Impressões semanais: One Punch Man #09 e Haikyuu 2 #09

One Punch Man #09

Caramba! Esse episódio me fez pensar que One Punch, com uma aproximação mais séria poderia ser um anime muito legal só com ação e drama. Mumen Raider roubou o episódio em um discurso lindíssimo, com um soundtrack encaixando perfeitamente e uma animação de primeira enquanto ele falava e se contorcia.

O começo teve uma luta bacana com o Genos, como de costume. Apesar de que essa em específico eles simplificaram e distorceram tanto, mas tanto, o traço, que estava parecendo um rascunho do que deveria ser as vezes.  Ainda foi legal, mas eu esperava algo mais bem acabado e sem aquelas seções de soco de shounen que muitos animes usam quando não tem ninguém para fazer uma coreografia elaborada dos personagens lutando (não acho que era o caso aqui, então não sei o porque daquilo, talvez referencia ao original).

A parte mais interessante da luta foi notar que nessa o Genos tinhas chances. Ele estava dando um bom trabalho ao monstro, mesmo com um braço só. Se tivesse os dois braços (essa parte foi descuido dele) e não precisa-se proteger ninguém de ácidos, acho que ele poderia ter ganho. Meio chato isso que o autor faz com o personagem, de sempre fazer ele perder para dar a gloria da vitória ao Saitama. Notem que no mundo de One Punch o Saitama sempre sai na pior, mas na visão de quem assiste quem mais se dá mal é o Genos.

Outro que brilhou foi Saitama. Quem diria que ele podia ser alguém tão legal? Ele deu de Hachiman e sacrificou sua própria imagem para salvar a dos heróis a sua volta. Muito bonito da parte dele. Lógico que, analisado friamente, é sem noção o povo achar que os heróis são fracos com a destruição absurda que a luta do Genos contra o Sea King causou na frente deles.

O resto do episódio foi só o Saitama subindo de nivel, mas o destaque fica mesmo é para o drama, tanto da coragem do Mumen Raider quanto do Saitama em sacrificar a própria imagem ao invez de finalmente conseguir ficar famoso. Se tivessemos uma luta como a do primeiro episódio para completar em vez do Saitama chegando e finalizando o bicho sem nem se mexer, eu ficaria tentado a um 5/5, foi quase.

Avaliação: ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes da temporada que estou acompanhando)

Haikyuu 2 #09

Nunca vou me acostumar com eles não desenhando a rede na frente dos rostos.

Mais um episódio de desenvolvimento, mostrando que todos deram uma evoluída ao longo das últimas semana. A única coisa que achei notória para comentar é como o autor consegue humanizar todos os personagens adversários. Eles são bem distintos, cada um com suas qualidades e defeitos facilmente relatáveis. Pena que isso deixa o anime lerdo, por ter que distribuir o tempo em um elenco gigante. Mas ainda assim estou gostando de assistir, então tudo bem. Episódio que vem finalmente sai um jogo longo? Espero que sim.

Extras

Que Homem! hahaha

Eu no discurso do Mumen Raider.

Isso é uma sequência de animação de background com giro de câmera tentando emular efeitos 3D, eu não tinha notado até um gringo me chamar atenção para tal. É interessante, mas não gosto do resultado de distorção do cenário e personagens.
Esse é o efeito luta de shounen sem orçamento que comentei, é uma sequência de golpes repetidos com design simplificado em vez de coreografia. Deve ter quem goste, mas não é minha praia. É muito usado em shounens sem verba ou sem um especialista em coreografia de ação.
Deu pena do Genos tentando fazer algo sem braços.
Saitama apelão do caramba.

Cenas mais legais pra mim.

Comparação do mangá com o anime que o pessoal do Tumblr anda fazendo.

Episódios anteriores:
Impressões dos episódios anteriores de One Punch Man
Impressões dos episódios anteriores de Haikyuu 2