Impressões Semanais: Shokugeki no Souma 13/14 e Kekkai Sen-404 Not Found

BONES nos traiu.

Oi todo mundo, como vão? Já faz um tempo que esse post não sai…
Basicamente eu estava esperando o final de Kekkai Sensen sair, mas… não se sabe quando ele ser transmitido. Aparentemente estão refazendo ele todo… bizarro. Capaz de sair só no final dessa temporada, e é claro que eu não vou adiar meus comentários até lá.
Então, vamos colocar nosso cronograma em dia:

ANIMES DA TEMPORADA PASSADA/ABRIL

Shokugeki no Souma: Segue sendo comentado todo semana, apesar dessa não ter tido episódio.
Kekkai Sensen: Vou comentar o final quando sair (sabe-se lá Deus quando).
Hibike! Euphonium: Finalizado.
Owari no Seraph S1: Finalizado.
Arslan Senki: Eu realmente desanimei com esse aqui… Droppado até a segunda ordem.

ANIMES DESSA TEMPORADA/JULHO

Ranpo Kitan -Game of Laplace-: Comentado toda semana junto com Souma.
Gangsta: Comentado ocasionalmente.
Gakkkou Gurashi: Comentado ocasionalmente.

Certo… lá vamos nós então falar de tudo isso….

Shokugeki no Souma: Episódios 13 e 14

Isso que é jeito de acabar um arco!

Shokugeki se superou nessa ultima prova com acampamento. Foi a prova que mais deu trabalho para o Souma, e com certeza uma das mais emocionantes. Além da introdução da Alice, uma boa adição ao já elenco que já é bem variado.

O episódio 13 foi focado na apresentação do desafio e como os outros personagens lidaram com ele. Interessante notar a evolução da Megumi por exemplo, que agora quase não teve nenhuma dificuldade com a prova. De qualquer forma, foi um episódio mais divertido, com vários pratos e reações cômicas. Então, no final, finalmente vemos… Souma está com problemas! Um bom gancho para o episódio seguinte.

Ele apareceu pouco, mas apareceu bem.

No 14 o clima fica um pouco mais tenso e temos uma ideia melhor do que e porque ele não está conseguindo conquistar o público. O fato dele ter conseguido uma solução de ultima hora e passado por pouco é cliche, mas não deixa de ser empolgante ver o Souma realmente quebrando a cabeça para resolver o problema.

No final, ver ele com a mentalidade completamente mudada em relação ao começo do anime é um desenvolvimento bem feito e muito satisfatório. Shokugeki pode ser uma série exagerada, mas ainda assim tem as qualidades básicas de uma boa história, provavelmente por isso é tão divertida. Agora vamos ver se a segunda metade mantém o ritmo.

Ranpo Kita -Game of Laplace-: Episódio 2

Eu acho que devia comentar o primeiro episódio também, mas vocês já viram ele no post de impressões semanais, né?

Game of Laplace é um anime que eu não dava muito antes da temporada começar, mas esse segundo episódio me convenceu a ponto de comentá-lo semanalmente. Minha primeira opção era Gangsta, mas acho que esse seria mais interessante para uma postagem semanal.

Ranpo Kitan dedicou esse episódio para fechar o primeiro caso do anime, um crime que Kobayashi foi falsamente acusado e que ele tenta provar a sua inocência. A resolução do caso nem é tão impressionante assim apesar de eu não esperar que fosse outro aluno da sala, mas gosto muito de como esse anime passa suas informações.

Um dos pontos interessantes da série é que na maior parte do tempo o telespectador vê o mundo como o protagonista vê, de um modo simbólico. Os figurantes, por exemplo, ficam aparecendo como seres sem face na maior parte das cenas, mas estão “normais” quando a visão do amigo dele é mostrada.

Outra cena interessante é a das explicações de Kobayashi quanto ao crime. Ela feita de uma maneira que lembra um teatro de bonecos, com luz direcionada e encenações, com direito à bonecos e duble. A explicação da autópsia é feita de um jeito similar, mas muito mais escrachado, funcionando mais como um momento cômico para quebrar o clima (é, é mórbido fazer piada com… assassinato e esquartejo…). Para falar a verdade, o anime tem um clima meio mórbido e parece lidar de uma maneira bem humorada com isso. O fato do caso todo ser causado por uma desilusão amorosa, em que a criminosa ficou chateada por não ter virado uma cadeira (?) de seu amado soa doentio e ridículo ao mesmo tempo. O próprio Kobayashi soa como um psicopata, muitas vezes.

