Impressões semanais: Orange #07

Captura de tela 2016-08-15 20.35-tile

Prematuramente, este episódio de Orange pode parecer um tanto bizarro, principalmente para a turma que cisma com a negligência entre Naho e Suwa com seu relacionamento. Porém, a não ser que você esteja com uma tremenda má vontade ou seja uma pessoa com pouca sensibilidade, notará, nos pequenos detalhes, as razões para as ações do casal para com Kakeru e, é claro, a si mesmos.

Em um dos momentos com os personagens crescidos, vemos todos os amigos, inclusive Suwa, afirmarem e se desculparem, abertamente, como ressentem seus parcos esforços para salvar Kakeru, impossibilitando assim um provável romance entre este e Naho. Como assim o marido declara, penosamente, seus enfermos internos e como sente-se responsável pela esposa não viver com outro homem?! Poderia ser um absurdo total, mas Orange deixa claro seus motivos, cabendo ao espectador absorver e interpretar as informações.

Ao revelar o plot twist de também ter recebido uma carta, Suwa deixou bem claro o que a sua dizia, enfatizando veementemente para que o estudante não cometesse os mesmos erros do passado, para evitar, assim, ser soterrado em arrependimentos. A fonte deste arrependimento não é apenas a falta de Kakeru, e sim proporcionado pelo amor que sente por Naho. Já discutimos aqui a coragem de Suwa em abdicar, sacrificar seus sentimentos para o bem de quem ele ama, por mais doloroso que seja ver a menina nos braços de outro (e a sofrência do rapaz é explanada, enquanto vislumbra, melancolicamente, o flerte de ambos).

Ao menos seus esforços – e do resto do grupo – estão finalmente dando resultados. A inocuidade mental de Naho e Kakeru em perceber a mutualidade do que sentem, assim como a inaptidão de revelar-se, não são mais um empecilho alarmante. O diretor inclusive brinca com isso, quando Kakeru e Suwa discutem sobre o aniversário do primeiro, e o quadro mostra um pneu da bicicleta a rodar, como se a imperícia romântica estivesse em um ciclo repetitivo. Felizmente, tanto Naho quanto Kakeru evoluíram. Lentamente, mas demonstram alguma capacidade e desejo de exporem-se. Ele ao entregar as flores, e ela na tocante cena onde Kakeru expressa seus pesares. Foi proporcionado por razões extremas, mas é válido.

A revelação final, inclusive, foi o ápice do capítulo, e talvez do anime, até aqui. Conduzida com eficácia e de forma singela pelo diretor, reforça a ligação e intimidade não apenas dos pombinhos, como do grupo todo, sendo preponderante para o destino final de Kakeru.

Sempre embalado por uma trilha sonora tocante, simples e que completa as cenas sem chamar demasiado atenção a ponto de distrair, Orange entra em sua metade final engrenado e com muitas emoções que prometem florescer pela frente.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.

34 Resultados

  1. Damian disse:

    Cada um observa as ações do Suwa e da Naho de maneiras diferentes. Eu tenho a opinião de que ambos são completos idiotas. Suwa nem deveria ter casado com uma ingrata como a Naho, pois ele conseguiria alguém melhor se não se rendesse a sentimentos. Não existe desculpa alguma para Naho querer mudar o passado, até porque uma mulher já tendo formado uma família querer salvar um adolescente ? Puta merda viu, inacreditável. Se o adolescente quer se matar a escolha é dele, não deveriam interromper o que já foi feito. Mesmo que sejam universos paralelos, a Naho não escreveria a carta se não tivesse um pingo de vontade de ter ficado com o Kakeru.

    • Gabriel Paiva disse:

      Que ódio no coração o seu hein kkk
      Bem, se acha tudo isso, por que ainda vê o anime? Eu não veria se pensasse o mesmo rs

    • Talinan disse:

      Eu concordo, tem um monte de gente querendo colocar algum significado especial nas ações deles. A Naho queria simplesmente ter ficado com o Kakeru, mas por egoismo e burrice o Suwa e ela acabaram juntos…Protagonistas shoujo costumam ser fúteis, mas a Naho é a pior que ja vi…Eu aceitaria a desculpa dela so querer salvar a vida dele se ela não tivesse gostado dele romanticamente na adolescência, e não usasse “arrependimentos” como desculpa… manga overrated pra porra, vindo de um autor com obras de harem invertido…

