Impressões finais: Fate Stay Night UBW #24 e #25

E a jornada chega ao fim.

No episódio 24 Shirou volta a falar de seus ideais que ele admite serem emprestas, sem sentido, ect, ect pela 58ª vez….quanto mais ele fala sobre isso mais idiota eu acho a motivação desse arco (a de Fate e Heavens Feel fazem sentido) do Shirou revigorar algo que ele admite não ter lógica ou ser funcional. Ele vai deixar mais gente morrer do que vai salvar com isso, mas não é algo que o roteiro parece querer se focar, assim como colocar ele a prova fazendo ele perder coisas (ou pessoas) importantes pra ele graças a essa ideologia. Colocando em uma metáfora: vou ver o Shirou de UBW pra sempre como um fumante que sabe que o cigarro faz mal, mas quer continuar fumando mesmo assim, porque ele acha bonito e acha que não consegue viver sem o cigarro (aka “sem seguir seu ideal de virar um herói da justiça”).

Só pode ser brincadeira………………

Rin estar disposta a se sacrificar para salvar o Shinji e ainda pedir desculpas não fez sentido algum pra mim, ainda mais depois do que ele fez a ela durante esse arco. Eu gostava da Rin no começo mas nessa segunda parte ela começou a soar completamente incoerente, tanto ao tentar salvar o Shinji correndo o risco de morrer como ignorando que o Archer a traiu e deixou ela pra ser estuprada (ou morta), ainda que pelo menos ele tenha compensado um pouco disso ao salva-la no final.

Adeus Seiba, sentiremos saudades T.T
Invoca as correntes Gilgamesh, AS CORRENTES!

A luta contra o Gilgamesh foi legal (dentro do possível já que o Gilgamesh não luta, ele “lança coisas”, o que faz sentido na classe Archer). A afirmação de que ele não é um guerreiro e portanto o Unlimited Blade Works e o Shirou com a experiencia de combate que copiou do Archer poderia vence-lo faz sentido. Claro, isso só aconteceu porque o Gilgamech não queria usar sua espada super poderosa contra ele por arrogância. Só o não uso das correntes não fez sentido pra mim, já que parar o Shirou com elas seria mais eficiente e rápido do que usar o espada vermelha no final. Outro problema é como o Shirou, um humano normal, está lutando com um servo que, mesmo teoricamente inexperiente em combate físico, tem atributos que lhe dão superforça e agilidade? Shirou está dando super saltos e barrando armas vindo em super velocidade como se fossem feitas de papel. Ele claramente está com super força, mas de onde isso veio? Não explicaram.

A animação da luta estava bacana com vários cortes fluidos mas o show pirotécnico mais grandioso acabou sendo o da Saber, ainda que o “EXCALIBURRRRR!!!” que ela usa em Fate/Zero tenha uma cena mais bonita. O uso da trilha sonora estava bom nas lutas, mas continuo achando estranho como a BGM fica muda nos outros momentos.

O Archer aparecer sem explicação quando parecia que tinha morrido depois de ser alvejado de espadas foi bem estranho e, de novo, não explicado, assim como a necessidade dele dar um golpe final que o Shirou mesmo poderia ter dado se o roteiro convenientemente não tivesse zerado a mana dele ali.

A despedida do Archer foi bonita e reforça minha impressão de que a Rin é apaixonada por ele e não pelo Shirou (irônico, eu sei).

Rin ficou linda na versão mais velha, o Shirou não merece ela.

Diferente de algumas pessoas que preferem algo curto eu gosto de finais mais completos, então o uso do episódio 25 como um epilogo mostrando o que aconteceu com os personagens no futuro foi algo que apreciei.

A única coisa que me incomodou foi a relação do Shirou e Rin parecer mais de dois irmãos do que de namorados. Mostrar eles acordando na mesma cama ou se beijando, não teve nada. O que basicamente comprova a mão horrível que esse diretor de UBW tem pra romance. No fim parece que o Shirou gostava mesmo é da Saber e se contentou em ficar com a Rin, e a Rin gostava mesmo é do Archer, mas se contentou em criar o Shirou pra ver se ele vira o Archer um dia. Se eu shippase esse casal iria ficar uma fera com esse final, que gasta tanto tempo e não mostra uma intimidade de casal entre os dois (nem um fucking beijo o anime todo!).

Ter visto Fate Illya ajuda a achar ainda mais graça da rivalidade da Rin com a Loira. E ter visto Kara no Kyoukai, Fate/Zero e Tsukihime serve para pegar algumas referências a personagens que aparecem. Esse Fate como um todo é sem duvida melhor aproveitado já tendo visto Fate/Zero ao meu ver (e talvez o Fate de 2006 também para quem não está afim de ler a VN).

Foi uma OVA de epílogo legal, mas para mim que gosto de romance também foi frustrante a tentativa do roteiro de não mostrar absolutamente nada nesse aspecto fora um “lap pillow” e a Rin encostada no ombro do Shirou.

Tentei comentar Fate UBW fingindo que não sabia nada da VN (só de Zero), tentando olhar do ponto de vista neutro de alguém que não sabia bem o que esperar (embora me sentisse obrigado a comentar algo a respeito de vez em quando). Não apreciei muito a experiencia, já que Fate não te dá muito para comentar e analisar, é tudo explicado ou repetido a exaustão (em monólogos) de forma que o público não precisa pensar muito, ficando mais em “gostei dessa parte porque X”, “não gostei dessa porque Y”, algo que é meio chato de ficar fazendo. O anime não chega a ser ruim e seu visual é atraente, então obviamente não sofri assistindo, mas também não foi muito prazeroso de comentar (como Oregairu 2). E é isso, ficamos por aqui.

Avaliação: ★    ★ 

Impressões finais

Fate começa muito bem, eu estava super animado com ele até a metade da primeira parte, e até por isso peguei pra comentar. Depois disso ele entra em um circulo de enrolação com os personagens explicando coisas (enquanto comem) e o Shirou repetindo todo episódio seu confronto ideológico com o Archer, somado a muitos buracos não explicados do roteiro (Rin não invocando a Saber quando é capturada, humanos derrotando servos que teoricamente tem superforça e agilidade, gente que parece que morreu mas não morreu, ect. É muito coisa que uma frase ou duas resolveria mas deixam sem explicação, e não é como se faltasse tempo). Um número grande personagens é completamente esquecido por vários episódios, voltam e morrem logo em seguida. Para quem viu Fate/Zero o Kirei de UBW vai ser uma decepção completa.

Os vilões não dizem muito também, desde o entediado Gilgamech que perde por orgulho, a Caster que fica soltando frases de vilão clichê e gasta metade da segunda parte do anime sentada em uma Igreja dizendo que estava procurando algo (mas na verdade só estava molestando a pobre da Saber). O amor dela pelo seu “pseudo-mestre” (e vice-verça) é algo interessante, mas não é explorado, apenas implicado. O Shinji eu quero esquecer que existiu, porque ele faz os vilões de LN cartunescos dos quais eu vivo reclamando parecerem bons. Saber é um personagem interessante, mas que como a maioria é sub-utilizado (e humilhada em um vestido de noiva…..), em pro do protagonista ficar em uma luta de ideais com si mesmo quando ele mesmo admite que o ideal dele vem da admiração pelo pai e nem mesmo é algo funcional (é impossível salvar todo mundo, e etc).  Tivessem gasto esse tempo para ele amadurecer e superar o trauma dele junto a admiração pelo ideal do pai, se tornando alguém mais realista, eu pelo menos teria visto sentido na jornada dele, mas como ele mesmo comenta no final, “nada mudou”.

Rin é uma boa personagem, simpática e forte. Uma pena a segunda parte do anime deixar várias ações dela sem lógica (ignorar o que o Archer fez pra ela e quase se matar pelo Shinji). O romance entre ela e o protagonista não funciona muito bem, mão da direção ou não eles parecem mais amigos do que qualquer outra coisa, e não um casal apaixonado. Mesmo tendo um epílogo inteiro para tentar solidificar a relação ela acaba parecendo que ficou em aberto. Pra mim que gosto de romance foi uma das partes mais frustrantes de ver. Isso e o Shirou dizendo que gostava da Rin com a maior cara lavada, sem expressar emoção enquanto fala (lembra um ator ruim em um filme de romance).