Esse primeiro caso foi só um pontapé inicial, então acho difícil usá-lo como base do que está por vir. De maneira similar à Gakkou Gurashi, Ranpo Kitan pegou alguns roteiristas de Visual Novels para trabalhar no anime, então talvez possam variar o estilo e abordagem dos casos, ao menos na escrita. Kishi parece mais inspirado que de costume nesse anime, e por incrível que pareça o estilo dele parece estar funcionando bem aqui. Ranpo Kitan lembra bastante UN-GO, uma das minhas séries favoritas do bloco noitaminA, então acabou caindo no meu gosto. Estou doida para ver o que mais essa série tem para dar.

O RESTO:

IMPRESSÕES FINAIS: Hibike! Euphonium.

Nossa Senhora, esse final foi muito bom. Uma ótima apresentação final, mostrando toda a qualidade de animação da Kyoto Animation, além de um lindo paralelo com a primeira e a ultima cena do anime. Foi maravilhoso de ver.

Adorei Euphonium, é primeiro anime que eu vejo inteiro do estúdio desde… sei lá, Free? Com certeza foi uma boa experiencia, até me animou para criar vergonha na cara e assistir Hyouka. Com certeza recomendo, mesmo que seja meio lento demais para alguns.

IMPRESSÕES FINAIS: Owari no Seraph (Primeira temporada)

“Um casal tendo seu momento fofo”

Err… esse anime não é muito bom. Houveram muitos pontos baixos na direção e a animação decaiu muito nos episódios finais. Na verdade, o maior motivo para eu ver a segunda temporada vai ser a relação do Yuu com o Mika, o que para mim foi o ponto alto da parte final (desculpem, sou uma fujoshit incurável). Owari ainda tem umas ideias interessantes, mas no final é bem mediano, então fico receosa em recomendar. Ah, Freid é o personagem mais carismático mesmo sendo um vampiro pedófilo que matou um monte de criancinhas no começo do anime. Estranho, né?

Gangsta: Episódio 2

BACKSTORY

Um pouco de suspense com as pessoas com as tags, além de mostrar um pouco mais o ambiente em que o trio de protagonistas vive. Basicamente, um episódio de transição. Gangsta acaba não se destacando tanto nas lutas quanto poderia, mas a direção e ambientação continuam muito boas. Nicolas também é m ótimo personagem de se acompanhar.

Gakkou Gurashi! Episódio 1

O seu anime de meninas fofas sendo fofas até que… MINHA NOSSA! Gakkou Gurashi pegou muita gente de surpresa, tanto os japoneses quanto por aqui. O primeiro episódio já se difere do mangá, mas segue a ideia básica, então considero como uma boa adaptação. Enganaram o telespectador, enquanto davam algumas dicas, e a cena final é especialmente bem dirigida. Outra coisa interessante desse anime é que parece que vai ser o anime mais “visualnovelesco” sem ter nenhuma relação direta com a mídia que eu já vi. O roteirista do mangá trabalha para a Nitro+, os roteiristas do anime são dela, da Type-moon e Liar Soft e o diretor trabalhou no anime de White Album 2. Quero só ver no que isso vai dar. Recomendo o mangá também, a arte fica muito boa depois de um certo ponto.

EXTRAS

A preocupação desses dois com o Souma estava sincronizada, impressionante.

Isso não precisa ser dito, mas a abertura de Gangsta é muito estilosa. Também adorei como passaram os designs do mangaka e ilustrador Koske para anime. Sigam ele no Twitter, o cara é gente fina.

Gostei igualmente da abertura de Ranpo Kitan, apesar dessa ser extremamente econômica. Primeiramente, a música da banda amazarashi é muito boa e segundo porque ela parece ter muitas mensagens escondidas que eu estou louca para entender. A flor de Hingabana, simbolo do karma, é uma sacada meio clara, mas o resto…

CARAMBA, ESSE NAVIO VAI SER DOS BONS. Ainda duvido se Kobayashi seja realmente um garoto, mas é de anime que estamos falando.

Por ultimo mas não menos importante: CARALEOS EU GRITEI JUNTO NESSA CENA! Foi muito do nada, nossa. Já dava pra ver que a professora lolita tem uma faceta escondida, mas esse momento nada gracioso fez a máscara dela cair de vez.

“Pense diferente.”