Impressões mensais: Akame ga Kill cap #56 – Mate o Grande General

Ah, o doce gosto da tragédia pela manhã……………….

Ninguém nunca foi permitido ficar feliz ou positivo por muito tempo nesse mangá e parece que o autor não vai quebrar a tradição. Ele deve estar rindo nesse momento enquanto olha as reações de todo mundo que pensou que haveria realmente uma batalha sem perdas. Mas bem, vamos a análise:

Ok, Tatsumi realmente ficou fodão com esse Incursio 2.0, mas mesmo com isso tendo uma justificativa plausível (dele ter se fundido com o Incurcio e ganho um boost físico absurdo), inegavelmente virou o velho power up conveniente que Akame nunca teve até agora. Então por mais que tenha sido legal de ver ele batendo em todo mundo em termos de análise são pontos a menos para o capítulo, levando em conta como isso aconteceu.

Tatsumi estava ajudando na luta a princípio mas nesse capítulo ele solou a Esdeath, levou um golpe do Budou de frente como se não fosse nada e ainda acertou ele em cheio pela segunda vez. Se não fosse o power up Tatsumi nunca que teria conseguido um feito desses.
Tudo bem que no caso da Esdeath foi porque ela não estava levando a luta contra ele muito a sério como o próprio Tatsumi relata mentalmente e a Esdeath comenta no final, mas mesmo assim pareceu meio exagerado o Tatsumi salvar a pátria na hora da fuga (ele a e a Mine na verdade…..). Se o autor queria dar um power up desses no Tatsumi fazia um time skip dele treinando por 1 ou 2 anos e voltando mais forte e com Incursio evoluído, ficaria menos conveniente do que o Incursio ter evoluído nessa luta. Quando desejava que o Tatsumi virasse um peça chave nas lutas não era bem isso que eu estava querendo.

Honestamente? Eu não entendi muita coisa aqui. No anime ela morreu por hemorragia interna de ser jogada de um lado para o outro sem ter resistência física pra isso, mas o que afetou ela no mangá? A arma quebrou porque ela usou demais, tudo bem, mas o que isso tem a ver com ela desmaiando depois? O Tatsumi comenta que a Mine usou toda a energia vital que tinha mas eu pensei que a arma dela usava é o nível de periculosidade do usuário para ficar mais forte ou mais fraca. Se isso de usar energia vital do usuário como munição nunca foi mencionado antes (se alguém lembra quando mencionaram comente ai) fica meio tosco o autor usar só pra se livrar dela agora.

Editado: Um dos comentaristas respondeu a respeito. Segue a parte que comentam da energia espiritual no mangá (clique aqui).

Tatsumi “aparentemente” se fundiu com o Incurcio, o que ajudou ele a bloquear o veneno do arame no qual ele se cortou. Só saberemos mais detalhes se o veneno foi completamente anulado, o estado atual do Tatsumi e talvez da Mine no próximo capítulo no entanto.

Em termos de entretenimento e periculosidade dos combates Akame continua ótimo, mas não gostei desse power up conveniente do Tatsumi no fim das contas. Acho um erro do autor deixar o Tatsumi como um personagem menos relevante nas lutas passadas e tentar compensar isso deixando ele super agora. Devia ter feito algo mais progressivo e natural, ou como mencionei antes, uma passagem de tempo de alguns anos. Não que estrague a obra como um todo, que sempre teve como seu maior diferencial o número de cabeças rolando e continua o tendo, mas tiro alguns pontos pelo uso do clichê do power up.

No fim das contas o mangá está realmente seguindo uma linha muito similar a do anime, com a diferença de que tem bem mais tempo para desenvolver os acontecimentos. Embora o resultado dos combates seja semelhante o “como ele acontece” é um pouco diferente (Budou morreu exatamente como no anime entretanto). Agora, o autor deixou a Mine viva para instigar a possibilidade de um final feliz com ela acordando depois? Para criar mais tragédia com ela em estado tetraplégico pedindo para Akame matar ela depois ou se o Tatsumi morrer? Para o Tatsumi assistir ela morrendo lentamente e sofrer com isso? Teremos que esperar pra ver.

Extras


Mine está em coma? tetraplégica? Não explicaram. Talvez eles entrem em detalhes no próximo capítulo. Mas pessoas em coma não ficam de olhos abertos que eu saiba.

Vi gente perguntando se ele morreu e………sim, ele morreu. Até comentam isso no final do capítulo.

Exercito revolucionário chegando a capital e 4 membros restantes, o final se aproxima, mais 1 ano e meio de mangá (12 a 18 capítulos) no máximo eu creio.

O autor até tentou fazer parecer que o Tatsumi não está tão forte assim e só acertou um golpe nos dois mais fortes do império, não necessariamente os derrotando. Mas visualmente não foi essa a impressão que ficou.

Meu Ship nunca irá morrer muahahaha