Impressões Finais: Orange #13

captura-de-tela-2016-09-25-20-23-tile

A princípio, quando revelaram que o Series Finale de Orange seria estendido, com uma hora de duração (valor reduzido para 37min. com comerciais e seja lá o que mais teve na transmissão televisiva), rapidamente pensei ser um exagero, visto que o anime teve facilidade para acompanhar a história do mangá sem sacrifícios e rushadas.

Após o seu fim, porém, a escolha se mostrou acertada. Nunca saberemos como seria a versão normal, mas com este tempo extra, a equipe teve oportunidade de desenvolver o capítulo final lenta e minuciosamente, com o já conhecido foco em seus personagens, os grandes condutores da trama.

Se compararmos todos os alunos do grupo principal, é nítida a mudança e evolução que tiveram, com destaque para o casal protagonista, é claro. As atitudes de Naho – enfrentar sua antiga rival amorosa e a intrepidez para admitir seus sentimentos para com Kakeru, mesmo com tanta relutância – seriam impensáveis 13 episódios atrás, e o mesmo vale para o garoto, apesar de seu psicológico ainda ser um obstáculo até a eminência do final.

Não fosse por Naho e o esforço de todos, Kakeru, inevitavelmente, partiria para o além. Porém, tudo que Suwa e cia realizaram até aqui teve o resultado esperado, ainda que com um pequeno grande e fatídico susto, susto este que ficou desnecessário como animação. A tensão da cena do caminhão funciona melhor em mangá, papel, pois no anime o áudio deixa claro, para os espectadores mais atentos, como a freada não veio acompanhada de um baque relativo ao corpo do garoto.

Claro que sua inserção é compreensível para gerar um conflito final onde todos possam descarregar seus sentimentos, tudo isso sem melodrama, pois o conteúdo do que aconteceu, acompanhados pelo background sentimental já explorado, é o suficiente para expor a relevância do momento.

E assim, até os segundos finais, Orange se despedia com um adeus leve, delicado e eficientemente comedido. Uma pena, então, que um dos últimos diálogos entre a carismática turma tenha prejudicado todo o conjunto ao expor a fragilidade do roteiro. Me refiro a quando todos comentam as cartas, e Suwa e Naho revelam como gostariam de estarem juntos em alguma realidade alternativa. Bonito? Problemático e ilógico, ainda mais junto a Kakeru e após fazerem de tudo para a dupla Naho-Kakeru terminar junta.

Já era conhecido o sentimento de Suwa para com Naho, e terminar com esta complicidade seria o melhor. Ainda deixaria uma incógnita para o futuro do rapaz, mas ao tentar conciliar todas as tramas, cria apenas um problema infantil e até ridículo, e isso logo nos segundos finais faz com os créditos subam com um nó na garganta, com a sensação de que algo não foi como deveria.

Lamentável.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

Sua nota, leitor:

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.