Conceituando Slice of Life

O que define um Slice of Life?

Essa é a fundamental questão, já que tecnicamente tudo pode ser.
Porque se pararmos para pensar, o que faz um Aria poder ser um Slice of Life, enquanto um One Piece não pode ser, ou pegando exemplos dessa temporada de animes, porquê um Kiniro Mosaic pode ser, enquanto um Gatchaman Crowds não.
A meu ver existem motivos e motivos para isso acontecer, um deles tá em que um Kiniro Mosaic e um Aria da vida retratam bem mais o cotidiano, a vida comum sem nada de especial acontecendo.
“Mas cara! Se você for pegar por esse ponto, One Piece ou Gatchaman também podem ser oras! Afinal ambos se tratam da vida dos personagens de uma certa forma.”
Dizer isso, não tá exatamente errado, já que afinal, é pura verdade realmente, mas a questão do que separa os dois está no momento que pegamos e analisamos o que ambos oferecem.
O quê One Piece oferece? Porradaria e aventura de piratas, até ai é real, mas no momento que colocaram os personagens para terem poderes deixou de ser um Slice of Life, afinal, vamos traduzir: Slice = Fatia e Life = Vida. Desculpa, mas minha vida não tem piratas e muito menos com poderes variados.
Nisso entro em uma contradição, já que Aria é além de um anime/mangá do estilo, é também um Sci-Fi, e tecnicamente isso poderia fazer ele não ser mais do estilo.
Mas o que acontece é que apesar disso, Aria apenas retrata a vidinha das personagens, mesmo que seja em outro planeta, não tem nenhum vilão e nem muito menos o pessoal bonzinho, assim como robôs gigantes ou mesmo a turminha da pesada que descobre uma grande conspiração na escola.
São apenas meninas vivendo a vida delas de boas sem se preocupar com nada, apesar de a nossa realidade ainda não existir a terraformação, mas um dia, pode ser bem a realidade.
Animes como Kiniro Mosaic, Tamayura, K-ON!, entre outros podem ser sim também, afinal, porque não pode existir pessoas vivendo as vidinhas de boas e com a única preocupação sendo a escola? Oras, as minhas preocupações basicamente são essas também!

 

Não sei se consegui explicar, mas ao menos tentei. E tentem dar mais chances aos pobres animes Slice of Life, se tem algo que os japoneses realmente são bons é em criar coisas para esse estilo.