Impressões: Oregairu 2 #10

Agora é oficial! Alguém ganhou um harém…..

Eu pensei que íamos ter só um encerramento para o arco do Mr.Brainstorm, mas em vez disso resolveram a situação em meio episódio e já passaram para o próximo volume da LN (novo arco), aparentemente focado na relação da Yukino com sua família.

A primeira metade do episódio foi um reforço sobre o que os personagens “aprenderam” com esse arco. Repare que a confissão da Iroha foi motivada pelo discurso do Hachiman de querer algo sincero, mesmo que tenha que se machucar no processo. Ela podia ficar enrolando pra sempre ou mandar ver, receber seu não (ou talvez sim) e seguir em frente, e ela foi pela segunda opção, felizmente.

O mesmo pode ser notado na conversa entre o Hayato e o Hachiman, aonde o Hayato diz que ficou com pena dela enquanto o Hachiman solta friamente a frase “não a rejeite se for se sentir culpado por isso”. A frase é sarcástica mas tem um fundo de verdade, porque o antigo Hachiman faria mesmo algo do gênero: mentir ou sacrificar algo para conseguir o que ele acha que é um final feliz para a outra pessoa, aonde, na visão dele, ninguém vá sair psicologicamente ferido. Mas como já vimos esse tipo de estrategia pode dar bem errado as vezes.

Tudo isso é uma reflexão sobre moral desse arco a respeito de tentar evitar atritos ou atitudes que possam machucar os outros. Se machucar é normal, e por mais que doa na hora, a longo prazo o efeito é mais positivo do que tentar “tapar o sol com uma peneira” ou fingir que o sol não está ali. Rejeitar a confissão de uma pessoa que você não gosta de verdade e se sentir mal por ela é um bom método de exemplificar isso. O mesmo para a pessoa que se confessa, que pode guardar o sentimento – e a duvida se ia dar certo – pelo resto da vida por medo de se machucar com a resposta, ou arriscar, e seguir em frente sem arrependimentos depois disso (experiencia própria).

De resto tudo deu certo, graças a única solução possível: de confrontar o Sr. Mãozinha. Dessa vez não só uma pessoa, mas várias, e uma delas sendo extremamente sincera e agressiva/passiva. A parte engraçada, que vi um gringo que sigo comentando no twitter, é como parecia que a Yukino era o policial durão e a Yui o policial bonzinho, que depois da Yukino pressionar o “bandido” propõe em um tom amigável uma solução aonde todos ganhem.

É legal o comentário do Hachiman sobre evitar assumir seus erros ou tentar varrer tudo para debaixo do tapete. Ele fala repreendendo a atitude do líder do Brainstorm, mas está na verdade falando sobre si mesmo também (a Yukino e Yui perceberam). Logo depois a Yukino faz a mesma coisa, repreendendo o cara enquanto crítica sua própria atitude durante esse arco: “ficar parado só dizendo palavras vazias sem levantar um único dedo não resolve nada”. É basicamente uma solidificação do desenvolvimento de personagem de ambos, ao mesmo tempo que usam o que aprenderam para resolver o caso. 10/10 senhor autor.

A Yukino miniatura não teve uma desenvolvimento mais a fundo infelizmente, só ganhando uma chance de participar da peça como mais uma oportunidade de tentar interagir com seu grupo de “amigos”. Qual era o problema dela e porque ela acabou novamente isolada nunca iremos saber ao certo, apesar de ser fácil criar teorias (deve te-lo feito uns posts atrás se não me engano). É uma coisa que o roteiro ficou devendo. De resto ficou bacana a OP da S1 cono insert song da conclusão do arco.

Foi bom ver o clima leve entre os personagens voltar. Yukino e Hachimam interagindo até mais a vontade que na primeira temporada é algo legal depois de 8 episódios bem tensos. O problema é que agora temos um harém descarado que se formou em volta dele, graças a Iroha ter entrado o páreo depois de ter sido rejeitada pelo Hayato. Yui sempre deu sinais óbvios mas agora tanto a Yukino (no episódio passado e nesse) como a Iroha começaram a dar também. Espero que o autor saiba o que está fazendo, porque não quero ver essa série reduzida ao clichê do protagonista denso com um harém que só ele não sabe que tem.

Esse novo arco parece que vai desenvolver algo com a Yukino e talvez o Hayato. Agora, o que exatamente eu ainda não sei direito, mas provavelmente algo ligado a família da Yukino. Mas foi interessante a Yukino pedindo ajuda com os olhos para o Hachiman no final, e a irmã dela dizendo que não iria adiantar, e para ela ir logo com eles para a reunião de família. Hachiman olha feio para o Hayato porque percebe que eles só se juntaram ali para a irmã da Yukino poder atrai-la para lá e leva-la para a tal reunião familiar (reparem que ela decide ir quando descobre que o Hachiman estava lá). No próximo episódio devemos descobrir mais sobre o assunto, já que, embora eu não esteja 100% certo, ele deve fechar o volume 10 da LN. Digo isso porque o título dele é o mesmo de um dos últimos capítulos do volume 10 (capítulo 7, pag 168 a 195 de um total de 210 na versão PDF que vi). Mas se isso acontecer mesmo o que vai ter nos últimos 2 episódios? Na S1 o último episódio era quase uma OVA de fanservice, será que vão fazer o mesmo com os últimos episódios ou teremos uma continuação do plot, que talvez o autor tenha adiantado para a staff? Fica a duvida.  

Avaliação: ★    ★ (+)

Extras

Então, Fate UBW não entregou o que esperávamos “daquela cena”, mas parece que Oregairu entregou. Um erro do pessoal da coloração (ou não), ficou parecendo que eles……vocês sabem ( ͡͡° ͜ʖ ͡°).

Palpas para alguém que acabou de amadurecer. Esse volume 9 foi fantástico, de longe o melhor da série. O problema agora é o autor conseguir superar ele.

E agora Hachiman? ERABE!

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2