Impressões: Fate Stay Night UBW #12

Saber ;_;

Esse roteiro continua a me surpreender em certos aspectos. Não esperava que terminasse aonde terminou (pensei que iria mais longe) e muito menos que usassem a OP clássica na voz da LiSA pra encerrar o cour (o que eu achei bem legal). A virada da Saber ser capturada finalmente acrescenta alguma urgência na trama também, algo pelo qual eu já estou implorando já faz algum tempo.

O encontro do Shirou com a Rin (e a Saber de vela) foi engraçado, mas no geral acabou sendo mais angustiante do que proveitoso pra mim. Shirou ficava corando e tsunderando o tempo inteiro enquanto a Rin já é bem mais direta. Como resultado enquanto eu criava mais e mais empatia por ela, minha antipatia pelo Shirou aumentava a cada segundo. Teve uns momentos bonitinhos e tudo mais mas como episódio de fechamento de cour fanservice não é algo que estou atrás. Acho que funcionaria melhor como uma OVA ou extra no BD (inclusive os episódios vão ter uns minutos a mais nele pelo que me informaram). Esse encontro, afinal, não progrediu em nada a relação do Shirou com a Rin, só me parecendo estar ali pra comédia e fanservice.
Mas então vem a virada, que suponho que para quem não viu o filme de 2010 ou leu a VN deve ter sido bem inesperado.

Seu verme! Imbecil! morra!! MORRA!!!!!
Fiquei morrendo de pena da Saber, que cena bonita.

Eu gosto dessa parte no aspecto de ser pego de surpresa. Por outro lado ela aumenta meu asco pelo protagonista, para o qual eu já estava olhando feio desde a parte do encontro. Ele obrigou a Saber a parar com um selo de comando, dando ela de bandeja pra Caster. Depois ele fica gritando igual uma criança “Saber”, “Saber”. Meu deus! que nojo eu tive dele nesse momento.
Mas fora isso é uma virada que ninguém espera, e eu aprecio esse tipo de coisa. Quer eu vá me sentir bem ou mal, me pegar de surpresa é uma qualidade que eu aprecio no roteiro (claro, quando faz sentido). Também vale notar que essa foi uma das primeiras mudanças mais drásticas que vi comparada a VN.  Que eu me lembre na VN a Caster ataca a casa do Shirou e não eles em uma ponte. Em certos aspectos a mudança é boa e se consegue mais ação, além da entrada do Archer ficar bacana. Mas pra compensar eu não senti tanto desgosto pelo Shirou na versão da VN.

Que entrada!

Archer continua ficando mais e mais misterioso, e a cada dia gosto mais dele. As reações dele já eram estranhas antes mas agora ele ainda revela que conheceu a Saber em sua outra vida. Quem diabos é esse cara? A duvida fica mais perturbadora se você viu Fate/Zero e sabe que personagem lendário da história é a Saber (sublinhe com o mouse na parte em branco para ver -> Rei Arthur). O PV no final com o que vem a seguir também instiga mais a esse ponto com a fala da Saber descobrindo a identidade dele, “Archer, você é…..não pode ser!”.

O final não é aonde pensei que eles iriam parar mas ao menos armaram um bom cenário para uma volta movimentada no proximo cour. A melhor parte foi a Rin falando pro Shirou umas verdades enquanto ele fazia uma cara de frustração sem poder responder (bom trabalho da direção aqui). Aquilo foi delicioso pra mim, já que esse bunda mole continua falando muito e fazendo pouco.
Por último, o uso de “This Illusion” como ED na voz da LiSA ficou muito bom (mas tomara que não usem como OP na próxima temporada, nunca achei uma boa música pra OP). Pra quem não sabe “This Illusion” é a OP usada na primeira versão da VN (na voz de uma mulher que canta muito mal).

Bem, o cour terminou. Eu gostei do episódio, apesar de novamente ter me sentido enrolado em algumas partes. Esse anime com certeza vai ficar marcado como um daqueles excelentes pra quem gosta de tramas com desenvolvimento mais lento e não tão bom pra quem gosta de obras mais dinâmicas, que vão direto ao ponto. Quem está na duvida do que seria um anime mais “dinâmico” tem um ótimo exemplo nessa temporada chamado “Parasyte” (comparem o primeiro cour dele a Fate em termos de movimentação do enredo, criação de tensão e coisas importantes acontecendo).
Assim como fizeram em Fate/Zero eles não fecharem o cour com um grande climax ou algo parecido. Não é a “primeira parte finalizada”, é mais como uma “pausa de 3 meses” na produção. Tanto é que a contagem de episódios continua em vez de resetarem e mudarem o nome como fazem com muitos split cour. Pra quem está acostumado com o modelo de split cour normal deve ter sido um final meio esquisito.

