Impressões finais: Noragami 2 Aragoto

E terminou! Absurdamente superior a sua primeira temporada.

Noragami 2 Aragoto #13

Final dramático, como eu pensei. O climax de ação mesmo foi no episódio anterior.

Para quem esperava um final com uma luta grande com o Yato no centro esse final pode não ter cumprido tanto a expectativa, mesmo com as alterações no roteiro para dar alguma coisa para o Yato fazer no final. Mas foi inegavelmente uma temporada muito estável e bem focada no desenvolvimento de seus personagens, e seu final reforçou bem essa característica.

Yato saiu com algo disso tudo, e o final desse episódio é a maior prova disso. Ele agora sabe o que quer, graças a ter conhecido o Ebisu, e está disposto a sacrificar suas ligações sentimentais do passado para conseguir isso. A relação dele com a Bishamon foi resolvida, e agora só fica uma rincha de personalidade, mais voltada a comédia do que qualquer outra coisa.

O cliffhanger no final foi bem sacana no entanto. Mas cumpre o papel de deixar todos desesperados para ir para o mangá (eu creio).

No geral, acho que só faltou um final mais grandioso nessa temporada, porque de resto foi muito boa. Ser um final aberto é bom e ruim. Por um lado a possibilidade de continuação se mantem aberta, por outro podemos nunca ver uma, e ai um final fechado daria um sentimento de fechamento melhor da história em anime. Nem todos estão dispostos a ir para o mangá afinal.

Avaliação: ★    ★ 
(explicação do sistema de notas)

Review completo da Segunda temporada

A primeira temporada de Noragami não é ruim. Os personagens são simpáticos, e a temática interessante. O problema é que o desenvolvimento é quase nulo. Temos muitos episódios voltados a apresentação de novos personagens e comédia (com mais de 1 sendo filler), um sistema episódica de monstro da semana que não te deixa muito curioso com o que vem a seguir, e um final, que embora dê um inimigo final, assim como uma luta grande, não agrega nada ao enredo (bem deveria, já que é um final inventado, não existe no original). Yukine começa um arco também, mas a parte que mostram do arco dele só faz ele parecer um personagem detestável.

A segunda temporada é o completo oposto. Todo episódio é relevante, todo episódio tem plot, desenvolvimento de personagem, intrigas, e estão conectados, aqueles episódios fechados com um monstro em cada um não existem mais. Bishamon é o foco do primeiro arco de Noragami 2, e tem um desenvolvimento dramático legal, mas é no segundo que esse desenvolvimento é reforçado. Finalmente aprendemos mais sobre o Yato e os outros deuses, assim como vemos Yukine evoluir de um imbecil na primeira temporada para um ótimo Shinki na segunda. Yato toma uma decisão importante no final também, graças a um personagem muito legal, que é um dos focos no segundo arco. Só faltou um desenvolvimento mais forte mesmo foi pra Hiyori, que ainda continua mais no papel de suporte.

A parte técnica não tem muito o que falar, elas continua extremamente consistente (o design de personagens raramente fica simplifica ou mal feito) e entregando fluidez quando necessário (partes de ação). A trilha sonora ainda não me agrada totalmente, principalmente em algumas partes de drama, mas não é ruim.

A segunda temporada é puro desenvolvimento de personagem, para quase todo o elenco, e conseguem isso sem deixar a trama parada ou chata em nenhum momento. Então mesmo que a primeira temporada tenha seus problemas, ela vale a pena pelo excelente continuação.

Direção: 9/10
Roteiro: 9/10
Trilha sonora: 8/10
Animação: 9/10
Entretenimento: 9/10
Nota final: 9/10

PS: E a 3ª temporada de Noragami? Vai ter? Bem, meio complicado sem saber quanto ele vai vender por enquanto. Descobri que a season 2 saiu mais para fazer marketing em cima de uma peça de teatro de Noragami também, o que não é bom sinal (ainda que agora tudo faça sentido). É bom essa peça dar muito dinheiro, para eles quererem fazer uma nova e autorizarem uma S3 como marketing de novo, porque os BDs venderam mais do que os da season 1 é pouco provável, e as vendas do mangá não mudaram desde a S1.

Extras

 Não é hoje que o Yato e Bishamon viram amigos XD.

 As vezes esqueço como essa obra pode ser pesada em alguns momentos.

Esse cliffhanger me pegou completamente desprevenido no mangá.

Saiu a algum tempo uma OVA de Noragami com todos os personagens em um clube de ski, e é hilária! Vão dar uma olhada!