Primeiras impressões – Temporada de Outubro 2015

Impressões sobre o primeiro episódio de vários animes da temporada.
Atualizado: 11/10/2015

Mais adições de comentários pelos redatores do blog que quiserem participar serão feitas com o tempo, assim como novos animes comentados conforme forem estreando. As adições de novos comentários estarão descritas no log de edição no final do post. 

O formato foi inspirado pelo post da ANN que faz coisa similar (link).

Quem quer recomendações procure os animes que ganharam nota de 4 pra cima pelo redator com os comentários que mais batem com a sua opinião pessoal (se tiver poucos 4 desça pra 3.5). 


Noragami 2 


Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Sobrenatural. 
Diretor: Koutarou Tamura (Noragami)
Estúdio: Bones (Kekkai Sensen, Darker than Black)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Continuação de Noragami.

Comentários:

Marco 

Nota: 4/5

Noragami é complicado de analisar porque eu li o mangá e eles tão fazendo a maior bagunça com o material. Ainda assim, tentemos um ponto de vista neutro.

Noragami 2 volta com tudo de melhor que a S1 ofereceu: personagens cativantes, um pouco de ação, comédia e uma chamada para o novo plot através de uma conspiração cercando a Bishamon, a protagonista desse novo arco. O episódio é bonito, bem animado e passa rápido, em geral só faltou um cliffhanger mais forte no final para te deixar desesperado para o próximo, o que teria se eles estivessem seguindo o mangá (aqui) em vez de usar só alguns pedaços e cortar outros dos capítulos 12, 13 e 14. Ainda estou otimista no entanto, e fora os cortes que só quem leu o manga vai saber quais são, foi um bom episódio, então veremos como eles vão fazer para adaptar 25 capítulos nessa temporada, sendo que só adaptaram 11 na primeira. 

Importante: Noragami tem 2 OVAS, e uma delas é depois desse arco da Bishamon, então quem ficou confuso quanto a relação deles estar de volta como era na S1, é porque aquela OVA é algo que só acontece depois do arco da Bishamon na cronologia.

Fowz 

Nota: 4/5

Antes de tudo queria dizer que essa temporada já superou a anterior pra mim porque eu achei a OP dessa melhor que a primeira. Agora vamos ao que interessa: Bishamon pra todo mundo! Essa temporada parece ser focada na melhor garota de Noragami agora que os dramas envolvendo o garoto-espada e a estudante já foram solucionados. Eu não li o mangá então não sei se estou certo mas senti um leve “rush” na segunda metade desse primeiro episódio, como se o roteirista estivesse com pressa.
Vejam com alguém que o lê pra saber se pularam algo ou não, mas até aqui é uma das continuações obrigatórias.


Gakusen Toshi Asterisk 
(Asterisk War)


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sci-fi, Romance, Harem, Escolar. 
Diretor: Manabu Ono (Mahouka, Horizon) e Kenji Setou 
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art Online, Kimi no Uso)
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Protagonista badass em uma escola futurista, batalhas, harém, armas tecnológicas e poderes mágicos. Tem uma sinopse mais completa aqui, mas acho que resumi bem. 

Comentários:

Marco 

Nota: 3/5

Asterisk é super clichê, já começando com a famosa garota que acha normal querer arrancar a cabeça de alguém porque foi vista de lingerie, e o protagonista que cai em cima dos peitos dela e cora igual um pimentão. O plot em si é bem simples, um colégio futurista aonde os alunos podem usar magia e lutam entre si em duelos de escola. A proposta pode ser comparada a muitas obras, como Mahouka por exemplo. Diferente de Mahouka no entanto, Asterisk tenta simplificar tudo o máximo possível, sem explicações técnicas gigantescas. 

Os personagens apesar de começarem bem clichê tem motivações bem relacionáveis, como querer achar um proposito na vida. De bônus ainda tem o mistério do desaparecimento da irmã do protagonista. A protagonista feminina tem seu perfil rapidamente resumido por um aluno, o que eu achei legal. As lutas, embora não sejam cortes fluidos longos, são muito bem animadas, e mesmo que falte um final mais impactante o episódio cumpre o básico de entreter por 20 min sem grandes problemas. Falta descobrir se eles conseguem manter isso ou a trama esfria apartir de agora. E fica um destaque para OP, com uma música bem empolgante e boa animação.

Jessica

Nota: 2/5

>Escola de magia
>Tsundere de cabelo rosa
>Ela é uma princesa
>Ela tem poder de fogo
>Ela é overpower
>O protagonista pega ela se trocando
>Ela manda ele morrer, ele responde dizendo que é exagero
>Os dois lutam
>O protagonista meio que ganha

Bem, a adaptação de light novel genérica de toda temporada.

Porque ver em relação à Kishi: Parte técnica melhor, execução melhor, um mistério que pode ser interessante (duvido).

Fowz

Nota: 3.5/5

Asterisk segue aquele padrão de Light Novels: protagonista forte se muda para uma escola nova, aparece uma tsundere, daí uma Onee-san explica os primeiros passos da história e então a gente pula pra ação e fanservice. Achei o enredo bem estruturado, interessante e o mais importante, divertido. Além de tudo teve o que achei uma das melhores garotas da temporadaRecomendado pra quem gosta desse tipo de trama (LNs em geral) e quer um entretenimento com uns clichês casuais.


K: Return of the Kings


Fonte: Original
Gênero: Ação, Sobrenatural. 
Diretor: Suzuki Shingo (K, Coppelion)
Estúdio: GoHands (Princess Lover, Seitokai Yakuindomo)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui 

Sinopse: 
Continuação de K.

Comentários:

Marco 

Nota: 4/5

Não sou um grande fã de K, assisti a S1 porque não tinha muito o que ver na época e porque gostava dos cortes de animação fluida e personagens femininas visualmente atraentes (mesmo achando o fanservice usado nelas meio exagerado, como a garota de Azul que gosta de mostrar a calcinha). A primeira temporada começa mais ou menos e depois fica engromando por 10 episódios com os personagens indo pra lá e pra cá, tentando reaver as memórias do protagonista, até que chega o plot twist e tudo se resolver no final. A ideia em si é ok, a execução lenta é o que me desagrada (e o filtro exagerado deixando tudo roxo, branco e azul). Mas cá estou eu, depois de ver o filme, que ao menos é curtinho, vendo se a S2 não se sai melhor que a primeira.

Para minha surpresa essa temporada começou bem, com bastante ação, esbanjando uns 3 a 4 minutos de cortes de animação fluida entre um bando de pessoas dançando, digo, lutando. Apresentam uma nova ameaça, da facção do rei verde querendo tocar o horror nos outros clãs, mais um pouco de ação, e encerra no mistério do que está acontecendo, ao mesmo tempo que um antigo personagem reaparece. Quer eles consigam manter o ritmo e a animação acima da média desse jeito ou não, ao menos foi um começo bem promissor.


Lance N’ Masques


Fonte: Light Novel
Gênero: Fantasia
Diretor: Kyohei Ishiguro (Kimi no Uso)
Estúdio: Gokumi (Yuki Yunna)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Um estudante membro de uma ordem de cavaleiros do século 21 luta para proteger uma loli. Todos os cavaleiros usam mascaras para proteger sua identidade, por isso o “masques” do título.

Comentários:

Marco 

Nota: 2.5/5

O primeiro episódio apresentou uma loli moe e um garoto treinado para ser um cavaleiro, que diz só querer viver uma vida normal e pacífica, mas fica pulando para salvar qualquer um que vê e soltar frases cafonas na primeira oportunidade (se ele fizesse isso com cara de que não está afim e é por instinto faria mais sentido). 

O episódio tem umas cenas de fanservice e comédia bem clichê entre os 2 personagens principais e uma luta bobinha. Tem um trio de personagens que seguiu o protagonista também, incluindo um cavalo com design estranho (bem, todo mundo tem um design estranho com o rosto excessivamente largo nesse anime), mas que só serviram ao propósito da comédia por enquanto. Em suma, foi um primeiro episódio bem mais ou menos, e a parte técnica em geral foi fraca, incluindo alguns frames meio tortos. Só o que me interessou do anime foi saber porque a loli vive sozinha na mansão e porque nenhuma das maids pode ter intimidade com ela. 
Mesmo que a obra em si seja fraca esperava mais do diretor de Kimi no Uso na parte técnica. Acho que a obra anterior foi só sorte de ter uma boa equipe mesmo.

Fowz 

Nota: 3/5

Inicialmente parecia uma obra genérica sobre heróis salvando lolis e acabou sendo melhor que isso. Existe uma satirização (embora fraca) sobre os antigos heróis de shoujos como o Mamoru de Sailor Moon e isso é a base do show: um cavaleiro que não quer ser cavaleiro e uma loli solitária. Ela é rica, querem sequestrá-la, moçoilo a salva, chega mais gente, próximo episódio. Pra ser honesto eu ainda acho que isso vai ser meio clichê tomando em conta como a OP se mostra (a qual tem uma qualidade visual muito boa), não duvido que tome o enredo de Madoka Magica para si.
Uma coisa que pode incomodar o público mais sério é o character design meio “babyface”. As proporções do rosto podem ser diretamente comparadas às de Madoka Magica ou Hidamari Sketch, munidos de olhos muito grandes que deixam bem no “moe exagerado”, mas isso é mais uma observação pessoal do que qualquer coisa. Recomendado pra quem quer uma aventurinha moe básica, sem muitos quereres.


Utawarerumono 2


Fonte: Jogo
Gênero: Aventura, Fantasia, Romance. 
Diretor: Keitarou Motonaga (Jormungand)
Estúdio: White Fox (Akame ga Kill, Hataraku Maou-sama)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Nova série de Utawarerumono com novos personagens e história. O protagonista é um cara sem memória que é salvo por uma garota por quem se apaixona.

Comentários:

Marco 

Nota: 4/5

Não esperava nada desse, mas me surpreendeu positivamente. Conseguem te deixar interessado na história mesmo ela prosseguindo com calma depois do início mais agitado, do protagonista sem memoria sendo atacado por uma criatura e salvo pela protagonista feminina. A interação entre os personagens centrais, o protagonista preguiçoso e a garota meio animal é hilária, e a protagonista feminina toda forte e confiante cuidando do cara é um charme, muito carismática ela e seu rabo que não para de balançar. Ri muito dela tentando espiar ele no banheiro, a garota é pervertida ainda. Foi um episódio bem calmo servindo mais para você conhecer os personagens do que outra coisa, mas foi uma ótima apresentação, leve e bem humorada. E pra quem está na dúvida, não precisa ver a temporada anterior desse anime para assistir essa, você só ganha um entendimento extra de algumas coisas se ver.

Rakudai KIshi no Cavalry


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Romance, Escolar. 
Diretor: Shin Oonuma (Fate Illya,  Baka to Teste Jin Tanamura (Invaders)
Estúdio: Nexus e Silver Link (Fate Illya,  Baka to Test)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
O protagonista é um repetente de ano que em meio a uma confusão é desafiado pela aluno do primeiro ano mais forte da turma, que para sua surpresa descobre que ele não é tão fraco como os rumores diziam. Ambos são estudantes de uma escola de magia para cavaleiros que podem invocar armas. 

Comentários:

Marco 

Nota: 3/5

Escola de magia, duelos, protagonista que parece fraco mas é forte, ect, o plot de Rakidai é igual ao de Asterisk, que é igual ao de Mahouka, que….deu pra entender. Ainda assim é estranho mais de um anime com esse modelo de plot na mesma temporada. De qualquer modo, Rakudai perde na parte técnica, a de Asterisk é bem superior, tanto na coreografia quanto animação em si, apesar do segundo não ter um confronto físico em si, enquanto o primeiro tem. Fora isso a única diferença real entre os dois é que Rakudai focou bem mais em comédia romântica, e seus personagens são mais simpáticos comparados aos de Asterisk.

Admito que a cena do protagonista querendo tirar a roupa na cara dura para compensar ter visto a garota nua foi engraçado, não é a reação padrão. A Stela ganhou alguns pontos por começar como uma tsundere orgulhosa mas ser desconstruída rapidamente como alguém esforçada que buscava aceitação por algo mais que seu talento. Ela ficando mais humilde depois do duelo foi legal também, e a parte dela curiosa com o corpo masculino foi engraçado e diferente pra variar. 

Como primeiro episódio em geral foi bem clichê e a parte técnica não é nada impressionante, mas como comédia romântica com ação possivelmente vai agradar alguns. O diretor falou para todos aguardarem o episódio 4, provavelmente aonde está o final da Novel 1, que deve dar um diferencial de verdade pra esse anime se gabar. A música da OP eu não gostei muito, mas a animação dela toda estilosa é bem legal. Até coloquei a música de Asterisk nela para ver se ficava melhor (aqui).

Jessica

Nota: 2/5

>Escola de magia
>Tsundere de cabelo rosa
>Ela é uma princesa
>Ela tem poder de fogo
>Ela é overpower
>O protagonista pega ela se trocando
>Ela manda ele morrer, ele responde dizendo que é exagero
>Os dois lutam
>O protagonista meio que ganha

Bem, a adaptação de light novel genérica de toda temporada.

Porque ver em relação à Asterisk: Personagens mais convincentes, o que não significa que são bons.

Fowz

Nota: 2/5

Rakudai é engraçado porque ele é quase idêntico a Asterisk (ou vice-versa) só que acaba sendo menos chamativo que Asterisk. Primeiro a gente começa pelo que é bom: o protagonista. Enquanto o de Asterisk é passivo, o de Rakudai é mais sagaz. Agora, de resto, Rakudai é bem clichê, e os personagens não me causaram uma grande impressão. A animação é inferior a Asterisk e o conceito, apesar de ser quase igual, eu achei um pouco mais raso aqui.


Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai 
(Antimagic Academy The 35th Platoon)


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sci-Fi, Fantasia, Romance, Harem, Escolar.
Diretor: Tamoyuki Kawamura (Binbougami Ga, Kamigami no Asobi)
Estúdio: Silver Link (Fate Illya,  Baka to Test)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
O história se passa em uma academia que forma caçadores de bruxas e criaturas mágicas. Acompanhamos um esquadrão com alunos problemáticos que não conseguem cooperar um com o outro em campo e estão fracassando em uma missão atrás da outra, mesmo tendo membros acima da média em todas as áreas. 

Comentários:

Marco 

Nota: 3/5

Esse aqui se saiu bem melhor do que imaginei, o início com o protagonista morrendo foi interessante. Gostei principalmente da trilha sonora e a parte da ação, que ficou bem feita no geral (é assim que se desvia de balas pessoal de Gangsta! não correndo em direção a elas em linha reta com os inimigos errando tudo). A loira loli só fazendo besteira conseguiu me fazer rir bastante, e o protagonista foi levemente simpático.

Só não gostei da heroína sair falando do seu passado daquele jeito no final, ficou muito forçado. Um personagem dark e antipático não fica revelando seu passado do nada em um monologo para alguém que mal conhece daquele jeito, é escrita pobre isso, o protagonista devia ter tentado descobrir sozinho sobre o passado dela depois. Concluindo, apesar de longe da perfeição me entreve bem, então vou continuar acompanhando para ver no que dá.


Young Black Jack


Fonte: Mangá
Gênero: Drama.
Diretor: Mitsuko Kase (Crystal Blaze)
Estúdio: Tezuka Production
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Serie centrada em um médico freelancer sem licença. Foca nos eventos antes da série anterior de Black Jack.

Comentários:

Marco 

Nota: 3.5/5

Admito que nunca tinha visto um anime focado em um cirurgião, então o senso de novidade fez o anime passar rápido. Tudo se passa em um hospital aonde parecia estar havendo uma greve dos funcionários. O protagonista, um estudante de medicina, é chamado para ajudar em uma emergência e acaba se mostrando um médico muito acima da média em sua primeira cirurgia para reatar braços e pernas de um garoto. Gostei da cena dele colocando todo seu nervosismo para fora quando a cirurgia termina, da cirurgia em si que eu não gostei. A parte visual é bem fraca, eles ficam descrevendo tudo mas você só vê a cabeça do médico o tempo todo. Se não queriam mostrar sangue então mostra uma emulação do que eles estão fazendo em CG pelo menos, como fizeram no finalzinho. Eu sou curioso, quero ver o que diabos eles estão concertando na perna do garoto passo a passo, só com eles falando não dá pra imaginar (ao menos eu não consegui). 

No mais o episódio em si foi interessante, ele só não deixa nenhuma dica de para onde a trama vai apartir de agora, soando meio episódico. O design de alguns personagens ser extremamente cartunesco (o médico do hospital e os pais do garoto) enquanto outros são bem maduros e bem feitinhos (o protagonista e a mulher que acompanha ele) é bizarro, e nem imagino o porque disso. 


Jessica

Nota: 3.5

Young Black Jack é, como o nome dá a entender, um prequel de Black Jack que conta quando ele era mais jovem (dãa) e começou a atuar como cirurgião genial (e a cobrar muito por isso). Quem tem TV paga deve lembrar de um dos muitos animes da franquia passando de vez em quando. Aqui mantiveram a formula de mostrar uma cirurgia durante o episódio, no caso a primeira que ele fez. Como esperado, ele atualizaram bastante dos designs do Tezuka (dá pra ver a comparação no enceramento) mas mantiveram o anime se passando na época condizente com o mangá (anos 60, inclusive parece que vai ter algo relacionado com a guerra do Vietnã). Fora isso o anime tem um visual bem padrão, e como foi mais uma apresentação da ideia não dá se os casos vão ser todos desse nível.



Concrete Revolution


Fonte: Original
Gênero: Ação.
Diretor: Seiji Mizushima (Expelled From Paradise, UN-GO)
Estúdio: Bones (Noragami, Zetsuen no Tempest)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Em um futuro distante com o mundo cheio de super heróis, desde humanos com mutações, seres vindos de outros planetas, dimensões e até mesmo contos de fada, o governo mantem uma organização para proteger e supervisionar esses seres. A história acompanha um grupo de super humanos que fazem parte dessa organização e mantem a ordem na cidade.

Comentários:

Marco 

Nota: 3/5

Aparentemente muita gente não entendeu algumas partes desse anime….não sei bem porque, talvez a cronologia seja o problema? Vou revisar o básico do episódio, me corrijam se eu errar algo:
1. O anime mostra o futuro e o passado, e fica indo e voltando neles, o que pode confundir alguns mais desatentos. A parte do trem e do beco com o protagonista usando uma roupa diferente é o futuro, aonde por algum motivo ele saiu da organização por algum motivo e a garota mágica, já mais velha, está perseguindo ele. No final do episódio, nessa parte mostrando o futuro, tem um plot twist do que aconteceu no passado com aquele herói que possuiu o corpo do homem. O protagonista não matou ele mas colocou no corpo do Alien que tinha capturado na caixa de fosforo.
2. O resto do anime se passa no passado, desde o momento que o protagonista encontra a garota no restaurante -> recebe a ajuda dela para derrotar o alien -> e depois vai atrás do cara que possuiu o humano e “aparentemente” mata ele queimado. No final dessa parte a bruxa, ou garota mágica, é chamada para se juntar a organização.

Pronto, acho que deixei tudo bem claro. Não vi problema no vai e vem temporal da obra, e o nonsense acabou sendo menos doido do que esperava. O problema real que vi foi que tentaram empacotar coisa demais no mesmo episódio, e graças a bagunça cronológica muita gente ficou confusa, e gente confusa normalmente dropa o anime. Apresenta o personagem -> caça o alien -> derrota o alien -> caça o cara que derrotou o alien -> mostra o futuro -> volta pro passado -> acha o cara que derrotou o alien e “liberta” ele -> volta pro futuro -> o cara deixou a organização que protege os heróis -> plot twist, o cara que derrotou o alien está vivo em outro corpo -> volta pro passado -> a bruxa entrou na organização. Definitivamente coisa demais pra 20 minutos. 

Diferente da garota mágica, o protagonista não passou nem um pouco de simpatia. Se realmente esse anime for um triangulo com as duas mulheres da OP atrás dele enquanto ele fica com aquela cara de sério e ignora as duas vai ser bem chato. A parte visual é bem doida, mas a animação no geral é boa, e a história me interessou, vou ver mais uns episódios e decidir se dropo ou não. Por fim, se tem algo que posso dizer desse anime é que ele com certeza é criativo.

Fowz

Nota: 4.5/5

O FLCL da temporada. Algumas pessoas não entenderam mas o Marco já explicou o que ocorre por ali. A direção dá uma patinada entre trechos de diferentes tempos pro episódio ter um valor mais firme ao terminá-lo (quando você tem todas as peças). Ficou legal como introdução do enredo, e como o negócio vai desde o Mahou Shoujo até o Tokusatsu, sentido é um negócio que vai até os limites da imaginação (eu espero).
Vale muito a pena pra quem gosta de ação com comédia com muito nonsense (ainda acho que não deveria ser classificado sob esse termo, mas é o que tem pra hoje).

Hidan no Aria AA


Fonte: Mangá
Gênero: Ação.
Diretor: Takashi Kawabata 
Estúdio: Dogakobo (Nozaki-kun, Plastic Memories)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Spin-off de Hidan no Aria, focado na protagonista e em uma aluna do primeiro ano que faz par com ela nas missões.

Comentários:


Marco

Nota: 2.5/5

A animação está de fato bem superior a da série original, mas a história em si, e a nova heroína, são bem fraquinhas, ao menos nesse episódio 1. A coisa toda soou meio boba nesse episódio, incluindo a Aria parecendo que estava com chuunibyou subindo em arvores para fazer entradas estilosas. Tecnicamente é sem dúvidas um avanço, mas de resto ficou meio sem graça.

PS: Alguém se lembra se série original era tão sem noção com a física quanto essa?

Garo 2


Fonte: Baseado em série Live-Action
Gênero: Ação, aventura.
Diretor: Atsushi Wakabayashi 
Estúdio: Mappa (Shingeki no Bahamut, Garo)
Episódios: 26
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A série terá uma nova história e dessa vez a protagonista será uma mulher (não é continuação direta do anterior, então quem não viu o antigo pode ver esse).

Comentários:


Marco

Nota: 3.25/5

Gostei desse novo Garo. Não precisa saber nada do anterior pra ver esse, e a protagonista feminina dele é bem legal (e bonita, gostei do design). Já o protagonista masculino que usa a armadura é ok, não fede nem cheira muito por enquanto. O episódio foi só o trio resolvendo casos de ataques de espíritos, mas já deu pra aprender um pouco sobre eles e o episódio termina em um bom chiffhanger. Algumas falas são meio bobas e a animação não está grande coisa, mas no geral eu gostei dessa estreia.


Shinmai Maou no Testament 2

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Ecchi, Romance.
Diretor: Hirashi Saitou (Sora no Otoshimono, Haganai)
Estúdio: Production IMS (Twintail, Date a Live 2)
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 / PV2
Sinopse: 
Continuação de Shinmai Maou.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Essa volta de Shinmai foi melhor do que eu esperava. Legal ver o pai do Basara mostrando do que é capaz, além de ter dado pra notar que o Maou atual não é um vilão maligno clichê. Já colocaram uma nova ameaça no ar com os ataques ao Basara e as suspeitas da enfermeira do colégio, dando assim relevância a esse episódio. Só não entendi porque deixaram obvio que quem estava controlando os caras era o garoto que conversou com o Basara no início, não era pra deixar isso disfarçado? 

Sobre o fanservice, ele continua bem separado do plot, ao mesmo tempo que colabora com ele quando dão um motivo para o fanservice existir (aumentar a força deles usando o pacto). Gostei de terem cortado praticamente todas as cenas pesadas, só deixando implicado o que aconteceu. Quem quiser ver elas depois é só esperar a versão BD, que deve ter uns 3 a 5 minutos extras mostrando o que aconteceu ali. Quem ficava bravo com a censura não tem mais muito o que censurar com eles cortando os rituais, e pra quem não curtia o fanservice em Shinmai ele quase não existe mais agora. Todo mundo ganha, foi uma boa ideia. A Succubus continua sendo o ponto alto entre as garotas pra mim, já que é a unica que não fica agindo de forma submissa ao Basara.

No mais bem legal a Opening, uma pena a animação das lutas do anime em si não ser bem feita igual as cenas de ação que tem nela.

Valkyrie Drive

Fonte: Original
Gênero: Ação, Ecchi, Yuri.
Diretor: Hiraku KANEKO (Seikon no Quaser, Maken-ki)
Estúdio: ARMs (Hagure Yuusha, Ikkitousen)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2 || PV3
Sinopse: 
Ecchi de garotas peitudas lésbicas que viram armas quando beijadas por outras garotas.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Análises de ecchi são normalmente um parto de fazer. Eu não penalizo uma obra aonde a proposta é claramente ter ecchi por ter fanservice ou desconto nota por isso, seria como não querer que um anime de comédia tenha piadas. Mas se a obra só foca em episódio de puro fanservice, sem nenhum desenvolvimento real do enredo, ou mesmo se mantem em movimento constante para ser ao menos um bom entretenimento, fica difícil falar bem de algo. Não que seja o caso aqui, mas esse primeiro episódio não fez grande coisa fora dizer “eu sou um ecchi yuri hardcore”.

Valkyrie tenta, novamente, escalar o nivel de ecchi que é permitido em um anime. Pensava-se que as garotas se transformavam com beijos pelo trailer, mas na verdade é por orgasmos. Você viu um garoto beber leite para ganhar power ups em 2010, um ritual que envolve “aquilo” com as mulheres no início de 2015 (Shinmai), e agora um anime aonde as mulheres “fazem aquilo” com as parceiras em público para elas virarem armas. Digerir essa proposta vai ser mais complicado do que a de Seiken no Qwaser, porque ela é ainda mais agressiva e visual. 

Não sei bem o que pensar do fanservice, porque pessoalmente acho esses peitos gigantes mais grotescos do que atraentes, e não ligo muito pra yuri. O anime tem lutas, e se focasse mais tempo nelas eu poderia ao menos elogiar o nível de entretenimento, mas elas mal começam e já terminaram com a protagonista derrotando todo mundo em um golpe, o que é bem decepcionante. Alguns partes são bem animadas, outras não, principalmente algumas com efeito de blur para disfarçar a falta de fluides. Ainda assim, está até bem animado considerando que a maioria dos animes ecchis costuma ter uma animação mediana a fraca, ao menos esse teve algumas partes acima da média.

Quanto ao enredo em si não explicaram quase nada, só temos as duas protagonistas aparecendo na ilha e 2 lutas bem sem graça. Para quem prefere que o anime foque muito no fanservice e tenha algumas lutas curtas de bônus talvez Valkyrie agrade, mas para quem, como eu, prefere o contrário, o primeiro episódio de Valkyrie não deve agradar muito. Talvez as protagonistas fiquem menos antipáticas (a loira não fala e a loli é irritante com seu jeito moe exagerado) nos próximos episódios, talvez tenham lutas maiores, talvez exista algum desenvolvimento ou plot maior por trás da premissa de lésbicas lutando, mas baseado no episódio 1 não é o que parece.


Heavy Object


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mecha, Sci-fi, Comédia. 
Diretor: Takashi Watanabe (Shakugan no Shana, Hidan no Aria)
Estúdio: J.C Staff (Danmachi, Sakurasou)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Alunos de uma escola militar combatem em uma guerra pilotando armas conhecidas como Objects (Mechas).

Comentários:

Marco 

Nota: 2.5/5

Me pergunto se o diretor desse anime foi obrigado a seguir a LN fielmente, porque o começo não só é uma exposição sem fim, como as explicações começam a se repetir. Eles gastam 5 minutos da introdução falando dos Objects e como eles revolucionaram a guerra, e depois aparecem os protagonistas e voltam a repetir tudo de novo, com direito a cena de banho de uma garota no meio da explicação (tentativa de recapturar sua atenção?), ai eles começam a conversar sobre comida e….o loiro volta a repetir tudo de novo, PQP, EU NÃO SOU BURRO, EU ENTENDI QUE O DIABO DOS OBJECTS SÃO OVERPOWER E ARMAS NORMAIS NÃO SERVEM PRA NADA!! PAREM DE REPETIR ISSO! Basicamente, Heavy Object começa achando que o público é burro e explicar várias vezes é melhor pra ter certeza que você entendeu o que uma frase bastaria para explicar. 

De resto apresentaram os personagens e suas relações decentemente e no final mostra eles em uma batalha, o que ficou meio estranho porque não sei se aquilo é uma amostra do que vai acontecer a seguir ou eles pularam para o final de uma batalha. Composição meio confusa de storyboard. Para um primeiro episódio não disse muito, fora exagerar na exposição e ter um CG razoável (menos as explosões e fumaça em CG, esses efeitos ficaram horríveis). A parte mais engraçada de tudo é que apesar de ser um episódio bem lento eles usaram 1/4 da LN nele, essa LN deve ser bemmmmmm devagar. Ganharia um 3/5 se não fosse aquela cena do loiro idiota deixando a princesa morrer porque não quer tocar nos peitos dela. Como ela ainda continua falando com ele depois daquilo eu não sei.

Fowz

Nota: 4/5

Setting interessante, confere. Comédia slapstick, confere. Fanservice redondo, confere. Mesmo autor de Index, confere.
Esse aqui é pra quem gostou de Index ou quer militarismo unido de belas garotas (ou garotinhas) e uns caras aí pra fazer comédia. Pelo menos é a proposta que passa inicialmente, mas o cliffhanger inicial já deixou claro que terão picos de seriedade como em Index.
Obs.: Bom conceito pros Objects, parece um próton gigante..

Gundam: Tekketsu no Orphans 


Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha, Drama, Sci-Fi. 
Diretor: Tatsuyuki Nagai (AnoHana, To Aru Kaguru no Railgun)
Estúdio: Sunrise (Gundans, Code Geass)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2 || PV3

Sinopse: 
300 anos após uma guerra entre Marte e a Terra uma mulher chamada Cordelia vai a Terra para tentar conseguir a independência do povo de marte, no momento sobre o controle do governo da Terra. O protagonista faz parte de uma força tarefa de Marte que protege Cordelia, mas quando eles são atacados uma parte dos soldados se rebela. Em sua luta para tentar se defender do ataque o protagonista acaba usando um antigo robô movido a base de um reator nuclear, o Gundam Barbatos, que pode pegar peças de outras unidades e agregar em si mesmo para evoluir.

Comentários:

Marco 

Nota: 3.75/5

Gundans são sempre parecidos no episódio 1. O cenário muda, mas o “muita fala no início, surge um problema, o protagonista entra no Gundam e salva a pátria” é quase sempre o mesmo. Gostaria que ele entrasse o Gundam, parecesse que ia salvar a situação, mas acabasse lentando um “quase” hit kill, sendo obrigado a apelar para outra coisa. Imagina terminar o episódio com eles inutilizando o que deveria ser a arma salvadora do final? Seria pelo menos inesperado, e deixaria uma sensação de urgência que esse episódio não teve ao final.

Fora isso, a história foi bem apresentada: marte querendo independência da terra, facções brigando, uma princesa lutando pelos marcianos e dois protagonistas apresentados decentemente para o tempo que tinha. Também é legal ver robôs 2D pra variar.


Jessica

Nota: 4.5/5

Eu fui vendo esse anime não querendo gostar com todas as forças por medo da Okada mas… é, acho que é uma das minhas estreias favoritas. Boa climática de guerra que lembra bastante Aldnoah no começo (mas né, Aldnoah tem muita inspiração em Gundam, então isso é natural) e uma interação de personagens bacana. Legal deixarem claro que a princesa é mesmo ignorante sobre a situação da disputa. O character design é interessante e a OST bem chamativa me agradou bastante. Fora que a cena final fui muito bem dirigida. Vamos torcer pra tia Okadinha não deixar a peteca cair!



Comet Lucifer 


Fonte: Original
Gênero: Aventura.
Diretor geral: Yosohito Kikushi (Macross Frontier, Infinite Stratos) 
Diretor de série: Atsushi Nakayama (Absolute Duo)
Estúdio: 8bit (Grisaia, Absolute Duo)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Um garoto de uma cidade mineradora em planeta distante se perde graças a uma brincadeira de seus colegas, e acaba indo parar em um lago com vários cristais. Lá ele encontra uma estranha garota de cabelo roxo, e apartir dai sua vida de aventuras começa.

Comentários:

Marco 

Nota: 3/5

Foi um bom episódio de introdução, sem presa, sem explicar muito, só te dando dicas por meio da parte visual sobre como funcionava aquele mundo e a relação entre os personagens centrais, que infelizmente não são lá muito carismáticos. Na segunda metade as coisas aceleram um pouco, aparece a garota da capa e encerra com um combate curto. A produção tá bem feitinha para um anime que o diretor admitiu estar com o cronograma atrasado, o problema vai ser manter esse nível (produções atrasadas costumam dar problema apartir da metade). Só não gostei do forte desrespeito a física e suas consequências, mas sei lá, talvez nesse planeta com uma gravidade diferente cair daquela altura não faça grande coisa. Já o cara “tentando matar a própria irmã em um acidente de carro” foi meio nonsense mesmo.

Uma das coisas que me chamou atenção foi o CG (aqui), que eu tive que ficar um bom tempo observando pra ter certeza que não era um 2D com efeito metálico de tão bem feito e bem disfarçado que é. Fora isso o que me deixou mais curioso no fim das contas foi o que diabos aconteceu no começo. O que uma pedra de meteoro rosa tem a ver com uma garota presa em um cristal, que tem a ver com um mecha invocado por magia?

Fowz

Nota: 2.5/5

Estranho julgar Comet Lucifer porque o clima é legal, aparentemente os personagens terão carisma, só que quando começam a desenrolar a história o negócio fica feio. Primeiro se você teve alguma aula de física você sabe que se alguém rala o patinete num duto o normal é a pessoa perder velocidade. Segundo que quando você cai de uns 20 metros de altura em solo rígido, você se machuca bastante (pode reparar que depois da queda, mesmo tendo um lago dentro da cratera eles não estão molhados e não parecia terra fofa depois na luta, não tem desculpa pra salvar essa cena). Mas é naquelas né: Quem quer saber de realidade em anime? Tem uma Chaika, dane-se a física.
Recomendado pra quem curte uma aventura que não liga muito pra coesão de roteiro e quer se divertir com uma(s) garota(s) bonita(s).  

One Punch Man 


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Ação, Paródia.
Diretor: Shingo Natsume (Space Dandy)
Estúdio: Madhouse (Parasyte, Mahouka)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
A história acompanha a vida cotidiana de um super herói entediado por ter se tornado forte demais a ponto de derrotar qualquer inimigo com um soco.

Comentários:

Marco 

Nota: 5/5

Já fiz um review completo do episódio 1 na pre-estreia (aqui). Resumindo, gostei bastante, adaptaram bem o mangá, a animação fluida varia de bem definida para esticada, mas combina por ser um anime de comédia. A apresentação do herói super forte mas que tem uma vida tediosa por não conseguir encontrar um desafio ficou muito boa, ganharia um 4/5, mas ai veio aquela luta sensacional no fim, que nem sequer existe no mangá (na verdade existe, mas é minuscula, toda aquela parte da ponte e contra os gigantes é original). Ou seja, o anime ficou ainda melhor que o original. Se continuarem mantendo a adaptação fiel ao mesmo tempo que tornam as lutas mais grandiosas vai ser ótimo. 

PS: A Opening (aqui), embora não goste tanto da música, ficou bem legal.

Jessica

Nota: 5/5

Eh… o que eu tenho a dizer? Isso foi muito bom. Um primeiro episódio muito bem executado, estupidamente bem animado e que conseguiu pegar bem o clima do mangá. Interessante terem pego bem mais de um capítulo mas mesmo assim fechar o episódio numa boa hora, sem que transição fique forçada. Tudo tava de acordo com o tema de um herói que acabou ficando forte demais. Enfim, é tudo que uma adaptação precisa ser para ficar ideal. E parece que vai se manter. Melhor estreia da temporada, por enquanto.


Fowz

Nota: 4.5/5

Animação, ação, questionamento, comédia. OPM começa com uma porrada maravilhosa nos telespectadores com os sakugas intermináveis e a comédia é muito gostosa também.

Esse aqui fica pra quem gosta de ação com animação boa, além de umas tiradas humorísticas bem “shounen”.



Attack on Titan: Junior High


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Paródia, Fantasia. 
Diretor: Yoshihide Ibata 
Estúdio: Production I.G (Psycho Pass, Haikyuu)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Spin-off paródia de Attack on Titan com os personagens na época do colégio.

Comentários:

Marco 

Nota: 3/5

Esse aqui vai depender muito do seu senso de humor. Ele é totalmente dependente de parodiar a história original, então só serve para quem viu Attack on Titan. Deu pra rir de algumas coisas, como a Mikasa querendo que o Eren trombase nela, os titãs ladrões de merenda, a opening, e os discursos inflados do Eren, mas outras coisas não funcionaram tão bem pra mim. É comédia, então assistam e decidam por si mesmos se gostam ou não, porque não tem nada mais pessoal do que senso de humor.

Fowz

Nota: 2/5

Ideia boa, execução ruim. Satirizar Shingeki no Kyojin é ótimo mas o ritmo das piadas é lesado, então você fica sem reação na maioria das vezes. Um jeito fácil de arrumar isso seria trocar a trilha sonora eu acho. Por mim dava essa adaptação pra staff de Nozaki-kun e deixava os caras trabalharem na Dogakobo, acho que daria mais certo.
Recomendado pro espectador que não busca obras-primas.

Osomatsu-san


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia. 
Diretor: Yoishi Fujita (Gintama, Binbougami-ga) 
Estúdio: Pierrot (Tokyo Ghoul)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Continuação de um anime antigo sobre 6 irmãos pervertidos que gostam e brigam pela mesma garota. Na série anterior eles tinham 10 anos, nessa serão adultos.

Comentários:


Marco 

Nota: 3.5/5

O começo com os personagens dos anos 60 tentando medidas desesperadas para ficar populares em 2015, aonde suas piadas datadas não funcionam mais, foi legal, embora a primeira metade ainda tenha sido muito parada. O ponto alto foi os personagens não conseguindo manter a alteração de design para idols bonitões e começando a surtar. Rolou parodia de tudo que é possível: Naruto, Bleach, Love Live, Attack on Titan, Haikyuu, Kuroko, ect. Em certos pontos lembrou Gintama, então recomendo quem gosta do mesmo dar uma olhada.


Komori-san wa Kotowarenai


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of Life, Sobrenatural 
Diretor: Kenichi Imaizumi (Hitman Reborn!, Brynhildr)
Estúdio: Artland (Mushishi)
Episódios: 12 (3 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
História de uma garota que não sabe dizer não quando pedem ajuda a ela e ganha habilidades sobrenaturais diferentes a cada pessoa que ajuda.

Comentários:

Marco 

Nota: 1/5

Não que dê pra avaliar muita coisa aqui só com 2 minutos de anime, minha nota é meramente uma reflexão de que não achei graça nas 3 ou 4 piadas que foram mostradas, mas como vivo repetindo, senso de humor é bem pessoal, então é capaz de alguém acabar gostando.

Fowz

Nota: 2.5/5

O anime mais próximo que eu encontro sobre esse é o recente Okusama ga Seitokaichou!, mas sem o ecchi. O traço é similar, a comédia é similar, só que sem a pegada safada do negócio, ou seja, umas garotas avantajadas por aí ajudando uma galera pela escola e tirando sua leva diária de entretenimento.
Recomendado pra quem gosta de animes despretensiosos e quer algo pra passar o tempo..


Hackdoll the Animation


Fonte: Original
Gênero: Fantasia.
Diretor: Ikuo Geso (Bishoujo Mobage) 
Estúdio: Trigger (Kill la Kill)
Episódios: 12 (10 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
3 garotas de um aplicativo de celular ganham vida.

Comentários:

Fowz


Nota: 3.5/5

Um anime curto com uma comédia que parece um downgrade do ritmo alucinante de Teekyuu, isto é, uma comédia de ritmo acelerado com boa participação de non-sense. Não tem muito o que dizer aqui porque é literalmente uma versão mais lenta de Teekyuu.

Ore ga Ojou-sama Gakkou ni “Shomin Sample” Toshite Get Sareta Ken


Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Escolar, Harem, Romance.
Diretor: Masato Jinbo (Baka to Test, Nourin)
Estúdio: Silver Link (Baka to Test, Nourin)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O protagonista é capturado pela staff de uma escola isolada para garotas de famílias ricas. Ele foi integrado como estudante para ajudar as garotas a se acostumarem com membros do sexo masculino, já que várias garotas formadas lá estavam tendo problemas com isso. Só que a staff capturou ele porque pensava que ele era gay, e se descobrirem que se enganaram a opção é a castração para proteger, a pureza das garotas. Agora ele terá que sobreviver em uma escola cheia de garotas interessadas nele sem que a staff descubra que ele é hétero.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Esse aqui, como a maioria das comédias, vai depender muito do senso de humor de cada um. Eu honestamente não achei muita graça, tirando a piada com ele ter que fingir que é gay durante sua estadia no colégio para não ser castrado. A parte técnica está bem simples também, dos animes da Silver Link parece que vai ser o mais “capado” tecnicamente dessa temporada (ela está com Rakudai, Anti Magic Academy e esse), mas não que isso faça muita diferença para comédias.

A protagonista de cabelo laranja é super sem graça, mas a loira tem seu charme, e por mais absurda que a proposta de pessoas que não conhecem nada do mundo real seja, ainda dá pra tirar algumas piadas legais disso. Eu não gostei muito, mas como sempre digo para comédias, se gostaram do trailer ou mesmo design das heroínas vejam um episódio e decidam por si mesmos se a comédia funciona para vocês ou não.

Onsen Yousei Hakone-chan


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Sobrenatural.
Diretor: Takeyuki Yanase (Himegoto)
Estúdio: Asashi (Himegoto, Million Doll)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma fada depois de um longo período dormindo acorda no mundo humano com o corpo de um garotinha. Ela decide então cooperar com os moradores do local enquanto tenta recuperar seus poderes.

Comentários:

Fowz

Nota: 2/5

Ecchi leve, amor platônico, comédia (romântica?) e mais uma deusa loli. Curtinho de comédia bobinha, bom pra quem quer algo despretensioso também.


High School Star Musical


Fonte: Original
Gênero: Escolar, Música, Slice of life.
Diretor: Shunsuke Tada (Kuroko no Basket, Bungaku Shoujo)
Estúdio: C-Station (Seikoku no Dragonnar)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
5 estudantes de uma escola de show business disputam para conseguir entrar no departamento de música e conseguir a carreira que tanto almejam.

Comentários:

Marco 

Nota: 2/5

Esse show é um musical, o que significa que vai ver caras começando a cantar e dançar do nada, sem motivo aparecente, com direito a asas de anjo, purpurina e etc. Os personagens são os estereótipos: o loiro sem confiança com cara de bebe, o protagonista pra cima, o cara emburrado, o cara dark, ect, todos extremamente superficiais a principio. O protagonista tem uma admiração por um cara que ele viu cantando e dançando quando era mais novo, é só isso que define ele por enquanto. O episódio em si é um teste de admissão aonde não acontece quase nada, e sabe-se lá porque os piores candidatos passam em primeiro. Só recomendo esse aqui pra quem gosta “muito” de animes de idols masculinos, porque nem dentro do gênero ele parece promissor.


Yuri Yuri 3


Fonte: Mangá
Gênero: Slice of life, Comédia, Yuri.
Diretor: Hiroyuki Hata (Yumekuri, Yuri Yuri OVAs)
Estúdio: TYO Animation (Ookami Shoujo, B Gata H)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Yuri Yuri 2.

Comentários:

Fowz

Nota: 4.5/5

Se esse video (aqui) não te convencer a ver Yuru Yuri, nada irá. Esse é um dos animes que mais tive o prazer de encontrar porque é moe com muita comédia, além do yuri ser mais implícito do que qualquer coisa; não é uma sexualidade agressiva como outros shows que a gente vê por aí.
Recomendado pra quem gosta de comédia com slice of life. Recomendado para qualquer pessoa na verdade.

Dance with Devils

Fonte: Original
Gênero: Shoujo, Sobrenatural, Escolar, Harem.
Diretor: Ai Yoshimura (Ao Haru Hide, Oregairu 1)
Estúdio: Brains Base (Durarara, Oregairu 1)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
História de uma colegial normal com 5 demônios perseguindo ela atrás de um objeto antigo que estava em posse do pai dela.

Comentários:

Marco 

Nota: 3.5/5

O começo com todo mundo cantando para se apresentar foi estranho, mas esse anime é meio que um musical, então tudo bem. E olhando pelo lado bom, todos cantam muito bem (diferente dos de High School Star Musical, também dessa temporada). 

Esse primeiro episódio teve alguns acontecimentos interessantes, jogando um pouco de mistério quanto a o que diabos são os garotos do concelho estudantil (demônios ou simplesmente vampiros?) e porque a mudança de atitude deles em relação a protagonista comparando o começo com o fim do episódio. E claro, o que é o tal do Grimoire que todos estão atrás (é a garota?). A parte da ação que foi fraquinha, sem coreografia alguma praticamente, e a protagonista não se mostrou muito carismática ou forte, apesar de também não ser uma donzela indefesa. 

Ainda é cedo pra dizer se vai ser bom ou ruim, mas o primeiro episódio foi pelo menos interessante.



Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru


Fonte: Light Novel
Gênero: Mistério, Romance. 
Diretor: Makoto Kato 
Estúdio: Troyca (Aldnoah Zero)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A história foca em um aluno do ensino médio que dá assistência a uma garota (de 20 e poucos anos) de família rica que é obcecada pela análise de ossos. Ambos sempre acabam se metendo em mistérios envolvendo cadáveres.

Comentários:

Marco

Nota: 3.75/5

Otima animação, belos cenários e boa apresentação da personalidade dos personagens. Achei legal como o protagonista serve de mediador as loucuras da protagonista feminina, ela querendo levar o cranio com ela foi bem engraçado. Apresentam um caso de assassinato também, mas ele é rapidamente resolvido pela protagonista (se bem que agora falta o “quem fez?”). O mais legal do episódio acabou sendo a análise dele para provar sua hipótese, muito bem feito. Só não gostei de ter soado muito episódico, faltou um gancho no final.

Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider


Fonte: Novel
Gênero: Mistério.
Diretor: Mamoru Kanbe (Elfen Lied, Tegami Bachi)
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Kimi no Uso)
Episódios: 11
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
A história foca em um protagonista e uma garota tentando resolver um caso de mistério envolvendo assassinatos em serie.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

O episódio foi só uma apresentação dos personagens enquanto eles ficavam filosofando sem parar. Não tenho nada contra essa abordagem, mas acho que gastaram tempo demais nisso na tentativa de demonstrar como o elenco principal é inteligente. No final eles decidem ir ver a tal garota gênio em sua ilha e fim, o episódio se resume a isso. A parte do mistério não foi apresentada e o excesso de bate papo sem propósito aparente deve espantar a maioria do público. Mas pra quem quer algo mais “hipster” eu suponho que vá gostar.

