Impressões semanais: Charlotte #09 (+ Bônus)

Charlotte #09

E o plot finalmente deu as caras, com algumas surpresas e outras nem tanto. O protagonista ficar afirmando continuamente que a música daquele grupo era nostálgica para ele levava a crer que ele vinha do futuro já faz algum tempo, a pergunta era “como?”. Um usuário que viaja no tempo seria o mais lógico, mas quem? Nesse episódio tudo isso é respondido, ainda que faltem algumas lacunas que devem ser respondidas nos episódios seguintes.

O que mais me pegou de surpresa foi a habilidade do Yuu não ser o que parece. Ele pegar as habilidades dos outros realmente me surpreendeu, só não tive certeza se ele copia a habilidade ou transplanta pra ele tirando da pessoa. De qualquer forma, é meio estranho, porque ele deveria ter um bando de habilidades dos outros que ele pegou o poder no futuro (se ele não tivesse viajado no tempo também não teria como ter aquelas memórias), além da habilidade do cara que voa e do cara que tem telocinese, que ele pegou enquanto ajudava a Nao. Ele nunca ter conseguido usar nenhuma delas nem que fosse sem querer é meio conveniente ao roteiro. Podem explicar as condições para ele ativar as outras habilidades depois e justificar isso no entanto.

Por mais que fiquem shipando o Yuu com a Nao só o Yuu parece realmente interessado nela. A Nao não parece ter interesse nele a nível romântico ainda. Ela é simpática e tudo mais mas nunca corou pro Yuu ou mostrou um interesse maior fora apoiar ele por se sentir culpada pela morte da irmã. Já no irmão do Yuu a Nao parece interessada de verdade (a cara dele quando notou isso foi engraçada até).

Outra coisa que deve ter soado como surpresa para alguns é que para quem viu o preview desse episódio dava a entender que o protagonista tinha sido capturado, e a irmã dele estava viva, mas no fim a irmã dele morreu mesmo, aquilo era só uma memória do “passado” (na verdade é de um futuro alternativo mas pra ele é passado). Com o poder de voltar no tempo ele pode tentar salva-la no entanto (não faça isso, o show está melhor sem ela!).

Esse episódio foi estranho no sentido de que o conteúdo dele em si foi bom, mas a direção dele foi fraca. Teve vários twists nesse episódio e em vez deles soarem com impacto na tela a direção só parece jogar eles lá de qualquer jeito. Falta a sensação de tensão que se consegue com eles, a surpresa, os ângulos e clima de suspense que evocam a ansiedade do telespectador do que está por vir, a direção de Charlotte é terrível nisso, além do roteiro ser estruturado de uma forma que não provoque muita curiosidade. Imaginem por exemplo se o episódio passado tivesse terminado quando o Yuu tem treco no show e aparece naquela sala branca com a irmã. Muita gente ia ficar WTF, desesperada pelo próximo episódio.

Para quem viu Steins;Gate a comparação é fácil, lembram como a direção conseguia um clima de suspense e tensão em cada final de episodio e nos twists? Se o diretor de Charlotte fosse o diretor de Steins;Gate não ia ter nada daquilo. Se ele é incapaz de criar tensão ou acumular tensão para que as revelações soem como twists impactantes ao menos use melhor o storyboard. No final ao invés de um corte mostrando todo mundo na sala de longe, quando o irmão do Yuu fala que vai contar o que aconteceu, a câmera devia estar no rosto dele, focando principalmente nos olhos enquanto ele ficava com uma expressão séria. Era para aquilo deixar você apreensivo, não relaxado como ficou. A música da ending é relaxada demais também, então quebra qualquer tensão existente.

No geral um bom episódio em termos do que tinha para mostrar mas a direção tirou muito do impacto que as revelações poderiam ter.

Avaliação: ★    ★ 

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes aleatórios da temporada que estou acompanhando)

Gate #09

E Gate continua em sua narrativa “tenho todo tempo do mundo” para o bem e para o mal. Nesse episódio teve mais alguns choques culturais, revelações sobre o passado do protagonista e um pouco de movimento no final, aonde a real ação foi deixado para o episódio que vem.

