Impressões finais: Oregairu 2 #13

QUE FINAL MALIGNO!

Foi menos dramático do que eu esperava mas as coisas realmente começaram a se encaminhar. O problema é que essa parece mais a construção para um arco final do que de fato um episódio de encerramento. Qualquer um que pegue esse anime para ver sem saber de nada vai terminar essa segunda parte totalmente perplexo, já que isso parece tudo menos um episódio de final. De todos os volumes de Oregairu é o que terminou mais em aberto (adaptaram o vol 11 da novel até o final, e agora tem mais um volume (o 12) a ser lançado no final do ano, que deve fechar a história).

O começo confirmou que as intenções da Haruno, que, mesmo transmitidas através de ações malignas, tem propósito. Ela deixou isso bem mais claro no início desse episódio, quando reclama da indecisão da irmã, a qual que afirma poder viver por si mesma, mas não consegue tomar uma decisão sobre algo relativamente simples sozinha.

A Yukino não consegue lidar ou expressar seus sentimentos por Hachiman como a Yui faz, e isso está criando um climão novamente no clube. Menos negativo do que o anterior, mas desagradável do mesmo modo. A própria Yukino confessa sua falta de atitude quando fala de si mesma no aquário. Ela sabe dos seus problemas, ela só não consegue tomar coragem para corrigi-los. Yukino com certeza ficou mais honesta consigo mesma durante essa temporada, mas continua tropeçando quando chega a hora de tomar iniciativas.

Já Yui notou a coisa toda e parece cansada de esperar que Yukino tome sua decisão, então decide tentar “força-la” a expressar o que sente, já que não acha certo se confessar para o Hachiman sabendo que a Yukino sente o mesmo, mas não tem coragem de dizer. Ela gosta do Hikki, mas não quer perder a amizade com a Yukino se confessando pra ele. Ironicamente, ela é boa demais para seu próprio bem, decidindo desde o final do episódio passado que ela ficar junto com o Hachiman sozinha não seria justo com a Yukino. Nesse episódio ela tenta fazer a Yukino entregar seu chocolate e finalmente expressar o que sente, mas acaba falhando. Ela joga então sua última cartada:

Ele tenta forçar a Yukino a se submeter, afirmando que pode revolver os problemas dela, desde que ela aceite que perdeu a aposta da S1 e faça algo que a Yui mandar. Provavelmente ela vai mandar ela se confessar para o Hachiman, para então poder se confessar também, e ele ter que escolher, acabando com a situação de desconforto atual. Ela quer “tudo”, que é basicamente conseguir ficar perto do Hachiman, ao mesmo tempo que mantem sua amizade com a Yukino, e por isso precisa que a Yukino se confesse primeiro, para não se sentir culpada por ter passado a frente dela. A Yui pensa que se ela se confessar e o Hachiman aceitar, muito provavelmente a Yukino se afastaria deles. Isso explica a relutância dela quanto a ir em um encontro com ele no episódio passado, e ela dizendo que não seria justo com a Yukino voltar com ele sozinha.

Hachiman impede o que a Yui tenta fazer, porque na visão dele a Yukino é uma pessoa forte, e ele quer manter essa imagem dela, mesmo aceitando que pode não ser a verdadeira. A frase dele de “ela tem que resolver isso sozinha” parece algo mais no sentido de “não podemos resolver tudo pra ela, se não ela não vai crescer”, do que “não podemos ajuda-la”. A cena da Yukino lutando internamente para decidir se aceita ou não que a Yui resolva seus problemas por ela é linda, e lembra muito a do Hachiman pedindo ajuda no episódio 8. É legal ver o contraste. No caso do Hachiman, o crescimento dele estava em pedir ajuda e admitir que poderia estar errado. No caso da Yukino é não aceitar que resolvam os problemas pessoais dela por ela, e tomar uma atitude sozinha em vez disso.

E assim termina a Season 2, com Yukino decidindo o que vai fazer, e tendo um pedido para ambos. Qual vai ser o pedido e o que vai acontecer no final? Só saberemos se adaptarem a último novel , sem data para sair ainda (espero que quando sair adaptem, seja em um filme ou OVAs.). Um final “bem maligno”. Tudo menos conclusivo. Difícil acreditar que esse é o último episódio dessa season, mas foi bom enquanto durou. Uma das impressões semanais mais prazerosas que já fiz, mesmo tendo que ficar matutando o que via em cada episódio, para chegar as interpretações. Mas, bem, um anime que te coloque pra pensar não é algo que se veja todo dia, ainda mais em uma comédia romântica.

Avaliação: ★    ★ 

Impressões finais

Oregaiu 2 foi muito melhor que a primeira temporada – que não foi ruim, mas parecia meio perdida as vezes, além de ter um começo mais fraco, só mostrando um diferencial apartir do 5º episódio. Essa segunda temporada recupera o que foi trabalhado de bom na primeira e vai muito mais fundo em todos os aspectos (é bem subjetiva também, o que eu gosto, porque me faz prestar atenção e pensar, mas vai deixar muita gente confusa). Os personagens centrais ganham arcos de desenvolvimento com fortes climaxes dramáticos, e personagens que não nos importamos muito na primeira temporada, como o Hayato, ganham um pouco mais de atenção e desenvolvimento, mesmo que alguns aspectos continuem vagos (relação dele com a Yukino e o passado deles).

A parte técnica é absudamente superior a S1, cheio de animações minimalistas de expressões e movimentação sutil, que é quase impossível de ver nesse gênero de anime. A mudança de design e consistência dessa segunda temporada foram muito bem vindas também, assim como o bom uso da trilha sonora, que inclusive, reutiliza várias músicas da primeira temporada.

O final acabou sendo o elo fraco. Não por ser ruim, mas porque não é um “final”, é como se tivessem cancelado a série antes dela acabar e só tivessem produzido até o episódio 13, quando tinham uns 16 planejados. Oregairu cresceu de uma série que eu achava só mediana na S1 para uma das minhas comédias românticas/drama preferidas nessa segunda. Infelizmente, se não confirmarem a adaptação do final um dia é algo complicado de recomendar. “Olha, é uma série legal e a segunda temporada tem um desenvolvimento de personagens excelente, mas…..termina completamente em aberto e com um cliffhanger ainda……..”. É uma ótima série, então espero que o final seja adaptado um dia para eu poder recomenda-la sem culpa.

Nota final: 9/10 (Se tivesse um final mais conclusivo eu perigava até dar 10, mas com esse final sacana não)

Extras

Será que Yui ainda tem chance? Esse flashback que o Hachiman teve lembrando dela me deixou na dúvida, honestamente. 


Achei curioso o Hachiman realmente interessado no aquário. Acabou deixando o meio do episódio até leve.

A mãe da Yui é 10! Se eu fosse o Hachiman escolhia a Yui mesmo. Não é mais uma questão de quem é a melhor garota, mas como conseguir a melhor sogra. Quem iria querer a mãe da Yukino como sogra? Ou pior, a Haruno como cunhada? Vale o sacrifício? Você vai ser atormentado todos os dias da sua vida.

Nessa placa diz que pinguins ficam juntos ao companheira(o) que escolhem por toda a vida. Quando Yukino leu isso e deixou Hachiman e Yui sozinhos podemos interpretar que ela estava, possivelmente, jogando em pro da Yui, mas é difícil fazer uma interpretação “correta” aqui. Ela pode só ter ficado incomodada por ser lembrada do aspecto “romance” mesmo, já que se encontra frustrada sobre isso atualmente.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Oregairu 2