Impressões mensais: Akame ga Kill cap #54 – Mate a Adversidade (2)

Aconteceu! Eu já tinha desistido, mas depois de 40 capítulos esperando aconteceu!

OBS: Não leia esse post sem estar atualizado com o mangá!!!

E de novo o autor nos surpreende com algo inesperado (eu não esperava pelo menos). Já aviso que eu tinha muita coisa pra comentar então o post acabou ficando bem maior que o normal.

Eu ia reclamar da arma da Mine não estar superaquecendo com o bando de tiros sucessivos que ela usou contra a Esdeath, mas como ela usou isso como desculpa pra conseguir libertar o Tatsumi deixei pra lá. O importante é que foi reforçado que sozinha ela não tem chance contra a Esdeath. No máximo consegue parar os ataques dela até que a arma superaqueça.

Interessante que o autor tenta fugir novamente do padrão dos shounens mais comuns aqui. O Tatsumi não ganhou poderes porque ficou com raiva ou porque estava em um momento desesperador no qual mais poderes seriam a única salvação. Ele simplesmente pediu por mais poder a criatura que está viva dentro da espada e ela respondeu (não que isso seja inovador, mas acho bem melhor do que o básico de evoluir a base de emoções). Isso seria inútil antigamente quando ele mal podia aguentar alguns segundos do Incursio ativado, mas nesse aspecto ele evoluiu muito. A possibilidade do Incursio evoluir com a vontade do usuário já tinha sido aberta a muito tempo também (capítulo 14 quando é explicado sobre ele), mas admito que eu já tinha desistido depois de todo esse tempo (40 capítulos) sem acontecer quase nada do gênero. O máximo que tivemos nesse aspecto foi o Incursio aumentar a força das pernas do Tatsumi a uns capítulos atrás pra ele conseguir executar a fuga que tinha em mente.

Sobre o design, ficou mais bestial, o que pra mim é um reforço de uma fusão maior do Tatsumi com a besta que forma a armadura. Gostei da armadura ser completa agora. Não gosto dessas armaduras cobrindo só algumas partes do corpo. A única perda que vou sentir falta é a capa.

(Esdeath tem uma forma super pervertida de dizer que eles conseguem lutar em um nível similar XD)

Refletindo se foi bom ou não o Tatsumi ter ganho esse boost eu acabei achando algo positivo. Treinamento melhora a habilidade das pessoas em Akame ga Kill, mas demora bastante. Não tem treinamento mágico que deixa alguém forte ou ensina uma nova técnica overpower (modo Senin) do dia pra noite. Como vimos nos últimos capítulos Tatsumi não tem problemas com usuários de Teigu normais, mas contra a Esdeath, em uma luta física ele não tinha a mínima chance. Nunca levantei essa possibilidade mas acho que o sangue da criatura que a Esdeath bebeu deu superforça e velocidade a ela além do poder do gelo. Ou seja, pro Tatsumi chegar no nível dela ou mesmo da Akame ele iria precisar de mais vários anos de treino. Só que o plot não pode esperar tanto. Contornar isso com a armadura aumentando mais o boost de força e agilidade que ela gera foi uma boa ideia do autor.

Pois bem, o Incursio evoluiu (aumentou sua compatibilidade com Tatsumi, deu mais do seu poder agora que o Tatsumi já está habituado a forma anterior, chamem do que quiser). Inicialmente temi que ficasse roubado mas aparentemente só evoluiu a ponto do Tatsumi conseguir lutar 1×1 contra a Esdeath sem levar uma surra (cap 42/43). Ele está longe de conseguir ganhar ou sequer encurralar ela, apenas deixou de ser completamente inútil em uma luta física contra a mesma. Ao menos foi essa a impressão que tive da luta deles. Achei plausível, ele ganhou um upgrade que o autor já tinha levantado de ser possível, mas sem ficar roubado ou fazer as lutas perderem a graça. Aliás, pelo contrário, agora, com ele podendo lutar contra a Esdeath e Budou de forma mais parelha as lutas devem melhorar (ou pelo menos deve sair da posição de suporte que o autor colocou ele faz algum tempo).

