Impressões finais: Fate Stay Night UBW #24 e #25

E a jornada chega ao fim.

No episódio 24 Shirou volta a falar de seus ideais que ele admite serem emprestas, sem sentido, ect, ect pela 58ª vez….quanto mais ele fala sobre isso mais idiota eu acho a motivação desse arco (a de Fate e Heavens Feel fazem sentido) do Shirou revigorar algo que ele admite não ter lógica ou ser funcional. Ele vai deixar mais gente morrer do que vai salvar com isso, mas não é algo que o roteiro parece querer se focar, assim como colocar ele a prova fazendo ele perder coisas (ou pessoas) importantes pra ele graças a essa ideologia. Colocando em uma metáfora: vou ver o Shirou de UBW pra sempre como um fumante que sabe que o cigarro faz mal, mas quer continuar fumando mesmo assim, porque ele acha bonito e acha que não consegue viver sem o cigarro (aka “sem seguir seu ideal de virar um herói da justiça”).

Só pode ser brincadeira………………

Rin estar disposta a se sacrificar para salvar o Shinji e ainda pedir desculpas não fez sentido algum pra mim, ainda mais depois do que ele fez a ela durante esse arco. Eu gostava da Rin no começo mas nessa segunda parte ela começou a soar completamente incoerente, tanto ao tentar salvar o Shinji correndo o risco de morrer como ignorando que o Archer a traiu e deixou ela pra ser estuprada (ou morta), ainda que pelo menos ele tenha compensado um pouco disso ao salva-la no final.

Adeus Seiba, sentiremos saudades T.T
Invoca as correntes Gilgamesh, AS CORRENTES!

A luta contra o Gilgamesh foi legal (dentro do possível já que o Gilgamesh não luta, ele “lança coisas”, o que faz sentido na classe Archer). A afirmação de que ele não é um guerreiro e portanto o Unlimited Blade Works e o Shirou com a experiencia de combate que copiou do Archer poderia vence-lo faz sentido. Claro, isso só aconteceu porque o Gilgamech não queria usar sua espada super poderosa contra ele por arrogância. Só o não uso das correntes não fez sentido pra mim, já que parar o Shirou com elas seria mais eficiente e rápido do que usar o espada vermelha no final. Outro problema é como o Shirou, um humano normal, está lutando com um servo que, mesmo teoricamente inexperiente em combate físico, tem atributos que lhe dão superforça e agilidade? Shirou está dando super saltos e barrando armas vindo em super velocidade como se fossem feitas de papel. Ele claramente está com super força, mas de onde isso veio? Não explicaram.

A animação da luta estava bacana com vários cortes fluidos mas o show pirotécnico mais grandioso acabou sendo o da Saber, ainda que o “EXCALIBURRRRR!!!” que ela usa em Fate/Zero tenha uma cena mais bonita. O uso da trilha sonora estava bom nas lutas, mas continuo achando estranho como a BGM fica muda nos outros momentos.

O Archer aparecer sem explicação quando parecia que tinha morrido depois de ser alvejado de espadas foi bem estranho e, de novo, não explicado, assim como a necessidade dele dar um golpe final que o Shirou mesmo poderia ter dado se o roteiro convenientemente não tivesse zerado a mana dele ali.

A despedida do Archer foi bonita e reforça minha impressão de que a Rin é apaixonada por ele e não pelo Shirou (irônico, eu sei).

Rin ficou linda na versão mais velha, o Shirou não merece ela.

Diferente de algumas pessoas que preferem algo curto eu gosto de finais mais completos, então o uso do episódio 25 como um epilogo mostrando o que aconteceu com os personagens no futuro foi algo que apreciei.

A única coisa que me incomodou foi a relação do Shirou e Rin parecer mais de dois irmãos do que de namorados. Mostrar eles acordando na mesma cama ou se beijando, não teve nada. O que basicamente comprova a mão horrível que esse diretor de UBW tem pra romance. No fim parece que o Shirou gostava mesmo é da Saber e se contentou em ficar com a Rin, e a Rin gostava mesmo é do Archer, mas se contentou em criar o Shirou pra ver se ele vira o Archer um dia. Se eu shippase esse casal iria ficar uma fera com esse final, que gasta tanto tempo e não mostra uma intimidade de casal entre os dois (nem um fucking beijo o anime todo!).

Ter visto Fate Illya ajuda a achar ainda mais graça da rivalidade da Rin com a Loira. E ter visto Kara no Kyoukai, Fate/Zero e Tsukihime serve para pegar algumas referências a personagens que aparecem. Esse Fate como um todo é sem duvida melhor aproveitado já tendo visto Fate/Zero ao meu ver (e talvez o Fate de 2006 também para quem não está afim de ler a VN).

Foi uma OVA de epílogo legal, mas para mim que gosto de romance também foi frustrante a tentativa do roteiro de não mostrar absolutamente nada nesse aspecto fora um “lap pillow” e a Rin encostada no ombro do Shirou.

Tentei comentar Fate UBW fingindo que não sabia nada da VN (só de Zero), tentando olhar do ponto de vista neutro de alguém que não sabia bem o que esperar (embora me sentisse obrigado a comentar algo a respeito de vez em quando). Não apreciei muito a experiencia, já que Fate não te dá muito para comentar e analisar, é tudo explicado ou repetido a exaustão (em monólogos) de forma que o público não precisa pensar muito, ficando mais em “gostei dessa parte porque X”, “não gostei dessa porque Y”, algo que é meio chato de ficar fazendo. O anime não chega a ser ruim e seu visual é atraente, então obviamente não sofri assistindo, mas também não foi muito prazeroso de comentar (como Oregairu 2). E é isso, ficamos por aqui.

Avaliação: ★    ★ 

Impressões finais

Fate começa muito bem, eu estava super animado com ele até a metade da primeira parte, e até por isso peguei pra comentar. Depois disso ele entra em um circulo de enrolação com os personagens explicando coisas (enquanto comem) e o Shirou repetindo todo episódio seu confronto ideológico com o Archer, somado a muitos buracos não explicados do roteiro (Rin não invocando a Saber quando é capturada, humanos derrotando servos que teoricamente tem superforça e agilidade, gente que parece que morreu mas não morreu, ect. É muito coisa que uma frase ou duas resolveria mas deixam sem explicação, e não é como se faltasse tempo). Um número grande personagens é completamente esquecido por vários episódios, voltam e morrem logo em seguida. Para quem viu Fate/Zero o Kirei de UBW vai ser uma decepção completa.

Os vilões não dizem muito também, desde o entediado Gilgamech que perde por orgulho, a Caster que fica soltando frases de vilão clichê e gasta metade da segunda parte do anime sentada em uma Igreja dizendo que estava procurando algo (mas na verdade só estava molestando a pobre da Saber). O amor dela pelo seu “pseudo-mestre” (e vice-verça) é algo interessante, mas não é explorado, apenas implicado. O Shinji eu quero esquecer que existiu, porque ele faz os vilões de LN cartunescos dos quais eu vivo reclamando parecerem bons. Saber é um personagem interessante, mas que como a maioria é sub-utilizado (e humilhada em um vestido de noiva…..), em pro do protagonista ficar em uma luta de ideais com si mesmo quando ele mesmo admite que o ideal dele vem da admiração pelo pai e nem mesmo é algo funcional (é impossível salvar todo mundo, e etc).  Tivessem gasto esse tempo para ele amadurecer e superar o trauma dele junto a admiração pelo ideal do pai, se tornando alguém mais realista, eu pelo menos teria visto sentido na jornada dele, mas como ele mesmo comenta no final, “nada mudou”.

Rin é uma boa personagem, simpática e forte. Uma pena a segunda parte do anime deixar várias ações dela sem lógica (ignorar o que o Archer fez pra ela e quase se matar pelo Shinji). O romance entre ela e o protagonista não funciona muito bem, mão da direção ou não eles parecem mais amigos do que qualquer outra coisa, e não um casal apaixonado. Mesmo tendo um epílogo inteiro para tentar solidificar a relação ela acaba parecendo que ficou em aberto. Pra mim que gosto de romance foi uma das partes mais frustrantes de ver. Isso e o Shirou dizendo que gostava da Rin com a maior cara lavada, sem expressar emoção enquanto fala (lembra um ator ruim em um filme de romance).

A animação é um destaque, bem acima da média (tirando um uso exagerado de CG) e tem algumas lutas bem legais. infelizmente elas são espaçadas por muitos momentos com os personagens parados falando um com o outro, o que tira muito da diversão que o anime poderia prover. A trilha sonora é bem instável, hora acertando, hora errando, hora nem mesmo estando presente (momentos românticos e de drama principalmente).

