Impressões finais: Rokka no Yuusha, GATE e Shimoneta #12

Rokka no Yuusha #12

E o mistério finalmente é resolvido. A revelação foi, e não foi uma surpresa, ao mesmo tempo, já que a atitude da personagem completamente ensandecida a alguns episódios parecia mostrar que ela tinha um parafuso a menos. Aquilo, no entanto, pareceu que foi só uma encenação para ela justificar sua mudança de atitude quanto ao Adlet para o Godov. Mas não ficou 100% claro, é só especulação.
Ela querer um meio termo entre os demônios e humanos foi inesperado. Pensei que ela só estava do lado dos demônios mesmo. Pena que não deu pra aprofundar muito a explicação. Mas é bem possível que ela esteja sendo usada pelos demônios.

Bem, o anime iria acabar aberto de qualquer forma, mas aparecer um novo Yuusha no final, e voltarmos para 7, então de novo, tem um falso ali. Estou supondo que não existem mais que 6, porque se não simbolo deles teria que ter 7 divisões para representar a vida de cada um. De qualquer forma é meio frustrante, porque parece que voltamos ao começo.
A mudança de personalidade notória da Flamie desde a confissão do Adlet foi uma coisa que me incomodou um pouco também. Ir mudando devagar é uma coisa, mas foi do nada, simplesmente trocaram a personalidade dela.

No mais eles conseguiram sair da armadilha e a aventura continua…..na Light Novel, porque continuação dificilmente terá com as vendas terríveis que estão previstas para esse anime.

Impressões finais | Review do anime

Rokka teve um bom início, apresentando um mundo diferente do padrão de LNs, um plot com objetivo simples, mas funcional, personagens simpáticos, e um visual atraente. O que veio a seguir é meio controverso, já que um anime de aventura se torna um de mistério/suspense, aonde bem pouco acontece durante os episódios do meio (4 a 8). Alguns personagens tem o passado explorado e a relação desenvolvida nesse tempo, mas é inegável que poderia ter sido feito um pouco mais rápido sem perdas significativas.

O anime volta a ficar mais movimentado e instigante nos episódios finais, e responde a pergunta que tanto repetiu episodicamente. Infelizmente ele cria uma nova pergunta, o que vai deixar muita gente frustrada, já que não vai ter continuação. O protagonista que devia te levar durante toda obra dificilmente vai soar carismático para alguém, sendo mais um modelo de personagem ingênuo, que tentou desesperadamente se virar para sair vivo da situação em que se meteu, inventando explicações hora aceitáveis, hora sem sentido, para o mistério que cercava a obra. Aplaudo o esforço do autor em não criar um protagonista super forte, ou sequer muito inteligente e perspicaz, ele era comum em todos os sentidos, tanto mentais como físicos. Mas achei o lado bobo e ingenuo dele desnecessária, e dar pelo menos algum “dom” para o personagem normalmente ajuda a tornar-lo mais útil e interessante (só minha opinião, não importa na avaliação em si).

A parte técnica é uma das piores coisas de Rokka. Ele até tenta umas firulas acrobáticas, mas apartir do episódio 3 começam a aparecer diversos frames tortos e animações de ação com design de personagem deformado. Então a má fama de designs de gelatina do estúdio Passione vinda de Rail Wars meio que se manteve. O design de personagens em si é até bonito, então acho uma pena que não consigam manter ele no modelo. A trilha sonora não diz muito, mas cumpre seu papel.

Rokka foi um anime mediano/bom, que tentou fazer coisas acima da média e adaptar o conteúdo original o mais fielmente possível, gastando 12 episódios para uma LN de 300 páginas. Isso teve seus méritos, mas também teve contras. E o final, que embora seja sempre aberto na maioria das adaptações de Light Novels, no caso de Rokka soa mais aberto que o normal, não te dando uma sensação de conclusão minima que seja. E diferente do anime que vou comentar abaixo, ele não vai ter segunda parte para ter a chance de se fechar com algo um pouco mais conclusivo. O que torna ele meio sem sentido de recomendar, a não ser que a pessoa tenha motivação para ir ler a Light Novel depois.

Direção: 8/10
Roteiro:  8/10
Animação: 6/10
Entretenimento: 7/10
Soundtrack: 7/10
Nota final: 7.5/10 (tradução das notas)

Gate #12 e Review da Parte 1

Esse último episódio de Gate pareceu o mesmo caso de Idolmaster, aonde tinham planejado 2 cour direto mas tiveram que cancelar no meio e dividir em split por falta de tempo para terminar os episódios. Quer dizer, quase todo anime split cour costuma terminar com um climax marcante ou reviravolta para te incentivar a voltar, mas Gate terminou no começo de uma saga e nem foi em uma parte empolgante ou que te instigue a voltar. A elfa quer a ajuda do Itami para matar o dragão vermelho, é tudo que sabermos, fim da parte 1…….deve ser o pior encerramento de um anime split cour que eu já vi, soa mais como uma pausa do que como o encerramento de uma parte da história.

No mais, a maga conseguiu aprimorar sua magia com o conhecimento que está ganhando nos livros do nosso mundo, apesar de não ser o bastante para o que ela almeja (matar um dragão?). A politicagem continua e a dark elf finalmente conseguiu uma pista do que fazer (achar o Itami). Agora é esperar a parte 2. Tomara que seja mais movimentada em termos de ação e o roteiro pare de enrolar tanto no desenvolvimento da história.

A parte 1 do anime parou no cap 30 do mangá para quem quiser saber (a Novel não traduzira nem o volume 1 ainda). Fui dar uma olhada no mangá para comparar em termos de diferença, mas só li até aonde o anime foi pra não ganhar spoilers e desanimar de ver a parte 2 do anime. É bem semelhante, o anime é mais completo em algumas partes, mas o mangá tem alguns detalhes que não apareceram no anime, como a maga explicando como a magia dela funciona.