A animação é um destaque, bem acima da média (tirando um uso exagerado de CG) e tem algumas lutas bem legais. infelizmente elas são espaçadas por muitos momentos com os personagens parados falando um com o outro, o que tira muito da diversão que o anime poderia prover. A trilha sonora é bem instável, hora acertando, hora errando, hora nem mesmo estando presente (momentos românticos e de drama principalmente).

Fate pela Ufotable tinha potencial para algo realmente grandioso, mas a escolha de se prender ao material original da rota UBW (com alguns extras de Zero e rota Fate) faz ele acabar como um anime mediano com visual muito bonito e um ritmo lento na maior parte do tempo. Na VN funciona bem porque uma rota completa a outra, mas animado como algo separado nem tanto, ainda mais por ela fazer questão de te lembrar que é uma continuação de Fate/Zero (acrescentam partes extras do mesmo), que mesmo com alguns aspectos similares (muito diálogo) consegue trabalhar muito melhor todo seu elenco de servos/mestres e batalhas. A única coisa que UBW se sai melhor é em termos de batalha final, que eu achei menos anti-climática que a de Zero (acho que todo mundo queria ver “aqueles dois” lutando no final).

Direção: 6/10
Roteiro: 7/10
Soundtrack: 6/10
Animação: 9/10
Entretenimento: 6/10
Nota final: 7/10

PS: Acho que Fate SN pra dar certo e ficar épico do jeito que todo mundo imagina tem que ser algo original fundindo os pontos centrais trabalhados em cada rota (Saber aceitando seu passado e desistindo de querer muda-lo, Archer = Shirou, Shirou desistindo de seus ideais, explicações sobre a Sakura, ect) e juntando tudo de modo que todos os heróis e servos sejam trabalhados devidamente. Dá pra pegar várias coisas da VN de base mas pelo menos metade vai ter que ser original pra dar certo e conseguir empacotar tudo em algo satisfatório. O Shirou mais puxado para o de HF deve funcionar melhor para o público de hoje em dia, que prefere heróis dark a virtuosos/moralistas. Aquele negócio dele não ter talento e tal poderia ser tirado também, permitindo a ele fazer mais nas lutas desde o começo. Hum……..um dia faço um esboço completo de como imagino uma adaptação de Fate unindo o importante de todas as rotas (pode ficar uma droga, mas não custa tentar), esse post já está muito grande para eu inflá-lo ainda mais teorizando sobre um novo cenário (rota) para Fate.

Extras

Não explicaram como o Shirou ficou de cabelo branco e moreno. Segundo os entendidos foi de tanto fazer projeções de armas. Acabou afetando o corpo dele. E como ele ficou grande e bombado? Wey protein+batata doce.

Como assim terminam apertando as mãos? Nem pra rolar um beijo caramba?

Então ele era mesmo apaixonado pelo Shirou………

Olha o protagonista de Tsukihime ali atrás (ou será o de Kara no Kyoukai?).

Vocês podem assistir a mais dessas duas querendo se matar no anime de Fate Kalleid Liner Prisma Illya. Elas são as mentoras das protagonistas no spin-off.

Lembram dele? (quem viu Fate Zero). A idade fez maravilhas a aparência dele.

Cara…..vocês vão descobrir o que o Shinji fez pra ela quando sair o filme de Heavens Feel e achar essa cena um absurdo (ou não, pode ser uma versão light/censurada). Parece que nenhum personagem do Nasu é capaz de guardar rancor ou ressentimento pelo que fazem a ele ¬¬

Escolham sua versão preferida. A primeira é a da VN de 2004. As de baixo versão da Op da VN de 2004, filme da Deen, versão da Op do PSVita pela Ufotable e versão atual de Fate UBW 2014.

Como assim cortaram a melhor cena do final?!

****
Obs: Se quem jogou a VN quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.