Fate pela Ufotable tinha potencial para algo realmente grandioso, mas a escolha de se prender ao material original da rota UBW (com alguns extras de Zero e rota Fate) faz ele acabar como um anime mediano com visual muito bonito e um ritmo lento na maior parte do tempo. Na VN funciona bem porque uma rota completa a outra, mas animado como algo separado nem tanto, ainda mais por ela fazer questão de te lembrar que é uma continuação de Fate/Zero (acrescentam partes extras do mesmo), que mesmo com alguns aspectos similares (muito diálogo) consegue trabalhar muito melhor todo seu elenco de servos/mestres e batalhas. A única coisa que UBW se sai melhor é em termos de batalha final, que eu achei menos anti-climática que a de Zero (acho que todo mundo queria ver “aqueles dois” lutando no final).

Direção: 6/10
Roteiro: 7/10
Soundtrack: 6/10
Animação: 9/10
Entretenimento: 6/10
Nota final: 7/10

PS: Acho que Fate SN pra dar certo e ficar épico do jeito que todo mundo imagina tem que ser algo original fundindo os pontos centrais trabalhados em cada rota (Saber aceitando seu passado e desistindo de querer muda-lo, Archer = Shirou, Shirou desistindo de seus ideais, explicações sobre a Sakura, ect) e juntando tudo de modo que todos os heróis e servos sejam trabalhados devidamente. Dá pra pegar várias coisas da VN de base mas pelo menos metade vai ter que ser original pra dar certo e conseguir empacotar tudo em algo satisfatório. O Shirou mais puxado para o de HF deve funcionar melhor para o público de hoje em dia, que prefere heróis dark a virtuosos/moralistas. Aquele negócio dele não ter talento e tal poderia ser tirado também, permitindo a ele fazer mais nas lutas desde o começo. Hum……..um dia faço um esboço completo de como imagino uma adaptação de Fate unindo o importante de todas as rotas (pode ficar uma droga, mas não custa tentar), esse post já está muito grande para eu inflá-lo ainda mais teorizando sobre um novo cenário (rota) para Fate.

Extras

Não explicaram como o Shirou ficou de cabelo branco e moreno. Segundo os entendidos foi de tanto fazer projeções de armas. Acabou afetando o corpo dele. E como ele ficou grande e bombado? Wey protein+batata doce.

Como assim terminam apertando as mãos? Nem pra rolar um beijo caramba?

Então ele era mesmo apaixonado pelo Shirou………

Olha o protagonista de Tsukihime ali atrás (ou será o de Kara no Kyoukai?).

Vocês podem assistir a mais dessas duas querendo se matar no anime de Fate Kalleid Liner Prisma Illya. Elas são as mentoras das protagonistas no spin-off.

Lembram dele? (quem viu Fate Zero). A idade fez maravilhas a aparência dele.

Cara…..vocês vão descobrir o que o Shinji fez pra ela quando sair o filme de Heavens Feel e achar essa cena um absurdo (ou não, pode ser uma versão light/censurada). Parece que nenhum personagem do Nasu é capaz de guardar rancor ou ressentimento pelo que fazem a ele ¬¬

Escolham sua versão preferida. A primeira é a da VN de 2004. As de baixo versão da Op da VN de 2004, filme da Deen, versão da Op do PSVita pela Ufotable e versão atual de Fate UBW 2014.

Como assim cortaram a melhor cena do final?!

****
Obs: Se quem jogou a VN quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.

103 Resultados

  1. こんな人生は、無意味だった。 disse:

    nossa, 7/10 foi bem pouco, nao pensei que tinha se decepcionado tanto

    • Marco disse:

      Eu gostei da parte visual, mas o roteiro e direção me frustraram bastante. Se ao menos tivesse sido divertido de assistir eu dava um 8 mesmo com roteiro fraco, mas como eu expliquei UBW sabotava seu próprio entretenimento ao pausar suas lutas constantemente, entregando muitos desenvolvimentos anti-climáticos e andando muito devagar com sua trama.

      • こんな人生は、無意味だった。 disse:

        Te entendo, eu dei 8 no mal. Acho que por conher o original fui mais bonzinho, mas teve momentos que realmente foram muito mal conduzidos. Um anime com as 3 rotas juntas seria realmente o ideal, ate pq o jogo praticamente te obriga isso, não revelando coisas que so são reveladas em outras rotas. Pessoal deve ta pensando “pra quer serviu a cena da sakura com o gil no prologo ? ou pq eu deveria me importar com a illya ?” como já conhecia acho que fui mais fisgado, principalmente pela animação um pouco melhor que o padrão.

  2. Shiba disse:

    Sobre o ep 24 , eu adorei a luta final , achei muito boa mesmo , pela segunda vez Shirou mitou no anime (a primeira foi no ep 10 quando ele usa as espadas do Archer pela primeira vez) . Eu revi a morte do Gilgamesh umas 6 vezes , aquilo realmente valeu o anime inteiro kkkk , mas também não entendi como o Archer apareceu do nada , nisso eu fiquei boiando , tentando achar uma explicação que não veio nesse ep . O final do anime foi bom , mas senti falta do romance também , Shirou e Rin não pareciam namorados , e eu fiquei esperando pelo menos um beijo o ep todo kkk . O pequeno confronto da Loira com a Rin foi bem legal , eu via ela em Fate Kaleid Prisma , mas não sabia de onde ela tinha saído do universo de Fate kkk .

    No geral essa adaptação de Fate me agradou , já que sempre fui fã dos animes da franquia . A animação estava ótima . A OST mais ou menos , já que se destacava mais nas lutas , principalmente na primeira parte . Se eu fosse reclamar de algo seria do roteiro também . O confronto do Archer e do Shirou foi muito arrastado . Kirei morrendo daquele jeito ridículo e várias outras coisas que você citou na review . Ainda assim considero o anime um bom entretenimento . Espero que um dia Fate Hollow Arataxia seja adaptado kkk e estou no aguardo do filme .

    OBS : Marco aquele professor de cabelo longo que conversou com o Shirou é mesmo o antigo mestre do Rider de Fate/Zero ? Vi algumas pessoas comentando mas não sei se é verdade .

  3. こんな人生は、無意味だった。 disse:

    so corrigir pra protagonista de tsukihime, ta protagonista de shiki kkkkk

  4. Cyro Munhoz disse:

    Sobre o Archer aparecer no final, ouvi duas teorias:

    1 – A “mana” dele não tinha acabado, ele não foi morto pelo GIlgamesh, ficou invisível e fugiu, esperando uma hora pra ser útil (a habilidade especial do Archer no jogo pelo Graal é poder andar um ou dois dias sem o mestre, enquanto outros servos não aguentam mais do que uma hora e desaparecem)

    2 – O espírito heróico do Shirou/Archer é do tipo que aparece quando o mundo tá em perigo. Um amigo me explicou isso uma vez, mas não lembro em detalhes, mas é basicamente isso. E isso fez ele aparecer ali e ser invocado, já que o Graal era o perigo ali

    Minha pequena teoria sobre ele ter ficado com cabelo branco e moreno: cabelo branco – estresse, pele morena – sol pra caralho (insistem em só mostrar ele ajudando gente passando fome no deserto, wtf)

    Porra, podiam ter mesmo ter pelo menos se beijado ou abraçado, um aperto de mãos foi estranho demais

    Dúvida: quando diz “Vocês podem assistir a mais dessas duas querendo se matar em Fate Illya”, você quer dizer aquela versão Fate Kalled Liner Prisma Illya com elas sendo mahou shoujos?

    P.s.: minha versão preferida é a do filme da Deen

    • Marco disse:

      Aham, por mais que pareça muito doido aquele Spin-off de garotas mágicas foi inspirado em uns negócios que tem na VN de Fate Hollow Ataraxia. Eu tinha preconceito mas assisti e me diverti muito com a S1. É cheio de referências e heróis de Fate no anime. Tem lutas bem legais também. A S2 eu já não gostei porque começaram a se voltar demais para o fanservice.

      É, a primeira teoria que você falou é a correta pelo que os entendidos da VN comentaram. O problema é o anime não explicar isso.

      • Cyro disse:

        Se você que não gosta de loli aprovou o Fate/Kalled, eu que gosto vou dar uma olhada então…

        Realmente, o anime não explica. Mas prefiro pensar que é a segunda teoria, é mais divertida hehe

  5. Isabella Mendes disse:

    Eu ainda shippo Archer x Rin então fico bem triste com essa rota, ougfjiodjdoijdf

    Melhor coisa do mundo foi ver o Waver de novo, plim plim

  6. Ferreira Amaral disse:

    concordo contigo marco, cade o beijo? parecem amigos.

  7. Sora disse:

    Como eu tinha dito no post passado de Fate a arrogância do Gilgamesh levou sua derrota,ele deveria ter sacado a Ea na hora que o Shirou encurralou ele mas quis insistir no erro ai já era tarde de mais,no geral a luta foi bem massa digna de nota apesar dos certos UPs do Shirou,a despedida da Saber ficou até legal mas senti que faltava algo a mais ali,soltei um WTF quando o Archer apareceu de novo no fim isso não teve muito lógica,o anime pelo menos não deu uma explicação para isso.

