Impressões semanais: Koutetsujou no Kabaneri #05

Pausa para um episódio mais calmo? NADA DISSO!

versão em vídeo:

Sim, rolou um bug no youtube e esse vídeo não apareceu no feed da maioria dos inscritos. Mas não tenho muito o que fazer quanto a isso.

Koutetsujou no Kabaneri episódio 5

E diferente do que eu pensava Kabaneri não deu uma relaxada, o “novo arco” já começou bem movimentado com um contratempo na cidade que eles planejavam reabastecer.

Esse arco parece focado na Mumei dado o tanto que ela apareceu e fez nesse episódio. Acho isso legal por que aquele modo de agir meio sem noção dela seja devido a uma criação e psicológico perturbado, e não necessariamente um erro do roteiro, como se pensava. Ela é forte pra caramba, isso é obvio, mas estratégia e paciência não são seu forte, só força bruta mesmo.

No aguardo que agora, presa com o protagonista na mina, ela revele mais do seu passado e isso explique as atitudes dela nesse episódio, assim como abra caminho para mudanças em sua postura com o tempo. Desenvolvimento só é legal se causa mudanças a longo prazo nos personagens afinal.

O protagonista está mais calmo e se saindo o “cara gente boa com todo mundo”, o que não causa nem desprezo nem admiração pelo público, por ser uma postura comum. Espero que ele mostre algum traço mais marcante, mas a essa altura isso fica cada vez menos provável.

Aquela fumaça adiciona um novo mistério a história. Aparentemente foi ela que destruiu a cidade e trouxe os Zumbis, mas o que é ela? A primeira era um aglutinado de zumbis mas a segunda não parece bem isso. Eles tem que explicar melhor de onde vieram esses zumbis e se existe uma forma de acabar com a praga de uma vez. Suponho que a missão da Mumei envolva algo relacionado a isso.

Se for um anime de 24 episódios a coisa deve fluir devagar nesse aspecto, mas se for só de 12 devemos ter respostas em breve.

Kabaneri continua bem consistente em sua proposta, bem movimentado, com alguns mistérios e tentando algum desenvolvimento. Falta um episódio realmente marcante, mas de resto continua muito bom. A animação continua consistente depois de 5 episódios, o que é bom, mas na segunda metade é que o desafio começa. Ainda assim, já é impressionante o bastante que consigam manter cenas de ação fluidas todo episódio.

Avaliação: ★    ★   
E a história das Katanas atravessarem ou não as coisas? Bem, discuti mais e coloquei alguns exemplos de como Katana não atravessa metal na vida real no vídeo, não importa a força e velocidade. Aqui vou deixar um informação diferente então. Sabe por que os japoneses usavam armaduras de couro? Por que as katanas não conseguiam atravessar elas! Então que dirá uma armadura de ferro. No geral nenhuma espada atravessa armaduras de ferro muito grossas, por isso cavaleiros miravam nas aberturas que não tinham armadura. Viram o episódio 3 de Game of Thrones Season 6? Aquela luta linda do cara de Dual Sword (aqui) demonstra bem como se lutava, você mira geralmente na cabeça e pescoço, que são desprotegidos para permitir uma melhor movimentação.

Extras

Muito legal essa cena usando a fumaça, dá o ar de que ela é a ameaça e não os zumbis.

Caramba olha os músculos dessa mulher! Da-lê maromba!

Não tinha reparado que a arma dela tinha essas facas feitas de coração de Kabane. Eles estavam realmente bem a frente em termos de combate a Kabane na cidade da Mumei.