Primeiras impressões – Shirobako: Um anime sobre os bastidores da produção de animes

Um anime sobre fazer animes, porque ninguém pensou nisso antes? Quer dizer, pensaram, mas nunca de forma realista como nesse aqui. Gostei tanto do anime que resolvi fazer um post explicando sobre tudo que aconteceu no primeiro episódio (além de uns extras). Deve ajudar quem ficou meio perdido em algumas partes.

Imagino que esse anime possa ter sido meio chatos para alguns, devido ao excesso de informação e diálogos. Mas pra quem gosta ou se interessa pela parte de produção de animes é uma obra muito interessante. Como já fiz minhas impressões gerais no post principal de primeiras impressões da temporada esse post vai servir apenas para eu comentar detalhes e passar informações para quem ainda não manja muito do assunto, ou se sentiu meio perdido no anime.

O início só serve para sermos apresentados as protagonistas. A coisa só começa mesmo depois da passagem de tempo de 2 anos e meio.

Antes
Depois
A transição dos tempos dela feliz no colégio para vida adulta é ótima. A coisa não é fácil e feliz como ela havia pensado. Uma abordagem bem realista. Note que durante o anime eles frequentemente estão trabalhando até de madrugada.

Já isso não parece muito realista. Fiquei completamente “mais que diabos!??” com essa sessão de “Need for Speed” no início do anime. Não que não tenha sido engraçado mas pensei que o anime poderia acabar indo pela vertente do nonsense. Felizmente é só esses produtores com habilidades de pilotos de “Nascar” que o anime tem de estranho. Interessante notar também a mudança de humor da protagonista quando aceita o racha. O que indica que é uma coisa que os dois fazem com frequência. Pela OP ele parece ser um possível par romântico dela no futuro.

A tradução dessa parte está errada, ela é um “diretora de animação” e não “supervisora”. Apesar de que, de fato, o diretor de animação tem a função de cordenar e supervisionar o trabalho dos animadores do episódio do qual foi encarregado. Eles também costumam fazer várias “animações chave”(cenas mais importantes e com mais movimento) para o episódio ao qual estão encarregados, assim como ajudar na escolha das outras pessoas que irão animar cada pedacinho do episódio (são muitas pessoas envolvidas).

Isso na parte de trás da mesa dela é uma cópia dos modelos de character design que ela tem de referência para desenhar os cortes de animação.

Assistente de produção é o que o nome já diz. É um encarregado de algum serviço na produção do anime. A maioria deles fica juntando o material de cada episódio e preenchendo os cronogramas (mostra eles mexendo neles no PC uma hora).

Essa é importante. Ela que faz o character design e supervisiona toda a parte de animação dos episódios. É ideal que ela tenha bons contatos para ajudar na escolha de bons diretores de animação para cada episódio. Ela também costuma desenhar várias cenas chave do anime. Eles traduziram como “supervisora geral de animação” mas o mais comum é “diretora de animação chefe” e não supervisora.

O que traduziram como “ilustradora” é a “animadora”.

Diretor é complicado e varia muito. Ele pode atuar como um gerente, escolhendo a equipe, decidindo quem faz o que em cada episódio e depois deixar eles se virarem, ou, ser muito participativo no projeto, supervisionando o trabalho dos outros contantemente e fazendo desde storyboards até animações chave (ele costuma ser o “diretor de episódio” do episódio 1 também).
Esse comentário do início de “já começaram os comentários” é porque muito diretores tem medo da crítica a seus trabalhos. Alguns costumam até não olhar nada sobre ele na internet ou se preocupar com vendas e etc até que o anime seja finalizado.