    Gostei bastante desse epílogo foi até mais do que eu esperava por sinal,a Rin já era bem bonita e nessa versão mais velha dela ficou ainda mais*–*,a Luvia é uma personagem bem legal e carismática o jeito dela de mexer e provocar a Rin é bem engraçado no fim ela perdeu a luta ainda kkk,só senti falta de um beijo realmente o final deixou a desejar nesse quesito,achei a sua nota final bem fraca pelo um 8 era mais do que merecido.

    Nota Final:9/10.Honestamente os únicos problemas que esse Fate UBW teve para mim foram o mal uso de OSTs e o ritmo lento(daria para encurtar certos diálogos e acelerar as coisas).

    OBS:Rin ficou bem legal nessa roupa xD.

  8. こんな人生は、無意味だった。 disse:

    Ja sobre o romance, eu gosto bastante, sei que ela demonstra gostar do archer, mas eu nao me incomodo com isso, pq eu sempre lembro dele sendo o shirou, isso nao me afeta, pra um amigo tbm nao agradou esse lance com o archer entao acho que vai de cada pessoa… enfim. Confesso que queria um beijo, mas eu achei o romance no final muito bonito, bem estilo japones, e ela falando que vai seguir ele na caminhada de archer me lembrou ate namoros de quadrinhos americanos. Enfim, gostei mesmo, so opiniao pessoal

    • Cyro disse:

      Não curti o romance tão “amigável” entre os dois, mas no geral eu gostei muito também. Acho que foi conveniente pra mim, ter começado a ver Fate logo no Unlimited Blade Works, tenho uma fixação por espadas, e personagens que focam em espadas… Sieghart, Elsword (Insurgente, que dizem ser uma classe inspirada no Archer), Kirito, Shirou… Achei foda

      • こんな人生は、無意味だった。 disse:

        E um romance bem estilo japones, mas como tem muitos animes ultimamente com beijo como yamada, SAO etc… e meio chato quando nao tem. Mas eu ainda consigo gostar dos pequenos detalhes como as canecas deles combinarem, ela deitada sobre o ombro dele, esses pequenos detalhes eu gosto kkkk.

  9. Lezerman disse:

    Marco, você viu a capa da revista da type-moon que vai lançar, nela diz que a mesma vai revelar os seus futuros projetos fora isso foram jogadas na internet umas imagens recentes de Tsukihime do remake da visual novel(characters designs e outras coisas novas refeitos), as más linguas dizem que é remake também do anime pela ufotable, o que você acha ?

    De resto, ótima análise, mas o cara gostava do shirou mesmo? ASUHAUHAUHUHSA

    • Marco disse:

      Vi sim. Hum, sei lá, Ufotable parece meio atolada no momento. Eles chegaram a cancelar a pre-estreia de God Eater porque o episódio 1 não estava pronto faltando 1 semana para estreia. Isso é muito crítico já que o normal é terem pelo menos uns 3 episódios prontos quando o primeiro estreia. Shirobako dá uma boa noção disso.

      Ela ainda tem os filmes de Heavens Feel dos quais descaradamente não tem nada pronto. Caso contrário teriam colocado um PV para atiçar os fãs no final desse Fate. E já anunciou aquele “Tales of alguma coisa” também. Para um estúdio que fazia as coisas devagar e pegava poucos projetos por vez ele parece estar exagerando bastante, imagina pegar mais uma adaptação de Tsukihime, que precisaria de pelo menos 2 cour para ser feito direito.

      Quando lançar o remake da VN de Tsukihimo oficialmente deve rolar um anime mesmo para ajudar no marketing, mas antes disso eu acho difícil.

      • Shiba disse:

        Marco esse Tsukihime da JC Staff vale a pena assistir ? tô em duvida se vejo ou não ‘-‘ .

        • Marco disse:

          Se você quer ter uma ideia vaga sobre Tsukihime mas não quer ler o mangá (boa adaptação), nem jogar a VN (boa história, mas meu deus que arte horrível!), só tem o anime mesmo. Mas é uma adaptação bem ruim, só serve para matar a curiosidade mesmo.

          • Emmannuel Alexandre disse:

            A arte de Tsukihime e sofrível de fato. [SPOILER ABAIXO]

            A Sacchin, se aparecesse em Fate, provavelmente dissolveria fácil algum servo que lutasse com ela, por utilizar o Depletion Garden, será?

  10. Viniciusuchila disse:

    Me diverti bastante vendo esse Fate,mas no final decepcionou um pouco……

    Ñ gosto da rota Fate,a UBW acho legal por dar maior destaque aos meus 2 personagens favoritos de FS/N,mas o Shirou nessa rota é insuportável…..Heavens Feel é disparado a melhor rota,e funcionaria bem melhor como sequencia de Fate/Zero…………

    Ñ ligo pra falação e poucas vezes isso me incomodou,realmente só me incomodou na luta do Gil x Berseker…..aquele flashback no meio da luta foi insuportável.

    A luta contra o Shirou x Gilgamesh foi ótima, o uso da Excalibur da Saber foi maravilhoso (embora ñ melhor q em Fate/Zero,mas ñ tem como reclamar é dificil superar aquilo), ñ importa oq me digam no anime a Rin e o Shirou ñ terminaram juntos,e sinceramente foi coerente….o romance deles nunca colou….

    Ver o Waver de novo foi d+, Iskandar estaria mais q orgulhoso e agora da pra entender muito bem o pq do Rei dos Heróis ter reconhecido um chorão como ele na época.

    E o final eu ñ entendi nada………o Archer foi salvo? o Shirou esta realmente seguindo os passos dele? esperava algo mais claro….. mas oq realmente me incomodou foi ñ sair um trailer de Heaven’s Feel no final do anime………..

    • Marco disse:

      O Archer continua seu trabalho de guardião, ele só ficou mais conformado com isso do que antes, quando ele tinha se revoltado.
      Shirou, como ele mesmo alega, não mudou, e vai continuar tentando ser um herói da justiça, salvar todo mundo, etc. Foi um dos contras que coloquei no review até, ele se recusa a amadurecer. Devia ter feito a metáfora do fumante que não quer largar mesmo sabendo que faz mal, mas esqueci.

      Bem, o Shirou dessa rota me irrita também, apesar do da primeira ser pior. Só o Shirou de Heavens Feel presta pra mim, e mesmo assim eu prefiro o Shiki.

      O romance deles consegue colar melhor no filme de 1 hora e 30 min da Deen, o que é tão bizarro quanto parece. A relação deles não colou aqui porque o tom que o diretor usou é sempre frio e distante. O Shirou parece um robô se declarando pra Rin, então não tem como eu acreditar que é sincero.

    • Adilson de Paulo disse:

      Vinicius e essa saga Heaven’s feel vai ser Adaptada para anime tbm é ? nao sabia se for mesmo vai ser bom =D

  11. Emerson disse:

    [Spoilerzinhos leves sobre Fate/Zero]

    Se houvesse a categoria Inteligência em Fate, Gilgamesh seria C-. Sério, não é a primeira vez que ele faz essas merdas. Em Fate/Zero, quando ele foi atrás do Berserker porque ele parou de perseguir o Gilgamesh e foi atrás da Saber, Gilgamesh em nenhum momento pensou que o mongrel em questão podia despistá-lo jogando os mísseis (eram mísseis, né?) no avião dele. A diferença naquela vez é que isso não podia matá-lo, mas se pudesse, Rider teria que se contentar com a Saber, mesmo.

    E cara, o tempos faz maravilhas. Quem diria que em dez anos aquele pirralho fraco e moe se converteria nesse badass, hein? E só agora que me toquei que é ele na Ionian Hetaroi. Que da hora saber que ele faz parte do exército antes mesmo de ele se declarar escudeiro do Rei dos Conquistadores.
    http://i.ytimg.com/vi/R7PJg3OpbPg/maxresdefault.jpg

  12. Alice Garcia de Benzer disse:

    Eu fiquei o eps todo esperando um beijo entre o shirou e a Rin, ficou algo tão frio e sem emoção que acabei frustrada com esse final.

  13. Grimlock disse:

    Parece que todo mundo concorda que a relação do Shirou com a Rin ficou fria. Na VN é assim?
    Agora eu sei por que o Issei ficava arrumando coisas para o Shirou ir na sala do conselho consertar.

    • こんな人生は、無意味だった。 disse:

      bom, e dificil falar pq eu gosto da relação deles, mas ela e como mostrou o anime. Na vsn, voce tem mais dialogos, mostra os pensamentos do shirou, mas no resumido, e isso ae mesmo. Nao sei se gostaria jogando ou nao…

    • Marco disse:

      Não tem tudo isso que mostrou nesse episódio na VN, mas pelo que me lembro comprei o romance deles na VN sem muitos problemas (faz uns 6 anos que joguei então não lembro muito bem, e meu inglês não era grande coisa na época também). O Shirou pelo menos parecia realmente apaixonado por ela na VN. A parte da Rin é que eu não tenho certeza.

