Rakudai Kishi vs Asterisk War – A guerra das light novels genéricas – Parte 1

Toda temporada tem uma novel com aquele plot que você já viu ou ouviu falar centenas de vezes, mas nunca antes tinham colocado duas obras tão parecidas na mesma temporada. Chega a ser até absurdo o nível de semelhança em alguns episódios. Nesse post compilei as semelhanças e diferenças entre Asterisk e Rakudai, dando minha opinião sobre cada um no final, baseado em seus primeiros 6 episódios.

Semelhanças

1. Ambos começam com o protagonista vendo a heroína de roupas intimas.

2. Ambos se passam em uma escola de magia.

3. Ambos tem torneios nessa escola de magia.

4. As garotas de ambos usam poderes de fogo e são ranks top no colégio.

5. Ambas as heroínas centrais são tsunderes que acabam ficando menos “tsun” (agressivas) com o tempo, principalmente a de Rakudai, que é mais honesta que o normal.

6. No episódio 2 ambos tiveram uma cena de fanservice envolvendo banho.

7. Ambos apresentam novas personagens lolis no episódio 2.

8. Ambos tem uma heroína e uma loli que não se entendem.

9. Em ambos a heroina foi a um encontro e saiu com roupas casuais no episódio 3.

10. Ambos tiveram uma luta no episódio 3, apesar da de Rakudai ter sido mais longa.

11. Ambos estão adaptando um volume de suas respectivas novels a cada 4 episódios, e portanto, ambos tiveram o climax no episódio 4.
12. Ambos tiveram cenas românticas no final do episódio 4, apesar da de Rakudai ir bem mais longe.
13.  Os protagonistas de ambas as obras são espadachins habilidosos com poderes que não podem usar por muito tempo. 1 min no caso de Rakudai e 5 min em Asterisk.
14. Ambos tiveram vilões “malignos” fazendo caretas no climax do episódio 4
15. Em Rakidai tem a frase “Brave New World” na música da OP e em Asterisk tem “Brand New World”
16. Ambos apresentaram novas personagens em seu segundo arco, ambas espadachins e tímidas. 

17. Ambos tiveram garotas usando biquínis em algum episódio.

18. Ambos tem lolis com ar de “sábia” que aparecem pouco

Diferenças

1. O protagonista de Rakudai Kishi tem uma atitude menos envergonhada quanto a mulheres, o de Asterisk já faz o protagonista masculino padrão corando e “fugindo”.

2. No final do episódio 1 a heroína de Rakudai vai parar em cima de protagonista (sem querer) e tira até uma casquinha, já em Asterisk tem a velha cena de cair com a mão nos peitos.

3. Rakudai é focado em romance entre 2 personagens, Asterisk é um harém com o protagonista conquistando várias heroínas mas não se resolvendo com nenhuma, como é o padrão dos harens.
4. Apesar da semelhança em uma parte da letra da música, ambos tem melodias de opening bem diferentes, assim como estilos visuais.

MyAnimeList

Rakudai Kishi

Score: 7.54
Membros: 58,279
Favoritos: 291

Asterisk War

Score: 7.32
Membros: 57,660
Favoritos: 182

Previsão de vendas aproximada de BD e DVD

Rakudai: 3000 unidades

Asterisk: 1000 unidades

Diferenças em termos de Análise

Rakudai tem protagonistas mais simpáticos e um pouco de romance misturado a seu plot todo episódio. O um casal oficializar namoro em 5 episódios deu a ele um grande diferencial também. O diretor, mesmo com uma verba limitada, consegue trabalhar e empolgar mais nas cenas de ação do que Asterisk, e a trilha sonora também é melhor utilizada. A animação perdeu consistência no episódio 5, mas voltou ao normal no 6. O plot dele é extremamente simples, para o bem e para o mal.
Asterisk tem personagens secundários mais simpáticos e engraçados que Rakudai, mas protagonistas mais genéricos (parecem personalidades clonadas de outras obras sem tirar nem por, o protagonista masculino lembra o cara de Infinite Stratos). A consistência da animação é boa e as cores vivas fazem o design dos seus personagens se sobresairem, ao contrário de Rakudai, que usa filtros pesados que deixam tudo avermelhado e embaçado com alguma frequência.. 
Parecia ter uma boa verba para cenas de ação mas decepcionou com cortes simples demais no seu climax do episódio 4, e a direção de ação não consegue empolgar na maioria das lutas também. Apesar disso, teve uma luta bem feita no episódio 5. Seu plot com conspirações políticas entre vários colégios participando do torneio permite uma expansão maior do enredo no futuro, mas até o momento não foi muito aproveitado, focando mais em resolver o problema de uma heroína por arco e deixando a briga entre colégios como algo secundário.
Protagonistas de ambas as obras:
Enquanto em Rakudai a princesa quer reconhecimento por seu esforço, e não só talento, a de Asterisk quer dinheiro para um propósito próprio (ajudar conhecidos). A nenhuma das duas foi dada real profundidade nisso, é só uma linha de texto para definir o que cada uma deseja. No que a Stella de Rakudai se sai melhor é ter vários momentos bonitinhos ou engraçados todo episódio (“reactions”), devido a sua personalidade, que a fazem um personagem muito mais simpático do que a heroína central de Asterisk, que não tem um diferencial que a defina – a personalidade dela pode ser comparada a protagonistas femininas de diversas LNs, já achar uma igual a Stella, ia ser difícil. Conseguiram isso porque a personagem ganha muitos momentos do episódio em primeira pessoa, mostrando o que ela pensa ou quer, enquanto em Asterisk o foco fica a maioria do tempo no protagonista masculino, e o resto é dividido entre as diversas heroínas ou personagens secundários.
Dos protagonistas masculinos, ambos tem um passado rapidamente mostrado. O de Asterisk é só pra reforçar que o personagem está ali atrás de sua irmã, o que, infelizmente, foi esquecido, não comentam sobre a tempos.
Em Rakudai, o protagonista tem o famoso “passado trágico”. É genérico, mas ganhou relevância quando trabalharam esse passado, dando um episódio inteiro para explica-lo melhor (ep 2), e depois um episódio para questionar a atitude passiva do protagonista para com o mundo, como forma de auto-defesa psicológica. Mostraram também que ele não é tão durão quando fraquejou e precisou de apoio no episódio 4. Isso tudo ajudou a dar base, desenvolver e definir o personagem, algo que Asterisk não fez.

