3 anos de Blog e 10.000.000 views alcançadas

E chegamos a 10 milhões de views! Mais ou menos 1 ano depois de chegarmos a 1 milhão. Foi bem rápido.

Atualmente o Intoxi tem 1.3 milhões de views por mês, e aumentando. Pelo que testei no  site de medição da Amazon, somos atualmente um dos maiores site/blog de animes do Brasil (tirando os de download obviamente, não dá para competir com algo assim fazendo críticas). Não sei se o site é 100% correto, mas é um dos que grandes sites usam para comparar seu desempenho com os demais. Fiquem a vontade para colocar outros sites nele para testarem. Aqui o link.

Isso me deixou meio assustado na época, porque sempre achei que seria impossível competir com sites focados em postar 10 a 20 notícias por dia, que a maioria das pessoas liga bem mais que críticas ou quase qualquer post de cunho criativo. Até porque isso é um blog, o normal eram uns 5 posts por semana, aumentei para um por dia, e atualmente tem 2, em casos raros 3. Comparado a sites de notícia é uma quantidade ridícula de postagens, mas aparentemente dá para virar um site de medio porte investindo na criatividade e análise, sem uma quantidade massiva de posts, só leva tempo. Achei isso muito interessante, e serve de incentivo para quem achava o contrário.

Sempre gostei desse hobby, faço por prazer mesmo (sim hoje dá algum dinheiro com propagandas do google, mas por 2 anos e meio postava diariamente sem ter adsense ou qualquer incentivo monetário), e ver isso dando resultado é sem dúvidas gratificante.

No primeiro ano (2013) tinha mais 2 redatores, mas um postava uma vez por semana e saiu do blog 6 meses depois de entrar, e o outro desanimou pouco depois de criar o blog e só postava de vez em quando desde o final de 2013. Dos 3 redatores que começaram o blog fui o único a me animar com o hobby a ponto de começar a soltar 1 post por dia depois do primeiro ano. Dai o motivo de 95% dos posts do blog serem meus.

Crescimento

Recorde de views em 1 dia

Engraçado pensar que em 2013 quando entrei no blog 1 mês depois de ser fundado, a média de views não passava de 200 por dia, e demorou para passar 500. No primeiro ano mal chegávamos a 700 por mês. Hoje em dia, 3 anos depois que entrei, temos picos de 75.000 ao dia. O que comparando a anos atrás parece surreal. O primeiro post hit do blog foi sobre o Nervgear de SAO. Na época chegou a fantásticos 1000 views em 2 dias. Hoje em dia se um post comum não passar 2000 views em 2 dias é anormal, posts com 5000 views pra cima é comum e posts hits pegam de 10.000 em 2 dias ou menos. Isso dá uma ideia de como as coisas mudaram depois que o blog cresceu.

Março 2013 = 2.450 (Primeiro mês de atividade)
Junho de 2013 = 11.700 no mês
Junho de 2014 = 70.000 no mês
Junho de 2015 = 204.000 no mês
Junho de 2016 = 1.250.000 no mês

O Boom do blog ocorreu na metade de 2015, vocês podem ver isso pelo gráfico. Apartir dai só foi aumentando mais e mais rápido, Ainda assim, estava sempre aumentando, com a curva natural de queda em um mês ou outro, mas no geral sempre em ascensão. Se o seu blog cai em views mais de 1 mês seguido com sua constância de postagens sendo a mesma não é bom sinal.

Alguns se perguntam se o Youtube ajudou, e eu diria com certeza, mas só apartir de 2016. No primeiro mês de Youtube tivemos só 1000 inscritos, e no final de Dezembro estavamos em 5000. Só apartir do final de janeiro com 10.000 que o Youtube virou publicidade para o blog. Quer dizer, mais ou menos, eu não fico linkando o blog em muitos vídeos, só os que tem utilidade o fazer. Aliás, para quem vive perguntando dados do canal, usem o Social Blade. Só colocar o nome do canal na busca dele que dá todos os dados, desde views dia/mês até calculo aproximado de renda do canal.

Então não, o Youtube não é um site mágico que faz seu blog bombar. A maioria das pessoas que acessa pelo Youtube quer ficar no Youtube (e escutar, não ler), só vão acessar seu site em último caso ou se entrarem uma vez e adorarem o conteúdo. Invista, portanto, na qualidade do seu site, o youtube vai ser só mais uma rede social como facebook (na verdade vai gerar ainda menos gente em comparação), que dá um extra, mas não uma clientela fixa que vai sempre voltar no seu blog, como é o ideal que aconteça.

Não vou transformar esse post em dicas para blogueiros, um dia faço isso em um post separado. Mas o que falei serve para muita gente entender que não existe uma rede mágica que vai fazer seu blog bombar. Ele vai crescer com o tempo, e com sorte, somados a um pouco de tato e bom senso, alguns posts vão bombar, e trazer uma quantidade maior de gente ao longo do tempo. A única dica que vou dar aqui é que mantenham postagens semanais constantes, seja lá do que for. E sejam pacientes, o primeiro ano é particularmente difícil.