      O problema, no entanto, está mais no tom que a direção dá a relação deles. Se você assistir o filme da Deen, mesmo adaptando UBW ao cronometro ele consegue fazer os dois parecerem mais apaixonados em 1 hora e 30 do esse UBW 2014 em 25 episódios. O modo como uma cena é dirigida pode mudar muito sua visão sobre ela. A comparação mais fácil é pegar a cena da declaração do filme e desse anime e colocar lado a lado. A do filme convence mais, e o modo que ele termina também.

      Agora, na primeira rota, tanto na VN quanto no anime Fate de 2006 o Shirou parece apaixonado pela Saber pra valer, apesar dela não parecer tão apaixonada assim por ele (ela parece a amiga de infância que aceita a paixão do cara por insistência, mas vê ele mais como amigo, ao menos foi a impressão que tive).

      Já a Sakura é completamente apaixonada pelo Shirou. Se falharem em demonstrar isso em Heavens Feel vai ser uma mancada absurda.

  14. Adilson de Paulo disse:

    CARAMBA ALELUIA ALGUEM concorda comigo (Marco) que Shirou infrentar o Gilgameshi e vencer msm sem ele usar a EA é um pouco demais fora que ele tinha acabado de pegar o poder com a Rin e ja ficou Fodão Gilgameshi ajudou claro na arrogancia dele mais tipo o cara massacrou Berserk meu e perder dessa forma para um Humano é meio sem nexo e.e esse episodio 25 apos os creditos finais ainda deixa uma ponta de continuaçao parecendo que vai ter mais tipo sei la meio sem graça ‘-‘ ,. Sua impressao esta perfeita Marco concordo com cada palavra ,se muitos podem achar que Oregairu 2 deixou pontas soltas .Fate deixou um Arsenal de pontas e.e Investiram tanto na animaçao (que para mim esta sendo a melhor no genero shounen até hj) mais pecaram no termo de Romance. O ilario é que no final do Fate/stay Night a versao antiga o shirou mostra claramente que era afim da Saber em varias partes do anime até e aqui ele fica com Rin só que de uma forma que parece parentes em vez de casal e.e mais vlws .Espero mais impressoes de outros grandes animes Marco vlwss =D

    • lemostr00 disse:

      Tem tanta coisa errada nesse post…

      Berserker perdeu pois ele tinha que proteger a Illya e estava preso pela Enkidu, sendo atacado pelas armas perdendo suas vidas.

      Crédito final não deixou ponta solta nenhuma: Shirou seguiu seu caminho para se tornar um aliado da justiça, só que não fez contrato com o mundo para ter mais mana e se tornar um CG.
      Basicamente ele não pegou o atalho mas continuará a seguir o mesmo caminho que o Archer percorreu. Nenhuma ponta solta nisso.

      Shounen não é gênero e não existe demografia shounen pra anime, cristo, isso passa de madrugada, e criança tá dormindo nessa hora.

    • Marco disse:

      Não cheguei a ver pontas soltas. Ele fechou o que queria passar quer eu goste do que foi ou não. O que ele deixou foi muitas coisas sem explicação que poderiam ter sido explicadas, gerando alguns buracos na trama e confusão por quem não tem os conhecimentos da VN, Wiki, entrevistas com o Nasu, e etc.

      É, o Shirou parecia realmente apaixonado pela Saber na primeira rota, em comparação a Rin nessa rota, pela qual ele alega ser apaixonado a muito tempo, mas você não acredita devido ao modo que os dois se comportam. Realmente não gostei do trabalho com o romance em UBW.

  15. Nagisa Shiota disse:

    ok, ainda n vi o anime.. to vendo fate/zero pra depois pular pro UBW.. mas sinceramente eu peguei mt spoiler fodaum haha, bem, como spoilers n me afetam, isso so me ajudou a ter ainda mais vontade de assistir. ‘3’

    • Adilson de Paulo disse:

      Rlx emo pode assistir sem medo tipo vc vai ver algumas diferenças mais não tira a graça que Fate tem rlx só peca um pouco se vc compara com o Zero mais é muito melhor que varios animes shounen por ai =D

      • Nagisa Shiota disse:

        emo? kkkk, bem, animes shonen é raro eu gostar, então eu meio que ja considero fate bem melhor que a maioria mesmo haha, falando nisso, espero q adaptem a rota da saber novamente, pq nem a pau que eu vejo a versão da deen u.u ainda n vi nenhum das rotas do fate, mas a que me pareceu mais interessante foi a da sakura.. mas vai entender, talvez eu mude de opinião. :v

  16. vinamck disse:

    De fato mesmo eu gostanto muito de Fate nao tem como fechar os olhos para os defeitos k foram verdadeiras pedras no caminho mais nada k consiga estragar a minha diverçao como apreciador da Type-Moon…De fato achok esse diretor faz bem o feijao com arroz…nao vai muito pra fora da caixa uma pena so me assusta um pouco em pensar k escolham ele pra dirigir HF espero k nao!!!!
    Bom como disseram ai em outros comentarios seria mt bom ver Tsukihime adaptado pela Ufotable mais nao pra agora eu li por ai k a propria Type-Moon prometeu o tal remake para os proximos 10 anos…e como adptar isso…todas as 6 rotas e os true endings e afins e mt material cada rota daria um anime proprio…kem sabe um filme pra cada uma como foi Kara No Kyoukai kkkk acho k ja sonhar demais

  17. lemostr00 disse:

    Enkidu é arma anti-divindade, contra um humano normal é só umas correntes mesmo, quando o Hercules quebra elas, aquilo sim é foda, agora contra alguém sem divindade alguma não faz diferença.

    Parece que todo mundo tá tão trevoso que mesmo uma pessoa te fazendo mal você tem que matar ela ou deixar ela morrer, Rin não é assim, é até dentro do personagem dela evitar mortes, como ela mesmo diz no início que não irá matar outros para pegar a mana deles.

    Shirou tem as tecnicas de luta do Archer, a UBW não é apenas as armas que são projetadas, mas também as técnicas de quem a usou, isso foi mostrado quando no clash de espadas, o Shirou mimetiza os movimentos do Archer.

    A questão da mana e do Rho Aias, é o seguinte: Archer não é alguém confiável, quando ele diz que não tem mais mana após o gae bolg do Lancer, e logo depois ele aparece sem o battle damage e usa a UBW, ele obviamente enganou o Lancer e o espectador. Ele não é alguém confiável, e claro, ele não morreu após ser cravado pelas armas do gilgamesh, primeiro que o Gil errou quase todas, acertou apenas uma delas e não foi no núcleo do servo, então ele não morre e pode retornar ao estado de espírito e se regenerar (Ocorre algo similar na primeira rota quando o Shirou não usa o command seal pra parar a Saber e ela o ataca).

    E sobre a relação do Shirou e da Rin, eles sempre foram mais camaradas que algo mais romantico, não só no anime como na VN, o único romance aceitável é com a Sakura, já a Rin e ele são mais companheiros que qualquer coisa. Mesmo eles sendo um casal, não é preciso beijo pra confirmar isso, a própria relação deles no epílogo é uma relação de amantes, ela deitada nele, ela sabendo sem mesmo falar que tem algo errado com ele, a cena depois do combate com a Luvia, a cena dela e do Issei, ainda mais no padrão japonês de relacionamento, aquilo é MUITO intimo, e claro, eles moram juntos.

    • Marco disse:

      Hum, tem razão, lembrando agora o Archer deve ter mentido sobre a mana mesmo. Das correntes eu não sabia, pensei que prendia qualquer um.

      Eu entendi que o Shirou “absorveu” as técnicas do Archer, só não entendi como ele parecia ter superforça igual os servos, que em tese são super por causa dos “atributos” da classe, se não me engano. Shirou não tem atributos que eu saiba.

      Olha, se salvar o Shinji fosse fácil tudo bem, mas arriscar a vida para salvar aquele filho da mãe e ainda pedir desculpas a ele quando ela acha que não vai conseguir eu não consigo digerir não, assim como não consigo digerir a Sakura tratando bem o Shinji sabendo como ele trata ela e o que já fez com ela.

      • lemostr00 disse:

        Shirou tem técnica que vai sendo mais e mais aprimorada a cada projeção, mesmo na primeira vez que ele usa projeção contra o kuzuki vc vê a diferença entre ele normal e ele com os conhecimentos dos donos das armas.

        Cara, Shinji é irmão da Sakura, por mais que ela não goste dele, ela ainda se preocupa com ela. Ele é otário sim, mas depois que acabou essa guerra, acho que ele melhora, já que deve aceitar que não é um feiticeiro mesmo (ou vai que ele ajuda o EMIYA, até trair ele e enforcarem o Shirou)

        Nessa versão do anime, eles não devem levar em conta que ele estuprou ela e tudo, deve ser só mais violência verbal e física, sem os estupros. Já que adaptam a parte do realta nua e não o original.

