Rakudai Kishi vs Asterisk War – A guerra das light novels genéricas – Parte 1

Toda temporada tem uma novel com aquele plot que você já viu ou ouviu falar centenas de vezes, mas nunca antes tinham colocado duas obras tão parecidas na mesma temporada. Chega a ser até absurdo o nível de semelhança em alguns episódios. Nesse post compilei as semelhanças e diferenças entre Asterisk e Rakudai, dando minha opinião sobre cada um no final, baseado em seus primeiros 6 episódios.

Semelhanças

1. Ambos começam com o protagonista vendo a heroína de roupas intimas.

2. Ambos se passam em uma escola de magia.

3. Ambos tem torneios nessa escola de magia.

4. As garotas de ambos usam poderes de fogo e são ranks top no colégio.

5. Ambas as heroínas centrais são tsunderes que acabam ficando menos “tsun” (agressivas) com o tempo, principalmente a de Rakudai, que é mais honesta que o normal.

6. No episódio 2 ambos tiveram uma cena de fanservice envolvendo banho.

7. Ambos apresentam novas personagens lolis no episódio 2.

8. Ambos tem uma heroína e uma loli que não se entendem.

9. Em ambos a heroina foi a um encontro e saiu com roupas casuais no episódio 3.

10. Ambos tiveram uma luta no episódio 3, apesar da de Rakudai ter sido mais longa.

11. Ambos estão adaptando um volume de suas respectivas novels a cada 4 episódios, e portanto, ambos tiveram o climax no episódio 4.
12. Ambos tiveram cenas românticas no final do episódio 4, apesar da de Rakudai ir bem mais longe.
13.  Os protagonistas de ambas as obras são espadachins habilidosos com poderes que não podem usar por muito tempo. 1 min no caso de Rakudai e 5 min em Asterisk.
14. Ambos tiveram vilões “malignos” fazendo caretas no climax do episódio 4
15. Em Rakidai tem a frase “Brave New World” na música da OP e em Asterisk tem “Brand New World”
16. Ambos apresentaram novas personagens em seu segundo arco, ambas espadachins e tímidas. 

17. Ambos tiveram garotas usando biquínis em algum episódio.

18. Ambos tem lolis com ar de “sábia” que aparecem pouco

Diferenças

1. O protagonista de Rakudai Kishi tem uma atitude menos envergonhada quanto a mulheres, o de Asterisk já faz o protagonista masculino padrão corando e “fugindo”.

2. No final do episódio 1 a heroína de Rakudai vai parar em cima de protagonista (sem querer) e tira até uma casquinha, já em Asterisk tem a velha cena de cair com a mão nos peitos.

3. Rakudai é focado em romance entre 2 personagens, Asterisk é um harém com o protagonista conquistando várias heroínas mas não se resolvendo com nenhuma, como é o padrão dos harens.
4. Apesar da semelhança em uma parte da letra da música, ambos tem melodias de opening bem diferentes, assim como estilos visuais.