    • Miqueias Silva disse:

      Falou tudo
      O pelo que vi o final do manga e um vídeo de uma mulher espanhola explicando o final,na vdd nunca teve esse negocio de linha temporal e universo paralelo e o suwa e a naho ficam junto tanto que tem uma pagina extra que mostra a naho com o filho do suwa e o kakeru vivo no futuro deles,quero ver como o anime vai fazer isso

    • KenshinMau disse:

      Concordo Damian… e eu assim como você estou vendo para ver o que vai rolar, chegou num ponto que quero ver o que essa merda no final será.
      [Não leiam se querem evitar certos Spoilers]
      Infelizmente não vejo nada de sensibilidade nessa história e muito menos comovência. É um apegado de falhas e coisas que, mesmo não sendo exatamente óbvias de se dizer, qualquer um outro diria para dar apoio (vide o anterior, pqp, sério mesmo Naho? O cara lá fala, explica e ela tchum…). Ou mesmo na citacão do epi anterior a cena da treta da Naho com a mina lá (poderia simplesmente fugir) ou então ela na escadaria e se encontra com as duas e nao fala bosta nenhuma, tenha dó, né?
      Enfim, é muito falho tudo… mas infelizmente quero ver a treta final.

    • Mônica Azevedo disse:

      Se eu tivesse a oportunidade eu mudaria as coisas do meu passado, f*da-se, tão me dando uma oportunidade pra fazer, então por que não? E muito clichê dizer “não se deve mudar o passado e blá blá blá ” mas a verdade é que se as pessoas pudesse mudar algo no passado, mudava.

      Agora, e meio egoísta dizer “foda-se ele é só um adolescente qualquer”
      Ele não era “Só um adolescente” ele era AMIGO deles. E um amigo muito querido pelo visto (principalmente pro suwa)

      A tal “família formada” da Naho foi um ERRO, NUNCA ERA PRA TER ACONTECIDO. , tanto ela quanto o suwa entendem isso. (Fod*-se o bebê ele foi outro erro mesmo.)

      O fato é que eles estão infelizes com a vida atual pra ter mandado a carta, Naho está infeliz com o suwa e suwa está infeliz por ter perdido o amigo. E está disposto a abrir mão da Naho por ele, e sinceramente é a melhor escolha da vida dele, tem coisa muito melhor por aí do que a Naho.

      Mais uma vez, dane-se se o bebe nunca existir, ele foi um erro ele é a materialização do ERRO E ALGUEM QUE JAMAIS DEVERIA TER NASCIDO! HAHAHAHAHAHA E CRUEL MAS E UM FATO!

      • Damian disse:

        Você está se contradizendo, e muito. Está pondo a vida de um amigo adolescente acima da vida de um filho. Imagina se sua mãe te jogasse no lixo e falasse: “Vou lá salvar meu amor de verdade”. Você não é uma pessoa cruel, apenas burra mesmo. Se eu pudesse voltar no tempo não seria pra salvar um adolescente leite com pêra que não aguenta a morte de pessoas próximas, trocar um bebê fruto de insatisfação por um adolescente retardado é uma escolha fácil ao meu ver.

        • Mônica Azevedo disse:

          BURRO E VOCE QUERIDO KKKKK
          Ninguém foi jogado em lugar nenhum seu idiota, teoricamente. se o passado for mudado o futuro será reescrito e absolutamente nada daquilo teria acontecido( no futuro) , mas como se trata de linhas do tempo diferentes ninguém sai perdendo!(spoilers do final)

          Ela nem trocou ninguém por ninguém, o que aconteceu foi que kakeru ficou vivo(só que em outra linha do tempo) e como nessa linha ela não tinha dado a piriquita pra ninguém então não existe culpa por bebê nenhum por que nunca ouve trepada com ninguém

          E mesmo se alterasse a atual linha do tempo com o bebê, não iri fazer diferença , tudo seria reescrito sem dó nem piedade, nem doeria na consciencia por que tecnicamente nunca aconteceu hahahahaha

          Eu não estou aqui para pensar na situação do filho da trepada remorsada, azar dele, e erro dos pais ele ter nascido, a safada da Naho nunca gostou do Suwa, mesmo kkkkkkkk

          Não esquenta a cabeça e só um anime, eu tou brincando, não acho que ela mudaria o passado se ela soubesse que afetaria a linha do tempo dela e ferraria com o filho dela (por mais que ela não gostasse do Suwa) ?