  18. lemostr00 disse:

    UBW tem dois protagonistas: Shirou e Archer, não existe vilão, existe um obstáculo para o conflito dos dois, que é o Gilgamesh. Caster mesmo não é sequer uma vilã, está mais para uma ferramenta para o conflito do Shirou e do Archer (Rule Breaker), normal ver gente depois que assistiu zero achar que é uma guerra de feiticeiros quando esse não é o foco da história e nunca será.

    O próprio Archer é bem realista e o Shirou idealista, mas não é uma questão de realismo x idealismo, e sim de desejo. É do desejo de ajudar as pessoas que move ambos, e é disso que o Archer se esqueceu e mesmo no epilogo mostra que mesmo sofrendo e tendo que fazer o trabalho pela eternidade, o caminho que ele seguiu não está errado se o desejo de salvar outros existe.

    É disso que se trata UBW, o desejo de se tornar um aliado da justiça, por mais contraditório que seja, por mais que não bata com a realidade e de como ambos conseguem suas respostas para esse impasse, eles não podem estar errados.

    A relação do Shirou e da Rin como disse anteriormente não é só um romance, por mais que o Shirou goste dela e dela dele, o desejo dele é mais forte que isso e ele vai seguir seu caminho para se tornar um aliado da justiça. Mesmo na história do Archer, ele teve uma amante e tudo, mas ele sempre será mais máquina que homem nesse aspecto. Ele chega até ser bem similar ao Kiritsugu nesse ponto, tratando tanto a maiya como a iris como ferramentas.

    Sua ideia de fate stay night ideal já existe, em forma de mangá e advinha só: é uma bela de uma merda, tanto que voltam pra Fate depois. Não é tentando juntar as melhores partes de três histórias diferentes que se faz algo melhor,

    E o Shirou realmente cresceu nesses dois anos, mas ele nunca foi magrelo, era até bem rippado,

    Puta merda que legenda é essa? Essazinha que é Bruxa/Vixen no inglês? Deram um tom aboiolado pro Issei só de propósito, caraio, não dá de se ver em português mesmo…

    • Marco disse:

      O que você tá falando me lembra da minha visão de SAO quando li a novel e vi o anime depois (eu perdi ela com o tempo no entanto e acabei indo pro lado dos insatisfeitos que queriam mais daquilo tudo). Sempre achei que era um romance de como um cara conheceu o amor de sua vida ambientado em um cenário de battle royal. O importante e foco ali não era o battle royal, ele era só o cenário para o romance poder acontecer. Mas as pessoas ficaram revoltadas pela sub-utilização de personagens ou do próprio cenário não explorado e expandido a contento. Em vez disso se encerrando rapidamente. É semelhante ao que acontece com UBW, aonde a maioria dos mestres e servos é sub-utilizado na narrativa, com tudo se focando em Rin, Archer e Shirou.

      Não acho que exigir mais de possibilidades que são apresentadas é errada, quer o foco fosse o romance ou não eu queria ver mais daquele mundo e seus personagens sendo explorado. A questão é que não existe jeito certo de ver uma obra, apenas ser coerente a ponto de exigir algo que sua proposta possa suprir. Você pode achar que ela fez o que se propôs muito bem do seu ponto de vista, enquanto para outra pessoa faltou um bando de coisas. Desde que você consiga defender isso em uma argumentação os dois lados podem ter sua razão. Fate/Zero por exemplo supriu quase tudo que eu poderia esperar dele, se eu descontar a falta de um Saber x Gilga e uma parte da história do Kititsugo que achei incoerente.

      O romance, apartir do momento em que o autor decidiu que o Shirou iria se declarar apaixonado pela Rin e vice-verça devia ser melhor trabalhado para convencer o público de que eles são um casal apaixonado. Mas em vez disso eles parecem amigos. Porque colocar eles dizendo que são apaixonados um pelo outro então? É um problema sério ao meu ver. Colocar uma cena mais intima dos dois no final iria ajudar (nada que eles fazem é algo que um irmão x irmã, ou amigos muito próximos não fariam, eles nunca cruzam a linha para o “isso só namorados fariam mesmo”, seja com um beijo ou acordar juntos na mesma cama), mas o problema vem desde o início do anime.

      Se você ficou satisfeito com o que UBW te apresentou tudo bem, mas pra mim é uma obra que faz uma sub-utilização do seu enredo, cenário e personagens, além de ter diversos buraquinhos desnecessários no roteiro que poderia evitar com explicações simples e rápidas. O mesmo para SAO, que ainda peca mais que Fate UBW pela falta de um confronto final mais grandioso e tem até mais problemas no enredo que se propõe, apesar de achar ele mais divertido no geral e sabendo vender seu romance melhor para o público.

      Quanto ao mangá que você citou, não é bem aquilo que tenho em mente. Como disse muitas mudanças teriam que ser feitas para pseudo junção de rotas funcionar. O que você vai pegar é a ideia central de cada rota, não necessariamente seus eventos (embora alguns de pra pegar).

      O Shirou seria basicamente o de HF, ele vai desistir de seus ideais, mas não igual em HF, e sim ao realizar que são fúteis e irreais ao lutar com Archer e absorver as suas memórias, aonde vai ver a Rin e a Sakura morrendo por causa de sua tentativa de salvar todo mundo, assim como diversas vezes deixando mais gente morrer do que salvando pela falta de uma visão mais objetiva (sacrificar poucos por muitos). O que se tiraria de UBW então seria só o confronto e revelação, não a moral, que sempre achei distorcida. O Archer serviria de fato como o cara que veio do futuro para alertar seu eu do passado e impedir uma desgraça que o atormentou pela eternidade (a morte da Rin e da Sakura).

      Um dia continuo isso em um post. Como disse, acho que dá pra ficar legal, mas tente ver como uma 4ª rota que consegue trabalhar todos os personagens em vez de uma fusão dos eventos das 3 no copy/paste.

      • Cyro disse:

        Marco, acabei de ler todos esses comentários, mas o seu em especial eu deixei de ler o penúltimo parágrafo, porque não quero spoiler, mas… Porque não faz um post sobre Fate e todas as rotas? Do mesmo jeito que deixou tudo claro pra muita gente sobre SAO, e as várias adaptações e ordem de adaptação da animação, se fizesse um “post guia” sobre Fate seria bacana

        Falo isso porque pessoas como eu (só vi o Fate UBW, e nunca joguei nenhum dos jogos) ficam bem confusas na hora de falar sobre Fate como um todo… Bom, vou ver todas as adaptações, mas ainda acho uma boa ideia

        Ou esse post já existe? Se sim, desculpe hehe Não consigo achar

      • lemostr00 disse:

        Na perspectiva de um brasileiro a relação deles como um casal é bem diferente da de um japonês, nem tudo precisa ser explícito, eu mesmo vendo as cenas de slice of life vi que eles se gostam bastante, aquilo não era só uma relação de amizade (apesar de ser mesmo assim).

        A questão de SAO que é uma LN de romance basicamente e mesmo a rota UBW é a menos romanceada das três, como falei anteriormente os protagonistas são Shirou e Archer, mesmo a Rin é menos aproveitada que até mesmo na rota da Sakura. Pelo próprio objetivo do Shirou mesmo que eles se gostem bastante, não é algo eterno como ele e a Saber ou ele e a Sakura, é algo mais adolescentesco, e nisso o anime consegue mandar muito bem.

        No epílogo se vê que o Shirou mudou realmente, ele não tem tanta vergonha como antes das ações da Rin, só lembrar da cena dela chegando na casa dele ou dela conversando com a Saber na cozinha. Esse mesmo Shirou mais maduro tem um objetivo que dificilmente envolveria a Rin por muito tempo, que é se tornar um aliado da Justiça.

        Você mostra um problema com o Shirou que se repete em várias pessoas, você pensa nele como alguém funcional, são e que uma contradição, uma hipocrisia seria impedimento dele realizar algo que ele deseja. Mas tem um porém: Ele é maluco. O que move ele é salvar pessoas, no momento em que o Shirou HF não faz isso (salvar quem importa pra ele Sakura) e persiste em salvar todos, é o final Mind of Steel em que ele é apenas um Kiritsugu ou Archer.

        Seus ideais não são fúteis ou irreais, é o que move ele, em HF apenas muda para a Sakura e a Illya, mas eles ainda existem, tanto que tanto no true end como no normal end, ele ainda é um cara que vai se sacrificar pelos outros. E essa parte do Archer sequer faz sentido, ele não iria ganhar nada com isso, tanto que em HF, ele cede seu braço pois ele vê que o Shirou não seguirá o que realmente incomoda ele: o mesmo caminho que ele seguiu.