Reforçando, o que mais gostei nisso tudo foi o protagonista não precisar de ninguém morrendo na frente dele (e olha que isso é o que não falta aqui), ficar furioso, estar encurralado ou não ter mais alternativas pra ficar mais forte. Foi só um extra inesperado que não influenciou muito no resgate dele (ao menos até o momento) e não a transformação salvadora que resolveu tudo (estou olhando pra você Attack on Titan e Eren podendo controlar Titãs do nada pra salvar todo mundo -.-). Ele também não entrou em enrage como alguns cogitaram quando viram a RAW em Jp. A forma da armadura está mais bestial mas ele está falando normalmente.

Achei interessante o Incursio resistir ao frio da habilidade da Esdeath. De novo é algo que faz sentido dado as habilidades de adaptação do Incursio, e ele já foi pego por isso uma vez no cap 42 afinal. Dessa vez ele conseguiu se mexer um pouco, suponho que da próxima vez não vai nem ser afetado. Foi um bom método (e lógico) de dar um counter nessa habilidade super apelona da Esdeath.

Sobre o resgate, como eu pensei a Najenda tinha um plano pra lidar com o “congelar o tempo” da Esdeath. Pelo que ficou entendido aquilo só pega um área delimitada em volta da Esdeath e quem entrar depois dela ativar não é paralisado. Em suma, é como se ela congelasse tudo em nível molecular em volta dela. Em termos de Física isso faz sentido, agora as pessoas descongelarem instantaneamente depois de um tempo não. Se a física estivesse sendo respeitada todo mundo ali deveria morrer com isso. Mas claro, se eu for pensar em shounens levando a física a sério Attack on Titan é furado, Index é furado e……deu pra entender, nenhum shounen respeita muita coisa. Pulos impossíveis, agilidade impossível, força impossível e desrespeito a leis da física, é o básico de todo shounen. Claro, tem uns que exageram nisso, ai vira o famoso “nonsense”.

Voltando ao assunto. Akame e Leone estavam esperando a Esdeath usar o congelar o tempo pra aparecerem, Agora a pergunta é aonde a Najenda está.

E pra encerrar outro cliffhanger. Agora é 4 contra 2. Será que vai acontecer o mesmo que no anime? Será que não? Será que o Takahiro vai estragar nosso natal pelo terceiro ano seguido? Saberemos no próximo capítulo.

PS: Não entendeu porque comentei da física em Attack on Titan e Index?
Attack on Titan – Humanos geram toneladas de matéria orgânica a sua volta sem queimar nada em troca. Você não pode criar matéria orgânica sem queimar algo proporcional. Matéria se transforma, não é criada do nada. Tem também os problemas de uso e movimentos impossíveis com o 3DGear, mas pra isso a gente dá um desconto por ser normal em shounens.
Index – Vetores fazendo coisas que vetores não podem fazer, como redirecionar teleportes só porque o autor quer assim ¬¬. 

Extras

Alguém entendeu isso de ter tipo um arame em volta do cabo do Incursio? Será que estava envenenado ou algo assim? Ou será que era algo sem importância?

Pra quem reclamava que no anime não tinha panty shot da Esdeath, no mangá nunca teve também. Sempre que pega um ângulo aonde isso é possível o desenhista escurece a parte de interesse. Eu agradeço.

Outra habilidade? PQP! O autor compensa tudo que ele evita dos clichês de shounen padrão na Esdeath. Como ela sempre avisa antes de mostrar alguma habilidade eu não reclamo muito, mas isso não quer dizer que eu não ache apelativo. Como a Esdeath é a vilã eu dou um desconto pelo autor ao menos estar usando os clichês de poderes shounen no “lado negro da força”, ao invés do “lado do bem”, como é o padrão (protagonista encurralado? usa uma habilidade nova que ele treinou e você não sabia, só que em Akame é o vilão que faz isso e ele avisa com antecedência hahaha). Agora, se fosse um dos protagonistas da Night Raid a ficar criando novos golpes toda hora e ser apelão eu ia gastar parágrafos reclamando.

ELA NÃO TINHA CORAGEM DE MATAR O TATSUMI AFINAL!!! CHUPEM SEUS HATERS DE ESDEATH!!!!! BEST WAIFU OF ALL TIME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MUAHAHAHAHA =P

Crédito ao mangas-project pela tradução das páginas.


Impressões do capítulo anterior:
Akame Ga Kill cap #53 
Outros capítulos

Relacionado:
Akame ga Kill – Um dos melhores dark shounen da atualidade