Impressões semanais: Netoge no Yome #04

Netoge no Yome episódio 4

Netoge continua com sua direção irregular, hora acertando, hora errando. Em comédias as reações faciais dos personagens ajudam a dar um plus ao ápice da piada, então me perturba que eles estejam investindo tão pouco nisso. Tem várias comentários cômicos que ao invez de terminarem em uma reação do personagem terminam com a câmera apontando para a parte de trás do corpo deles, enquanto reagem apenas verbalmente. Isso é o que consideraria uma direção fraca em termos de comédia.

A comparação mais obvia seria a de Shimoneta, que tinha uma direção excelente cômica. E antes que falem Prison School, ele não conta. Estavam seguindo os quadros do mangá quase a risca no anime da obra. Já Shimoneta era uma Novel, assim como Netoge, eles tinham que imaginar as cenas do zero, não tinha quadros para copiar, só texto descrevendo a cena.

Mas se erraram em algumas cenas, por outro lado a sequência de como a Ako conheceu o protagonista ficou hilária (coloquei no “extras”). É como se o diretor até tivesse jeito para a coisa, mas não tenha confiança e experiência para manter uma consistência em todas as cenas, só acertando em algumas.

A parte das guilds hardcore me chamou atenção porque já pertenci a uma, então, embora meio que uma paródia, tem tons de verdade ali, como você entrar em raids da qual não pode sair por umas 4 horas 3x por semana. É um comprometimento um tanto quanto diferente para quem está acostumado a jogar só por diversão, podendo sair quando quiser, e sem ter a preocupação se está ou não usando 100% do potencial da sua classe no combate. Quem jogou Word of Warcraft e ficava fazendo raids em modo heroic com um grupo fixo deve ter uma noção do que estou falando.

Sobre o episódio em si, o único propósito narrativo foi introduzir uma nova personagem (que todo mundo já deve saber quem é) como potencial rival romântico da Ako. Se isso levar a um desenvolvimento e comédia ótimo, mas se for só para enrolar a relação deles vão me ver reclamando em breve. Se tem uma coisa que vai fazer Netoge um anime bom ou ruim até seu termino é ele desenvolver essa relação da Ako com o Russian para namorados de verdade, com o Russian aceitando ela no mundo real, e a Ako racionalizando melhor a diferenças, e encarando a relação deles de forma mais madura. É basicamente isso que eu espero de uma comédia romântica, comédia e desenvolvimento notórios das relações românticas.

Avaliação: ★   ★ ★ 


Extras

Justiça seja feita. Por mais que a direção não seja nenhum maravilha com comédia, nessa sequência eles acertaram bonito. Ficou hilária.

Aparentemente tentar socializar com uma pessoa isolada é bulling agora….

Não ficou ruim no anime, mas no mangá é bem mais engraçado. Deviam chamar o mangaka para criar o storyboard de alguns episódios.

Posts anteriores:
Outros episódios analisados de Netoge no Yome