Impressões: Shinmai Maou no Testament #07

Mesmo cheio de ressalvas temos o melhor episódio climático até aqui.

Em geral esse episódio fez o que se propunha melhor do que os anteriores. Era um episódio climático e entregou o prometido: resolução do conflito, um bocado de lutas, e, porque não, um pouco de desenvolvimento para vários personagens (Mio, Basara, Yuki e sua irmã).

Claro que está longe de algo de fato “muito bom” e em comparação ao mangá e LN (leio depois de cada episódio pra comparar) o anime é fraco, já que na tentativa de acelerar o enredo ele corta desenvolvimentos de personagem que ajudam o público a se importar minimamente com os mesmos. 

Nesse episódio Mio se expressou e participou bastante, principalmente ao defender o Basara no final, o que soa até estranho depois de metade do anime com ela praticamente só servindo como objeto de fanservice. Olhando o mangá e LN a culpa disso é da adaptação que cortou praticamente todos os monólogos internos e diálogos relevantes da personagem presentes no volume 1 e 2/3 do volume 2. Mas estamos analisando o anime isoladamente aqui, então não tem como perdoar isso só porque no original ou adaptação para mangá isso é mais bem trabalhado. O anime tem que se provar sozinho.
Ainda dá tempo de ajeitar isso, a exemplo desse episódio aonde ela ganhou um pouco mais de espaço, mas como “a primeira impressão é a que fica”, Mio vai continuar sendo lembrada como material para fanservice ao invés de ser vista como um ser humano com personalidade por um bom tempo.

A luta foi novamente mediana, teve uns cortes legais de vez em quando e muito uso de animação de efeitos (mesmo nível do ep 4, só que durou mais tempo), não é super pobre visualmente nem impressiona quem entende de animação ou espera coreografia. Essa porem, é de longe a maior luta já vista na série até aqui, com todos os personagens se movimentando e uma luta dando sequência a outra, algumas até com estratégia.

Por um lado foi um bom entretenimento e tive aquela sensação do tempo passar rápido enquanto assistia o episódio, por outro foram tantas lutas diferentes, com a maioria delas sendo tão curtas, que eles não conseguiam gerar grande tensão, só te entreter. A impressão que ficou é que as lutas foram fáceis ou no mínimo ninguém estava muito preocupado com a possibilidade de ser morto – Maria e Mio bem que tentaram passar certo desespero no seu embate contra o loiro, mas não me convenceram. Storyboard e direção poderiam ter dado mais peso as lutas, não deixando que elas soassem fáceis ou inofensivas. Ter pouco tempo pra cada luta desse episódio atrapalha mas é possível criar lutas empolgantes se você convencer quem está assistindo que aquilo é uma situação séria, tanto visualmente quanto em termos de clima (exemplo). 

No mais gostei da Yuki finalmente escolhendo um lado ao desobedecer suas ordens e indo ajudar a Mio. Já a irmã dela ficou bem superficial ao se apaixonar pelo Basara logo depois de ser salva. Podiam ter dado mais uns episódios de interação entre eles antes disso.

O texto acima reflete bem o que foi o episódio, a cada coisa boa que eu tinha pra falar tinha um contraponto negativo também. O conteúdo do episódio era até bom, com desenvolvimentos de vários personagens e exposição de motivações compreensíveis (menos a do loiro), mas o modo como foi executado (direção e storyboard) deixou a desejar, mesmo que ainda sirva para entreter e tenha um proposito importante na resolução do arco. O problema ainda parece permanecer no fato deles terem coisas demais pra trabalhar no mesmo episódio, junto a uma direção com pegada fraca nos climax (se essa fosse uma daquelas lutas de meio de saga eu teria achado boa). A exemplo, como eles deixam a animação mais fraca pro final da luta? Se repararem a animação foi decaindo e tinham algumas cenas de gente correndo que pareciam estar faltando frames. 

Ainda aguardando um episódio climático que eu só tenha coisa boa pra falar de Shinmai (a esperança é o final do anime agora), mas se a direção não deixar essas lutas mais empolgantes, ou, no mínimo, com uma sensação de perigo real, fica difícil.
Apesar dos meus resmungos o episódio não foi ruim, só mediano e ficando aquela sensação de que poderia ter sido bem melhor. 
Episódio que vem começa um novo arco, agora com foco na Succubus, aparentemente.

Extras:

Sério? Mas já? Paixão ao primeiro salvamento? Achei meio forçado.

Palavras não podem expressar o quanto eu acho que esse pano grudado não faz muito sentido. Espero também que isso não seja um presságio de que vão começar a colocar roupas rasgando no meio das lutas, se acontecer já era meu elogio deles deixarem o fanservice de lado nas confrontos.

Mio é uma shotacon e não sabíamos! O.O

“A succubus erótica fora de controle”, o próximo episódio vai ser interessante ( ͡° ͜ʖ ͡°).