Avaliação: ★    ★

Minha impressão dessa primeira parte é que Fate é uma excelente produção, com ótima animação, bem dirigida e o sonho de quem queria ver toda Visual Novel em um anime se realizando. Fãs hardcore da VN devem estar adorando. Já eu não gostei do ritmo. Não sei se já notaram mas passou o equivalente a 16 episódios se contar os episódios duplos. O que aconteceu de importante até agora? Dá pra contar nos dedos de uma mão, sem encher eles. Em suma, a coisa foi devagar, bem devagar “Ah, mas é build up”, 16 episódios de build up o.O?! Eles cortaram monólogos grandes mas os diálogos em si estão todos aqui. E pra quem já jogou VNs sabe que elas exige paciência, muito devido aos autores quererem fazer ela o maior possível (é essa a impressão que tenho pelo menos), então um dialogo que poderia durar 15 segundos dura vários minutos. Algo que poderia ser resumido em um paragrafo vira uma monografia. Eles tem tempo na VN, então não é um problema. Mas no anime eu prefiro que adaptem e façam uns ajustes. Simplifique diálogos sem que haja perda no resultado final, corte cenas desnecessárias ao enredo (o encontro deles precisava ter 15 minutos? Faz em 5 e coloca mais 10 no BD de fanservice pra quem quiser ver). O desleixo do roteiro em tentar criar cliffhangers no final de cada episódio, quando isso é perfeitamente possivel em Fate, também foi um desgosto pra mim. O roteirista foi copiando a VN, com umas referencias a Fate/Zero aqui e ali, mas não estava preocupado se as pessoas iriam querer voltar pro próximo episódio ou não, ele simplesmente confiou que a enorme fanbase iria ficar satisfeita se ele colocasse toda Visual Novel na tela, e foi o que ele fez (tirando a cena da ponte, ali teve uma mudança mais pesada. Tomara que tenha mais disso na segunda parte). Tem gente que gostou, mas eu achei extremamente arrastado, a ponto de começar a “desgostar menos” do filme de 2010 em certos aspectos (e olha que ele não é bom). A produção foi 10, mas o entretenimento uns 6.

Vou voltar pra análises da segunda parte? Não sei. Deixaram quase toda ação dessa rota pra ela, mas fiquei tão frustrado com essa primeira parte que não sei se vou me animar a escrever sobre a segunda. Eu vou assistir com certeza, mas maratonar tudo e fazer um review começa a me parecer uma opção melhor do que resmungar semanalmente sobre o andamento vagaroso. E ao contrário do que parece não gosto de resmungar, pelo contrário, eu quero me divertir na análise. Meu texto seria só elogios se eu sentisse que está tudo ótimo e eu adoraria fazer isso, mas não é essa minha impressão e eu com certeza não vou mentir pra puxar o saco de ninguém.
Bem, até abril eu decido o que fazer. Não vou dar nota também já que diferente de um Wixoss, Chaika ou outros shows split cour da vida, Fate não tem uma primeira e segunda parte bem definidas, a gente só parou no meio do caminho antes de um grande climax.

Extras

LOL! PAREM DE DESCARACTERIZAR MINHA SABER COOL E BADASS!!!! Se tem uma coisa que não funciona pra mim em Fate é ver a Saber muito relaxada.

Eu gostaria de ver isso….em uma OVA!!……esse encontro tem a maior cara de OVA de fanservice. Nas minhas memórias da VN o Shirou não era tão clichê também. Isso tá igual quando eu pego animes de 10 anos atrás pra rever. Nunca são tão legais quanto eu lembrava.

“Você faz flexões antes de ir pra cama ou algo assim?”
“Sim, eu faço”

Ok, dessa eu fiquei rindo muito XD.

“Você é…..não pode ser!”

ISSO FOI FODA!

****
Obs: Se quem jogou a VN quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.