Impressões semanais: One Punch Man e Rakudai Kishi #05 (+ Extras)

One Punch Man #05

Não peça pro tio Saitama lutar a sério!

Gostei da primeira parte do episódio com o Saitama nos testes, e depois lutando contra o Genos. A movimentação e arsenal do Genos geram cenas de ação super legais, e a animação ser acima da média reforça isso. A cena do Saitama ficando sério e destruindo uma montanha com deslocamento de ar foi bacana também, assim como a trilha sonora usada na luta, saindo um pouco da repetição da OST principal que usam todo final de episódio. Só achei estranho terem cortado uma parte da luta que tem no mangá que era praticamente animada, embora tenham compensado isso tendo acrescentado muitas partes extras, que não tem no original.

Outra coisa legal é a adição do sistema de ranks dos heróis. Isso traz a possibilidade de “evolução” para a obra, já que mesmo sabendo que o Saitama é apelão, todo mundo vai ficar ansioso pra ver se ele evolui do rank C para as outras posições com o tempo.

As extensas conversas eu já não gostei tanto, talvez por saber que aquilo não vai dar em lugar algum, diferente do que muitos esperam.

Ainda não ganhamos nada parecido com os 3 episódios iniciais, cheio de inimigos e lutas, mas a série com certeza continua mantendo um bom pique, com ao menos uma luta bem animada por episódio.

Avaliação: ★    ★ (+)

Rakudai Kishi no Cavalry #05

Stella e seus olhinhos de seta estavam um charme nesse episódio.

Seguido do episódio da confissão ganhamos um focado em comédia romântica. Achei legal como o desentendimento entre os personagens, que normalmente se prolonga por uma saga inteira (4 episódios) foi resolvido em apenas um episódio. Ambos queriam progredir na relação, mas o medo do que o companheiro iria pensar estava bloqueando isso.

É bacana como a Stella não é a garota honrada que não pensa safadezas e etc, ela tem hormônios e quer fazer “coisas de namorado”, nada mais normal e honesto para uma adolescente. Ainda assim, faltou eles deixarem mais claro o interesse no Ikki durante o episódio. Enquanto o dela era bem obvio (ela jogando DateSim foi hilário), o dele a gente só soube porque ele falou. Esse sistema de colocar água por cima ou usar a sombra em diversas situações românticas está me desagradando também, eu queria uma print daquele beijo, não das sombras em um chafariz!

No mais, depois de sua vitória no episódio 4, nada mais natural que o personagem ganhasse status no colégio, saindo de um desprezado para alguém admirado. Ver aquela pseudo gangue sendo desconstruída em caras normais que estavam apenas com inveja foi divertido também.

Não tão divertida foi a animação, que caiu absurdamente nesse episódio. A Stella ainda estava consistente em geral, e teve até uns cortes bonitinhos, mas o Ikki e outros personagens ficavam toda hora fora do modelo de design, e a fluidez do episódio estava bem abaixo dos anteriores. Espero que seja apenas uma exceção e não a regra apartir de agora.

Não achei esse episódio tão bom quanto os últimos 2, apesar de ser um marco em termos de casal de LNs, de longe o que se oficializou mais rápido. Prefiro, no entanto, um episódio mais balanceado, que foque em um plot de maior relevância, ao mesmo tempo que desenvolvem um pouco o romance, ao invés de ficarem só focando nele. De resto, estou curioso para ver como a história vai progredir.

PS: Não sei se alguém mais notou, mas mudaram o inimigo que o protagonista enfrenta na OP.

Avaliação: ★    ★ 

Curiosidades:

Como já disse antes eu parei no final do volume 1 depois que o anime foi anunciado, então não sei como está a adaptação nos olhos de quem leu o mangá ou a LN, mas não quer dizer que eu não pesquise para saber a opinião deles. Por mais que eu tenha minha opinião acho sempre útil ler a opinião alheia (bem, depende de quem é a opinião né). As vezes não serve pra nada, mas as vezes pode me agregar algo que não percebi, ou não interpretei, ou mesmo nem sabia.

