Impressões finais: Netoge no Yome

Netoge no Yome episódio 12

Embora divertido o episódio final desse anime deixou a desejar em alguns pontos. Muito do que foi trabalho em termos de desenvolvimento foi deixado em aberto (a história continua na light novel afinal, só 4 volumes de 11 foram adaptados). Mesmo esperando por esse final meio aberto eu ansiava por algum desenvolvimento que desse a impressão de conclusão ou avanço marcante na relação do casal central. Nesse ponto esse episódio foi mais fraco que o anterior por exemplo.

Quase todos os minutos foram voltados a batalha das guilds. Ela foi divertida de assistir, danda pela primeira vez a sensação de um anime com grande foco em MMORPG, quando nos episódios anteriores esse elemento era mais balanceado com o tempo no mundo real.

Apesar de nenhuma firula visual em termos de ação, também não fizeram muito feio (não abusaram de quadro estático), ainda mais quando o proposito era mais cômico do que sério na maior parte do tempo. Tudo bem que eles ganharam usando o “poder do dinheiro” da presidente, comprando toneladas de uma poção de restaurar vida absurdamente cara, mas ganharam, e ai menos tentaram um bando de estratégias peculiares antes disso, para atrasar os oponentes. Se não fosse isso teriam perdido, já que a poção da presidente estava nas últimas.

A parte mais hilária pra mim foi a personagem de cabelo rosa prevendo o timming dos oponentes na hora de digitar uma resposta as loucuras dela, e depois fazendo os inimigos gastarem suas skills de CD – que só podem ser usadas de X em X tempo – nela, quando ela os assustou eles. Bem astuta a personagem, foi a maior surpresa do episódio pra mim.

No geral um final divertido e bem movimentado, mas que ficou devendo em um climax ou acontecimento mais marcante. Quase conseguimos isso em um beijo, mas assim como aconteceu em Sakurasou, ficou só no quase mesmo.  Uma comédia romântica que vale a pena ser vista para passar o tempo, mas não chega a marcar devido a falta de um desenvolvimento mais marcante para com o casal central.

Avaliação: ★   ★ ★ (+) 
(explicação do sistema de notas)

Review da obra toda

Netoge é um anime que funciona bem dentro de sua proposta. Ele desenvolve o casal principal a ponto de termos tanto o desenvolvimento da protagonista feminina com seus problemas com o mundo real, como do protagonista masculino, tomando uma iniciativa para avançar sua relação com a protagonista feminina.

Os outros personagens tem personalidades marcantes para faze-los se destacar, mas ainda assim acabam funcionando mais como suporte ao casal central do que personagens com forte desenvolvimento e relevância no enredo. As piadas variam de ótimas a algumas sem graça devido a falta de timming do diretor as vezes. Mas como um todo é um anime engraçado, principalmente para quem curte MMORPG, que vai se divertir muito com as referências.

A parte técnica do anime é apenas ok. O design é bonitinho e as cenas cômicas com ele alterado funcionam. Existe alguns cortes mais bonitos aqui e ali mas o grosso é bem comum e as vezes tem alguns errinhos de consistência – nada que prejudique muito a experiencia no entanto. A trilha sonora é um mérito, sempre dando o tom correto as situações, seja luta, romance, drama, tensão ou comédia, ela se mostra bem marcante. A direção não é acima da média mas faz um trabalho pelo menos competente, só devendo em algumas cenas de comédia que poderiam ser mais engraçadas se o diretor tivesse um timming cômico mais afinado.

Em suma, Netgame não é uma comédia necessariamente marcante para quem já viu muitas, mas ele é agradável e engraçado o bastante para ao menos te dar a sensação de que valeu a pena as horas gastas nele, ainda mais pelo tema diferenciado de MMORPG+Comédia romântica. O casal principal é simpático, e até desenvolvido, só ficou faltando um fechamento mais marcante para os dois no final, que embora namorados, ficam devendo em intimidade.

Direção:7/10
Roteiro: 7.5/10
Soundtrack: 8.5/10
Animação: 7/10
Entretenimento: 8/10
Nota final: 7.5/10

PS: E a 2ª temporada de Netoge no Yome? Vai ter um vídeo a respeito nas próximas semanas. Mas se as vendas saírem como previsto não serão notícias muito boas.


Extras


Essa safada não tem talento para PVE, mas é uma senhora estrategista em PvP.

Olha essa gif zoeira. Marquem como ponto de início o rosto da Ako fechando os olhos e vão entender a zoação. Provocação muito da safada da staff. Uma pena que não rolou.

Posts anteriores:

Outros episódios analisados de Netoge no Yome