        • Marco disse:

          É a visão ocidental de romance para ser mais preciso. Mas Steins Gate e um tanto de outros animes que não são necessariamente romances atendem a necessidade de algo mais físico, então acho meio na contra mão o que fizeram. Um beijo ou os dois em situação mais intimida e todo mundo teria terminado mais satisfeito.

          Quanto ao Shirou, na versão que eu penso ele não é maluco (falei que teria que mudar algumas coisas), só tem admiração pelo ideal do pai e o trauma dele não deixou ele doidão, só com peso na consciência. Superar isso faz parte do desenvolvimento. Ele também tem talento pra magia, nada daquele negócio de ficar atravancando a Saber com uma invocação incompleta. Isso mais ajuda a lerdar o enredo do que manter ele em movimento. Nada de dar o braço também, prefiro ele absorvendo as habilidades do Archer na luta entre eles e usando depois nas lutas (ele vai ter mana pra isso, nada de precisar da Rin). Por isso falei que teria que modificar várias coisas pra dar certo (bem, ao menos na minha visão do que é certo).

          • lemostr00 disse:

            Se incomodasse com isso com a Shiki e o Mikiya em kara no kyoukai? É abordado de maneira similar.

            Shirou não tem talento pra ser feiticeiro, pelo menos um comum da Clock Tower, tanto que no próprio episódio ele é bem aquém dos outros feiticeiros e ele fala disso, que encontrou grandes dificuldades na Clock Tower.

            O que você tá falando contradiz a própria reality marble de UBW. Por qual motivo o Archer fez o contrato com Alaya? Justamente por ele não ter mana, no momento em que ele fez o contrato, conseguiu ter mana e depois foi superusado pra caralho, tanto que ele perdeu a cor nos cabelos e a pele escureceu. O Archer fez esse atalho e custou sua pós-vida.

            Shirou por si só, MESMO depois dos dois anos ainda não tem mana para isso, tanto que na última cena ele aparece com seus cabelos normais, justamente por ele não pular na mesma intensidade que o Archer, mas ainda assim o mesmo caminho eles vão seguir.

            Ele usar a UBW é justamente uma questão de mana, algo que os circuítos dele não conseguem aguentar (e porra tu que leu HF sabe disso, ele é destruído a cada vez que usa projeção)

            mas vc reclamou tanto de falta de skinship que a ufotable fez isso pra ti. Satisfeito?

          • Marco disse:

            Vai ver que no meu review de Kara no Kyoukai eu reclamei exatamente disso. O casal é morto, não tem carisma ou empatia alguma pra mim. Eu adoro a ideia daquele anime, mas detesto a execução (só gostei mesmo do filme 5).

            Como eu disse, teria que mudar muita coisa. A essência dos personagens seria a mesma, mas em um universo paralelo Shirou não seria mais um cara sem talento pra magia e sem mana, já que isso atrapalharia a forjar lutas épicas dele junto com com a Saber e outros servos.

            O problema que geraria com a reality marble tem várias formas de resolver. Uma delas é que o Archer foi parar em um universo paralelo aonde ele tem talento e mana.
            A segunda, e mais prática, é o Shirou ter talento, mas não ter mana, então teríamos que buscar algum item lendário ou coisa do gênero que resolvesse esse problema (plot device).
            A terceira é mais bizarra, mas ele faria aquela ligação de UBW com a Sakura, e depois que desse problema com a Sakura faria com a Rin (que já não teria mais o Archer para alimentar). Não gosto dessa opção porque ele vira um sangue-suga, mas é a mais prática.

            A quarta seria se ligar com a Rin desde o início até o final. Ela seria uma bateria de mana. Teria que colocar que ela nasceu com uma quantidade absurda de mana para um mago, permitindo assim que ela alimente ele, seu servo, e lute sem problemas. Acho esse método um tanto quanto conveniente demais, mas funcionaria.

            De qualquer forma, por isso falei que tenho que colocar tudo em um post depois em vez de ficar comentando por partes.

            Obviamente o que vou inventar vai ter problemas. Mas ai o pessoal pode apontar e tentamos corrigir. Só não gosto da ideia de “criar o Fate cheio de batalhas, que desenvolve todo mundo, e trabalha os temas centrais é impossível”. Nada é impossível, no máximo trabalhoso. Quanto mais falam que é impossível mais eu perco meu tempo matutando em como fazer.

            Se ficar bom eu passo pra inglês e mando pra TypeMoon usar de inspiração no re-reboot de Fate que vai ter quando refizerem a VN toda como tão fazendo com Tsukihime hahaha (daqui a sei lá, uns 10 a 20 anos XD).

            PS: Porque não colocaram essa imagem no anime -.-? Que sacanagem.

          • lemostr00 disse:

            Não acho o romance da Shiki e do Mikiya mortos, nem todo romance precisa ter beijo ou algo do tipo sendo mostrado, ainda mais quando KnK é sobre como o Mikiya salva a Shiki sendo a pessoa mais normal e legal ao mesmo tempo. É um romance fora do comum com personagens bem legais e com potenciais incríveis (que por exemplo no sexto filme foi uma bosta por destruir um feiticeiro com um dos poderes mais bolados do mundo, que é o Kurogiri)

            Se você começar a mexer com universos paralelos nem vai ter história, por qual motivo: Zeltrech. Como o próprio anime diz, aquilo é um evento pequeno, tentar criar essa fanfic sua só vai esbarrar em mais problemas.

            Do modo que você pensa você tira totalmente a Rin da jogada, qual é o objetivo dela se for apenas uma bateria, cadê o servo dela?

            Você até poderia reescrever outro anime que não tenha tantas implicações com a estrutura de mundo apresentada pela type-moon, que mesmo tendo muitas opções, tem um sistema bem fechado para novas invenções narrativas.

            É como eu estava falando com um cara que queria mudar pontos da história, dei um exemplo simples: lancer forma um pacto com a Rin e a Saber.

            Saber subiria e lutaria com o assassin e o lancer lutaria com o gilgamesh, eventualmente saber venceria, shirou e rin tirariam o shinji de lá, saber dá um excaliblast e destroi o graal. Que tal?

            Obviamente ficaria uma bosta, já que as peças são bem fechadinhas e qualquer movimento perde o equilíbrio.

            As próprias cenas originais do anime não foram inventivas, elas trabalham as lacunas que a história deixa como o mestre da caster, archer acertando berserker com a caladbolg (ele defende no original, mas aqui se tem a regra dos 3 dias em que ela volta ao normal). Sella e Liz lutando contra o Gilgamesh, etc e etc.

            Maior parte disso trabalha nas lacunas, assim como todo o fate zero é construido nas lacunas de stay night e hollow ataraxia (muitas cenas já foram descritas nos dois anteriormente, como a batalha do barco, caster e seus polvos, saber e illya, e até mesmo a cena do kiritsugu e Illya contando os negócios na floresta).

          • Marco disse:

            Bom, se o romance da Rin e do Shirou me incomodou imagina o da Shiki com o Mikiya, se a memoria não me falha o deles é ainda mais frio. Não consigo suportar tanta frieza não. Estou ciente das sutilizas mas eu detesto esse tipo de romance baseado em pequenas ações.

            Quando chamei a Rin de bateria é porque ela teria que alimentar o Archer, o Shirou e a si mesma sem ter problemas de falta de mana. Lógico que ela iria lutar, todo mundo tem que fazer algo importante, ela tá inclusa.

            Todos os heróis vão durar muito na versão que imagino, não dá pra criar muitas lutas grandes se sair matando todo mundo rápido. E não importa o que mude no início e meio, o final é o True End de HF (com pequenas modificações). Illya iria morrer de qualquer modo com o tempo, melhor que morra sendo lembrada (e matar lolis é muito efetivo emocionalmente). Como eu disse não adianta discutir muito sem eu parar e escrever algo com mais sustância. Pode ficar uma merda mas quero tentar mesmo assim, por diversão e por não suportar essa ideia de que “não dá pra criar um Fate SN tipo Zero, trabalhando todo mundo devidamente”.

          • lemostr00 disse:

            é possível criar um fate/ assim, mas não um stay night. Só ver o strange fake, apocrypha e outros.

          • Emmannuel Alexandre disse:

            https://m.fanfiction.net/s/7680318/1/The-Changing-of-Fate-Redone

            A pessoa que escreveu essa fanfic pegou a rota Fate, e retrabalhou os eventos a partir da luta Archer x Berserker. Eu achei que quem escreveu o fez muito bem. Só o fato de sairmos da cabeça de um personagem só (Shirou) já deixa a trama bem mais dinâmica. O foco principal é na Rin, e se intercala com PoVs de outros personagens. Pena que quem fez não terminou a história. Deixo aqui como dica e/ou exemplo. Enfim..

