Impressões: Oregairu 2 #11

Aconteceu mais rápido do que eu esperava…..

Como eu suspeitava terminaram essa light novel 10 em um episódio. Não sei o que cortaram, mas eu não notei nada corrido, então tudo bem.
O episódio começa apresentando os novos problemas: descobrir qual curso o Hayato vai fazer e os rumores da Yukino e Hayato estarem namorando.
O segundo problema o próprio Hayato resolve sozinho de forma bem fácil no final do episódio. Já o primeiro serviu para tentarmos entender um pouco melhor o personagem. A escola criou uma imagem dele e ele não gosta dessa imagem – “não sou tão legal quanto as pessoas pensam que sou” – mas ao mesmo tempo não quer abrir mão dela, ou mais precisamente, não consegue deixar de tentar corresponder a visão idealizada que criaram dele, que inclui, é claro, não estar interessado em nenhuma garota do colégio – “ele é de todas”, como a Iroha fala. Dai a possível razão da frustração dele sobre o rumor com a Yukino – ou porque ele gosta de outra garota, a tal com “Y”, e não quer ninguém espalhando que ele namora outra pessoa.
Hachiman, usou suas técnicas sacanas de soltar frases ácidas somado a ler o que as pessoas devem estar pensando – ou o que pode ofende-las – para deixar o Hayato nervoso com ele e conseguir uma resposta (“A Miura foi útil para manter as outras garotas longe?”….eu pensei que ele ia dar um soco no Hachiman, honestamente). O plano dele funcionou, mesmo que não como ele esperava. Ele também não sai com a imagem danificada porque o Hayato o conhece e entende o que ele estava tentando fazer.
O que mais me chamou atenção no final foi o fato de ambos dizerem que odeiam um ao outro, ao mesmo tempo que parecem se dar bem e serem extremamente honestos quando conversam. 
Hayato parece odiar o Hachiman por ele poder ser o que ele almeja atualmente: alguém que não precisa ligar para sua própria imagem ou corresponder as expectativas alheias, o considerando portanto, superior. Essa dúvida do Hayato sobre manter a própria imagem parece ser reafirmada pelos semblantes tristes dele durante essa temporada, que parecem dizer “já estou de saco cheio disso”. Mas ele não tem coragem para mudar e sacrificar seu circulo de amizades no processo, ao menos por enquanto. Tem também o fato do Hachiman dizer verdades que ele não gosta de ouvir o tempo todo, como sua hipocrisia para tentar manter seus amigos unidos os enganando. E se considerarmos que a teoria dele gostar da irmã da Yukino é verdade, seria mais um motivo para o Hayato ter inveja, já que a garota parece muito mais interessada no Hachiman do que nele.
O Hachiman por outro lado não gosta do Hayato porque ele representa alguém que não se abala por quase nada e consegue resolver a maioria dos seus problemas sem ter que usar sua filosofia de auto-sacrifício ao extremo (destruindo sua imagem), além de enxergar nele a sua própria hipocrisia sobre tentar manter amizades superficiais, como a Yukino mesmo chamou a atenção dele no início dessa temporada. 
É muito interessante como os dois se parecem por dentro, apesar de serem tão diferentes por fora.
Parece que já temos o casal final (tanto faz pra mim. Yukino estava um saco no início dessa temporada, mas se recuperou no final, então sem problemas com a escolha). Esse episódio, como os últimos dois reforça como a Yukino mudou ao longo dessa temporada – algo que inclusive o Hayato comenta no final -, tanto em sua confiança em não se importar quanto ao rumor que estavam espalhando desde que seus amigos próximos saibam da verdade (a Yukino de antigamente só diria que não se importa, sem citar a importância das pessoas que ela gosta saberem a verdade), quanto em intimidade com Hachiman, quando ele pergunta que curso ela iria fazer e ela responde sem grandes problemas. Aquele diálogo mostra mais intimidade e interesse um no outro que a própria cena deles corando.
Foi mais um episódio com desenvolvimentos relevantes em uma sequência impressionante que a série vem tendo desde que entrou na segunda metade (ainda acho difícil superarem o episódio 8 no entanto). Agora é esperar pra ver o que vem por ai nos próximos 2 episódios, que podem tanto ser fillers como adaptação do volume 11 da novel que vai ser lançada no final desse mês (é comum os autores passarem os rascunhos dos volumes não lançados para a staff nesses casos). Eu pensei que iriamos terminar essa temporada com a certeza de quem o Hayato gosta, mas acho que vão deixar isso em aberto mesmo. Cogita-se que é a irmã da Yukino, mas não temos nada concreto sobre isso até o momento no anime.  

Avaliação: ★    ★ 

Extras

Iroha é do mal.

O Hayato é legal, mas a loira dele não presta, por mais que seja linda. Acho que não tem desenvolvimento que salve essa personalidade dela.

O pessoal com fetiche por óculos deve ter ficado muito feliz nos últimos 2 episódios.

Melhores amigos (tsunderes)….as Fujoshi pira!

Acho que eu perdi alguma coisa, mas assim como o Hachiman não faço ideia do que seja.

Por mais que Oregairu tenha suas justificativas plausíveis pra isso, ver quase todas as mulheres bonitas do elenco que recebem foco na narrativa querendo dar pro Hachiman enquanto o Hayato só tem a loira é meio estranho……essa história leva “o interior é que importa” um tanto quanto ao extremo.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2