Em Asterisk a única coisa que o personagem faz é ficar pensando “no que vai fazer da vida”, até que decide que vai proteger a heroína. Isso não é desenvolvimento ou sequer caracterização de personagem….. 

O único mérito pertinente ao protagonista de Asterisk até agora é o autor ter feito ele perder um duelo no episódio 5, dando a sensação de que ele não é tão absurdamente forte quanto parecia no episódio 4. Também colocaram um limitador nele de 5 minutos, o que ao menos garante alguma tensão, já que ele tem que ganhar antes que o tempo acabe.

Conclusão

Rakudai tem muitos aspectos genéricos (ou seja, já vistos antes diversas vezes), mas tenta inovar na parte do romance, aonde junta um casal em 5 episódios e até resolve um mal entendido entre eles rapidamente, ao invés de prolongá-lo por um arco inteiro, como é comum de fazerem na maioria das obras. Sua maior limitação acaba sendo o plot, que trata apenas de batalhas no colégio e desenvolvimento de problemas de novos personagens. Seus aspectos genéricos são trabalhados de forma razoável, com o autor ao menos tentando desenvolver os personagens e seus problemas. Para quem prefere foco em romance e dá valor a direção de ação (bons momentos no episódio 3 e 4) ele se sai bem melhor. 
Asterisk é para quem gosta do modelo de light novel harém, aonde novas heroínas vão se juntando ao circulo de admiradoras do protagonista, mas a relação acaba não progredindo ao mais do que amigos, porque o protagonista é denso. O design dele é mais consistente e a coloração chama mais atenção. Para quem gosta de lolis ele deve agradar, já que tem duas, e uma delas é muito engraçada. De resto a novel é bem genérica, até no sentido de tentar formular um plot do qual o autor acaba esquecendo (a irmã do protagonista nunca mais foi comentada), e ficar tentando colocar adolescentes de 16 anos no meio de conspirações políticas que a maioria das pessoas não vai ligar muito, dado o pouco tempo que gastam nisso e por acabar sendo resolvido de forma muito simples. Nenhum de seus climax de ação empolgou até agora, devido a uma direção de ação fraca, apesar do duelo no episódio 5 ter sido bem feito.
Bem, essa foi minha opinião e análise de ambos. E vocês, qual estão gostando mais?

Extra:

Só eu acho que essa é a irmã brocon do protagonista depois de uma plástica? Só isso pra explicar ela se agarrando tanto nele e falando como se já conhecesse ele as vezes. 

Relacionado:

86 Resultados

  1. Lezerman disse:

    Dropei Gakusen no episódio 4 e Rakudai não ta me agradando..

    Acho que depois de ver tanta coisa igual eu não aguento mais, quando eu acho que vai ter alguma diferença voltamos ao ponto zero, tirando o romance.

    Agora que a Aniplex descobriu que não é só adaptar light novel genêrica que consegue vender Blu Ray tomara que invistam em algo melhor, essa adaptação ai cheirou como se tivessem repetir Mahouka no sucesso.

    Rakudai não vai flopar mas eu to quase jogando fora também.

    • Marco disse:

      Olha o que aconteceu com Rokka, diferente normalmente acaba em um floop maior que o normal, não a toa a maioria das editoras obriga os autores a seguir alguns padrões que dão certo em quase todas as novels.

      Existem mais de 3000 novels lançadas anualmente, dessas, poucas conseguem se manter e ir para cima de 3 volumes antes de serem canceladas. Se as que ficam são genéricas, é porque o povo, em parte, quer isso.

      • Lezerman disse:

        A questão não é que tem muitos genêricas, eu sei que animes com propostas diferente é 8 ou 80, mas olha o tratamento dado a esses animes… a impressão que dá é que quando é pra investir em coisas diferentes eles vão com tanto pé atrás que antes de começar já da pra sentir o fracasso em vendas.

        Outra verdade é que o público comprador de bluray é um mistério quando se trata desses animes diferentes, concordo até que apostar em coisas mais seguras(Coisa pra Fujoshi ou adaptação de algo que não flope) seria sensato, mas se mirarem certo e fizerem algo que realmente seja lembrável as chances de não serem fracassos é alta…

        Note que estou botando a culpa na produora, mas os Japoneses(e compradores de LN) não ajudam, rakudai e gakusen não vendiam grandes coisas entretanto.

        • Joe disse:

          Tem que esperar e rezar por um anime bem feito de Mushoku Tensei kkkkk

          Alias Marco eu tenho visto bastante Ln’s com essa temática de um cara que morre e renasce num mundo de fantasia ou é transportado/convocado… pra lá é uma tendencia isso ? sabe mais ou menos quando ou oque começou isso ?

          • Marco disse:

            Olha, mais de 50% das novels da MFBooks, editora de Mushoku, são disso. Devia se chamar ReBooks, são quase todos de reencarnação, é bizarro.

            Esse tema tem a tempos em WebNovels, mas os editores achavam que só ia interessar o povo mais velho, então a maioria das editoras não pegava. A editora de Mushoku tem público alvo de 30 anos pra cima por exemplo, ela foi fundada com esse público em mente.

          • Joe disse:

            No animesuki por exemplo tem bastante tópico novo com essa temática

            Hum.. teoricamente é esse povo que tem grana pra comprar BD … não me de esperanças cara kkkkkkkkkk

          • Marco disse:

            No japão o que mais importa de imediato é eles gostarem dos personagens, depois a história. Como a Eris é um saco no início, cabe ao protagonista ser adaptado de forma a conquistar o público pagante.

          • Joe disse:

            Acho que que os personagens do vol 1 dá pra conquistar a galera (espero) até o vol 6 a Eris já tem uma bela “redenção” a interação dela no magic continent por exemplo , o POV dela tb é mto legal conquistou na hora xP

            pensando aqui pq a mulher de cabelo vermelho é a tsundere e a loli tem cabelo azul Oo kkkk

        • Marco disse:

          O mercado não gosta de correr riscos, apostar em mais do que já deu certo um dia parece sempre mais seguro. Ou então em LNs que vendam razoavelmente bem, o que as “diferentes” geralmente não conseguem.

          Sobre vendas, qualquer coisa próxima de 10k tem chances de anime, e até algumas que vendem menos. Como eu disse, são lançadas mais de 3000 novas LNs ao ano, a maioria fracassa e é cancelada, essas são as que a gente geralmente não vê no ranking, porque vendem de 2k pra baixo.

          Eu fiz um gráfico uma vez. LNs com mais de 10k em vendas sem animes são poucas, as com mais de 20k sem animes (tirando as de autores famosos como de SAO ou Index), dá pra contar com menos de 10 dedos. Por isso que falei no inicio do ano que Netgame iria ganhar anime. Ele tinha pego 18k sem anime, o que é considerado um valor muito grande, acredite se quiser.

          • Lezerman disse:

            É… realmente com Light Novel pedir algo diferente é mais difícil, mas adaptações de NOVELS sem ser no formato comum(ou sei lá como se diz) que vira e meche aparece em algumas temporadas costumam ser bem diferentes..

            Triste que mesmo quando adaptam algo inusitado a crise do 8:80 bate e o anime flopa miseravelmente(Shinsekai Yori).

            O jeito mais fácil de conseguir algo bom e diferente, depois desses fatos, é por material original, o que também é um problema, visto que o que costuma vender é só o que tem selo de grandes escritores, ou quando não é de grandes escritores segue pelo caminho fácil, com decisões previsiveis em algo que podia ter tomado um caminho diferente.(Ou mesmo quando é muito bom mas flopa, flopa muito)

            Pra finalizar, acho que vamos ficar com grandes obras(boas obras e muito vendidas) a cada 2 anos mesmo.

  2. Carouch disse:

    Eu to gostando muito mais de Rakudai do que do que Asterisk, (que eu até já dropei) provavelmente pelo fato de eu valorizar bastante o romance em um anime e também não consegui gostar do protagonista de Asterisk, esses “homens pimentão” são muito irritantes

    • Gabriel Dias disse:

      “Homens pimentão” sahushausha. Também acho isso um saco

    • Davi disse:

      Homem pimentão?

      O Ayato não é um, já deixou claro que gosta da Julis, assim como ela também gosta, só faltam um falar pro outro
      Além disso ele é atirado pra cima de quem gosta, no caso até o momento a Julis e a Kirin

      Não acho que ele é “pimenta” apenas por não se confessar em tão pouco tempo de anime ainda

      • Carouch disse:

        Mas se eu for ver uma obra clichê quero algum diferencial marcante, que harém de escola de magia é o que mais tem. Não acho impossível ele de confessar para a Julis, mas a obra simplesmente não me atraiu.

        E Raikudai também não tá essas coisas, a unica diferença é que o romance é mais evoluído e ganha um foco maior, por isso eu não o dropei, porque ele tem um diferencial da outras obras do gênero.

  3. Davi disse:

    É, esqueceu completamente do objetivo da Julis, ela quer dinheiro pra ajudar o pessoal do orfanato que são seus amigos, seus primeiros amigos.

  4. Davi disse:

    Sobre o Ayato, nesse último episódio (7) ele tava dando em cima da loli de cabelo branco, isso é mais um progresso.

    Sobre plots, prefiro o de Asterisk, muito mais amplo, o de Rakudai é apenas batalha, se o Ikki queria ganhar destaque ele já conseguiu, até ganhou um novo apelido. Até ganhou uma turma de alunos
    Quer mais o quê?!

    Já em Asterisk a rivalidade entre as escolas já estava começando desde o primeiro epi, e ficou mais intensa quando algumas integrantes da Allekant vai diretamente desafiar os protagonistas
    Além disso para as batalhas, tem a busca pela irmã que é mais um motivo para as batalhas acontecerem

    Sobre a Julis, tsundere, ela pode até ser, majs do primeiro episódio até o 7 ela já deu um baita progresso assim como o Ayato, trocar pratos não é tão comum

    (Ou vai falar que no Japão é…?)

    Gosto é gosto, mais algumas coisas da sua avaliação Marco não me agradaram tanto, afinal é uma avaliação crítica creio eu

    Você fala que ter dormitórios mistos é uma quebrande clichê e tal, e é exatamente isso que o autor quer esfragar na sua cara
    Um cara não levantaria a camisa pra uma garota semi nua que ele acabou de ver
    A fala da Stella sobre o clichê das irmãs apaixonadas pelo “oni sama”
    A jornalista falando que o “certo”, o clichê seria os caras malvados sairem correndo depois de perderem pro protagonista, mais em Rakudai eles ficaram e ajoelharam

    Ehe, uma quebra do clichê, como é bonito e legal XD

    ‘_’ SQN

    “Lolis que aparecem pouco”

    A de Rakudai apareceu em 1 episódio e nunca mais

    Já a de Asterisk já apareceu varias vezes, já se revelou uma adversária pro protagonista etc

    (avaliação crítica ou pessoal…?)

    “Ambos apresentaram espadachins”

    É, mais em Rakudai uma é fraca, deixou isso bem claro
    Já em Asterisk ela é a mais forte da escola do Ayato

    Ah, e ela não virou uma aluna dele

    “Ambos tiveram vilões malignos”

    NÃO!

    Em Rakudai é um vilão maligno (que já apareceu outro no sétimo episódio)

    E em Asterisk é um pau mandado, da desde o primeiro episódio estabelecida escola Allekant

    Sobre ter mais batalhas em Rakudai

    Rakudai já esfregou na cara que só será isso

    Em Asterisk não chegou as datas das batalhas

    LEMBREM-SE, EM RAKUDAI ROLOU UM TIME SKIP, EM ASTERISK NÃO!

    Romance em alguns dias… Esperem o tempo no anime passar, e não no nosso esperando semanalmente

    • Joe disse:

      É … mas critica não é uma coisa pessoal ? é uma avaliação baseado nos gotos e valores do escritor da critica non ?

      • Davi disse:

        Aí eu não sei, por isso perguntei ao mesmo

        Pois tem a avaliação pessoal e a sem gosto pessoal (critica)

        • Marco disse:

          Crítica, por mais que seja algo que você tenta ser o mais “justo” possível, pegando valores comuns (senso comum) de base, e lógica simples, tem sempre um pouquinho de você ali, o que é bom, se não todas as críticas seriam iguais, o importante é não exagerar nisso. Se eu não argumentar bem o bastante para convencer as pessoas da minha crítica, ela não vale nada, mas no final ainda é a minha opinião, a qual eu tento justificar da melhor forma possível, e apartir dai cabe a quem lê decidir se foi convencido ou não.

          • Davi disse:

            Drog@, eu ia falar isso, afinal a maioria do blog aqui tem preferência por Rakudai

            Apesar de que a maioria dos aspectos positivos é de Asterisk
            Quando o pessoal de Rakudai retruca o Asteris sempre fala em personagens menos carismáticos… ‘-‘
            Ou toca na relação do Ikki com a Stella

            (que foi estabelecido a 2/3 semanas antes do beijo)
            (time skip, olá)

            Afinal um relacionamento em um anime é um ”extra”, se pra um anime ser bom teria que ter isso… Geral tava fudid-

          • Joe disse:

            Pois mesmo vc considerando só um extra é algo raro ( normalmente é só no happy ending) pelo menos pra min é mto bem vindo se todo anime tivesse um casal assim ia ser comum tb mas a maioria é harem , qualquer adolescente normal lugar do Ayato ou dos protagonistas de harem tava pegando alguem já hehe

          • Marco disse:

            Relacionamento não é extra! A relação dos personagens e como ela se desenvolve é muito importante para a avaliação/crítica. Até porque alguns animes, como comédias românticas, tem só isso, que diabos de plot você iria julgar ali?

            Noragami só se manteve na S1 porque o Yato é carismático pra caramba, e interessante em alguns aspectos. A trama em si foi episódica e repetitiva por metade do anime.

            E não é só carisma e relação, as lutas de Rakudai conseguem empolgar muito mais que as de Asterisk, já frisei bem isso, a direção de ação de Asterisk é fraca. O único ponto positivo de Asterisk até agora é poder expandir seu plot com o tempo, e um design mais estável (um pouco).

        • Joe disse:

          Bom sinceramente eu não acredito em critica impessoal sempre tem marcas de opinião e os próprios conceitos do autor nela , mas é claro tem umas mais “isentas ” e “justas” que outras 😉

    • Marco disse:

      Só tem crítica no final do post, o começo são aspectos que achei parecido, e só. Eu achei sua defesa da loli sábia de Asterisk bizarra, não to nem ai pra nenhuma delas, a de Rakudai apareceu em 3 episódios, sempre nas partidas (tive que rever os animes para pegar as imagens), a de Asterisk apareceu 2 vezes, ambas são irrelevantes até o momento, podem tirar elas que por enquanto não mudaria nada na trama.

      Que rivalidade? Ninguém sabe nada das outras escolas, e nada que elas fizeram impactou a trama de verdade até agora, fica só um rosnando pro outro. Se o autor quer criar tensão que mate alguém e torne a disputa relevante, ele tá fazendo um trabalho horrível em fazer você se importarem com o que está acontecendo.

      Rakudai o objetivo do cara é vencer para poder se formar (o que é um plot bem simples mesmo), ele ganhar a simpatia das pessoas foi legal por mostrar uma mudança significativa do começo pro fim do arco 1, mas não é o “objetivo final”.

      A comparação é episódio a episódio, ainda mais porque estão usando o mesmo número de LNs por episódio. Se o autor não consegue colocar batalhas empolgantes ou está enrolando o torneio eu não posso fazer nada. Avaliei 6 episódios de cada, que representam a mesma quantidade de material adaptado. Se uma história progride mais rápido e outra mais devagar é escolha do autor.

      PS: Tá mesmo dando um valor enorme de progresso de relação a uma troca de pratos? E o Ayato não cantou ninguém, ele tá sendo gente boa como sempre, ele é denso, não esqueça disso. Suas reclamações do que Rakudai fez de diferente eu não entendi, então vou deixar pra lá.

      • Davi disse:

        Me referi a loli chinesa de Rakudai e a loli dos robôs de Asterisk
        A de Asterisk já apareceu bem mais e já mostrou que quer derrotar o Ayato, e algum motivo por trás
        Enquanto a de Rakudai…

        Rivalidade dos protagonistas com a Allekant, não das escolas, afinal essas formaram um ”acordo”

        A tentativa de assassinato foi esquecida?…
        O Silas lá que não foi a altura de realizar a missão, mas se alguém tentasse me matar eu ficaria puto
        (ou correria dada a situação >.<)

        PS: Estou sim, afinal você disse que a Stella é mais atirada entre outras coisas, então algo ''pequeno'' em Asterisk também deveria contar, mas como eu disse no post abaixo, já está claro que o pessoal daqui gosta mais de Rakudai, tentar impor algo contra o gosto da maioria e seu seria bem dificil, ou nem aconteceria.
        (Afinal se me falarem qual dos dois eu gosto, eu diria que Rakudai é um …)

        O Ayato e a Kirin ficaram bem corados enquanto conversavam, até agora o ''casal'' que fez isso foi apenas ele com a Julis e agora com a Kirin, na minha opinião é progresso no harém

        • Pietro Gutier disse:

          eu tenho uma pequena duvida a historia da LN do aterisk é boa? se não me engano têm 9 vol mas é muito pouco comentado e discutido em forums ou sites…

          • Davi disse:

            É apenas por mais pessoas conhecer Rakudai mesmo

          • Marco disse:

            Bem, os que li não falaram nem muito bem, nem muito mal, só acharam chato ou algo assim, mas a maioria que vi dropou no volume 2. Ele tem mais volumes traduzidos que Rakudai até, então se fosse interessante (“bom” é relativo) teria mais gente comentando sobre que Rakudai, ele tem mais material pra isso afinal.

  5. vinicius disse:

    alguem que acompanha a light novel de atserisk sabe o motivo da claudia saber bastante sobre o ayato? as me pergunto se ela deve saber de algum motivo da irma dele ou algo do tipo… sei la

  6. Marcus Montreal Piazon disse:

    rsrssrsrs

  7. Lucas Wackiswkiy disse:

    Eu acho hilario os comentarios daqui , claro que temos fãnservice que não gostam de numeros , isso é fato rakudai esta aniquilando asterisk, eu pretendo ser parcial e não levar pela emoção , de fato nos 2 ultimos episodios eu gostei mais um pouco mais de asterisk mas nada ainda tão impactante , esse anime só se salva com a aparição da claudia ….

  8. Shiba disse:

    A semelhança entre esses dois animes é incrível kk . Quando eu assisti o primeiro ep de ambos , me senti revendo o mesmo anime só com personagens diferentes kk.

    Rakudai está se saindo melhor que Gakusen nos climaxs de fato , as lutas de Rakudai até agora foram muito empolgantes. Ikki também consegue ser um protagonista melhor que o Ayato e muito mais carismático também. A Stella é engraçadinha , mas não simpatizo tanto com ela . Acho a Julis bem mais atraente como heroína entre as duas.

    Sobre a OP , mesmo com a letra um puco parecida a de Gakusen é bem melhor , assim como a ED. Gakusen só falta mesmo umas lutas mais empolgantes , pois tirando o duelo do ep 5 contra a loli o resto não foi lá muito legal.

  9. Gabriel Dias disse:

    Eu to assistindo os dois e estou gostando dos dois, to curtindo um pouco mais o Rakudai kishI mas não muito mais. Acho os dois animes divertidos de se assistir

  10. DarkFlame disse:

    Prefiro muito mais Rakudai, pelo menos ele me empolga mais e me faz querer assistir o próximo episódio diferente de Asterisk que dropei….

    Acho o Ikki muito mais carismático que o homem-pimenta. A animação de Asterisk é melhor, mas pelo incrível que pareça, as lutas de Rakudai empolgam muito mais.

    Agora, em relação a heroína, prefiro a Stella mesmo, por já ter um romance concreto ali. Esses haréns que não levam a nada me tiram a paciência, pelo amor de deus…. ( É claro que pode ter um desenvolvimento romântico melhor mais pra frente, mas julgando por esses 4 episódios que assisti…deixa pra lá).

  11. Sora disse:

    Esse post daria uma treta monstro até,se o povo daqui não tivesse um senso mais ”leve/maior”,das semelhanças acho que eu só não tinha percebido mesmo a frase das Openings lol,no enquanto Rakudai tem minha preferência pelos protagonistas a qual passam mais apego e carisma.

    Hum pra mim o plot de Asterisk se sai melhor que o de Rakudai,leve em conta que ele é split cour então provavelmente vão voltar na questão da irmã dele,as vendas pouco importam para Asterisk nesse caso,se a Claudia tivesse o mesmo tempo de foco que a Shizuku tem minha preferência certamente mudaria,apesar que a Kirin é ótima também colocou a nova de Rakudai no chinelo.

    • Marco disse:

      Normal, eu deleto e dou ban nos malucos que começam um post berrando ou falando palavrão. Não é o tipo de público que quero aqui. Gosto dessa comunidade mais calma e farei de tudo para mante-la. Só os guias de temporada que tem uns comentários estranhos as vezes, mas os piores eu continuo filtrando.

      Sobre ser split, eu to comparando episódio a episódio, que acho o mais justo a fazer, ainda mais por estarem adaptando no mesmo ritmo. E as vendas importam se eles querem mais temporadas, porque o segundo cour não é o final, só iria adaptar até o volume 6. No caso espero que decidam por um final original, porque duvido que a previsão mude muito agora.

  12. Lucio disse:

    ótimo post… pena mesmo que a expectativa de vendas seja tão baixa………..

  13. Joe disse:

    Não que eu não gosto ou ache asterisk ruim … é que Rakudai é melhor 😀

  14. Pietro Gutier disse:

    AI AI … eu amo polemicas ainda mais nesse quesito , de fato eu tenho preferência pelo rakudai por que conheço o contexto da historia já que acompanho a LN e ate agora o anime vem me agradando muito , dos 6 episodios realmente o mais fraco foi o 5°, enquanto ao Asterisk não acompaho LN , o anime eu assisto mas não vi nada demais nos personagens , a unica coisa agradavel é a Claudia, aquela protagonista feminina é fraquinha demais , ate a aparição daquela kirim tv mais impacto do que ela, e realmente os numeros não mentem a popularidade do rakudai é maior que asterisk… eu ate vou tentar acompanhar a LN do asterisk se entra no meu agrado , dai depois eu comento se a historia é realmente tão boa!

  15. Rodrigo Rodrigues disse:

    Obras genéricas, claro que mesmo com suas diferenças e característica peculiares nenhuma tem um grande diferencial para ser qualificada como uma Ótima, quem sabe para o final tenhamos alguma surpresa.

  16. 42 disse:

    Já está anunciado qual é a obra genérica da próxima temporada?

  17. Pietro Gutier disse:

    se bem que termos de waifus entre claudia e stella eu prefiro a claudia, esse ultimo episodio dela de bikini curto, a animação foi perfeita !

  18. Cloud disse:

    Marco, achei que Rakudai caiu um pouco, estava gostando,mas esse ultimo episódio sentir um pouco forçado as coisas…e o protagonista meio “blazer”

  19. kingumaga disse:

    Levando em consideração o MAL da pra ver q as opiniões estão bem divididas, tem mais semelhanças do q eu já tinha percebido, mas no geral to preferindo bem mais o Rakudai.

    Não tava esperando esse nivel de venda do Asterik, achei q ele iria ao menos se pagar, como vai ser split cour o pessoal q curtiu muito vai ter unas 24 episódios pelo menos.

    Essa tese da loira ser irmã do protagonista não creio muito q seja isso.

  20. Luis Fillip disse:

    acabei de ler o volume 2 da novel de asterisk e novamente nao senti empolgação nenhuma no climax, a batalha final foi mais uma batalha de amizade do q séria, sem contar q como o “vilão” do arco nao luta ficou meio sem sal

  21. Pietro Gutier disse:

    O anime do Asterisk termina mais ou menos em que volume da novel?

  22. Wendel Santos disse:

    THE TRETA HAS BEEN PLANNED!!!!

    Sarcasmos a parte, vamos falar sério.

    Pra ser bem honesto, não tenho muito o que opinar, pois no momento eu sou apenas um observador. Não consigo assistir animes semanalmente, então procuro ler as postagens semanais e os comentários para tentar criar opiniões baseadas nas mesmas e dessa forma, quem sabe, evitar futuras decepções e ter uma melhor base sobre os animes da temporada. Mas ainda assim, irei falar minha hipótese sobre o assunto do post.

