Impressões semanais: Rakudai Kishi #08 e Noragami 2 #08

Rakudai Kishi no Cavalry #08

Esse episódio foi engraçado porque fez tudo certo até quase o final, eu realmente gostei do desenvolvimento dele, e a luta estava legal. Mas ai chega o finalzinho e entregam algo abaixo da tensão gerada até ali (ao menos foi essa minha impressão). Por culpa do material original eu creio, porque a direção até tentou uma “firulas visuais” para engrandecer a cena.

Foi bom terem voltado no flashback da Ayase para entendermos um pouco melhor o que aconteceu. Melhor ainda foi o twist do final revelando que o pai dela não estava se desculpando para ela, mas para seu oponente, por não ter dado a ele uma luta digna.

Sword Eater também saiu do patamar de vilão cartunesco. Ele gosta de lutar, e estava se divertindo, sem fazer careta ou discursos, ele queria só uma boa luta. Reparem no final quando ele sai dizendo que “não precisava mais esperar”. Ele estava em busca de um oponente que considerasse digno, já que como era um superdotado fisicamente, nunca teve um desafio de verdade. Ele achou isso no protagonista e ficou em paz. O vilão foi humanizado, e de uma forma diferente até, sem flashbacks ou histórias tristes, apenas com poucas palavras e seu comportamento em uma luta.

Ikki também mostrou um lado interessante ao se divertir com tudo aquilo, e pela primeira vez não exageraram nos ferimentos dele para ele ganhar no final. Essa luta foi a mais coerente em termos lógicos, ou sem o que chamamos de “protagonismo”.

Infelizmente, nem tudo foi bom. Embora a construção da luta com o protagonista na defensiva tentando entender a técnica do inimigo tenha sido legal (razoavelmente bem animada, sem esbanjar, mas sem apelar para quadro estático ou frames tortos), quando chegou o final o climax não empolgou tanto, o do episódio 7 teve um fechamento melhor nesse aspecto. A direção ainda tentou algo estiloso deixando tudo preto e branco e colocando uma animação legal, mas o personagem praticamente correr em linha reta foi anti-climático, e a trilha sonora não casou bem com a cena final. Com um final no nível da luta do episódio 4 em termos de emoção teria sido bem melhor.

No geral esse foi um bom arco, a conclusão é que não foi tão grandiosa. Tivemos desenvolvimento de personagem razoável por parte da heroína nova, um vilão que se mostrou melhor do que parecia e uma luta que saiu dos padrões do “apanha panha apanha e ganha no final”. Ficou faltando só a emoção do episódio 4 ou 7, mas de resto foi bacana. No próximo episódio acho que devem juntar o conteúdo mais comédia romântica do volume 3 em um episódio só, e depois seguir para o plot. Ao menos é o que parece pelo título.

Avaliação: ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre outros animes da temporada que estou acompanhando)

Noragami 2 #08

Eu adoro como conseguem humanizar tão bem o Yato. Ele tem várias facetas, e acho que é por isso que gostamos tanto dele. Ele é legal ou badass de vez em quando, é frio, é bobo, é feliz, triste, se desesperada, chora, ele tem todas as facetas e defeitos de uma pessoa normal, assim como várias qualidades. Acho que esse é um segredo do personagem ser tão carismático, é muito fácil se identificar com algum aspecto dele.

Esse episódio foi uma mistura de comédia, ação e drama outra vez. É legal ver o Yukine correndo atrás de ficar mais forte, ao mesmo tempo que rimos um bocado com o Yato puxando o saco da Hiyori. Mas o destaque, é claro, é o final. Engraçado como o Yato fica submisso a seu “pai”, quase vira uma criança em termos de comportamento. O serviço que ele faz é interessante também, nunca lhe damos com mortes de humanos pelo protagonista até agora, então é meio que um choque ver ele matando várias pessoas que não estejam possuídas, ainda que nenhuma delas seja boa.

Quem torce por um romance entre o Yato e Hiyoti deve ter vibrado com o Yato desesperado para voltar para ela com medo de ser esquecido. Foi uma bela cena. Agora é esperar e ver como continua, mas por enquanto está sendo uma excelente adaptação, me fazendo até esquecer das cagadas com filler da S1.

Extras

E os shippers vão a loucura!
A cara de mau do Yato foi quase irreconhecível. Achei legal.

Em geral isso é animação mediana, mas a movimentação faz sentido e não usam estática, caracterizando um bom uso da verba, claramente limitada a cortes de movimentação curtos.

2. Impressões dos episódios anteriores de Noragami 2 Aragoto
3. Rakudai Kishi vs Asterisk War – A guerra das light novels genericas