MyAnimeList

Rakudai Kishi

Score: 7.54
Membros: 58,279
Favoritos: 291

Asterisk War

Score: 7.32
Membros: 57,660
Favoritos: 182

Previsão de vendas aproximada de BD e DVD

Rakudai: 3000 unidades

Asterisk: 1000 unidades

Diferenças em termos de Análise

Rakudai tem protagonistas mais simpáticos e um pouco de romance misturado a seu plot todo episódio. O um casal oficializar namoro em 5 episódios deu a ele um grande diferencial também. O diretor, mesmo com uma verba limitada, consegue trabalhar e empolgar mais nas cenas de ação do que Asterisk, e a trilha sonora também é melhor utilizada. A animação perdeu consistência no episódio 5, mas voltou ao normal no 6. O plot dele é extremamente simples, para o bem e para o mal.
Asterisk tem personagens secundários mais simpáticos e engraçados que Rakudai, mas protagonistas mais genéricos (parecem personalidades clonadas de outras obras sem tirar nem por, o protagonista masculino lembra o cara de Infinite Stratos). A consistência da animação é boa e as cores vivas fazem o design dos seus personagens se sobresairem, ao contrário de Rakudai, que usa filtros pesados que deixam tudo avermelhado e embaçado com alguma frequência.. 
Parecia ter uma boa verba para cenas de ação mas decepcionou com cortes simples demais no seu climax do episódio 4, e a direção de ação não consegue empolgar na maioria das lutas também. Apesar disso, teve uma luta bem feita no episódio 5. Seu plot com conspirações políticas entre vários colégios participando do torneio permite uma expansão maior do enredo no futuro, mas até o momento não foi muito aproveitado, focando mais em resolver o problema de uma heroína por arco e deixando a briga entre colégios como algo secundário.
Protagonistas de ambas as obras:
Enquanto em Rakudai a princesa quer reconhecimento por seu esforço, e não só talento, a de Asterisk quer dinheiro para um propósito próprio (ajudar conhecidos). A nenhuma das duas foi dada real profundidade nisso, é só uma linha de texto para definir o que cada uma deseja. No que a Stella de Rakudai se sai melhor é ter vários momentos bonitinhos ou engraçados todo episódio (“reactions”), devido a sua personalidade, que a fazem um personagem muito mais simpático do que a heroína central de Asterisk, que não tem um diferencial que a defina – a personalidade dela pode ser comparada a protagonistas femininas de diversas LNs, já achar uma igual a Stella, ia ser difícil. Conseguiram isso porque a personagem ganha muitos momentos do episódio em primeira pessoa, mostrando o que ela pensa ou quer, enquanto em Asterisk o foco fica a maioria do tempo no protagonista masculino, e o resto é dividido entre as diversas heroínas ou personagens secundários.
Dos protagonistas masculinos, ambos tem um passado rapidamente mostrado. O de Asterisk é só pra reforçar que o personagem está ali atrás de sua irmã, o que, infelizmente, foi esquecido, não comentam sobre a tempos.
Em Rakudai, o protagonista tem o famoso “passado trágico”. É genérico, mas ganhou relevância quando trabalharam esse passado, dando um episódio inteiro para explica-lo melhor (ep 2), e depois um episódio para questionar a atitude passiva do protagonista para com o mundo, como forma de auto-defesa psicológica. Mostraram também que ele não é tão durão quando fraquejou e precisou de apoio no episódio 4. Isso tudo ajudou a dar base, desenvolver e definir o personagem, algo que Asterisk não fez.

Em Asterisk a única coisa que o personagem faz é ficar pensando “no que vai fazer da vida”, até que decide que vai proteger a heroína. Isso não é desenvolvimento ou sequer caracterização de personagem….. 

O único mérito pertinente ao protagonista de Asterisk até agora é o autor ter feito ele perder um duelo no episódio 5, dando a sensação de que ele não é tão absurdamente forte quanto parecia no episódio 4. Também colocaram um limitador nele de 5 minutos, o que ao menos garante alguma tensão, já que ele tem que ganhar antes que o tempo acabe.

Conclusão

Rakudai tem muitos aspectos genéricos (ou seja, já vistos antes diversas vezes), mas tenta inovar na parte do romance, aonde junta um casal em 5 episódios e até resolve um mal entendido entre eles rapidamente, ao invés de prolongá-lo por um arco inteiro, como é comum de fazerem na maioria das obras. Sua maior limitação acaba sendo o plot, que trata apenas de batalhas no colégio e desenvolvimento de problemas de novos personagens. Seus aspectos genéricos são trabalhados de forma razoável, com o autor ao menos tentando desenvolver os personagens e seus problemas. Para quem prefere foco em romance e dá valor a direção de ação (bons momentos no episódio 3 e 4) ele se sai bem melhor. 
Asterisk é para quem gosta do modelo de light novel harém, aonde novas heroínas vão se juntando ao circulo de admiradoras do protagonista, mas a relação acaba não progredindo ao mais do que amigos, porque o protagonista é denso. O design dele é mais consistente e a coloração chama mais atenção. Para quem gosta de lolis ele deve agradar, já que tem duas, e uma delas é muito engraçada. De resto a novel é bem genérica, até no sentido de tentar formular um plot do qual o autor acaba esquecendo (a irmã do protagonista nunca mais foi comentada), e ficar tentando colocar adolescentes de 16 anos no meio de conspirações políticas que a maioria das pessoas não vai ligar muito, dado o pouco tempo que gastam nisso e por acabar sendo resolvido de forma muito simples. Nenhum de seus climax de ação empolgou até agora, devido a uma direção de ação fraca, apesar do duelo no episódio 5 ter sido bem feito.
Bem, essa foi minha opinião e análise de ambos. E vocês, qual estão gostando mais?

Extra:

Só eu acho que essa é a irmã brocon do protagonista depois de uma plástica? Só isso pra explicar ela se agarrando tanto nele e falando como se já conhecesse ele as vezes. 

Relacionado: