Impressões semanais: Charlotte #11 (+ bônus)

Charlotte #11

Esse anime continua uma bagunça narrativa de marca maior. Vamos dividir em bom e ruim pra ficar mais fácil de analisar:

O ruim:
-Novamente o roteirista empacotou um novo problema e solução de tudo em um episódio só, assim como no episódio 10. Isso não só soa corrido, como não gera a tensão que poderia se fosse dividido em 2 episódios, além de ficar novamente sem um ponto de parada instigante. Mesmo com a morte de um personagem o final resolve todo conflito criado durante o episódio, te deixando sem saber o que diabos o autor vai criar como novo conflito/desafio/problema no episódio seguinte. A história não tem fluidez alguma, estamos a 2 episódios do fim e ela continua episódica. O tempo para desenvolver a relação da Nao com o protagonista fica cada vez mais curto também.

-Outro problema é que deviam ter dado dicas de que um dos amigos do irmão do protagonista estava traindo eles antes, desde os flashbacks do irmão dele no episódio 10, isso deixaria tudo parecendo mais coerente e aceitável nesse episódio, aonde parece que a situação só foi jogada ali do nada porque o autor queria criar um novo conflito (a traição, explicação da traição, vilões, ameaça, derrota da ameaça, tudo empacotado em um episódio só).

-Também gostaria de saber como o cara se soltou e foi parar em cima da Nao, se ele deu um jeito deveriam ter mostrado como.

-Por que o irmão do Yuu queria prender ele ali para a proteção dele agora e na linha temporal passada deixou ele livre leve e solto para fazer o que quisesse? A única diferença é que nessa linha ela sabe dos seus poderes. Mas como exatamente isso deixa ele em um nível de perigo maior que na linha temporal passada?

O bom:
-Explicaram o que é o tal Charlotte, um cometa que passa na terra a cada 400 anos que dá poderes a adolescentes, e aparentemente foi o culpado pela época das bruxas da idade média (o que é meio bizarro porque só perseguiam mulheres naquela época…….).

-Também voltaram na questão das memórias do protagonista, que eles admitem não saber como ele recuperou. Como tocaram nesse ponto talvez que surja uma explicação antes do final do anime (espero que sim).

Fora isso teve umas cenas bem pesadas nesse episódio com um dos personagens sendo torturado. O tom de Charlotte nunca foi tão pesado antes então achei meio estranho a mudança abrupta. E o protagonista tendo um treco do nada volta a velha questão dele ser um bundão em termos psicológicos (notaram que não chamo mais ele de “Lelouch” a um bom tempo? não é coincidência). Não que seja errado o autor não querer fazer um personagem covarde, mas dá um certo desgosto quando ele escuta que a Nao foi capturada e mesmo assim o irmão tem que persuadi-lo a ir lá salva-la. E não entendi porque ele estava usando telocinese em objetos em vez de usar nos vilões, o que seria muito mais prático.

O episódio em si foi movimentado e passou rápido, então não vou reclamar que não me entreteve bem por 20 minutos, mas eu gostaria de terminar esse show com uma boa lembrança e não uma farofa narrativa mal empacotada. Agora é esperar pra ver o que o Maeda vai inventar (e resolver) na semana que vem.

Avaliação: ★    ★ 

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes aleatórios da temporada que estou acompanhando)

Gate #11

Gate entrou em um novo arco e gastou esse primeiro episódio dele só com build up para novos eventos: cidade em volta da base militar (cambo de refugiados na verdade), negociação de paz com os reinos daquele mundo, os problemas psicológicos da elfa loira, e uma nova personagem buscando ajuda para lidar com o dragão vermelho dos episódios passados. Tudo isso deve ser trabalhado por alguns episódios apartir de agora. Espero que a coisa fique mais movimentada, porque esse episódio foi bem lento.

O que achei mais interessante fora a parte cômica da Rory se vingando da Dark Elf por ter estragado os planos dela para levar o Itami para cama (fez ela ficar contra o Itami impedindo assim que ela conseguisse a ajuda que queria), foi o lance da cidade em volta do campo de refugiados da base militar. Isso é bem realista. Desde os primórdios as pessoas tendem a se agrupar perto de locais seguros. Na época medieval as cidades se formavam a volta de castelos, pois os mesmos podiam prover proteção (a custa de impostos). A base militar é como se fosse um castelo, só que nesse caso o feudo é muito melhor que o normal porque os militares não cobram impostos e ainda oferecem material para construção de moradias aos habitantes. Essa sacada do autor de que as pessoas começariam a se agregar ali e uma cidade acabaria surgindo naturalmente foi legal.

Shimoneta #11

Climax final no episódio 11? Esse episódio resolveu a situação com o boss final. Foi divertido (principalmente o protagonista se ensaboando todo para Ana não detectar ele), principalmente a luta contra o cara das calcinhas. Só senti falta de um desenvolvimento romântico. Agora sobrou um episódio, vamos ver o que inventam para o final.

Prison School #10

Episódio legal, mas esse eu definitivamente gostei mais no mangá. A construção lenta do protagonista para aquela explicação do porque bundas são melhores que peitos funcionou melhor lá. O mais interessante acabou sendo a Hana lembrando do que aconteceu na enfermaria, que deve desencadear um senhor climax para os próximos 2 episódios. E a cena mais cômica vai para o Gakutou endoidando (não tive como não rir daquela hora que ele parece que voltou ao normal e ai sugere que eles fujão dentro do pão).

Rokka no Yuusha #11

Rokka realmente melhorou em sua reta final. Se ele não conseguia empolgar muito com esse mistério no início, ao menos essa reta final tem sido bem tensa. Todo esse episódio em si foi bom, embora a animação esteja bem instável, hora com fluidez mas meio disforme e hora metendo quadro estático em cenas que deveriam ser fluidas para dar mais emoção.

Só não consigo engolir aquela mulher da montanhas mentindo porque queria que matassem o protagonista mesmo não tendo provas de que ele fez nada. É sério que vão deixar esse absurdo ficar por isso mesmo? Ela foi a mais filha da mãe do grupo até agora. A Nachetanea voltou ao normal, mas nada vai tirar minha impressão de que ela é maluca apartir de agora, ela parecia uma yandere louca nesse episódio.
No mais aguardemos as revelações do episódio final (se deixarem em aberto vai ser muita sacanagem).

Extras

Isso ficou muito trash! Se quer desenvolver o personagem quanto a seu egocentrismo faz ele refletir sobre isso para si mesmo, não ficar soltando frases aleatórias de auto degradação porque mandaram ele ir salvar a garota que ele “teoricamente” gosta! Ele deu de fodão contra um bando de delinquente na rua mas pra salvar a Nao ele tem um ataque de covardice? Esse roteiro…..

Como é difícil acertar? É enorme!

Quero um spin-off aonde a Anna conquista o protagonista, pra ontem!

Tá ai uma coisa que eu queria explicação. A Hana lutava Karate mas aonde a Meiko aprendeu esses golpes de luta livre?

Deviam tentar essa tratamento em sanatórios….

Shimoneta tem algumas sequências de ação bem legais.

Esse foi de longe o simbolismo mais épico que Shimoneta já teve hauhauahauh

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Charlotte