a mesma estar casada com o Suwa em outra realidade,se bem que analisando friamente soou ilógico para o que tinha sido trabalhado até então no que diz respeito ao casal central vulgo Naho e Kakeru.
Bem Orange foi o meu primeiro anime do gênero Shoujo que vi completo e não arrependi,teve seus momentos fracos e meio lentos em alguns episódios principalmente no 10 pqp a animação tava triste ali,mas no grosso gostei do que foi trabalhado em cima do enredo a qual tinha sido a razão para mim dar uma chance ao mesmo,os personagens em si são agradáveis/ok se bem que a Naho pode desagradar alguns dado sua mega timidez a impossibilitando de resolver coisas simples com uma ou duas palavras.
Nota Final:8/10.
Achei o episódio legal, embora eu não tenha conseguido sentir muita emoção nele. Mas aquele diálogo final foi mesmo sem noção.
Pq diabos chama Orange ?
Triste quando o anime termina sem uma explicação do nome HUHAHAUHAHUAHUA
não sei se é viagem minha mas, eu lembro da naho do futuro falando que queria ver com ele a paisagem do por do sol alaranjado e belo do dia em que eles estão abrindo a capsula.
pode ser. eles falam muito da vista do monte e tal. Muito bom esse seu pensamento
e pq ela gosta de tomar suco de ”orange” laranja KKKKKKKK
Também acho que tem a ver com isso!
É por isso mesmo que o Murilo falou.
Além disso, se vocês notarem no anime, em todos os episódios foram mostrados objetos centrais, em que a “câmera” ficou parada por um bom tempo, e que eram ou laranja ou com uma laranja (fruta).
[SPOILER ALERT]
Mas uma das coisas mais importantes nisso é a primeira coisa que o Kakeru compra para a Naho é um suco de laranja, pouco antes de começar a namorar com a outra garota (Ueda? Utada? não lembro…)
A Naho não consegue beber o suco na escola e leva pra casa e descreve que o suco tinha um sabor “doce, porem também amargo e pesaroso”
Ao mesmo tempo no outro universo eles descobrem que o Kakeru na verdade tinha cometido suicídio.
É uma representação para a relação da Naho com o Kakeru a doçura de ter amado, o amargor de te-lo perdido e o arrependimento de não ter conseguido impedir a morte dele/se sentir culpada.
Essa discussão foi muito grande quando o mangá estava saindo e teve várias especulações, mas parece que foi confirmada a teoria do Murilo e explicado isso que eu repassei aqui depois naqueles especiais do mangá. Mas eu não leio em japonês, então estou só repassando algo que foi dito no Myanimelist. :3
deve ser porque é uma delicia cara! hueehue
A justificativa de universos paralelos me incomodou um pouco, mas isso foi ‘resolvido’ quando o hagita do futuro falou que msm que eles salvassem kakeru no passo o futuro deles não iria mudar.
O ponto alto foi msm kakeru confessando que queria se suicidar mas não conseguiu pq tinha medo de perder seus amigos e logo em seguida tds mostrando as suas cartas. Isso foi mais do que justo, visto que pediam para kakeru ser sincero enquanto eles escondiam a vdd sobre as cartas, msm sendo para o bem de kakeru.
Pra fecha, o anime realmente termina com uma sensação de que algo não foi como deveria =)
Bom anime, recomendo !
Bom como vão lançar um filme espero que tenha um final mas completo para turma do mundo alternativo, mas os comentários me fizeram pensar porque orange kkk. Em parte termino tudo com Kakeru namorando Naho como era de se esperar mais fiquei com pena do Suwa do futuro, parece que ele sempre foi amado como um amigo, e não como homem. Bom agora voltando o nome do anime pode ser algo referente a teoria das cores mas não vejo nada tão relevante.
Gostei muito do anime, mas o dialogo final entre a Naho e o Suwa ficou esquisito com o Kakeru do lado, não era necessário. Eu gostaria de saber como seria o futuro com o Kakeru vivo, será que ele e a Naho teriam se casado? ou ela teria casado com o Suwa? Acho que essa foi uma jogada do autor pra que nós mesmos imaginássemos como seria o futuro perfeito, assim como foi feito em Ranma 1/2.