    Pelo que já foi comentado aqui, seja pelo marco ou pelos outros comentaristas, parece que rakudai está sendo superior. Além da obra estar mostrando tentar sair da zona de conforto em relação a outras light novels, está fazendo os clichês restantes de uma forma aparentemente satisfatória (como cenas de ação). Sem contar que a direção do shin onuma foi um ponto a mais, já que foi ele que dirigiu EF, watamote, e baka to test, animes que eu gosto bastante.

    Eu já previa que asterisk seria superior em design, pois a A-1 pictures sempre me pareceu mais consistente que a silver link (me corrijam se eu estiver errado) e os comentários só fizeram comprovar isso. Mas o fato do protagonista de Asterisk ser indeciso não ajuda muito, mas pelo menos, os secundários parecem ser legais o que já um ponto pra asterisk.

    Mas tudo isso pra falar uma coisa obvia. Terei que assistir os dois e tirar minhas próprias conclusões e também ver até aonde as minhas hipóteses e comentários se tornarão corretas.

    Foi um comentário bem hipotético, mas achei que seria relevante para discussão. Enfim, obrigado pela atenção e até mais.

  23. Alisson disse:

    Já tinha notado e até tinha achado que era proposital essa enorme semelhança entre 2 animes sendo lançados simultaneamente.
    Rakudai é melhor mesmo. Por mais que o protagonista não vai para cima da namorada, ele ter uma namorada tão rápido é uma mega evolução perante outros animes do gênero. Ainda é idiota ele não tentam nada com ela, mas é anime, fazer o que.

  24. Zerefe disse:

    Rakudai não é pouco,é bem superior a Asterisk,tirando o plot que parece ser mais profundo em Gakusen,o resto Rakudai é superior,Ikki e Stella dão de 10 em Ayato e Julis,acho que até os secundários de Rakudai são mais interessantes,a loli irmã do Ikki é bem mais sensata que a loli de cabelo azul de Asterisk,Alice também vem se mostrando um bom acréscimo,os vilões idem.

    Rakudai com um plot simples,elenco carismático e algumas peculiaridades tem se mostrado ser bem mais atrativo,pelo menos dessa vez a crítica não se engana,os números não mentem,só resta o choro das asteriketes.

  25. Alisson disse:

    Uma coisa bem ruim em Asterisk é que ele vai ser mais um anime de 12 eps que vai acabar sem acontecer absolutamente nada. Tenho certeza que o torneio não vai acontecer.

  26. Arthur Mendes disse:

    realmente essa é a primeira vez q vejo dois animes muito iguais. mas sao muito bons. gostaria muito de ver uma segunda temporada. infelizmente eu ja imaginava q esse tipo de animes, as vendas sao baixas

  27. Shiro disse:

    Os dois estão me divertindo bastante, mas acho Rakudai melhor em termos tanto de ação como em romance. Fora que os protagonistas de Rakudai são melhores.
    Asterisk tem potencial, mas acho que ele acaba sendo desperdiçado pelo tipo de obra que ele é. Não acho que o gênero harem seja ideal pra esse tipo de anime. Como o marco disse, o conflito a respeito da irmã é esquecido por ser um harem e colocando novas personagens e não dando o desenvolvimento devido. Seria melhor pra mim se não fosse um harem.
    Já em Rakudai não tem nada me desagradando, tudo está do jeito que eu gosto. Tem o romance mais desenvolvido, um protagonista decidido e poderoso, uma protagonista simpática, engraçada e ao mesmo tempo também é poderosa. Tudo funciona pra mim.
    Acho que Asterisk ainda vai melhorar, ele não é split cour? Sendo, ele vai ter mais tempo pra desenvolver a história. Pode não melhorar, mas acho que ajuda.

    • Emerson Nunes disse:

      Bem vcs falam que eles esquecem a irmã do ayato (asterisk), porém no primeiro episódio ele fala q não foi lá pra procurar a irmã dele já que ela sumiu a 5 anos, entao meio q eles cortam a procura pela irmã e focam mais “no que ele quer fazer da vida”

  28. Cyro disse:

    Concordo com uma coisa, e discordo de outra:
    Concordo sobre Asterisk ser mais bonito, mas mais chato. Eu fiquei na hype gigantesca quando vi o trailer de Asterisk War em junho, mas me decepcionei, Rakudai que eu julguei no início acabou sendo beeeem mais interessante

    Discordo sobre a Stella ser diferente, ela e a de Asterisk War são iguais, não vejo nenhuma diferença real nesse estereótipo de tsundere clichê que as duas são, exceto pelo fato de uma ser honesta de vez em quando

    Pergunta: Marco, cadê o Tanaka-san? Gostava dos – raros – posts dele. Ouvi falarem que ele tá numa zen de “Todo anime é bom, só basta ver com os olhos certo”, mas ele saiu mesmo do site por isso?

