Impressões: Fate Stay Night UBW #22 e #23

Enquanto isso em um universo paralelo a Saber sabotou o ritual da Rin e quer a Excalibur do Shirou só pra ela.

O episódio 22 é só para transfusão de mana, usando a versão do PSVita aonde o Nasu troca sexo por……aquilo que vocês viram. Pra ser honesto ter que fazer sexo e gozar ao mesmo tempo para transmitir mana é uma coisa tão maluca, e os diálogos da cena são tão ruins, mas tão ruins, que eu entendo porque o Nasu quis deixar a versão “para todas as idades”. Mas se era pra fazer isso não entendo pra que serve aquela cena exagerada da Rin envergonhada por causa das memórias dela (e se cobrindo com o travesseiro). Na versão original o nervosismo dela faz sentido, ali ficou um tanto quanto exagerado demais e parece estar presente só para fazer referência a cena original.

Bem, de resto a Saber tomou uma resolução quanto a seu passado depois de ver a luta do Archer com o Shirou e eles montaram um plano. É um episódio que poderia ter uns 5 a 10 minutos sem perda alguma, mas cortar gorduras não é lá muito do interesse do roteiro desde que o anime começou e isso não vai mudar agora.

As lutas do episódio 23 não foram muito empolgantes – tirando a parte que o Shirou invoca um bando de armas, aquilo foi legal. Era o Gilgamech tacando armas randomicamente no Shirou, porque ele está entendiado demais para mata-lo ou mesmo tentar deter a Rin de salvar o Shinji. Tudo bem ele ser presunçoso mas para quem montou um plano de destruição em massa da humanidade ele parece despreocupado até demais com a possibilidade do plano falhar devido a intervenção do Shirou e companhia.

A luta da Saber é mais um daqueles momentos que eu não entendo Fate. Ela podia mandar ver e acabar logo com a luta, mas resolve ficar parada escutando a história do Assassin e batendo papo mesmo sabendo que Shirou e Rin não podem destruir o Graal sem ela (“cale a boca, e vamos acabar com isso de uma vez!” seria algo que eu adoraria ver os heróis de Fate falando, eita povo pra gostar de uma conversa). Fora isso a escolha de deixar o clima da luta seco não me pareceu muito boa. Uma troca de golpes mais agressiva se ligando diretamente a cena do slow motion no final, com uma OST mais pesada talvez desse emoção ao desfecho, que ao menos pra mim acabou não evocando nenhum sentimento em particular (“frio e seco” descreve bem).

Em resumo, não gostei muito desses dois últimos episódios. São enrolados demais, então até mesmo a função básica de entreter se perde um pouco (talvez nem tanto para quem não sabe nada sobre UBW). Aquele roteiro da “parte final” do filme da Deen com tudo acontecendo mais rápido funciona bem melhor pra mim do que essa versão com toneladas de bate papo e o Gilgamech fazendo cara de tédio sentado no telhado. O episódio final – que vai ser duplo – pode até melhorar minha impressão desse climax final, mas esses dois últimos episódios foram bem sem graça. O único ponto positivo é o cliffhanger no final, ainda que a calma e falta de vontade de matar qualquer um deles do Gilgamech quase destrua isso também. O desinteresse dele em impedir o plano da Rin é conveniente até demais.

Avaliação: ★    ★ (-)

Editado: O lugar que li que seria um episódio duplo estava errado, o episódio 24 e 25 terão duração normal e serão exibidos separadamente.

Extras

Eles salvarem o Shinji é meio…..eu engulo e tal mas como ser humano rancoroso que sou não entendo o desejo de salvar o cara que tentou me violentar. Rin é mesmo a reencarnação da Madre Teresa.

Eu queria colocar essa cena ali no meio do post (é animação fluida 2D de efeitos especiais), mas por algum motivo várias dessas cenas com muito retrabalho digital (não confunda com CG, estou falando de filtros) ficam extremamente escuras na versão TV. No BD parece que estão normais olhando as comparações das cenas da S1 que tiveram um problema similar.

Quem viu Fate/Zero (deviam) sabe que essa é a arma mais forte do Gilgamech e ela destrói, -explicando de forma simples -, qualquer coisa. Mas ele não vai usar contra o Shirou porque não considera ele digno (o mesmo para as correntes que seguraram o Berserker).

Para quem assistiu pelo menos 2 Fates já vale a pena ir dar uma olhada em um anime de 12 episódios parodiando os animes da Type Moon chamado Carnival Phantasm. É muito engraçado, principalmente para quem conhece todas as rotas de Fate e Tsukihime. Aqui a Opening.

Tá ai o que vocês perderam por não colocarem a versão original XD. Periga fazerem o mesmo com Heavens Feel, mesmo sendo a única rota aonde o motivo do sexo faz mais sentido.

****
Obs: Se quem jogou a VN quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.