          • Fiquei curiosa com esse mix dos rotas seu, Marco. Estarei no guado para ver uma postagem sobre isso. :v

  19. Lucio disse:

    Foi um final que eu apreciei explicou muitas coisas que eu queria saber:
    Como por exemplo sobre o mestre do rider do fate/zero e sobre a loira da onde ela existia na história do kailed prisma illya o que eu não entendo seria, é só nessa rota da rin que no final o shirou vai pra essa escola de magia ? ou em todas? pq se só for nessa a illya teria morrido e não teria como fazer o spin-off a não ser que seja numa realidade onde ela morre, como é um spin-off não levo a sério, mas acho bem interessante aonde a história dele pode chegar, até porque me disseram que nesta temporada em diante é que as coisas começam a ficar tensas.

    • Marco disse:

      Shirou só vai para essa escola de magia nessa rota.
      O spin-off da Illya não tem nada a ver com a VN, só usa o mesmo universo e personagens. O que aconteceu em Fate/Zero ou VN de Fate não importa muito ali. Imagine aquilo como uma realidade alternativa. Mas foi engraçado que o Nasu até brincou de chamar aquilo de “rota da Illya” quando reclamaram que ela não tinha rota na VN em uma entrevista.

      A loira aparece oficialmente em Fate Hollow Ataraxia (VN meio que uma continuação de Fate que o Nasu fez). Eles enfiaram vários personagens de Hollow no final, na VN o epílogo é bem menor.

  20. kingumaga disse:

    Não sei muito bem como fazer um balanço geral, nos primeiros episódios tivemos algumas lutas q empolgaram (a melhor do anime acho q foi Saber x Berserk) e apesar de muito falatorios tinhamos expectativa q o melhor estava por por vir mas não foi bem assim, o excesso de dialogos e repetição deram uma cansada, mas acho q essa rota apesar de algumas revelações acho inferior a 1ª rota a qual todos personagens tem o seu espaço (sem falar q temos ela dublada hahahhaha)

    O fate Zero e mais equilibrado, mesmo na parte sem ação vc não se cansa, pelo final realmente devia ter tido mais um episódio para fechar bem e não capar a parte final. Uma coisa é bacana dele são akelas lutas de mago x mago. A referência do último episódio por Zero foi bacana, um futuro bem coerente para akele personagem. SPOILER eu assistia o Fate Zero pensando, como seráq ele vai morrer hahahahha. Outro SPOILER era pra Sakura representar o Mattou na guerra do graal, espero q explique oq aconteceu pra tá o lixo do Shinji.

    Sobre o poder do Shirou na luta final, sei lá acho q não teria como ele estar tão forte em tão pouco tempo, principalmente para invocar um fantasma nobre, Gilgamesh não usar as correntes quebra toda coerência de estrategica q ele sempre utilizou. DO Archer reaparecer SPOILER eu achei na 1ª rota que ele iria voltar pois ó mostra o resultado da luta dele contra o Berserk.

    Namorados? Da forma q deixaram no anime ficou parecendo q a Rin mora com um amigo gay. Nem se compara pela paixão q o Shirou tinha pela Saber na 1ª rota.

    Sobre o Spin-off da Iyla eu assisti o primeiro episódio, o anime até é bem feito mas o estilo dele não é pra mim.

    • Marco disse:

      Sim, em Heavens Feel explica o que aconteceu quanto ao lance da Sakura representar os Mattou.

      E tenta mais uns episódios de Illya, ele começa cômico mas fica mais sério depois que aparece a Saber Alter. A luta do episódio 6 e 7 é muito boa (muito pela surpresa eu acho, já que não esperava algo daquele nível em um anime desses).

    • lemostr00 disse:

      Shirou não tem Noble phantasm.
      Correntes do Gilgamesh são inúteis contra um humano comum não divino, são apenas correntes.

      Kaleid liner tem o melhor shirou, o melhor gilgamesh, a melhor archer e nego fica subestimando, tsk.

      kaleid liner é melhor que zero.

      • Matheus Miranda disse:

        Sim, de fato. O problema das pessoas é acharem que o desenvolvimento do personagem é ele abandonar os seus ideais. o que não é o caso. E eu quero saber porque mudaram a cena pós-crédito, porque no script do Nasu estava assim:

        [[Wasteland Scene
        After the credits. The same wasteland as at the beginning.
        Shirou is walking alone. Exhausted, he comes to a stop.
        When he looks down, there are signs that somebody was here before him. (This is where Archer stopped.)
        He sighs, and looks up. Though his expression is a little weary, it is also full of hope.
        With a purposeful stride, he begins walking forward again.
        The camera stays at Archer’s footprints, watching Shirou’s back as it recedes into the distance. End Scene.
        (If you need to make it easier to understand, have Archer appear at his footprints after Shirou leaves, watching over him… though hopefully you won’t have to do that.)]]

        Tradução:

        “Cena no Deserto
        Após os créditos. O mesmo terreno baldio como no início.
        Shirou está andando sozinho. Exausto, ele para.
        Quando ele olha para baixo, há sinais de que alguém estava aqui antes dele.(Este é o lugar onde Archer parado.)
        Ele suspira e olha para cima. Embora sua expressão é um pouco cansado, é também cheia de esperança.
        Com um passo decidido, ele começa a andar para a frente novamente.
        A câmera fica em pegadas de Archer, observando as costas de Shirou como ele recua na distância. Cena Termina.
        (Se você precisa para torná-lo mais fácil de entender, tem Archer aparecer em suas pegadas após Shirou partir, cuidando dele … embora espero que você não terá que fazer isso.”

  21. Amy disse:

    O post e os comentários foram ótimos para análises mais aprofundadas do anime, principalmente porque terminei de assisti-lo essa madrugada e, como já foi exposto, ficaram alguns pontos pouco esclarecidos.
    No entanto, não me aprofundarei. Só gostaria de saber se alguém tem alguma opinião sobre a seguinte questão:
    Por que o Archer deixou a Rin com o irmão da Sakura, sabendo das intenções dele??
    Não era ele um herói da justiça? Alguém que queria ajudar a todos, mesmo aqueles que não o eram relevantes?
    Ok. Nesse estágio ele já tinha esquecido desse ideal, mas tendo a Rin sido tão importante pra ele, por que a entregou para um psicopata?
    Essa parte do anime foi péssima, além de ter quebrado todo o romance entre os dois junto com a frase que o Archer diz a Rin “não consigo nem me sentir atraído por você”.
    Com certeza o romance foi muito mal desenvolvido.

    • lemostr00 disse:

      Objetivo dele era mais importante que ela naquele momento, ela seria só mais uma possível vitima de toda guerra.

      Archer e Rin nunca foi um casal e nunca será, ela ODEIA o que o Shirou se tornou, nos sonhos ela mesmo diz isso.

    • Rikimaru Ray disse:

      Como não joguei a novel, vou dizer o que eu acho através do que foi mostrado:
      A Rin tinha um contrato com a Saber, se ela corresse algum tipo de risco, ela usaria o selo de comando. Como a Saber observou a batalha dos dois o tempo todo, o Archer deve ter pensado que a Rin não precisou de ajuda, ou deu algum jeito de escapar, ou algo assim. E o Archer sabe que o Shirou quer resolver as coisas com ele sozinho, então não tinha por que a Rin deixar a Saber com o Shirou. É a única coisa que eu consigo pensar.

  22. Daniel L disse:

    Não consegui gostar desse fate, foi bem abaixo do que eu esperava.
    A animação estava ótima, a ost apesar te ter melhorado nesse últimos eps foi bem fraca num todo, a direção assim como o shirou foi bem apática.
    De resto a trama foi bem arrastada cheia de momentos em que o plot não andava (como eles comendo), falta de explicações e alguns buracos no roteiro.
    Uma porrada de personagens apresentados mas mal desenvolvidos, por exemplo aquele samurai, o kirei que estava parecendo um vilão clichê saído de filme da sessão da tarde que teve um fim pior ainda,
    Teve o shinji que não tinha um pingo de personalidade, era
    somente um estereótipo de babaca que assim como vários outros personagens que faziam somente pose, serviu apenas como ferramenta de roteiro. Não importa se em outra rota da VN é diferente.
    Sobre o conflito shirou x archer eu achei que ficou muito arrastado, o archer falando seus pontos de vista de forma logica enquanto o shirou continua o confrontado sem uma resposta logica sequer , depois te todo esse papo o conflito acaba sem vencedor.
    Esse anime teve muita coisa menos um romance, o shirou falou que gostava da rin mas não da para confiar nele já que ele gosta de afirmas coisas com base em nada.

    Nota:6

  23. Tiago disse:

    “Rin ficou linda na versão mais velha, o Shirou não merece ela.” Concordo 100%!!!

