Impressões: Tales of Zestiria 0 a 3 (ou 4?) – O Anime mais Bonito da Temporada

Tales está se saindo um anime muito bonito visualmente e uma quantidade razoável de ação, mas será que isso basta para manter o público?

Tales of Zestiria episódio 1 a 4

Tales continua um anime muito bonito desde sua estreia, mas falta algo que realmente empolgue na história. As 3 lutas que tiveram até agora foram bem feitas tecnicamente, possuem coreografia e ainda uma boa trilha sonora embalando tudo. Falta uma sensação de perigo real nas batalhas no entanto, que parecem mais uma dança do que algo perigoso até o momento. Desde o prologo (ep 0) não vejo uma luta tensa. Pelo que entendi em Tales a física é meio diferente também, porque o protagonista pula toda hora de alturas que deixariam qualquer um aleijado, alem de ser arremessado de um lado a outro sem que isso o afete fisicamente – o que atrapalha mais ainda a sensação de perigo real, vale notar.

A história em si é tão simples até agora que fica até difícil achar algo para analisar sobre. A jornada de um garoto que virá um herói destinado a salvar o mundo, com inspirações claras na lenda do Rei Arthur e dama do lago. A história tem um ritmo bem calmo apartir do episódio 1, e apenas no episódio 3 (ou 4, terem feito o episódio 1 como um prólogo tá causando confusão quanto a isso) vimos um Climax.

É um pouco lento em algumas partes, ainda que pareça injusto falar isso com 3 episódios de 4 tendo ação. Até você notar que não é ação ou falta dela que torna uma obra movimentada, mas o ritmo que a história caminha e quantas coisas relevantes temos por episódio. Mas não é nada grave, só sinal que eles parecem ter tempo sobrando para adaptar o material.

A princesa só teve mais foco mesmo no começo, depois um protagonista masculino assume o lugar dela. Nada contra, o personagem é super gente boa. Mas não tem nenhuma característica ou trejeito próprio que o torne carismático ou que o separe de outros personagens conhecidos, é só mais um personagem corajoso e de bom coração que sabe lutar.

No geral está se saindo um anime divertido de assistir, e o roteiro cadenciando momentos calmos com boas lutas te mantem entretido (ainda que falte mais perigo nessas lutas). Mas com a história simples e falta de personagens que se destaquem o diferencial continua sendo sua parte técnica acima da média, que embora venda a obra inicialmente, não vai ser o bastante para sustentar o interesse do público. Veremos se os novos personagens conseguem suprir a falta de carisma do protagonista.

Por último (e algo mais pessoal), gostaria de um romance nessa história, para mim seria um atrativo a mais (provavelmente estaria comentando semanalmente com o plus de uma comédia romântica no meio). Podia ser um romance com a garota da espada ou a princesa, só queria que o anime saísse do Bromance. Mas pelo que dizem o romance na obra é praticamente inexistente, só havendo o Bromance light do protagonista com seu melhor amigo para as Fujoshis fantasiarem.

Para quem quer algo bonito visualmente e uma aventura de clima épico está valendo a pena. Para quem quer algo mais marcante, com surpresas (até agora foi tudo bem manjado) e personagens carismáticos, ainda está deixando um pouco a desejar.

Na tentativa se ser o mais imparcial o possível na nota tentei imaginar que nota eu daria até o momento se tivesse romance na obra.

Avaliação: ★    ★ 
E Taboo Tatto Marco? Semana que vem parece que tem um climax, depois dele eu comento.

Extras

Waifu Detected! Ok roteirista, seja esperto (ou meu amigo) e mude um pouco a história do game para ter romance entre ela e o protagonista! Vocês já vão colocar a heroína de outro jogo de Tales no treco, não custa mudar outras coisinhas aqui e ali….

Toda vez que esse cara pula de uma altura eu penso “ai minhas pernas!”. Queria saber de quanto é a gravidade nesse planeta de Tales, porque o Sorey arremessa pessoas como se tivesse super força e cai/pula de alturas absurdas sem quebrar as pernas. Já falaram que ele é humano, então só posso me voltar a gravidade. Ou então é um mundo paralelo shounen aonde com treino seus músculos e ossos aguentam o tranco.