    • Marco disse:

      A primeira tem mais momentos bonitinhos/românticos e é mais honesta (tá cheio das reactions dela no meus posts semanais, que outra tsundere já viu ter aquelas reações?). O lado “tsun”, que significa “agressivo” é quase inexistente, focam mais no “dere” (lado amável). Não vai achar muitas garotas em LNs balanceadas assim e que são tão honestas, o povo tava até discutindo dia desses que ela não se encaixa mais no perfil de tsundere, já que perdeu quase todas as reações agressivas ou desonestas desde o final do episódio 1.

      Sobre o outro assunto. Saiu, ele foi do zen para o “abomino pensamento crítico”, “usar senso comum de base em crítica não é valido”, ect. Quando chegou nisso a gente não se entendia mais.

  29. junior disse:

    Na minha opinião Rakudai e Asterisk são otimos anime, antes deu falar qual eu acho melhor, prefiro esperar até o final de cada anime, porem Rakudai ja tem um casal formado e eu adoro romance, isso ja faz Rakudai para mim ser um pouco melhor, eu não ligo para anime iqual, se eu gosta ja ta bom

  30. Pietro Gutier disse:

    marco tu têm que fazer mais vezes isso , eu adoro quando compara rivalidade entre 2 series parecidas ou coisa do tipo, espero que nos próximos tenha de outros animes …

  31. Asuna disse:

    Na boa eu gostei Marco mandou bem!Eu gosto mais do Asterisk.

  32. BloodEND disse:

    a diferença entre ambos eu diria que é o fato de em rakudai os personagens serem melhores e ele usar melhor alguns cliches (não é por algo ser cliche que é ruim,basta ser bem usado) enquanto em asterisk ele é 2 cour e é provavel que tenha um desenvolvimento mais lento e quem sabe apresente uma melhoria mais tarde.embora atualmente nem parece ter apresentado um arco direito (enquanto rakudai ja entrou com tudo no arco do sword eater)

  33. PlayerLEL "tHe ZiK'A dO bAgUi" disse:

    o protagonista de rakudai é “melhor” que o de asterisk e até o momento não dou o braço a tocer por rakudai e asterisk porque “odeio” essas historinha clichê que só repete e não tem “profundidade e complexidade” é tudo comédia e repetição mesmo….. acho que só em rakudai que o protagonista realmente teve momentos onde o mundo “quase caiu” que me fez a continuar assistindo….. e também heavy object que pra mim surpreendeu mesmo (emoção igual a de rokka no yusha) apesar do fã service além de comédia de qualidade

  34. Ronaldo disse:

    de um lado vemos um mito ikki do outro vemos um virjao qualquer

  35. Alisson disse:

    Muito bom as comparações Marco, ta de parabéns kkk teve umas ali q não tinha reconhecido haha.
    Rakudai é claramente mais original que Asterisk , só que a animação não me agradou muito, principalmente os filtros e os cortes de espada “the flashs”.
    Asterisk é clichêzao, mas possui uma verba melhor investida, a animação é boa, a trilha sonora (mesmo de mahouka) é bolada, mas não teve nenhum clímax ainda q usufruísse 100% dela.
    Ainda boto fé em cenas tops de Asterisk, agora Rakudai já perdi aquela ansiedade de próx epis.

  36. Antonio Gabriel disse:

    Até o EP 2 – 3 eu ainda n sabia qual era qual. Porem como vc disse, Asterisk é muito mais clichê, é tão clichê q chega irrita, n curto muito essa personalidade do protagonista. Já Rakudei com essa de deixar o romance ja feito logo de cara, foi uma bela jogada… curti mil.

    Vc falou da Claudia, sobre ser “irmã dps da plastica” kkk acho q nao… esse anime é tão clichê q é capaz dela ser uma amiga de infância (que pra variar, ele n lembra)

    No geral curti mais Rakudei, parece ser mais “maduro”. Asterisk n teve uma luta q falei “ai sim, curti!” só é tudo muito colorido e clichê q ta ficando irritante kk.

    Obs: Se puder me ajudar a lembrar o nome de um anime, vou por umas características .

    É um estudante, q foi pra uma escola onde só tem 4 meninas. E lá ele começa a ajudar elas e tal, dps descobrem q ele era tipo um agente meio modificado(melhorado) geneticamente, q dps de uma missão ele é resgatado por uma militar, q ela mesmo cria ele, qnd ele cresce ele segue os passos dela, dps ele pede pra ir pra uma escola “normal”. Dps de resolver os problemas das meninas, começa a ser feito harem dele com as 4 meninas + a sensei dele + a irmã dele (q todos achavam q ela tava morta, inclusive ela foi quem salvou antigamente uma das “namoradas” do protagonista”). Enfim, é um anime de ação com harem em q o personagem é badass, foda… só q esqueci o nome kkk

  37. Karthus disse:

    Eu realmente achei aquele anime chato e sem graça no primeiro episodio do rakudai kishi mas assisti ate o ep 5 e pensei “olha isso aqui ta bom” estou ancioso pra ver o ranking de vendas que ele alcançou esoero muito outra temporada.

  38. Os 3BRs disse:

    vc fez uma analise otima, eu prefiro asterisk por gostos pessoais, mas, vc podia ter apontado o ponto da treta entre os fãs q é pq os fãs de rakudai sempre vem acusando asterisk de copia apesar de a novel de asterisk ter sido lançada quase 1 ano antes q a de rakudai

Deixe um comentário