    Também fiquei meio chateado com esse Fate, fora a animação e algumas partes das lutas o restante ficou meia boca… Me deu impressão de que fizeram só por fazer, muitas pontas soltas no roteiro e o Shirou encheu o saco com o ideal imutável dele…

  24. Matheus Miranda disse:

    E eu queria saber porque mudaram a cena pós-crédito, porque no script do Nasu estava assim:

    [[Wasteland Scene
    After the credits. The same wasteland as at the beginning.
    Shirou is walking alone. Exhausted, he comes to a stop.
    When he looks down, there are signs that somebody was here before him. (This is where Archer stopped.)
    He sighs, and looks up. Though his expression is a little weary, it is also full of hope.
    With a purposeful stride, he begins walking forward again.
    The camera stays at Archer’s footprints, watching Shirou’s back as it recedes into the distance. End Scene.
    (If you need to make it easier to understand, have Archer appear at his footprints after Shirou leaves, watching over him… though hopefully you won’t have to do that.)]]

    Tradução:

    “Cena no Deserto
    Após os créditos. O mesmo terreno baldio como no início.
    Shirou está andando sozinho. Exausto, ele para.
    Quando ele olha para baixo, há sinais de que alguém estava aqui antes dele.(Este é o lugar onde Archer parado.)
    Ele suspira e olha para cima. Embora sua expressão é um pouco cansado, é também cheia de esperança.
    Com um passo decidido, ele começa a andar para a frente novamente.
    A câmera fica em pegadas de Archer, observando as costas de Shirou como ele recua na distância. Cena Termina.
    (Se você precisa para torná-lo mais fácil de entender, tem Archer aparecer em suas pegadas após Shirou partir, cuidando dele … embora espero que você não terá que fazer isso.)”

  25. GodSoul disse:

    ficou melhor que o filme,mas tirando a parte “técnica” da produção(e os muito efeito CG,que eu gostei) eu prefiro a versão de 2006.

    o começo foi super empolgante principalmente depois da luta do Berserker, mas a cada episodio eu fui perdendo a empolgação. E esse romance dos dois,bem no final nao deu em nada, porque a impressão que da e que o Shirou e o amigo gay da Rin.

    Ps:o Lancer ficou muito melhor nessa versão do que na 2006.

  26. Kanko disse:

    Rin sem aquelas marias chiquinhas ficou muito melhor,maria chiquinha na minha opinião não é nada sexy :(.

  27. PHS disse:

    Alguem poderia por gentileza me informar qual a ordem certa para assistir fate (incluindo os spin offs)?
    Eu gostaria de assistir, mas existe várias e várias temporadas, além de ter f/sn e f/zero então não faço ideia por onde começar.

  28. William Andrade disse:

    Kra me tira uma dúvida a Ufotable vai animar a rota Fate??

  29. Angelo Kaoru disse:

    Depois de assistir na maior expectativa, o que é normal já que o começo é excelente, cheguei a conclusão de que Fate/Zero é realmente superior. O plot faz sentido,os personagens são melhores trabalhados, a animação é excelente, enquanto UBW é muito bom visualmente e em termos de ação, mas peca (e muito) em roteiro. FATE/ZERO WINS.

  30. UBW decaiu um pouco nesse 2 cour… achei o primeiro melhor. Realmente, a direção do anime não foi muito boa, com cortes anti-climáticos e faltas de explicações (coisas que poderiam ser explicadas em 1 frase). Poderia ter sido melhor. Mas ainda sim, me rendeu um bom entretenimento! e gostei muito de acompanhar. Foi legal ver a 5 guerra novamente sendo adaptada, mas dessa vez em outra rota. 8/10

    Ps: Eu curto a Rin e talz, mas para mim, a Rin sempre foi e sempre será a amiga tsundere do Shirou. Não consigo shippar eles. A relação deles ao meu ver é mais a de melhores amigos.

    Dizem que o BD desse 2 cour terá várias cenas extras (mais que o primeiro), se especula que algumas chegaram a ter mais de 6 minutos. Vou esperar sair para ver o que foi cortado.

  31. Adriano Purcino disse:

    A animação de Fate Stay Night da rota da Saber é inferior, porém as lutas entre Gilgamesh e a Saber são melhores, fora que o romance entre o Shirou e ela é melhor fora que o final é bem bonito, portanto depois de Fate/Zero está continua sendo a minha rota favorita.

  32. brmds disse:

    vai ter 3temporada?

  33. Samn Chris disse:

    Shirou uns personagens mais burros ja vi, foca mt nele, da mt raiva. “Mão horrível q esse diretor tem pra fazer romance” pq diabos um anime tem q ter romance? O diretor nao quiz fazer um romance, melhor assim

    • Alexandre Martins disse:

      Olha quando um personagem diz que gosta de outra, o minimo que se espera é um pouco de romance, mas nem isso teve

    • Pedro Júnior disse:

      Cara…você realmente acompanha animes? Existem uma penca de animes que tem romance. Geralmente os que não tem romance são os Shounen: Naruto, One Piece, Dragon Ball, etc. E mesmo assim esse negócio de anime shounen não ter romance já está ficando velho e ultrapassado, Fairy Tail está aí pra mostrar isso rsrs.

  34. Victor Lopes disse:

    cara eu não entendi nada desse anime,cara quantas rotas tem,qual e a continuaçao de qual eu não consigui entender nada,eu so vi o remake ate agr e nao to entendendo nada do final dele, n pode acabar daquele jeito cade a continuaçao?

    • Alexandre Martins disse:

      É simples, a VN Novel de fate tem 3 rotas, Fate, Umlimited blade works e Heaver´s feel,m São basicamente a mesma historia com acontecimentos diferentes, o Fate de 2006 adaptar a primeira rota, depois vem o filme da deen(tentando) adaptar a segunda rota em filme(oque ficou muito corrido), e a rota heaver´s feel que foi anunciado como uma trilogia de filmes.
      Fate/zero foi adaptado de uma light novel.

  35. Mônica Azevedo disse:

    Deram matérial de construção top de linha pra um cara que não soube como fazer uma casa bonita ‘-‘

  36. mateus disse:

    Baser♡♡♡♡♡♡♡ minha personagen preferida. Enquanto o anime nada contra mais kkkkkk podia so fazer uma rota ta confudindo prefiro o 1 anime fate stay nigth

  37. Itsuka Shido disse:

    mds esse final na parte do romance foi uma negação total acho que povo que aptou a novel so queria deixa eles mais íntimos nada mais sinceramente se tivesse um beijo falava nada ou protagonista se pedi-se ela em namoro algo do tipo eu aceitaria mais não nem no filme ele beija ela de uma olhada pra ver se tinha um beijo e o final pra ver se eles tao junto e tb e nada

  38. Itsuka Shido disse:

    carai tu falou tudo romance nesse anime foi zero nem um beijo rolou so um aperto de mão mais que bosta vei eu gosto da rin queria ver ela com alguém mais e tenso

  39. Itsuka Shido disse:

    amigo gay kkkkkkkk ele diz que gosta dela mais do basta ele disse que ele gosta dela e não fazer porra nenhuma na primeira rota sim la ele e esforçado fazendo de tudo aquilo ele e passivo

  40. Leonardo Oliveira disse:

    bom sou meio leigo em animes, gosto de assistir mas as vezes fico meio perdido. ex: fiquei sem entender se o final é o q passa a saber morrendo e passando eles 2 anos depois em Londres ou, o q mostra Rin refazendo o pacto com a saber e os três juntos caminhando pela cidade.
    Desde já obrigado.

    • Adriano Auzier disse:

      ah amigão esta cena que você viu foi em Fate Stay Night sunny day(ova) ,que é um final alternativo ,basicamente um final good da Rin,pq no jogo existe dois finais para o Unlimet Blade Works.
      Este final o Shinji ,saber e Rin ficam juntos ate suas devidas mortes a saber fica como se fosse uma familiar(um espectro ou invocação).
      Acredito que neste final ele permanece com a Rin e com Saber e não realiza seus sonho que convenhamos que porra de sonho infeliz do caralho!
      Melhor ele desistir disso e ir sonhar com outra coisa né.

  41. rafael disse:

    no primeiro fate fica claro que o shirou gosta da saber, nesse fica claro que ele não gosta de ninguém nem dele mesmo, apenas do seu ideal é triste

  42. davi heringer disse:

    o que acontece entre sakura e o irmão dela? (eu quero odiar mais o shinji e ter mais gosto quando ele sofrer)

    • Willian Reis disse:

      Ela era estrupadas por ele e o avô dele quase que diariamente

      • Davi Ferreira disse:

        pqp pensei q o shinji tinha feito isso num momento no heavens feels n q isso acontecia direto, vou adorar ver o shirou matando eles, ou serem mortos por outra pessoa

        • Willian Reis disse:

          Ela era abusada desde garotinha pelos insetos de dia e anoite pelo avô…e mais parabfrente pelo shinji…e por causa do sofrimento a mente dela se acostumou com tudo ai os abusos do avo e irmão era um meio que a mente dela fez para sair da realidade…por isso o olhar dela é aquele olhar vazio ela sofreu desde pequena…uma vida miseravel ela teve

Deixe um comentário