          No final das contas a Naho e uma vadia mesmo ?

        • Mônica Azevedo disse:

          Eu li a po##a do mangá você e quem deveria ficar quietinho seu JEGUE kkkkkkkkkkk

  2. Jura disse:

    De forma óbvia, este episódio foi de longe o melhor desde o começo da obra, em minha opinião, claro. Isso é devido ao fato de ambos terem exposto seus sentimentos? Não, esse ponto foi de suma importância, mas não foi o que se destacou para mim no meio de tantos acontecimentos.

    O ápice do episódio foi direcionado ao descarregar de sentimentos de Kakeru, Suwa e Naho, onde este pequeno grupo revela suas verdadeiras preocupações diante das várias adversidades encontradas por Kakeru e seu remorso pela morte de sua mãe. Ao mesmo tempo que estavam chorando, eu pensei comigo mesmo se eu ficaria triste, mas por qual motivo? Aquela cena foi emocionante de várias formas. Contar à pessoas importantes sobre suas feridas é de fato algo muito difícil, e eu me identifico com isso, sendo por isso a cena me marcou. Ver o Kakeru revelar o que estava lhe incomodando e o porque dele estar receoso em fazê-lo me foi de alguma maneira muito gratificante.

    • Leo-kun disse:

      Interessante esse episódio:

      Mostrou que a Naho do futuro (apesar de gostar do Kakeru), não sabia os reais sentimentos dele, pois o mesmo nunca se declarou.
      Por esse ponto de vista, o arrependimento do Suwa é maior do que da Naho, pois enquanto ela se omitiu por causa da sua timidez, o Suwa sempre soube que o Kakeru gostava da Naho e vice-versa, mas não os ajudou. Isso é normal, pois ele tinha seus próprios interesses. Mas quando o Kakeru morreu, ai ele foi consolar a Naho e acabou gerando toda a história do futuro. Mas ao mesmo tempo, ficou um certo pesar por parte dele (que é confirmado pela carta dele do futuro), pois o mesmo não sabia da condição depressiva do rapaz.
      E por isso, acredito que jogar toda a culpa no pessoal do futuro é uma posição que merece certa análise, pois apesar deles pedirem certas coisas, são as pessoas do presente que vão tomar as decisões. Ninguém esta apontando uma arma na cabeça deles e pedindo para fazer tudo que estiver nas cartas.
      No caso do Suwa, é algo bem mais pesado (ajudar um amigo a ser feliz, evitando a morte dele, mesmo que isso signifique aparentemente abrir mão da Naho do presente).
      Belo paradoxo.
      E o final foi bem tocante, como vc disse (e o review também), pois representou a catarse do grupo e quem sabe, uma possível reabilitação (ou não) do Kakeru.

      • Jura disse:

        Não tem como não concordar na parte do Suwa. O simples fato de ele ter que abrir mão da Naho para se livrar dos arrependimentos do seu futuro eu, e ao mesmo tempo, evitar que o Kakeru não venha cometer suicídio no presente é algo que requer muita determinação por parte do personagem.

        • Leo-kun disse:

          Digamos que Orange não é uma obra linear. A autora poderia muito bem ter feito uma Naho solteira no futuro, assim a obra não teria conflitos nem discussões éticas e seguiria um caminho bem manjado….
          É essa “dose” de subjetividade que cria as discussões e reflexões. Muitas pessoas acham que o Suwa está errado em abrir mão da felicidade futura. Elas estão erradas? Não.
          E muitos acham que o Suwa está sendo digno ao abrir mão de um ganho pessoal em prol da vida de uma pessoa. Tudo é muito subjetivo, tornando a obra fonte de boas reflexões.
          É óbvio que a autora tomou suas decisões subjetivas também. Ela poderia fazer o Suwa ignorar o Kakeru, e isso abriria outras frentes de discussão e questionamentos.
          É uma obra divertida de se analisar.

