Terceiras Impressões – Temporada de Inverno 2015

Impressões dos 6 a 7 primeiros episódios de alguns animes da temporada de Inverno.

Como sempre as classificações que dou são uma nota e  um dos vereditos abaixo:

Recomendado – o que achei bom, com certeza verei até o fim e recomendo.
Divertido – os que não achei tão bons assim mas ainda conseguem me entreter de forma satisfatória.
Dá pra ver – os que achei mais ou menos e estão em perigo de serem dropados.
Guilty Pleasure  não achei bom, não recomendo, mas me diverte e vou continuar vendo. 
Ruim – é ruim!

Os animes que tiverem dois desses “vereditos” é porque não consegui encaixar em nenhum e acabei colocando eles entre as duas opções que eu acharia plausível/aceitável de classificar.


Tokyo Ghoul 2 (1 ao 7)

Eu já achava os tentáculos uma arma tosquinha mas eles se superaram nessa máscara ¬¬
Essa segunda temporada de Tokyo Ghoul começou bem fraca, principalmente do episódio 2 ao 4, com o 4 sendo o ápice da animação ruim que se pode encontrar em um anime. Do 5 até o 7 no entanto, a coisa melhorou. As lutas em si continuaram chatas e unilaterais, mas a animação deu uma melhoradinha (os animadores bons da S1 largaram o projeto então não esperem os sakugas que a S1 teve), porem, o uso de OSTs letradas com músicas dramáticas para cenas de ação foi meio infeliz. E falando em OST, que horror! Uma luta inteira com a BGM de alguém martelando as teclas de um piano randomicamente! Cade aquela main theme legal da S1???!!!!!

O que acabou se destacando então não foi a parte de ação, que definitivamente caiu muito nessa temporada, mas os desenvolvimentos e exploração de background de personagens. Deu pra entender vários deles que pareciam completamente sem sentido na S1. O desenvolvimento das relações desses personagens também continua caminhando, seja com duvidas, amadurecimentos, incitações a romance ou frustrações. O Kaneki……..na temporada passada ficou choramingando o tempo todo e no final endoidou por causa de uma tortura. Nessa temporada fica mais claro que ele ainda é o mesmo mas graças ao trauma que sofreu endoida de vez em quando (e por estar comendo ghouls para ficar forte em vez de aprender a controlar melhor o que já tem ¬¬). Até ai tudo bem, o problema é que o desenvolvimento dele como personagem é praticamente zero (até agora). Ele vária entre a personalidade velha e a nova, e decidiu virar um herói trágico achando que está fazendo algo bom, mas como pessoa ele é o mesmo, ainda mais confuso e frustrado do que era na S1, deixando seu lado traumatizado domina-lo ao invés dele ser o dominante, como deu a entender quando ele come a Rase no final da S1. Dos personagens da obra é provavelmente o menos interessante no momento, já que parece estar regredindo ao longo do tempo em vez de amadurecer.

No geral Tokyo Ghoul 2 está mediano e mais cadenciado comparado ao enredo da S1 – que era meio corrido-, mas a diversão que eu tinha com a primeira temporada morreu nessa, que distribui mal a movimentação da trama (ou o episódio é parado ou de ação, não existe mais um meio termo), não consegue empolgar nas lutas e trocou a OST da S1 por uma muito bizarra.

PS: Essa série tem nonsense quanto ao potencial físico de um ser humano as vezes (o garotinho de cabelo branco que o diga), mas 7890 flexões foi forte até para um shounen de ação.

PS2: Se eles tinham um gás pra espantar os ghouls e até um duto especial para soltar ele por que só ativaram aquilo depois de 2 episódios?

Avaliação: 3.1/5
Veredito: Dá pra ver

Kantai Collection (1 ao 6)

Eu até agora não descobri se esse anime se leva a sério ou não. Ele sem duvida tenta ser simpático nos momentos slice of life e divertido nos combates, além de terem acontecido algumas quebras de expectativa que me fizeram rir muito como as da personalidade da Kongou. Mas fora isso o anime ainda não apresentou nada que o faça se destacar de uma obra “ok/divertidinha” para ver em momentos de tédio. Comparativamente achei Girls und Punzers mais divertido de se assistir, por mais que as batalhas tivessem uns exageros que me tiravam parte da imersão elas eram bem mais empolgantes e duradouras que as de Kancolle.


Best Shipgirl!

Avaliação: 3/5
Veredito: Divertido


Durarara 2 (1 ao 6)


O anime está ok, não aconteceu nada de muito relevante até agora mas o plot continua caminhando e novos personagens surgindo. A direção continua bem peculiar com sua paixão por apresentar os eventos fora da ordem cronológica – o que considero um aspecto charmoso da adaptação. Por enquanto o anime parece estar só fazendo o famoso “build up” então só deve dar pra julgar melhor no final da temporada. Ainda na espera por um twist legal como o da segunda metade da season 1.

Avaliação: 3.8/5
Veredito: Recomendado 


Absolute Duo (1 ao 7)


Até que está se saindo uma adaptação de LN de ação/ecchi genérica razoável. Ele diverte quem não se importa com o mais do mesmo do enredo e a direção mesmo sem recursos na parte de BGM e animadores para ação tente deixar o anime minimamente apresentável. O roteiro é coerente com a proposta e o andamento é bom, sem ser rápido ou lento demais. O que torna essa obra quase impossível de se destacar é a história e personagens serem absurdamente genéricos (não tem uma ideia nova ou interessante sequer nesse anime, só reciclagens). Pra quem está entediado e com falta do que assistir pode valer a pena dar uma olhada mas vá com as expectativas baixas.