Impressões finais (só que não!) | Review da parte 1

Gate tem a proposta interessante de tentar dar um tom realista a possível comunicação da civilização moderna atual com um mundo fantástico. Ele também trabalha com personagens mais velhos do que se costuma ver em light novels, o que é legal. A trama se desenvolve bem devagar e o que te anima a continuar é puramente o interesse em saber como aquela história continua (ou se o protagonista vai pegar alguma das heroínas……). Existem 3 climax em 12 episódios, e eles são bem curtos.

A vinda do povo do mundo fantástico a terra foi legal pelo choque de culturas e política, mas foi só isso. Terminado os 10 primeiros episódios, que servem basicamente como introdução ao mundo e personagens, começa um novo arco, que almeja desenvolver uma das heroínas (a elfa loira), o conflito com as civilizações do mundo fantástico e uma ameaça de uma dragão que o protagonista deve enfrentar. O problema é que o arco começa, tem 2 episódios, e depois vem uma pausa de 3 meses. Não é um bom fechamento de “parte 1”, que geralmente termina no final de um arco, não no começo de um.

Visualmente ele é comum, entregando o necessário nas partes de ação para não te decepcionar e tentando manter um design minimamente estável (e nem sempre tendo sucesso nisso). Com uma história mais completa pode vir a ser algo realmente bom, mas por enquanto é só uma proposta interessante que não foi muito explorada, e o que foi explorado foi meio lento demais (8 episódios para o arco 1 por exemplo, com mais 8 para esse segundo, e 8 para o terceiro 3 teria sido uma ideia melhor do que a divisão que inventaram de 10 episódios para o arco 1 e possivelmente 14 para o arco 2).

Concluindo, não recomendo a pegarem Gate para assistir “”por enquanto””. Até aqui ele é um anime mediano, que é interessante pela temática, mas acaba não desenvolvendo muita coisa em sua primeira metade. O diretor vindo de um anime de idols não se deu muito bem com a obra também, entregando algo apenas razoável em termos de direção (aqueles milhares de cortes de tela eram a coisa mais chata). Com o fim da introdução o anime pode melhorar em sua segunda parte, mas por enquanto não teve nada memorável que me faça recomenda-lo.

Nota temporária: 7/10 (tradução das notas)

Shimoneta #12

É, NÃO RESISTA! huahauhauhua, ela agarrou ele pelo *****  e ainda bebeu o nectar dele, essa cena foi 10/10.

Episódio bem divertido, mas inegavelmente pareceu mais uma OVA com uma aventura curtinha do elenco principal do que outra coisa. Anna mais uma vez foi o ponto alto do episódio, vou sentir falta dela.

Impressões finais | Review do anime

Shimoneta é muito divertido, e tenta algumas coisas que dificilmente se viu em outras comédias até hoje, o que lhe da um ar de novidade. As piadas verbais de apelo sexual ficam meio cansativas com o tempo, mas os assédios sexuais bizarros da Anna no protagonista continuam hilários.

É uma pena que em termos de narrativa a obra não conclua nada, dando a impressão que a única mudança do começo ao fim do anime foi o protagonista aceitar seu lado pervertido, a Anna se apaixonar por ele, e a inclusão de novos personagens ao elenco. Em termos de romance ou alguma mudança significativa naquele mundo ou suas leis não tivemos nada, impediram mudanças para pior, mas nada melhorou.

Tecnicamente ele é bem feitinho no geral, com cenas bem animadas nas partes de ecchi e comédia.

Sem dúvida uma boa comédia, que deve fazer a maioria das pessoas rir bastante, e quem gosta se ecchi ver muitas imagens sensuais (principalmente com a Anna), mas fica devendo em termos de uma conclusão mais significativa. O maior atrativo de Shimoneta acaba não sendo seu roteiro, mas o modo que ele é adaptado pela direção super criativa, além da personagem Anna, que dificilmente vou conseguir esquecer.

Depois de Henneko o diretor novamente acerta nesse. Mal posso esperar para ver sua próxima obra.

Direção: 10/10
Roteiro:  7/10
Animação: 8/10
Entretenimento: 9/10
Soundtrack: 7/10
Nota final: 8/10 (tradução das notas)

Extras

Eu não fiquei pegando no pé e mostrando os erros de cada episódio de Rokka porque prefiro falar de coisas engraçadas, não tristes. Mas para encerrar eu quero ao menos provar o que estou falando (nos comentários do post passado já tinha dado exemplos mas dentro do post não).

Erro simples, rosto da mulher da terra e da loli.

Erro mais grosseiro, transformaram a Flamie em um anão. Ela tá com metade do tamanho normal dela nesse frame. Esses foram só pra dar uma ideia, esse episódio estava lotado de “quality” frames, mesmo quem não presta atenção deve ter notado vários.

Caramba! Que mulher feia! Tomara que ela seja a 7ª, porque sem a coelha esse grupo enfeiou bastante. Ela só serviu para comprovar que a Flamie foi modelada no estereotipo tsundere mesmo.

Exageraram nas piadinhas com BL nesse episódio.

Essa cena ficou meio confusa mas parece que ela estava puxando ele pelo “vocês sabem”, tanto pela cena acima como pela reação das garotas.

Esse formato de cabelo em forma de ***** hauhauauha

Últimas gifs, adeus Anna, nunca vou te esquecer ;_;

Os animes que ainda não terminaram: Charlotte e Prison School, saem em um post separado amanhã.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Rokka no Yuusha

Impressões dos episódios anteriores de Gate

Impressões dos episódios anteriores de Shimoneta