          • Jura disse:

            Pois é, e estamos acompanhando a obra com a subjetividade da autora, e isso define a trama. Se por algum acaso ela tivesse feito uma Naho solteira, eu acredito que a obra se tornaria mais simplista e com menos conflitos, assim se tornando algo manjado como você disse. O ponto forte de Orange são os personagens e suas relações, se algo fosse cortado ou alterado para tornar as coisas mais simples e palpáveis, não seria mais o Orange e suas grandes reflexões abordadas, que são uma das principais fontes de entretenimento da obra. 🙂

  3. Wendel Santos disse:

    Um episódio bom, mas que na minha opinião, não barrou o episódio anterior.

    Não sei se é impressão minha, mas uma das coisas que eu reparei é que parece que a direção conseguiu aprimorar um pouco as cenas cômicas. Se no início do anime essa era uma das coisas mais criticadas, nesse episódio, as cenas fluiram melhor.

    De resto, foram pequenos flashbacks que serviram para incrementar mais o drama do kakeru com detalhes sutis, como o flashback do celular. Acho muito legal como o Orange consegue ser sutil em seu desenvolvimento, sem precisar jogar tudo direto na tela, mostrando pequenas ações aparentemente relevantes, mas que tem importância lá na frente.

    No mais, foi mais um episódio de transição para o que estar por vir, mas não deixou de ser bom. Espero que continue assim.

  4. David Moraes disse:

    Assim como comentei no outro episodio, claro arrependimentos do passado todos sentem mas o amor de Suwa por Kakeru é além da amizade, pra mim ele é bissexual, algumas partes do manga isso fica muito evidente. Mas também cada um interpreta como quer, ele ama muito a Naho com certeza mas os sentimentos deles são muitos confusos. Amizade no japão não é tão explicita como aqui não tem tantos toques, por isso leva a me pensar por esse lado mas só quem escreveu pra saber rsrs

    • Mônica Azevedo disse:

      Claro que não ne chapa. Existem níveis diferentes de amizade, umas mais fracas e outras mais fortes, amor e diferente de desejo sexual…

      Amizade em sua verdadeira forma e amor., e amor não é sinônimo de desejo sexual. Não dá pra chamar ele de bi por isso.

      • David Moraes disse:

        Bom existem diversos debates sobre isso até na net não to julgando ou dizendo nível da amizade que uma pessoa tem pela outra, sim a forma que é colocada, cada um tem sua opinião é apenas uma teoria, e também não falei de desejo sexual e sim de atração é outra coisa totalmente diferente.

  5. Mônica Azevedo disse:

    Me dá uma chance de provar que eu estou certa Carlos, me ajuda a fazer essa atividade, a professora precisa ver que eu estou certa, só você pode me dar a chance de provar isso

    (Sobre o episódio?, ata, o fulano lá né, e a guria lá ne?, o ikta e um cara legal a irmã dele tambem…)

  6. Tio Gon Do Hiato disse:

    Suwa the Best personagens do anime

  7. Zerefe disse:

    Curioso ver que só nesse ep que resolveram devolver um pouco da expressividade dos personagens.

    Mais um belo episódio foi esse,não tanto quanto o da semana passada,mas esse foi foi mais dramático,teve a declaração dos dois e deram mais profundidade pro Suwa.Tiraram um pouco do brilho da Takako na briga no anime,mas ainda sim deu pra ver que ela é durona e não deixa nada barato.

    Gostei um pouco da tua review hoje Carlos,sua análise subjetiva serviu pra deixar mais claro ainda o óbvio pros carentes de sensibilidade.

    • Dalla Corte disse:

      Então tu baseia sua análise dos textos apenas baseado se concorda ou não.

      • Zerefe disse:

        Seus textos?Não discordo de quase nada das suas análises,minha implicância é só com a subjetividade e o vocabulário propositalmente avançado.Não sou de implicar com a opinião das pessoas e sim com as interpretações errôneas delas.Não gosta da personalidade da Naho,beleza,eu não vou ligar,só não fica espalhando mentira da personagem(isso só foi um exemplo qualquer).

  8. BeaFP disse:

    Gosto muito de Orange mas o anime não consegue passar a mesma emoção.. me sinto decepcionada e estranho quando a direção é elogiada. Neste episódio a cena do Kakeru se abrindo não passou nenhum sentimento… Apesar de que em pequenos momentos como na declaração da Naho conseguiu uma melhora. Sinto que o anime não tem a sensibilidade ao tratar da depressão do Kakeru, tenta mas falha… E a animação não ajuda também.

Deixe um comentário