Ex-Integrantes e Novos

Tanaka – Fundou o blog. Desanimou uns meses depois e começou a postar de vez em quando. Saiu do blog depois da metade de 2015. Não sei o que fez mais desde então. Era um cara legal antes de começar uma jornada pessoal contra o senso comum e críticas. Apartir dai começou a ficar difícil nos entendermos. Espero que esteja indo bem, seja lá no que esteja se metendo, sempre foi gente boa comigo.

Adramalesh – Entrou junto comigo e saiu uns 6 a 8 meses depois dizendo que não estava satisfeito com suas análises. Fazia análises semanais de animes no geral e ficou interessado por vendas de BD e Novels. Me perguntava sobre isso o dia todo. Lembram do chat que tinha ali do lado (que agora é um chatango)? usava ele para as conversas. Só mais a frente entrei para o Twitter. Entrou em um outro blog para fazer posts de vendas de BD um tempo depois. Não tenho ideia do que ele esteja fazendo hoje em dia.

Jessica – Super gente boa. Tem um gosto meio hipster então os animes que pegava para comentar não eram dos mais populares normalmente (e não se dava bem com a indentação do blogger XD), mas muitos a conheceram na épocas que pegou Souma para comentar – o que eu não esperava, sinceramente. Parou de bloggar em 2016 afirmando estar cansada de fazer análises semanais de animes, e os outros interesses dela em termos de posts não combinarem com o blog. Quais os outros interesses? Siga ela no Twitter e vai descobrir em poucos minutos. Espero que um dia volte a postar.

Carlos – Melhor adição que já fiz ao blog (não, pera, foi a única desde que assumi….). Tem um português melhor que o meu (o que não é difícil, honestamente, sempre odiei português) e consegue passar bem suas ideias. Pegava pesado em algumas partes do texto que soavam um tanto quanto agressivas no início, motivo pelo qual ficava revisando os textos dele. Com o tempo se adaptou, e hoje eu não me preocupo mais com o texto (ele não sabe disso), só costumo reclamar quando ele coloca uma imagem escura na capa ou quando ele quer postar mulheres de lingerie no post para o adsense me xingar. É muito gente boa (twitter dele), mas meio depressivo (olhem o nick dele no twitter…..), o que parece ser uma praga que assola todos os membros do blog (menos eu, eu sou feliz). Espero que fique aqui por muito tempo.

Aos Comentaristas

Uma das coisas que me orgulho no blog é como consegui chegar a um número absurdo de comentários nos posts sem que virasse uma zona de guerra e com comentários tão nojentos que a maioria preferiria não ler. O que não falta são sites aonde os donos falam da área de comentários como se fosse uma praga que não querem chegar perto. E olha que muitos são sites atualmente menores que esse, e com um número bem inferior de comentários.

Aqui sempre tentei interagir com os comentaristas, se alguém falava algo errado tentava corrigir e respondia todo mundo. Se eram agressivos pedia para moderarem, bania os irracionais, controlava o flood, e com o tempo isso foi criando uma comunidade bem legal (que dizer, até a barraqueira da Monica chegar e começar uma onda de floods por parte de alguns comentarista – esperamos que seja algo passageiro), principalmente em comparação a maioria dos sites de entretenimento (filmes/series/etc) que você vê passarem de 100 comentários com facilidade e a coisa se tornar um caos total.

Então muito obrigado comentaristas! Por favor continuem comportados (principalmente você Monica!) e expressando sua opinião de forma sadia, seja ela concordando ou não com o que eu escrevo (ou falo no YT). Mantenham a área de comentários um lugar bacana para se visitar, porque valorizo ela bem mais que o número de views que consegui com os anos.

Futuro

Ainda tenho planos futuros de mudar o blog para um server privado, o que vai me permitir um bando de coisas que não posso fazer nesse, além de mudar o visual, que é bem simplista/sem graça. Já inclusive fiz uns testes beta em um server baratinho que contratei (aqui o visual do site beta em wordpress), mas para suportar o número de views do blog os planos dele não servem. Esse blog de testes iria crashar com mais de 10k por dia, imagina com os 50k que é o padrão atual. Consegui um plano legal no bluehost que dá suporte ao número de views diários que preciso a um preço razoável, mas só devo mudar o blog para lá final do ano, quando o adsense conseguir pagar o host com bastante sobra.

E é isso. 3 anos de empenho deram um senhor resultado, e não podia estar mais satisfeito. Muito obrigado a todos que participam e ajudam a o blog a crescer diariamente. Veremos se consigo manter vocês por aqui por mais uns anos. O maior desafio de um site não é conseguir novos leitores, mas sim manter uma clientela fiel que vai sempre querer voltar nele.

PS: Tenho um post antigo mais pessoal comentando meus aprendizados ano a ano no blog e como comecei no mundo dos animes (fazendo comentários ruins em outro blog). Um dia posto ele.