Pelo que vi o pessoal comentando, o que foi adaptando nesse episódio é o meio do volume 2 da light novel, que se seguissem a ordem normal seria adaptado no episódio 6. Isso teve prós e contras segundo eles. Compilei tudo que li pra vocês:

Prós:

1. A troca concerta alguns aspectos, como um intervalo no meio da apresentação e desenvolvimento da nova personagem que aparece nesse volume. Antes ela se apresentava, contava metade da história dela, tinha a parte da piscina, e depois ela contava a outra metade, agora podem fazer tudo de uma vez só no episódio que vem.
2. É dito que a nova personagem estava stalkeando o Ikki, e ele afirma ter notado que alguém o estava observando futuramente, mas nunca foi dado dica nenhuma disso na LN ou mangá. Com essa troca do anime, já vimos a garota aparecendo 2x em volta dele, então essa parte dela estar observando ele vai fazer mais sentido.
3. Depois do episódio 4 as pessoas iriam querer uma resolução da situação do Ikki com a Stella, e foi o que esse episódio entregou, se tivesse seguido a novel iria perigar pensarem que a nova personagem era só mais uma pro harém e tinham deixado o romance de lado.
4. A cena da Stella jogando DateSim é do Volume 0, um volume de história extras. Legal o roteirista ter lido e tentado acrescentar ali.

Contras:

1. O empurrão na relação do Ikki com a Stella é dado pela nova personagem, não pela repórter, na LN. Essa mudança pode gerar problemas, já que é nessa parte que ela também alega não ter interesse no Ikki como homem, reforçando que não está ali para formar um harém.
2. A maioria dos fãs não gosta de mudanças drásticas no original, e isso ficou bem obvio pela previsão de vendas de Rakudai, caindo consideravelmente depois desse episódio. Quem compra o BD é quase certo de ler a Novel também, e normalmente gostam de tudo adaptado de forma semelhante. Quase ninguém se importa com acréscimos, mas tirar coisas ou mudar muito a ordem costuma gerar hate. O roteirista ou diretor podem ter dado um tiro no próprio pé com esse episódio portanto.

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes aleatórios da temporada que estou acompanhando)

Noragami 2 #05

Não tão bom quanto minha expectativa esperava, mas ainda assim um bom episódio, resolvendo de uma vez por todas essa implicância da Bishamon com o Yato. A solução é meio obvia, “um certo personagem” só precisava ser honesto quanto ao que fez no passado. A luta foi legal, e o Yukine voltando como um Shinki sagrado por sua devoção inesperado. De certa forma compensa o que ele fez pro Yato no passado. Se antes ele era um dos piores Shinkis, ele realmente provou que se arrependeu nessa segunda temporada.

Só o que não gostei foi a trilha sonora apagada ou nem sequer presente nos momentos de drama da Bishamon, em que ela fica chorando, ter uma melodia triste ajudaria ali. No mais esperemos para ver como tudo finalmente se resolve na semana que vem.

PS: Mudaram nos dados de Noragami e agora estão listados 13 episódios ao invés de 12, o que faz mais sentido levando em conta o que eles ainda tem para adaptar de forma a finalizar o próximo arco, aonde finalmente aprenderemos sobre o passado do protagonista.

Haikyuu 2 #05

Wow! Não teve nenhum jogo longo, mas teve algo ainda melhor que isso! Ver os personagens desesperados sem saber o que fazer é algo que sempre aprecio, não por sadismo, mas por mostrar que nem tudo tem uma solução mágica, e por dar ainda mais valor ao momento em que eles evoluem. Hinata finalmente teve que encarar uma realidade que vem desde a primeira temporada, ele é inútil sem o Kageyama. Ele tem sua velocidade, mas ela não vale muito sem o Kageyama para acertar a bola na mão dele.

Como era de se esperar, ele quer mais do que ser a arma secreta que depende de outro jogador, ele quer ser o Ace, o cara que faz a diferença no jogo sem precisar de um companheiro específico, e para isso vai ter que evoluir de sua situação atual. Ele tentando acertar a bola por horas do ginásio volta a uma coisa que gosto em Haikyuu, não existe “treino mágico”, as pessoas melhoram, mas dependendo do nível da melhora que ser quer, isso demora. Não é em um dia aprendendo uma técnica secreta que você vai virar o jogo. Aquela parte da técnica do “saque flutuante” da primeira temporada foi legal em reforçar isso também.

Agora é ver o que vai acontecer, e posso dizer que estou ansioso pra ver, me mordendo para não ir ler o mangá.

Extras

A Stella é muito fofinha!!

One-Punch teve um salto na pre-venda essa semana, será que foram as Fujoshis? Eu vi uma delas bem empolgada com algumas cenas desse episódio (vocês a conhecem como “Jessica” XD). E de fato, se observarem as imagens acima, tinham um bando delas que… davam “ideias” para quem gosta de shippar homem com homem.

Abaixo tem mais um bando de Gifs com cenas de ação de One Punch que escondi para não travar quem tem um PC ou internet mais fracos. É só clicar no botão para liberar.

Cenas mais legais pra mim.

Comparação do mangá com o anime que o pessoal do Tumblr anda fazendo.

Episódios anteriores:
Impressões dos episódios anteriores de One Punch Man
Impressões dos episódios anteriores de Rakudai Kishi