Esse erro de tradução foi feio. Esse cara é um “diretor de episódio” e não um “diretor de animação”. Se eles continuarem traduzindo errado sempre que ver um “supervisor de animação” vai ser um “diretor de animação de episódio” e “diretor de animação” vai ser um “diretor de episódio”. Ele é escolhido pelo diretor geral e a função dele é supervisionar a criação do storyboard e o trabalho do “diretor de animação” do episódio, que ele mesmo escolhe em alguns casos. Ele também ajuda a escolher quem vai animar cada parte do episódio. Em resumo, é a mesma função do diretor geral só que reduzida para apenas um episódio ao invés de administrar o anime todo. A maioria dos diretores costuma começar como storyboarders e diretores de episódio (alguns como animadores, mas são casos mais raros). Depois de um tempo “se destacando” com bons trabalhos acabam conseguindo ser chamados para direção geral.
Essa é a produtora chefe, o trabalho dela é reportar as produtoras, que patrocinaram o anime, e gerenciar o time de “produtores assistentes” na organização da produção do anime. Ela costuma ter mais poder que o diretor na produção. Ela que administra o quanto poderá ser gasto em cada episódio dependendo da verba liberada pela produtora (Aniplex, Ponycanion, Toho, ect) que ele está representando. Ela tem que mandar relatórios constantes do estado da produção para seus superiores.
O dono do estúdio de animação. Esse personagem foi baseado em um dos fundadores da Madhouse, Masao Muruyama (é igualzinho), que costumava cozinhar para a staff do estúdio quando eles estavam com cronogramas muito apertados. Ele saiu da Madhouse e fundou a MAPPA em 2011.
Cara esse diretor geral (a esquerda) só fica olhando e não faz nada. O comentário do diretor de episódio já é mais interessante. Existem vários tipos de animadores-chave, alguns muito talentosos que conseguem desenhar rápido, com qualidade e controle dos movimentos dos personagens. Outros são bons, mas não tem a habilidade de conseguir desenhar rápido, apenas com qualidade e controle de movimentos. É do segundo caso que ele está falando.
Como você ganha por quadro desenhado os animadores chave que desenham mais rápido costumam ganhar bem mais.

Vocês já devem ter me visto falar diversas vezes da importância de ter bons contatos na industria da animação. Esse produtor assistente usou todos os dele e não conseguiu um substituto para cena que faltava animar. Se o diretor ou outro membro da staff tivesse diversos contatos eles poderiam tentar arranjar alguém ao invés da solução posterior que encontraram, de sobrecarregar a “diretora de animação” do episódio 4.
Esse diretor é um bosta, ele não faz ou ajuda em nada na situação. Deve ser um novato.
Reparem que eles também comentam da possibilidade das animadoras que estão trabalhando em tempo integral no anime desenharem o parte que falta animar, mas o diretor de episódio fala que elas não estão prontas ou tem experiência o bastante para desenhar um corte de animação daqueles. Aparentemente é um sakuga (corte de animação fluida) o que eles precisam.
Os animadores começam com “in-betwens, depois vão pra “2nd key animation”, que é a revisão e ajustes das “cenas chave”(key animation), e depois começam a fazer “cenas chave”, as principais cenas do episódio (com mais movimento). Alguns evoluem rápido, outros devagar, depende do talento, eu suponho.
Olha como a coisa funciona. Um episódio sai dos eixos e todo resto começa a descarrilhar. Lembram que comentei que quando um anime começa ele normalmente tem de 2 a 6 episódios prontos e o resto está em andamento? é exatamente esse o caso aqui. Em produções com cronogramas melhores eles já tem pelo menos uns 4 episódios prontos quando o anime começa. Quanto menos você tiver pronto mais em cima da hora você vai entregar os episódios e pior deve sair a animação, já que tudo vai ser feito com presa e sem tempo de uma revisão rigorosa. 
Esse cara a quem eles pediram opinião parece ser o “diretor de animação” do episódio 3. Cada episódio tem um ou mais diretores de animação e quando eles terminam seu trabalho podem ser chamados para trabalhar em outro episódio, ou não.
Esse final demonstra bem a situação dos animadores, que trabalham demais e acabam recebendo o troco em algum momento. Acontece com mangakas também.
Explicações a parte, gostei muito desse anime. Principalmente dele não ter medo de mostrar como a produção de animes tem prazos cruéis, problemas e quão infelizes alguns membros da staff que trabalham no projeto estão. Tem muitos aspectos que gostaria de ver no anime, como produtores tirando a liberdade criativa de diretores, obrigando eles a colocar algo que eles não queriam no anime, os super animadores (o pessoal dos sakugas), como os prazos vão ficando mais e mais apertados conforme o projeto caminha (principalmente em 2 cour), ect. Não sei se o anime vai mostrar tudo isso ou mesmo se vai continuar sendo pé no chão, mas estou ansioso para descobrir aonde a história vai dar.
Curiosamente, em uma entrevista o diretor e produtores disseram que queriam que Shirobako fosse “pra cima”. Mas se esse é o lado alegre da industria de animação eu não quero ver o lado triste.
Extra
Referências do episódio