Impressões semanais: BokuMachi #06 e KonoSuba #05

Boku Dake ga Inai Machi episódio #06

E felizmente nossa direção acima da média voltou nesse episódio, assim como uma maior consistência na animação em si.

O episódio foi mais focado em investigação, e não tem muito o que falar dessa parte, fora a dinâmica com que ela é apresentada: Um dos problema de animes investigativos é quando as pessoas ficam discutindo tempo de mais algumas hipóteses, e ainda pior, o anime mostra elas paradas falando apenas.
O mais sensato nessas situações é ilustrar as hipóteses com animação, ao invés de tentar entediar o telespectador com uma cabeça com a boca mexendo por 5 minutos. Não estou dizendo que foi o caso aqui. No caso de BokuMachi tivemos algumas partes ilustradas e outras não. A cena do computador foi meio massante do modo que foi apresentada por exemplo, mas a demonstração do que poderia ter acontecido no passado usando bonecos foi boa.

O grande mérito do episódio, no entanto, foi novamente seu fim, terminando com tudo dando errado (pra variar). E dessa vez sem um storyboard esquisito e mal elaborado como o episódio anterior, aqui tivemos uma direção criativa usando de slow motion e descoloração para dar intensidade a cena final, algo que você não vai encontrar no mangá. É basicamente desse tipo de cena que falo quando digo que diretores não deveriam copiar o original. Você “segue” o original, mas apresenta a cena de formas mais elaboradas, melhora elas.

Suponho que a única forma de escapar dessa seja o protagonista voltar no tempo de novo. E pelo que foi apresentado toda vez que algo dá muito errado é permitido a ele voltar e concertar. Anteriormente ele tinha quantas chances quisesse para corrigir o problema – como mostrado no acidente com o caminhão. Mas aqui ele voltou do passado e não foi mandado de volta de novo, implicando que a habilidade dele talvez não funcione como ele pensa. De qualquer forma, algo acaba de dar errado de novo, então não vou me surpreender se ele acabar voltando no tempo no episódio que vem.

Em geral o anime continua super consistente, e felizmente posso falar não só pela história dessa vez, mas pela parte técnica. Agora é aguardar para ver como o protagonista sai dessa.

Avaliação: ★    ★ (+)
Bônus

Kono Sekai Ni Shukufuku Subarashii Wo episódio #05

Curioso nos darem uma visão de como seria a vida do protagonista se tivesse escolhido uma arma mágica ao invés da Aqua. A desconstrução da Aqua na visão do herói e ela traumatizada cantando aquela música na gaiola foi ótimo também.

Achei criativo do autor mostrar como as garotas enxergam o herói. Nenhuma delas presta muito por assim dizer, estamos acompanhando um grupo de gente errada. A Aqua é a típica mulher de malandro, a Darkness uma masoquista doente, e a Megumin…..essa até que se salva, só tem Chuunibyou. Na visão delas, portanto, um cara super certinho é naturalmente arrogante, idiota e inocente. É a típica visão dos bandidos quanto aos mocinhos, o que é irônico, já que os protagonistas geralmente são os mocinhos.

KonoSuba continua bem consistente em sua comédia, nos entregando abordagens e mesmo quests diferentes a cada episódio. Isso é ótimo, já que a maioria das comédias acaba perdendo a graça por repetir a mesma piada sem parar.
Estamos, no entanto, na primeira novel ainda. Resta saber como o autor se sai nos próximos volumes.

Extras

ISSO É UMA DIREÇÃO DIFERENCIADA! É disso que falo quando reclamo do copy/paste do mangá. Você não muda o que acontece, você muda como isso é apresentado visualmente. Olhem como a cena não tem nada demais no mangá e deram peso e atmosfera a ela no anime.

Isso é animação fluida elaborada, por mais que pareça algo simples.

Notem as reações: a Aqua não tem o que temer, ela não usa calcinha afinal (ou se usa é invisível…). A Megumin não quer perder a dela, e a Darkness está torcendo para perder a dela hauahaua.

Como esses peitos não saem pra fora?

Os produtores continuam a brincar com a imaginação masculina com esses ângulos e essa saia minuscula. Admito que acho isso muito mais sexy do que ficar mostrando calcinhas.

Relacionado:
Comentários dos episódios anteriores de BokuMachi
Comentários semanais de KonoSuba

PS: NÃO SOLTEM SPOILERS DE NENHUMA DAS OBRAS DO POST NOS COMENTÁRIOS! OU SE O FIZEREM COLOQUEM UM AVISO DE “SPOILER” NA FRENTE!