PS: Destaque para a Opening e as 2 Endings, são as partes mais bem animadas e criativas do anime.

Avaliação: 3.2/5
Veredito: Dá pra ver/Divertido 

Shinmai Maou no Testament (1 ao 7)

Shinmai está bem inconsistente, seja em animação, roteiro e caracterização de personagens, nada está funcionando 100% nesse anime. O roteiro está muito acelerado e aparentemente cortando desenvolvimentos de personagens. Os últimos 3 episódios, principalmente, foram tão corridos que chega a estar incomodando. A animação ser bem mediana e nenhuma das lutas ter conseguido empolgar ou passar uma sensação de perigo real também não ajuda. Acho que a única coisa que dá pra elogiar realmente é a personagem Maria (a Succubus), que mesmo sem ter profundidade alguma até o momento tem se mostrado bem carismática e divertida. As cenas de ecchi serem bem mais hardcore que o normal são um diferencial, mas elas são tão absurdamente censuradas que esse diferencial acaba passando despercebido na versão TV. Para um ecchi de ação está mediano/fraco e recomendo que quem for assistir espere a versão BD, já que ver só pelo plot por enquanto não está valendo a pena. Pode melhorar no arco final mas estou com pé atrás depois da adaptação desses dois primeiros arcos.

Avaliação: 2.8/5
Veredito: Dá pra ver

World Break (1 ao 6)


Esse anime é ruim, mas é um ruim divertido ao meu ver. Ele está comprimindo cada volume da LN em 2 episódios e ainda assim consegue fazer parecer que a trama não está corrida. Como resultado da compressão temos bastante ação e o enredo se movimentando o tempo todo. Parece bom, certo? O problema é que a dita ação é super mal feita e o roteiro apesar da boa compressão que está fazendo não consegue salvar o conteúdo da LN, que é bem fraco em geral, mesmo pra uma LN de ação/ecchi de plot genérico. Teve até uma cena de drama que eu quase elogiei mas no seu ápice ela ficou cômica (involuntariamente). Parece que esse diretor ter uma boa mão pra comédia (o trabalho dele em Noucome foi ótimo) esta tendo efeito negativo. Basicamente tudo no anime é engraçado, não dá pra levar nada muito a sério. Os climax me lembram Mahouka aonde você só fica esperando o protagonista (que se tornou completamente overpower em 4 episódios) salvar o dia sozinho e sem suar enquanto deixa seus aliados matando bichos random fraquinhos.
Esse eu recomendo assistir dois episódio, se achou divertido continue, se não achou graça pare porque não vai ficar melhor. 

Avaliação: 2/5
Veredito: Guilty Pleasure/Divertido 

Junketsu no Maria (1 ao 6)


Mesmo com um bom diretor (mesmo de Code Geass) eu estava descrente desse anime devido a sinopse, mas não é que o negócio é bom mesmo?! Dos animes da temporada é o que estou mais gostando junto a Death Parade. Nunca pensei que um anime me colocaria para pensar com certa profundidade sobre os pros e contras de um ser com poderes tentar impedir uma guerra secular entre humanos (inicialmente eu pensava, “qual diabos é o problema dela tentar ajudar e porque os céus estão tentando puni-la por isso?” Mas agora eu já fico mais dividido e de certo modo entendo a razão dos dois lados). 

No mais o episódio com foco na discriminação as bruxas quando Maria tenta ajudar um vilarejo com um remédio e a igreja a impede foi lindíssimo, e também vale elogiar como o anime trabalha vários personagens, nos permitindo entender todos os pontos de vista dos envolvidos na guerra, até mercenários, que mesmo quando mostrados cometendo atos hediondos são humanizados em determinado ponto. Com tudo isso o anime ainda consegue ser relativamente leve e divertido em geral, algo que eu acharia quase impossível dado os temas que trabalha. Uma ótima surpresa, mal posso esperar para ver a qual conclusão que a Maria vai chegar até o final da obra e se ela vai terminar feliz com seu par romântico (o anime vai ter final fechado).

Avaliação: 4.5/5
Veredito: Recomendado

Death Parade (1 ao 6)

Episódios tristes, episódios pesados, episódios trabalhando plot interno (expansão do mundo e explicações) e episódios puramente divertido/cômicos (chorei de rir com o ep 6), Death Parade mostrou de tudo em sua primeira metade. Ele não deixa de ser episódico, mesmo com alguns episódios sem julgamentos, mas tem se mostrado um anime episódico com muita variedade e boas ideias em sua execução. Como ponto negativo considero alguns exageros comportamentais e visuais, mas em geral tem se mostrado um excelente anime para quem curte dramas pessoais e psicologia humana.

Avaliação: 4.2/5
Veredito: Recomendado 

********
Animes fora dessa lista eu dropei faz algum tempo pelos motivos que citei no primeiras impressões e porque:

Para sinopses, dias da semana que cada anime sai, além da lista “quase” completa de todas as obras olhem o Guia da Temporada. Para impressões de outros animes tem o primeiras impressões nos links abaixo.

Relacionado:
Terceiras Impressões de outras temporadas
Primeiras impressões Inverno 2015
Guia da Temporada de Inverno 2015
Animação boa x Animação ruim, como diferenciar