Kagewani


Fonte: Original
Gênero: Mistério, Sobrenatural.
Diretor: Tomoya Takashima
Estúdio: Tomovies 
Episódios: 12 (10 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Em um mundo aonde monstros começaram a aparecer do nada e atacar as pessoas um cientista tenta descobrir o mistério por trás do surgimento das criaturas munido apenas da palavra chave “Kagewani”.

Comentários:

Marco 

Nota: 2/5

Anime curto com animação mega econômica, mas que é engraçada de tão estranha (aqui). Nunca tinha visto nada parecido, parecem bonequinhos que os animadores ficam balançando de um lado para o outro tentando emular movimento. A história em si foi só 2 caras tentando conseguir um furo com um vídeo falso de monstro, mas que acabam sendo caçados por um monstro de verdade no fim das contas. No final tem um twist mas não deu pra ter certeza se o cara era o monstro ou ele apenas tem alguma mutação. Quem tiver curioso dá uma olhada, são só 8 minutos, mas não é lá muito recomendável.

Fowz

Nota: 3/5

Esse aqui é legal de acompanhar porque provavelmente serão curtos contos de mistério e terror feitos na técnica do cut-out, a mesma de Ninja Slayer por exemplo, onde você tem recortes se movimentando e recebendo animação quando conveniente. Um ótimo visual com um filtro sujo e depredado, sonoridade sutil e enredo redondinho, dá pra sentir um pouco (ou muito se você for medroso igual a mim) de medo porque a ambientação é bem gostosa.
Recomendado pra quem quer algo diferente dos padrões (nutrir o hipster interior) e curte um misterror com Kaijuus.



Haikyuu! 2


Fonte: Mangá
Gênero: Esporte. 
Diretor: Susumo Mitsunaka (Haikyuu!, Cutucle Tantei Inaba)
Estúdio: Production I.G (Psycho Pass, Guilty Crown)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Haikyuu! 

Comentários:

Marco 

Nota: 4/5

Embora nem perto de tão forte como o primeiro episódio da S1, Haikyuu volta bem, com o protagonista refletindo sobre sua última derrota enquanto treina arduamente. Eles aparentemente vão entrar em um campeonato de amistosos agora, mas não antes de conseguirem passar em suas provas finais, para as quais eles aparentemente não estudaram. O encontro com o jogador do outro time top foi um motivador legal, assim como a cena do Hinata pegando a bola, para o espanto do cara. Eu obviamente preferia ver um jogo logo de cara como na S1, mas o build up se faz necessário. A trilha sonora continua afiada, tocando a todo momento, e a animação dos jogos acima da média, com direito a alguns sakugas aqui e ali.

*********************



Tabelas informativas


Data de Estreia
Data Títulos
23/09 Diabolik Lovers, More Blood
01/10 Lance N’ Masques
Young Black Jack
02/10 Hacka Doll the Animation
Miss Monochrome S3
Kagewani
Heavy Object
Noragami 2
K: Return of the Kings
Fafner Exodus 2
03/10 Jikenbo Return
Gakusen Toshi Asterisk
Rakudai Kishi no Cavalry
Owarimonogatari
Utawarerumono 2
Kawabon
Shingeki! Kyijin Chuuhakkou
Haikyuu!! 2
04/10 Gundam: Blood Orphans
Onsen Yousei Hakone-chan
Ameiro Cocoa S2
Comet Lucifer
Concrete Revolution
One Punch Man
Komori-san wa Koto
05/10 High School Star Musical
Osomatsu-san
Yuri Yuri 3
06/10 Hidan no Aria AA
07/10 Tantei Team KZ: Jiken Note
Dance with Devils
Ore ga Ojou-sama Gakkou ni “Shomin Sample”
Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai
Antimagic Academy 35th Phantom
08/10 Subete ga F Naru: The Perfect Insider
09/10 Garo 2
Shinmai Maou no Testament 2
10/10 Gochiusa 2
Owari no Seraph 2
Valkyrie Drive
Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda High School Star Musical
Osomatsu-san
Yuri Yuri 3
Terça Hidan no Aria AA
Quarta Tantei Team KZ: Jiken Note
Dance with Devils
Ore ga Ojou-sama Gakkou ni “Shomin Sample”
Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai
Antimagic Academy 35th Phantom
Quinta Lance N’ Masques
Young Black Jack
Subete ga F Naru: The Perfect Insider
Sexta Hacka Doll the Animation
Miss Monochrome S3
Kagewani
Heavy Object
Noragami 2
K: Return of the Kings
Garo 2
Shinmai Maou no Testament 2
Fafner Exodus 2
Sábado Jikenbi Return
Gakusen Toshi Asterisk
Rakudai Kishi no Cavalry
Owarimonogatari
Utawarerumono 2
Kawabon
Shingeki! Kyijin Chuuhakkou
Gochiusa 2
Owari no Seraph 2
Valkyrie Drive
Haikyuu!! 2
Domingo Gundam: Blood Orphans
Onsen Yousei Hakone-chan
Ameiro Cocoa
Comet Lucifer
Concrete Revolution
One Punch Man
Kommori-san wa Koto

Obs: Alguns animes vão ter pre-estreia bem antes da data de lançamento oficial.

****************

Para datas de estreia e dias da semana que cada anime sai, além da lista “quase” completa de todas as obras olhem o Guia da Temporada.


Preview da próxima temporada (Janeiro) -> Aqui.

Novos obras que forem lançadas e adições de novos comentários por parte dos redatores serão informadas no log abaixo.


Log de edições:
03/10 – Impressões de Utararewumono 2 adicionadas (Marco).
03/10 – Impressões de Rakudai Kishi adicionadas (Marco).
04/10 – Impressões de Comet Lucifer e Attack on Titan: High School adicionadas (Marco).
04/10 – Impressões de One Punch Man e Gundam adicionadas (Marco).
04/10 – Impressões de One Punch Man, Asterisk, Rakudai Kishi, Gundam, Young Black Jack adicionadas (Jessica).
05/10 – Impressões de Concrete Revolution adicionada (Marco).
05/10 – Impressões de Asterisk, Rakudai Kishi, Kawabon, adicionadas (Fowz).
05/10 – Impressões de High School Musical, Osomatsu-san adicionadas (Marco).
07/10 – Impressões de Sakurako-san adicionadas (Marco).
08/10 – Impressões de AntiMagic Academy e Dance with Devils adicionadas (Marco).
10/10 – Impressões de One Punch Man, Yuri Yuri 3, Shingeki High School, Komori-san, Concrete Revolution e Comet Lucifer adicionadas (Fowz).
10/10 – Impressões de Shinmai Maou 2 e Garo 2 adicionadas (Marco).
11/10 – Impressões de The Perfect Insider e Valkyrie Drive adicionadas (Marco).
11/10 – Impressões de Aria AA adicionadas (Marco).

Relacionado:
Guias das temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar
Guia – Estúdios de animação japonesa: Funcionamento, padrões, história, sua relevancia em produções e exceções