Foi interessante eles mostrarem um político honrado depois de mostrarem um ruim no episódio passado, ao menos estão trabalhando em duas vertentes e não só a de “políticos são maus e corruptos”. A princesa Pina com o BL foi engraçado, tenho que admitir, mas a narrativa está destruindo ela mais e mais como mulher forte para transformar em uma personagem bem bobinha. Ela deveria ter preocupações maiores e mais sérios do que deveria se focar em aprender com aquela civilização avançada para ganhar vantagem quando voltar a seu mundo do que artes de homens se pegando.

No mais seria legal ver a Rory e o protagonista realmente “chegando lá”, mas é obvio que não vai acontecer, ainda mais com a invasão que está prestes rolar. Outro detalhe que achei engraçado é como a maga está sempre grudada no Itami quando ele acorda, ela só mostra afeição por ele enquanto dorme.

Shimoneta #09

Anna farejando e tendo um caso com a cueca do protagonista foi hilário. O plot em geral de Shimoneta está começando a me cansar em termos de humor, mas as partes da Anna ainda valem o episódio, apesar desse ter sido bem movimentado até. Agora é ver o que o novo vilão quer com eles.

PS: Depois de Henneko e das várias cenas de mulheres nuas em Shimoneta pensei que o diretor tinha proibido mamilos, porque a cena sempre dá um jeito de colocar algo na frente deles. Mas reparem na 4ª imagem acima….

Prison School #08

Prison School não está tão movimentado quanto sua primeira metade mas continua a ser uma das únicas comédias que já vi na vida a conseguir manter a tenção em todo o episódio, nem shounens com suas lutas infinitas conseguem manter sua atenção por tanto tempo, é impressionante.

Tentaram humanizar o Shingo nesse episódio, e ficou legal, admito. Não deu pra perdoar tudo que ele fez mas melhorou a visão no personagem perante o público, acredito eu. Esse episódio foi um dos mais sérios até agora, não que Prison School não leve seu absurdo a sério, mas esse não teve muitas partes para rir (tirando o Shingo apanhando), foi mais guiado pela tensão mesmo.

Monster Musume #04 a #08

Monster Musume está legal. Nada fantástico e embora com designs bem acabados em várias cenas dá pra ver uma economia na animação as vezes, deixando bem obvio que a TOHO não deu muita grana para o projeto, já que o que esse diretor tem que não acaba mais é animador bom na manga, se não tem muitos cortes fluidos é porque não tem verba para tal (tudo bem que é um anime de comédia e vida cotidiana então nem tem tanto aonde encaixar muitos cortes fluidos, mas ainda assim…..). As cenas ecchis são movimentadas no entanto, então mesmo que não estejam esbanjando não está ruim também.

Os episódio de apresentação do novo elenco foram os que achei mais fracos, e alguns principalmente o da mulher aranha soaram absurdamente corridos. Já os de comédia romântica com situações adversas como a Papo tendo um ovo, a Mia descascando, o protagonista doente com elas tentando dar de enfermeira, ect, foram bem divertidos. Como já tinha afirmado antes Monster Musume é uma comédia romântica comum com alto nível de ecchi, o que a faz diferente é que garotas monstro permitem criar situações de comédia romântica e até ecchi diferentes do normal, o que acaba dando um ar de novidade, mesmo para quem já viu muitas comédias românticas com ecchi. A parte da Suu vendo as memórias do protagonista e notando que ele ficou gripado tentando ajudar ela foi particularmente bonitinho. Conseguiram tirar ela da zona de mascote para um real interesse romântico com isso.

Extras

Descobrimos quem era esse pessoal que apareceu no episódio 6 finalmente. Eles estão na OP também se vocês notarem, em um frame rápido que mostra todos em um prédio.

Isso surgiu no twitter ontem então achei legal compartilhar. O design da Light Novel de Gate não segue a Novel, e o mangá não segue a Light Novel, e o anime não segue nenhum deles 100%. Cada um tomou algumas liberdades próprias no design.

Palavras não descrevem essa gif!

Sua gifs semanais de shimoneta.

Algumas de Monster Musume para variar.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Charlotte