Impressões: Sword Art Online II #22 – O Fim da Jornada

E é por isso que eu tinha falado que esse é um arco mais dramático que o normal em SAO.

Vendo esse episódio notei uma coisa que não me incomodou quando li o livro (LN): a Asuna ficar tão desesperada e querendo ser amiga da Yuuki pareceu algo exagerado para o pouco tempo que tiveram juntas (2 a 3 dias?). A curiosidade dela em saber o que diabos estava acontecendo é de certo entendível, mas aquele desespero que ela mostrou no início não se justifica conhecendo a garota a tão pouco tempo. Agora, depois de saber do estado dela, mesmo não tendo uma profunda ligação emocional é entendível que ela se importe, já que é um condição triste mesmo. Basicamente toda a família da Yuuki foi morrendo pela mesma coisa. Pelo que dá a entender a mãe pegou AIDS por uma transfusão, que por consequência passou para as duas filhas.
Lógico que pessoas mais frias não dariam a mínima e deixariam pra lá, mas essa não é a personalidade da Asuna.

A Yuuki não querer criar grande ligação com a Asuna é compreensível também, já que como ela vai morrer em pouco tempo só vai servir pra Asuna ficar triste depois.

Achei essa cena legal, não foi assim que tinha imaginado quando li a LN.

Depois do início no mundo online, que foi um tanto quanto dramático demais por parte da Asuna e da outra garota, o resto fluiu melhor, mesmo que o episódio em si tenha sido parado. Foi basicamente uma longa explicação sobre a Yuuki e o pessoal da Guild dela (todos na mesma situação). Na primeira metade o que te mantem interessado na exposição é o mistério. Enquanto na segunda metade – depois que mostra aonde a Yuuki está – o interesse do público vai depender pura e unicamente da ligação emocional da pessoa com os personagens (se ela conseguiu alguma ou não).

O que acho interessante dessa saga é que em todas as outras até agora o autor só mostrou como a realidade virtual pode ser usada para o entretenimento ou para o mal (matar pessoas). Essa é a primeira vez que ele mostra um uso plausível dela para propósitos mais nobres (medicinais). Ao invés da pessoa ficar sofrendo até morrer porque não deixa-la aproveitando o tempo que lhe resta em um mundo virtual, aonde ela não sente dor, pode se mover naturalmente e conversar com as pessoas sem a melancolia de um leito de hospital? Não acho que um arco assim funcionaria a longo prazo mas como uma história curta a ideia é bem legal.

Sobre a Asuna falar que tinha um jeito da Yuuki ir para a escola, não posso spoilar porque já li a LN, mas imagino que alguns já entenderam o que ela vai fazer.

De resto entendo porque algumas pessoas que gostam de ação e trama movimentada não gostam desse arco, enquanto outros que gostam de drama e histórias tristes acham que é o melhor arco. Só não entende quando alguém diz que é “ruim” só porque a segunda parte é mais parada. Tem uma boa diferença entre uma história que não te entreteve satisfatoriamente e uma história ruim, com furos, mal contada, que enrola demais, ect.

Episódio ok. Como comentei achei a mão do diretor no drama pesada demais em algumas partes, mas no geral foi bem satisfatório como adaptação. Nenhuma grande sacada da direção aqui, só seguiram a LN e simplificaram algumas coisas.

Avaliação: ★    ★ (+)

Extras

Tá ai o momento casal pra quem está reclamando que tem poucos.

Entenderam a animação da Opening agora?

Acho que já deu pra entender o porque do nome da guild também. Interpretei como” pessoas que estão sempre dormindo no mundo real” (ou em coma). Já que elas são mantidas online pelo aparelho o tempo todo, para evitar que sintam dor.

****
Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.